daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 2nd, 2007, 07:49 AM   #1
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Centro de Santos - SP - muitas fotos!!!

Bom, em primeiro lugar esse thread é em homenagem aos 461 anos da cidade de Santos, tirei essa fotos um dia depois do aniversário da cidade, 26/01.

Bom, vamos lá, eu conheço muito bem Santos, vou lá desde que nasci, mas o centro da cidade eu conheço pouco, mais a região da Pça Mauá (que vcs verão abaixo) e entornos, e tb a parte que foi revitalizada a cerca de uns 4 ou 5 anos. Dessa vez além da parte revitalizada e turística aproveitei pra e um pouco além para uma parte mais comercial onde estão uns predios modernos. Gostaria de ter andado mais, existe muito mais coisas interessantes, mas além do calor dos infernos (eu já estava derretendo) e do tardar da hora (a gente ainda ia almoçar com minha prima que mora lá) nessa outra parte as construções infelizmente não estão em bom estado, tem muitos cortiços e comércio de baixa qualidade, além do que é bem mais perigoso tb.

Eu esperava ver mais prédios restaurados dessa vez, vi uns dois em restauração e um a caminho de, mas realmente esperava ver bem mais prédios, especialmente os do Valongo em restauração. Como vcs vão ver ainda tem MUITA coisa a ser restaurada.

Bom, chega de papo, vamos as fotos, antes um mapa de localização com o trajeto que fiz e alguns pontos em destaque. Eu saí da Rodoviária, de onde vim de SP e segui por esse trajeto até a Alfândega e depois retornei pra Pça Mauá onde peguei um ônibus pra Av. da Praia, onde minha prima mora.

Nessas outras ruas que não fotografei acreditem, tem muito, muito mais coisa interessante, e pros lados do Mercado, meio longe dali tb, mas não deu pra fotografar, fica pra uma próxima, ou quem sabe o pessoal de Santos se anima pra tirar fotos

Bom, tem algumas coisas que não sei o nome ou que funciona , peço ajuda aos universit, digo, aos santistas nesses casos.

Obs: o nome da Av. É General Câmara, eu coloquei Senador por engano.

01 - Antiga Cadeia, prédio de 1866, já foi sede da Intendência (Prefeitura da época colonial), Câmara Municipal, Fórum, delegacias de polícia, além de ter funcionado como cadeia pública de 1897 ao final dos anos 50. Tombada pelo Condephaat em 1981, foi completamente reformada e reinaugurada em janeiro/2000. Hoje é um centro de cultura e arte.

02 - Theatro Guarany de 1882, felizmente passará pela tão aguardada restauração:

03 - Um antigo prédio que ocupa todo o quarteirão, ou melhor são vários prédios, mas todos do mesmo estilo, e devem ter sido construídos de uma vez tb:

04 - Um prédio que achei muito interessante, que estilo é esse?

05 - Igreja Nossa Senhora do Rosário, de 1756, foi a primeira igreja a permitir a entrada de escravos.

06 - O interior foi muito alterado numa reforma da década de 40

07 -

08 - Predinho bonito, funciona (ou funcionava) os escritórios da P&O, empresa de logística de conteíners

09 - Mais daquele conjunto do quarteirão todo que falei na foto 03

10 -

11 -

12 - O prédio estiloso que gostei:

13 - Começo da Rua XV de Novembro

14 - Detalhe da Bolsa Official do Café ao fundo

15 - Prédios próximos

16 -

17 -

18 -

19 - Ainda aquele conjunto do quarteirão todo:

20 - Agora indo pela Rua do Comércio, achei a entrada desse casarão lindo!

21 -

22 - Rua do Comércio, tem muita coisa boa pra se restaurar aqui:

23 - Como isso

24 - E isso, dói no coração ver esse prédio lindo usado como garagem, vejam os azulejos:

25 - Essa está linda, a Casa da Frontaria Azulejada, foi totalmente reformada e virou ponto turístico "Datada de 1865, foi construída pelo Comendador Ferreira Neto para ser a sede de seu estabelecimento comercial e também residência. Na década de 50 foi destruída por um incêndio e restaurada em 1993. Sua fachada, com milhares de azulejos portugueses em relevo"

26 - Detalhe da data

27 -

28 -

29 - Detalhe dos azulejos, aliás uma coisa ÓTIMA que percebi é que os prédios antigos, restaurados ou não não são alvos de vândalos, não vi nenhuma pichação. Ponto pra cidade

30 - No fim da rua, na região do Valongo ainda existem muitos prédios em péssimo estado, clamando por restauração:

31 - Olha que dó:

32 -

33 -

34 -Uma geral da Rua do COmércio

35 -Esse prédio será restaurado, a plaquinha diz isso

36 - Igreja e Convento de Sto Antonio do Valongo, de 1640. O Santuário ainda abriga uma Nossa Senhora da Conceição do século XVII (na sacristia) e outra imagem da mesma santa, de 1698.

37 -

38- Rua do Comércio, vista do Valongo para o Centro

39 - Casarão do Valongo, "Os casarões em estilo neoclássico foram construídos pelo Comendador Ferreira Neto, e foram utilizados como residência até 1895, quando passaram a abrigar a Câmara e a Prefeitura até 1939. Depois serviram como hotéis, bares, restaurantes e escritórios, até 1985, quando um grande incêndio destruiu um dos blocos, cujas paredes desabaram em 1986. O bloco remanescente sofreu novo incêndio em 1992."

40 - Estação de trem do Valongo, "Datada de 1860, é uma cópia reduzida da Victoria Station de Londres e representa o mais típico exemplo da arquitetura vitoriana do século XIX em Santos. A estação servia à Estrada de Ferro da São Paulo Railway Co., construída para atender o intenso comércio que o porto atraía e que contribuiu para intenso desenvolvimento da região. Entrou em processo de restauração em 2003 e foi reaberta em 23 de janeiro de 2004"

41 - Torre principal da Bolsa Official do Café, de frente pro porto. O projeto do prédio data do final do século XIX e cujas obras foram concluídas somente em 1922.

42 - Detalhes, o prédio tem acabamento luxuoso com materiais importados, como mármores de Carrara e lustres de cristal da Bohemia

43 -

44 - Mais um belo prédio sub-utilizado na rua do porto:

45 - E olha o bonde passando!

46 - Essa foi a primeira construção feita exclusivamente pra ser residência em Santos. erguida em 1818, possui 3 mil m2 de terreno e 4.587 m2 de área construída. Situava-se em local nobre, pois era ali que ficava a praia, antes da construção do porto.

47 - Mais da Magnífica Bolsa do Café

48 - Detalhes

49 -

50 -

51 - Lateral

52 -

53 - A frente, pra Rua XV de Novembro

54 - A entrada

55 - Mais um detalhe

56 - Prédios na esquina da XV com uma outra rua:

57 -

58 - Agora sim Rua XV de Novembro, a mais bonita do centro de Santos, com todos os prédios restaurados:

59 - Câmara dos vereadores, prédio da década de 20

30 - A entrada do prédio

61 - Prédio moderno na Rua XV de Novembro, gosto dele, apesar que ele podia estar um pouco pra lá, hehe pelo menos fez com que o centro não ficasse abandonado (reparem que tem um vidro quebrado)

61 - WTC de Santos

62 - Tipographia Brasil, lindo esse predinho

63 - Bradesco

64 Geral da XV de Novembro

65 - O lindo prédio da Construtora Phoenix, que fazendo jus ao seu nome é responsável por trazer a vida muitos dos prédios do centro histórico.

66, Em frente fica o prédio da Associação comercial, erguido em 1924:

67 - Adoro esse detalhe

68 -

69 - Sudameris

70 - Banco Real do Canadá

71 - Vista da Rua XV contrária a da foto 64

72 - Procuradoria Fiscal do município, é um prédio bem comprido, de esquina

73 - o mesmo

74 - Amei esse prédio, lindo demais!!

75 - Olha a entrada, que lindo!!!

76 - Predio da procuradoria e um outro, na outra esquina

77 - Sim, no centro de Santos tb há envidraçados!!

78 - Uma ptaça que não sei o nome, onde termina a XV de Novembro

79 - Rua que contorna a praça

80 - Ed. A. Afonso Bastos

81 - Pantheon dos Andradas, onde está os restos mortais de José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência, e de seus irmãos. A arquitetura do edifício foi inspirada nos templos maçônicos, pois Bonifácio foi o primeiro grão-mestre da maçonaria no Brasil. Acho feio.

82 - Mais um predio moderno, achei ele bem bonito, a foto não lhe faz justiça, acho que é da Receita Federal

83 - Aquele primeiro prédio de vidro que eu mostrei, aquela era a lateral, essa é a frente

84 - Igreja e Convento da Ordem terceira do Carmo, de 1760. Fiquei MUITO, mas MUITO triste e puto com o estado desse prédio, está em pésimo estado, e é "consideradas o mais belo conjunto arquitetônico colonial de Santos, composto por duas igrejas entrepostas por uma torre de sinos revestida de azulejos portugueses. A igreja de Nossa Senhora do Carmo possui altar-mor em estilo rococó folheado a ouro e altares laterais esculpidos em jacarandá." Dá pra acreditar um patrimônio desses nesse estado??

85 - Essa é uma outra Praça, depois daquela que citei:

86 - Mais predinhos antigos e mais um comercial

87 - Um outro comercial, gostei bastante desse, é bem comprido e se encaixa bem no local

88 - Monumento a Brás Cubas, de 1907. Esculpido em mármore de Carrara pelo artista italiano Lourenço Massa, apresenta a estátua de Brás Cubas, fundador de Santos e idealizador da Primeira Santa Casa de Misericórdia do País.

89 - Prédio da Alfândega - Achei lindo e muito elegante esse prédio que é enorme, não conhecia.

90 -

91 -

92 - Prédio da Delegacia Regional Tributária

93 - Voltando, percebam que boa aprte dos prédios comerciais de Santos é ocupado po empresas de logística e relacionadas ao Porto

94 - Detalhe do prédio da foto 87

95 - Interessante contraste entre o velho e o novo

96 - Agora na região da Av. General Câmara (que eu coloquei como senador no mapa,ignorem), não tirei muitas e nem boas fotos por aí porque essa região é bem decadente, cheia de cortiços, prostíbulos de 5ª (as putas na porta e eu passando lá com minha mãe, ai ai...) e coisas do tipo

97 - Na Gal. Câmara

98 - Na Pça Mauá, esse é o belo prédio dos Correios e telégrafos, de 1924, em estilo eclético.

99 - Outra pequena construção na Pça Mauá

100 - Prefeitura (Palácio José Bonifácio), de 1939

101 -

BÔNUS - Eu sei que com tanta foto não precisava de bônus, mas é que adorei esse prédio novo que acabaram de fazer no bairro de Aparecida, próximo a praia, Santos é bem moderna tb

Bom, Esse tópico deu um trabalhão pra fazer, não costumo pedir isso, mas COMENTEM!!!!!!

Last edited by RRC; December 3rd, 2007 at 10:21 PM.
RRC no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 2nd, 2007, 08:05 AM   #2
fiatbao
Is this your frog?

fiatbao's Avatar

Likes (Received): 2

Acho que nunca tinha visto fotografias de Santos aqui no SSC.

Gostei bastante !!! Algumas construções históricas/antigas necesitam restauração.
fiatbao no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2007, 08:05 AM   #3
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Likes (Received): 474

Mto foda!

Mudou a minha ideia sobre Santos!

Parabens

Agora to com mto mais vontade de conhecer Santos (de verdade)

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2007, 08:08 AM   #4
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 7348

UAU, que maravilha!! É muito muito patrimônio! Isso tudo restaurado, vai ser um "luxo" hehehe

Valeu mesmo pelas fotos, adorei o passeio
Old February 2nd, 2007, 02:05 PM   #5
netraider
Registered User

Likes (Received): 1

Excelente visão da cidade!
Ótima contribuição ao fórum.
netraider no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2007, 02:58 PM   #6
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1695

Parabéns que threa fantástico, o Patrimônio Histórico de Santos é maravilhoso, imagine se tudo estivesse nos trinques, seria fantástico! VALEU!!
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2007, 03:49 PM   #7
ColdContagious
Registered User

ColdContagious's Avatar

Likes (Received): 0

Lindas fotos... me surpreendeu o centro de Santos ser são bonito. Santos é a cidade do litoral paulista que eu menos conheço... deveria conhecer melhor.

Valeu
Old February 2nd, 2007, 04:07 PM   #8
Kaplan
Registered User

Likes (Received): 26

Será que um dia eu vou ver tudo isso restaurado e tinindo?
Tem realmente muita coisa boa nesse centro, apesar da decadencia!
O teatro Coliseu foi recentemente restaurado! Mais um enorme passo na requalificação do centro!
A Prefeitura fez uma publicação especial do Diário Oficial (propaganda política pura), em forma de revista (ricamente ilustrada), que apesar do lado de politicagem, ficou excelente e passou muito otimismo em relação a tudo que está em andamento em Santos. Vou scanear e colocar aqui brevemente!

RRC, obrigado pelas ótimas fotos, algumas delas belíssimas!
Kaplan no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2007, 04:07 PM   #9
krypton
Ubique patria memor

krypton's Avatar

Likes (Received): 2

WOW, parabéns!!! Fotos incriveis!! Bela homenagem aos 461 anos de Santos. Você fez aquilo que eu ainda não tive coragem (por preguiça) de fazer: um apanhado geral e exaustivo do patrimônio historico do centro de Santos! Muito bom mesmo!!

Ah, a proposito, a parte da General Câmara que vc retratou nas fotos ja é a parte boa. A parte dos cortiços fica mais pra tras. O pior é que essa região concentra casarões belissimos, hoje cortiços...

Faltou vc retratar o Outeiro de Sta. Catarina (duas quadras mais pra frente da Alfândega, no meio da area das putas!), o Teatro Coliseu e a Catedral... mas fica pra proxima!! Mais que valeu esse esforço, parabéns!

O bom é ver como essas fotos retiram da cabeça das pessoas preconceitos inculcados ha muitos anos (principalmente na cabeça de paulistanos) e dificeis de serem eliminados; preconceitos da época em que Santos era bagunçada, decadente, tinha as praias poluidas... ou seja, tempos passados.

Valeu pelas fotos!!

P.S.: certeza que vai ser tema de conversas no nosso encontro SSC da Baixada hoje à noite!
Old February 2nd, 2007, 05:24 PM   #10
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 64

Que maravilhoso!!! Eu tive a oportunidade de andar pela cidade no ano passado e não imaginava que ia encontrar tanta construção antiga boa. Acho Santos um lugar muito gostoso, é o lugar que mais lembra centro de SP. Valeu pelas fotos RRC. Estão ótimas.
Old February 2nd, 2007, 07:11 PM   #11
Farrapo
.

Likes (Received): 244

ÓTIMO thread! Bastante completo!

Definitivamente o Centro de Santos parece ser mais bonito durante à noite, mas mesmo assim é incrível o potencial e o tamanho do seu patrimônio! Torço muito pra que mais e mais restaurações ocorram!

Bom, aí vão uns comentários:

01: Bem legal esse prédio da antiga cadeia e tá muito bem conservado!
02: Que bom q tão restaurando o Teatro Guarany... Acho que, no caso, tá mais pra reconstrução do que restauração, hehe, já que o prédio tá num estado lamentável... Mas é sempre muito bom ver essas iniciativas! Ah, aqui em Pelotas tem um teatro q também se chama Guarany, hehe!
05: Queria saber quem teve a idéia deplorável de colocar aquelas iniciais "INSR" na fachada dessa simpática igreja!!!
13: Muito legal essa Rua XV de Novembro com essas luminárias antigas! À noite essa região fica com um clima bem charmoso!
25: Ah, adoro essas construções revestidas de azulejo e essa da Casa da Frontaria Azulejada tá muito bem conservada!
40: Essa estação Ferroviária de Santos é muito bonita, mas essa cor meio que "matou"! Poderiam ter optado por um jogo de cores mais criativo e de mais bom gosto...
41: Bah, esse prédio da Bolsa Official do Café é maravilhoso!
59: Muito bonita a Câmara de Vereadores!!!
61: HORRÍVEL!!! BOMBA NELE!!! JÁ!!!!!!!!!!
62: Bem bonitinho!
89: Gostei muito desse prédio da Alfândega! Além de bonito, é bastante imponente!
100: Muito lindo!

Valeu pelas fotos!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2007, 07:22 PM   #12
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 222

No geral gostei de tudo, realmente tá bem completo o thread. Que bom que estão restaurando algumas construções. A Bolsa do Café é linda demais!!!

Valeu pelas fotos

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2007, 07:57 PM   #13
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 31

Parabéns pelo thread.

Gosto muito de Santos, especialmente dessa região, e dá pra ver nitidamente como tudo vem evoluindo bem, e rápido no Centro/Valongo, já fiz uns passeios por aí depois das restaurações, antes delas, e agora quero andar no bonde amarelinho da cidade do Porto

Parabéns aos Santistas, cuidando muito bem de seu patrimônio e mostrando que Santos não é apenas um balneário, é uma cidade de história riquíssima, berço de grandes nomes da nossa história e de coisas únicas.

Valeu!

(Mas esse envidraçado amarelo é horroroso!)

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2007, 08:29 PM   #14
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

^ Acho que o pessoal não gosta dele por causa da cor, esse amarelão chama muito a atenção,s e foss emais óbrio apssaria despercebido e faria um bom contraste com os predios antigos. O prédio em si não é ruim, tem ar condicionado central e janelas lacradas.

Valeu a todos que comentaram, obrigado
Old February 2nd, 2007, 10:29 PM   #15
Urbano Santista
Santista Tricampeão

Urbano Santista's Avatar

Likes (Received): 207

Cacete! Detonou, Rafael. Melhor thread do centro de Santos de todos os tempos hahahaha
Quando você disse que deu uma passada por aqui no sábado eu não imaginei que tivesse tirado tantas fotos.
Depois comento com calma, foto a foto, agora tô saindo pra encontrar o pessoal.
Urbano Santista no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2007, 03:56 AM   #16
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 2839

Haja Mb nesse cartao de memoria??
101 fotos.........

Estou realmente muito impressionado coma a riqueza arquitetonica da cidade.
Achei que em algumas fots :13,18,22......lembra muito Lisboa.

Lindissimo a foto 41!!

Valeu RRC!!
GersonLDN está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 3rd, 2007, 11:59 PM   #17
Urbano Santista
Santista Tricampeão

Urbano Santista's Avatar

Likes (Received): 207

Foto 02 - Espero que a reforma do Theatro Guarani não demore tanto pra ser concluída quanto a do Coliseu. Depois só vai foltar a demolição daquele edifício garagem pra Praça dos Andradas melhorar.

Foto 04 - Esse é o edifício Sulacap, tem informações sobre ele nesse site http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0312.htm.
Tá precisando de cuidados mas tem uma arquitetura interessante.

Foto 08 - A P&O foi comprada pela Maersk Lines, e a bandeira da Holanda no topo do prédio foi trocada pela da Dinamarca. O único problema é que antes tinha um letreiro da P&O nessa parte quadrada da base, ficava bem melhor.

Foto 13 - Que tosco esse orelhão da Telefonica no boulevard da XV. Em algumas partes menos nobres da cidade há aquelas cabines que são bem mais sóbrias e estilosas.

Foto 20 - Não sei se alguém reparou que na calçada as pedras portuguesas formam o desenho de grãos de café. É assim em boa parte das ruas revitalizadas do centro.

Foto 24 - A Rua do Comércio ainda tem vários desses estacionamentos e garagens degradantes, mas antes da linha do bonde turístico passar por ali essa rua era um lixo completo, totalmente esquecida.

Foto 29 - Exatamente, é raro ver pichações no Centro Histórico. Acho que um dos motivos é que essa parte da cidade não é frequentada pelo tipo de gangue que costuma pichar muros.

Foto 38 - Bem triste essa vista, ainda há muito a se fazer em termos de restauração. Reparem na quantidade de plantas crescendo na fachada dos prédios abandonados. Desse tipo de verde Santos não precisa.

Foto 39 - O grande casarão abandonado do Valongo deve virar um Memorial de José Bonifácio, espero que seja em breve. Lamentável que a Prefeitura tenha zebrado as guias mesmo nessa parte antiga e histórica, que ódio.

Foto 47 - Dado preocupante, a Avenida Perimetral do porto, que deve começar a ser construída ainda no 1º semestre vai passar por essa região. Pelo projeto original haveria uma passagem subterrânea nesse trecho, mas essa passagem foi retirada (ou adiada, segundo a explicação oficial) pra diminuição de custos.

Foto 59 - Esse prédio é alugado pela Câmara, e dizem que a parte interna está em péssimo estado de conservação, até goteiras tem. Parece que pretendem construir um edifício próprio em outro local pra abrigar os gabinetes dos vereadores.

Foto 61 - Que dó desse vidro quebrado!

Foto 61 B - Esse era o prédio da antiga Bolsa de Valores de Santos. Ficou bonito com o letreiro do WTC.

Foto 78 - É a Praça Barão do Rio Branco.

Foto 82 - Também gosto desse prédio, é da Justiça Federal.

Foto 85 - Praça da República.

Foto 87 - Adoro esse prédio. E gostei muito de você ter fotografado alguns edifícios comerciais mais modernos do centro. As pessoas costumam ter uma imagem de que o centro de Santos é decadente e a parte histórica é pra turista ver, mas a verdade é que as grandes empresas ligadas ao porto estão instaladas lá. Sem falar na enorme quantidade de agências bancárias, órgãos do governo estadual e federal. O comércio de rua sofreu uma boa queda e está em dificuldades sim, mas o centro continua sendo o coração econômico e financeiro de toda a Baixada Santista.

Foto 89 - A parte de trás do prédio também é muito bonita, só que é ruim pra tirar fotos porque passam muitos caminhões por ali, e tem a linha de trem também.

Foto 96 - A General Câmara é boa até mais ou menos essa parte que aparece na foto, depois a coisa vai piorando. No final da rua fica a famosa Boca do Lixo.

Bom, peço desculpas pelo post imenso, mas esse thread merece, não tinha como ser de outra forma, hehe
Urbano Santista no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2007, 12:52 AM   #18
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Likes (Received): 13

Muito lindo esse patrimônio histórico!
Fiquei immpressionado, não conhecia nada disso.
Só não gostei do prédio amarelo com preto, ele tirou a harmonia do local.
Old February 4th, 2007, 01:00 AM   #19
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 1444

O centro de Santos parece ser bem limpo e organizado! Gostei muito dele, ao menos por essas fotos!
CARIOCAemSSA está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 4th, 2007, 02:13 AM   #20
@liencen@
UFO's ARE REAL !!!

@liencen@'s Avatar

Likes (Received): 0

Show de fotos...........amo esta cidade !!!

Parabéns !!!

[]ão

Santos, SP - Uma eterna paixão !!!
@liencen@ no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules