SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.

[SP] - Trem de Guarulhos - Expresso Aeroporto

399K views 3K replies 235 participants last post by  Tiago Costa 
#1 · (Edited)
Trem de Guarulhos - Expresso Aeroporto
http://www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/aeroporto.asp

O Aeroporto de Guarulhos, construído no início dos anos 80, é um dos mais modernos e ativos aeroportos da América Latina, com aproximadamente 200 mil decolagens/aterrissagens e 380 mil toneladas de cargas despachadas por ano, e com capacidade anual para movimentar 17 milhões de passageiros.
Clique na imagem para mais detalhes

A Infraero, iniciou o processo de implementação do terceiro terminal do complexo de Guarulhos, com planos de expansão cerca de 70% de sua capacidade total. Isso porém, não elimina o maior problema: a difícil, além de problemática acessibilidade do centro de São Paulo ao Aeroporto.

O único meio de acesso ao Aeroporto de Guarulhos é por carro ou ônibus, utilizando–se a Marginal Tietê. Um trajeto, a partir da Avenida Paulista, pode levar mais de duas horas. Normalmente o trânsito em horário de pico, apresenta-se engarrafado, podendo chegar a mais de 180 km de lentidão ao longo da cidade.

A CPTM, tem parte de suas linhas ligando áreas centrais da Capital às proximidades do Aeroporto de Guarulhos, com dimensão suficiente para receber um novo serviço, o Expresso do Aeroporto, em via segregada, possibilitando o desenvolvimento de velocidade comercial de 100 km/h, muito superior à dos trens metropolitanos, estabelecendo com regularidade tempos de percurso competitivos com outros modos de transporte.

O Expresso do Aeroporto interligará o Aeroporto de Guarulhos ao centro de São Paulo, aproveitando parcialmente a faixa ferroviária da CPTM. A linha será implantada numa nova via exclusiva, com 31 km de extensão e duas estações terminais (uma na Barra Funda ou Julio Prestes/Luz e outra no aeroporto). Na operação inicial o intervalo médio entre viagens deverá ser de 12 minutos, com redução para seis ao longo da implantação do projeto.

As obras civis representam o item principal na implantação desse empreendimento, incluindo 17 km de obras em superfície, 6 km de elevados e 8 km de subterrâneos incluindo o cruzamento da área central de São Paulo.

Suas estações deverão funcionar como Terminais Remotos Aeroportuários com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas, prevendo-se inclusive para realização de “check–in” de passageiros com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagem. Foram previstas melhorias na acessibilidade e no sistema viário local para garantir que o novo sistema de transporte e os novos negócios dele decorrentes tenham no desenvolvimento do projeto uma adequada inserção urbana, considerando o uso do solo, patrimônio histórico cultural e meio ambiente.

A previsão da demanda inicial para o Expresso Aeroporto é de 20.000 usuários/dia, devendo chegar a 55.000, entre viajantes e acompanhantes.

Utilizando a mesma via do Expresso do Aeroporto será implantado o Trem de Guarulhos. Este serviço permitirá uma ligação ferroviária de alta qualidade entre as duas maiores cidades da Região Metropolitana, São Paulo e Guarulhos. A integração entre a ligação ferroviária e a rede metroferroviária aumentará a velocidade de deslocamentos dos usuários de Guarulhos e o acesso ao restante da Região Metropolitana de São Paulo.

O Trem de Guarulhos com Extensão de 19 km requer a construção de 3 estações: a Estação Zezinho Magalhães (Cecap), em Guarulhos, servindo com exclusividade esse serviço. Uma estação de integração com a Linha F (Brás – Calmon Vianna), prevista em Engº Goulart servindo o leste da cidade. Uma nova plataforma em Brás interligando a nova linha ao complexo metroferroviário.

A previsão da demanda inicial para o Trem de Guarulhos é de 106.000 passageiros/dia podendo chegar a 285.000 passageiros/dia, com tempo de viagem estimado em 15 minutos.

As frotas dos dois serviços terão o mesmo padrão tecnológico de desempenho, como “design” interno adequado a cada serviço. A quantidade de composições operacionais para atender o Expresso do Aeroporto inicialmente será de oito trens de quatro carros, e no futuro, oito trens com oito carros. Para o Trem de Guarulhos a frota inicial será de quatro trens de oito carros, e no futuro, seis trens também de oito carros.







Na página da CPTM vcs podem ver o mapa em alta resolução, com mais detalhes: http://http://www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/Audiencia_Publica_Expresso_Aeroporto_v6.pdf
 
See less See more
3
#2 ·
A parte que achei mais interessante é a que fala que o trajeto terá 8 km de túneis, incluindo a parte central de SP. Achei bastante, se for isso mesmo será praticmente uma linha de metrô!

Tb achei que já que eles vão fazer uma estação no meio, pra atender um bairro da cidade, deveriam logo fazer um ramal subterrâneo até o centro de Gurulhos, pra ai sim atender decentemente a segunda maior cidade do estado. Nem seria necessário muito, apenas uns 4 km, com isso a demanda sem dúvida aumentaria muito.
 
#6 ·
Pode até ser ingenuidade e ignorância minha, mas não seria mais fácil, mais prático e consequentemente um trajeto mais rápido, se fizessem ela acompanhando a Dutra, por baixo da terra ou num elevado???

Ela vai direto pro aeroporto!

Nesse trajeto aí fica dando um monte de voltas!
 
#14 ·
Interessante.
Despachar as bagagens da estação. A integração com o metrô na Luz, tb, é muito proveitosa, talvéz desse para expandir o sistema pelas linhas do metrô, mas creio que os vagões deveriam ser diferenciados o que poderia complicar a operação do sistema.
 
#15 ·
Qdo sairão desse impasse Luz/Barra Funda/Júlio Prestes? Na minha opinião deveria ser na Júlio, evitando assim que seja desativada.. também para não sobrecarregar (ainda mais) as outras.
 
#16 ·
Na minha modesta opinião, esta linha vai ser mais um barato que sai caro, pois ela vai passar ao lado de Guarulhos, mas não atenderá satisfatoriamente a população do município. Acho que ela deveria ser subterrânea e ligar o centro da capital ao aeroporto pelo lado de cima da Dutra, passando debaixo da vila Maria e da maior parte de Guarulhos. Custaria muito mais, mas seria algo definitivo. Do jeito que está, a nova vai linha vai seguir, na maior parte do trajeto, por locais já atendidos pela rede ferroviária. Se a linha F está ruim, que a arrumem, aliás já estão fazendo isso. Digo isso, porque vão gastar um dinheirão para construir esta linha, e depois vão ver que Guarulhos ficou de fora, aí vão aparecer com um remendo como aquele corredor do Tucuruvi até Guarulhos que só vai servir para saturar ainda mais a linha azul do metrô.
 
#17 ·
^^ perfeito, concordo em gênero, número e grau!
 
#19 ·
Vou baixar de novo os cadernos da PPP, mas eu lembro do projeto sempre mencionar o uso da faixa ferroviária. Não consigo imaginar por onde seriam tantos km subterrâneos.

Quanto ao ponto de partida, eu acho que Julio Prestes seria uma opção ruim pela ausência de outras linhas de trem (só a B, e só por enquanto) e metrô (nenhuma). Acho que deveria ser Barra Funda *e* Luz, ou só Luz desde que o projeto Integração Centro ande pra valer e uma integração rápida (rápido tanto por baixo intervalo quanto por velocidade de deslocamento) de trem entre essas duas estações passe a existir.

Quanto ao que vai ser, é uma definição que o governo deixou para o proponente da PPP, a partir dos estudos de viabilidade que o concorrente vencedor fizer. E acho correto que essa seja uma decisão de negócios, e não uma definição do estado.
 
#22 ·
O trem entre SP - Jundiai - Campinas esta congelado. Voces nao acham que estao sonhando meio alto?

Nem a linha C eles conseguem terminar... A reforma da linha F tambem vai devagar... Imagine um projeto todo novo.
 
#25 ·
^^^^

Eu tb acho que o melhor msm, 100% seria uma linha de metro ou trem, passando pelo centro de guarulhos e ligando ao centro de são paulo!!!!

Para quem estava vendo o forum há cerca de dois meses atras, deve ter visto que comentavamos sobre a existência de uma linha de trem Para Guarulhos indo pela zona norte de São Paulo (sim, existia um trem de Guarulhos há décadas atras, mas foi desativado) para os amantes da musica e de samba, esta era a famosa linha do trem das 11 que ia para o Jaçanã e de lá seguia para Guarulhos, por um trajeto semelhante aos que os ônibus que saem do Metro Tucuruvi com destino a Guarulhos fazem hj.

E o mais interessante era que do centro de Guarulhos esta linha seguia até, pásmem, a BASE AÉREA DE CUMBICA (isso mesmo há décadas atrás ja existia um "expresso aeroporto" para cumbica, lógico que na época era só uma base aérea, mas de qqer forma uma linha de trem ia para lá!!!!)

Essa linha de trem, o ramal da cantareira, foi desativada em 1968 se não me engano, e desde então Guarulhos ficou sem um acesso para São Paulo que não fosse carro ou ônibus......


Onde quero chegar com essa história:
1. Eu acho que deveria ser feita uma extensão a partir do metro Tucuruvi em direção ao Jaçanã, e de lá para Guarulhos passando pelo centro da cidade (no caminho do trem original) mas isso lógico, só daqui a muuuuuuitos anos, quando o metro de sp e a cptm já sejam grandes e tenham integrações suficientes entre linhas, de modo q absorva o GIGANTESCO número de novos usuários da linha 1 azul....

2. Enquanto isso, o trem de Guarulhos pode absorver parte da demanda de passageiros de Guarulhos a São Paulo, o problema é que esta estação CECAP é relativamente longe do centro......Então de duas uma:
- Ou fazem um ramal desta estação até o centro de Guarulhos
- Ou reestruturam toda malha viária e linhas municipais de ônibus em Guarulhos para está estação CECAP (o mais provável na minha opnião)


De qualquer forma este trem irá além de diminuir bastante o tráfego de carros na Marginal Tietê, na Via Dutra, irá tb diminuir em muito o tempo de viagem do centro de sp até o centro de Guarulhos.....(hj se faz em pelo menos 1h e meia de metrô + ônibus, um absurdo)
 
#28 · (Edited)
^^^^

2h de Itaquera até o centro!!!! mas nenfu.....só se for de carro, pegando o pico de transito de manhã num dia de greve do metrô!!!!!!!! Normalmente, em concições utópicas para são paulo (entendam sem transito) de carro deve se levar uma meia hora; a nova radial deve tb ter ajudado bastante o povo de Itaquera..... de metro, apesar das filas deve se demorar por volta de uns 45 min. De expresso leste menos pq há menos estações q o metro.....

Esta 1h e meia que falei de Guarulhos até o centro de SP é em condição favorável (feriado, carnaval, sabado) sem transito na marginal e na Dutra e tendo sorte de chegar na estação e ter um ônibus parado lá esperando vc... Agora somando transito na Dutra e marginal + demora do busão.....dexa pra lá.....
 
#32 · (Edited)
Faço esse caminho todo dia, pego onibus as 07:30 e chego no terminal as 08:00 isso porque não moro no Centro de Itaquera.

O Rafael e eu hoje andamos no Expresso Leste e demora 40 minutos ate a Luz e 40 minutos da Luz ate Itaquera.
De carro saindo da minha casa em um dia sem transito demora no minimo 40m (Absolutamente sem nenhum transito e todos os sinais abertos).
São muitos KM´s do centro de Itaquera ate o Centro de São Paulo.
 
#30 ·
Concordo, não ao Trem de Guarulhos e um Não bem maior ao Corredor Tucuruvi-Guarulhos.
 
#31 · (Edited)
^^^^^^

Mas a idéia não é só o transporte para o aeroporto, tb haverá o trem para Guarulhos com final na estação CECAP, um pouco longe do centro, mas já é uma coisa para uma cidade de mais de 1 milhão e meio de hab. e que não tem outro acesso para são paulo que não seja de carro ou busão!!!!!! Ou seja, há sim uma clara deficiência no transporte publico entre essas duas cidades...

A demanda diaria deste trem de Guarulhos com certeza será elevadíssima, muito mais que 100 mil passageiros/dia
 
#35 ·
Eu acho que poderiam fazer os eguinte, já ue vão fazer a linha , façam leito pra duas linhas, uma exclusiva pro Expresso Aeroporto, e outra que tria mais paradas e serviria à população de Guarulhos.

A partir da estação CECAP poderiam ser feito um ramal subeterrâneo até o centro e Guarulhos com mais duas estações, seria uma espécie de metrô. nem existe muita dificuldade, visto que da estação CECAp até o centro de Guarulhos são cerca de 4 km apenas, o que daria pra fazer tranquilamente.
 
#36 ·
^^ concordo com a sua primeira idéia, mas chegando até o centro de Guarulhos. Será que não teríamos uma mapa com isso? eheheh, onde está o pdm?
 
#41 ·
O mapa ficou bem interessante e esclarecedor Rafael, parabéns!

É inconcebível que Guarulhos, a 2ª maior cidade da RMSP não seja servida pelo sistema ferroviário (incrível é que já foi servida), enquanto que a maioria das demais cidades da região as são.
 
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.
Top