daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old May 29th, 2007, 11:29 PM   #121
MGonzales
Registered User

Likes (Received): 0

Opa, meu primeiro Post!
Estive na estação São Caetano em 2005, fui visitar minha tia que mora lá, passei um cagaço, nunca tinha andado sozinho por Sampa, mas foi de boa!
Lembro que saí da estação e atravessei por uma passagem super estranha, e que se não me engano tinha sido alagada um dia antes! Se soubesse que tem a passagem dentro dela tinha sido mais tranquilo!!! ehehe!
Valeu!
MGonzales no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 30th, 2007, 10:09 PM   #122
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 30

Quote:
Originally Posted by MGonzales View Post
Opa, meu primeiro Post!
Estive na estação São Caetano em 2005, fui visitar minha tia que mora lá, passei um cagaço, nunca tinha andado sozinho por Sampa, mas foi de boa!
Lembro que saí da estação e atravessei por uma passagem super estranha, e que se não me engano tinha sido alagada um dia antes! Se soubesse que tem a passagem dentro dela tinha sido mais tranquilo!!! ehehe!
Valeu!
Seja bem vindo!!!!
Old July 11th, 2007, 06:29 PM   #123
Claudinha
Registered User

Olá!

Meu primeiro post tb. Moro em Santo andré e como não havi aandado em outros trens antes achei a linha D muita lenta, mas depois de andar na B vi que estava no paraíso. Acho que antes de reformar as estações, o intervalo dos trens tem que diminuir para uns 4 min no horário de pico!!!

Abs

Claudia
Claudinha no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 06:58 PM   #124
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 88

seja muito bem vinda!
caco no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 07:38 PM   #125
mopc
USP

mopc's Avatar

Likes (Received): 978

Tá muito bom esse thread, essa linha eu só peguei sem parar em estações (exceto Mooca e Ipiranga) e agora eu sei como as outras são por fora e o entorno. Isso vai ficar muito legal com a conexão com a linha 2 em Tamanduateí e com o Expresso ABC - se bem que acho que essa linha ficaria perfeita apenas com uma dinamização da linha D e reformas nas estações.
mopc no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 08:55 PM   #126
HGP
Viagem Interna

Quote:
Originally Posted by Claudinha View Post
Olá!

Meu primeiro post tb. Moro em Santo andré e como não havi aandado em outros trens antes achei a linha D muita lenta, mas depois de andar na B vi que estava no paraíso. Acho que antes de reformar as estações, o intervalo dos trens tem que diminuir para uns 4 min no horário de pico!!!

Abs

Claudia
Seja bem vinda Claudinha. Em breve vc conhecerá os outros foristas do ABC!
Old July 11th, 2007, 10:15 PM   #127
ncjrsa
I bet you got me wrong...

ncjrsa's Avatar

Likes (Received): 5

Sejam bem vindos os dois!!

Não tinha visto as fotos novas ainda!! Ficaram bem legais. Sempre tive curiosidade em saber o que é aquela construção (mesquita, templo, sei lá...) em Utinga.

Gosto bastante dos prédios do Bairro Jardim em Santo André (onde fica aquele residencial espelhado que saiu na foto). Esse bairro merece um thread inclusive!
ncjrsa no está en línea   Reply With Quote
Old January 14th, 2008, 07:03 PM   #128
Speedy128k =)
Tem que ver isso ai

Speedy128k =)'s Avatar

Estou querendo ir até jundiaí fazer um tur por SP, alguem ai topa?
Speedy128k =) no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2008, 12:09 AM   #129
HGP
Viagem Interna

Quote:
Originally Posted by Speedy128k =) View Post
Estou querendo ir até jundiaí fazer um tur por SP, alguem ai topa?
Domingo estamos agitando passeio na linha C e linha F, quer vir ??? Veja detalhes no topico da CPTM.....
Old January 15th, 2008, 03:04 PM   #130
BS
Santo André, SP

Likes (Received): 2

[QUOTE=ncjrsa;14220604]Sejam bem vindos os dois!!

Não tinha visto as fotos novas ainda!! Ficaram bem legais. Sempre tive curiosidade em saber o que é aquela construção (mesquita, templo, sei lá...) em Utinga.[QUOTE]

PARECE UMA MESQUITA,aquela estação de Utinga só tem favela e aquelas ruas esburacadas, prefiro ir a Prefeito Saladino pegar um I-06 que me deixa no Hosp. Bartira (perto de casa ) do que ir pegar um I-05 ( que deixa na Av. Martim Francisco, é perto também) em Utinga!
BS no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2008, 03:14 PM   #131
tnq13
Registered User

Estão todos falando da recuperação da linha D, com reforma de estações e implementação do Expresso ABC... mas o que vão fazer em Capuava? Depois que estiver pronto o viaduto ali na Pirelli será que vão fechar o tráfego ali pela cancela?
Acho horrível aquela passagem tanto pra quem anda de carro (a cacela fica muito tempo fechada) quanto pra quem anda de trem (o trem anda muito mais devagar naquele trecho).

E porque o trem não anda mais rápido? Qual a velocidade usual na linha D 50km/h? PENSO eu que os trens podiam ir a 80km/h numa boa...
tnq13 no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2008, 05:22 PM   #132
serbsil
BANNED

lembre que trens com AC quase sempre têm isolamento termo-acústico.

Esse isolamento acústico faz o trem ficar mais silencioso para quem tá dentro, dando a impressão de que está devagar.

E os sucatões podem chegar a 140 km/h, mas o limite em todas as linhas da CPTM, quando não especificado, é 90 km/h.

Agora pra saber mesmo, é melhor falar com algum usuário, o funcionário da linha.

E a PN de Capuava vai ser fechada quando inaugurarem o viaduto (quase certeza)
serbsil no está en línea   Reply With Quote
Old January 16th, 2008, 01:00 AM   #133
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 716

Quote:
Originally Posted by tnq13 View Post
Estão todos falando da recuperação da linha D, com reforma de estações e implementação do Expresso ABC... mas o que vão fazer em Capuava? Depois que estiver pronto o viaduto ali na Pirelli será que vão fechar o tráfego ali pela cancela?
Acho horrível aquela passagem tanto pra quem anda de carro (a cacela fica muito tempo fechada) quanto pra quem anda de trem (o trem anda muito mais devagar naquele trecho).

E porque o trem não anda mais rápido? Qual a velocidade usual na linha D 50km/h? PENSO eu que os trens podiam ir a 80km/h numa boa...
Como você quer que o trem viaje mais rápido se ele utiliza basicamente a mesma infra-estrutura de 50 anos atrás?
Por exemplo,aqueles postes vermelhos da rede aérea são da eletrificação de 1947, assim como boa parte dos equipamentos dessa linha foi construída nos anos 50. Houveram pequenas reformas e modernizações nas décadas de 70, 80 e 90 mas que são como uma gota em um oceano imenso. Hoje a CPTM propõe (não por escolha, mas sim por imposição do tempo de vida útil desses equipamentos acima citados) a substituição completa dos sistemas de sinalização, além de equipamentos elétricos,etc das linhas mais defasadas tecnologicamente (linhas A, D, E, à excessão de parte do trecho do expresso leste, e F) e a modernização dos sistemas de sinalização das linhas B e C.

Com sistemas modernos de sinalização e de transmissão elétrica, os trens terão sua velocidade aumentada.
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old January 16th, 2008, 01:58 AM   #134
tnq13
Registered User

Perdoa a minha ignorância, mas o que tem de tão mais moderno em eletrificação?

Sinalização é o sistema que diz onde está cada trem? E 'avisa' os demais?
Old January 18th, 2008, 07:02 AM   #135
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 46

Quote:
Originally Posted by ncjrsa View Post
Sejam bem vindos os dois!!

Não tinha visto as fotos novas ainda!! Ficaram bem legais. Sempre tive curiosidade em saber o que é aquela construção (mesquita, templo, sei lá...) em Utinga.

Gosto bastante dos prédios do Bairro Jardim em Santo André (onde fica aquele residencial espelhado que saiu na foto). Esse bairro merece um thread inclusive!
Não é Utinga, já é São Caetano.

Aqui uma foto que eu tirei:

mas não lembro o que é.
Old January 19th, 2008, 01:06 AM   #136
[S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ
PRO BRASILIA FIANT EXIMIA

[S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ's Avatar

Quote:
Originally Posted by tnq13 View Post
Perdoa a minha ignorância, mas o que tem de tão mais moderno em eletrificação?

Sinalização é o sistema que diz onde está cada trem? E 'avisa' os demais?
Olha, o sistema de distribuição de energia não é fator determinante para velocidade alta ou baixa de um trem, mas se a velocidade é maior, o motor (que é elétrico, e se possui tecnologia "comum"...) consome mais energia elétrica, então, se a rede aérea não estiver preparada para a corrente a ser consumida, pode ser um problema. De qualquer forma, não acredito ser fator determinante na Linha D (os Série 1700 da Linha A atingem constantemente os 90km/h, e o plano de via é bem mais irregular). Via permanente (trilhos) sim pode influenciar mais na velocidade de um trem (no caso de uma Passagem de Nível (PN), acredito que haja restrição de velocidade, por isso velocidade mais baixa, ou seja, não é culpa de trem, rede aérea, trilho, nem nada, só da PN mesmo).

Sobre a sinalização, sim, basicamente é isso.

"Explicar a emoção de SER PALMEIRENSE, a um Palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é Palmeirense... é simplesmente impossível!!!"
[S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2008, 04:06 AM   #137
vitinhooo
Registered User

vitinhooo's Avatar

Likes (Received): 121

Esse thread tá excelente, um dos melhores sobre CPTM.

Os relatos do BrunoFoca são incríveis...

As fotos do RRC estão muito boas, e as explicações bem esclarecedoras.

vitinhooo no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2008, 01:41 PM   #138
tnq13
Registered User

@[S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ

Então o que falta na linha D pra velocidade chegar pelo menos nuns 70km/h? O trilho que é mto irregular?
Old January 19th, 2008, 01:48 PM   #139
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 46

Fechar as passagens de nível em Capuava, Ribeirão e RGS.
A velocidade também é reduzida por ter a via compartilhada com trens de carga, apesar de esses não rodarem muito durante o dia.
Old January 19th, 2008, 04:19 PM   #140
ncjrsa
I bet you got me wrong...

ncjrsa's Avatar

Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by lipe_andreense View Post
Não é Utinga, já é São Caetano.

Aqui uma foto que eu tirei:

mas não lembro o que é.

Valeu. Fiquei curioso pra saber o que é isso..
ncjrsa no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules