daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 25th, 2007, 02:55 AM   #1
Evandro
Traffic Ticket Industry

Evandro's Avatar

Likes (Received): 474

Fotos da minha viagem ao Parque Nacional do Itatiaia

Olá, pessoal...

Neste último carnaval, para fugir da muvuca, peguei minha moto e resolvi fazer uma visita à um lugar no qual eu gosto muito, tanto pelas montanhas, quanto pelo clima: Parque Nacional do Itatiaia (divisa RJ / MG).

Na ida, peguei os tapetes da Ayrton Senna e Carvalho Pinto. Fiz três paradas rápidas para comer, esticar as pernas e lavar o rosto, já que acordei bem cedo... uma foi em Itaquá, outra em Roseira e a última em Engenheiro Passos, aos pés da nossa majestosa pré-cordilheira. Pelo caminho, me juntei à vários grupos de motociclistas "mochileiros" com suas Falcons, XT 600 e afins, e a viagem foi muito boa no geral.

Alguns dados sobre o Parque Nacional do Itatiaia e as Agulhas Negras:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Parque Nacional Itatiaia foi criado em 14 de junho de 1937, como o primeiro parque nacional brasileiro com uma área atual de 30.000 hectares. Está localizado no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira na divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro, próximo a São Paulo. O nome Itatiaia significa "Pedra Cheia de Pontas".

O parque é o mais antigo do Brasil e foi fundado em 1937 pelo presidente Getúlio Dornelles Vargas. O parque possui montanhas acima de 2 quilômetros de altura e mantém uma fauna e flora bastante diversificada devido a altitude e ao clima que variam.

Nos meses de julho e agosto (no inverno brasileiro) a temperatura diminui em demasia e a pluviosidade também, deixando o clima seco e muito frio, garantido ao visitante, num país com praticamente 93% de área localizada na zona tropical, a observação de fenômenos como o da geada sobre os campos e as plantas do parque e também os das precipitações de neve nos dias mais rigorosos do local, ocorrência, contudo, rara nos últimos anos.

Na parte baixa do Parque, área de intensa visitação, a vegetação é de mata atlântica secundária. Nas altitudes acima de 1.100 metros, predomina a floresta primária (mata virgem).

Na parte alta, região do Planalto do Itatiaia, encontram-se os campos de altitude e o pico das Agulhas Negras (com 2.792 metros), Prateleiras, Couto, etc. Lá nascem vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande. Algumas plantas só existem no Parque. Lá está a estrada mais alta do Brasil. Suas rochas são raras, parecem com o granito mas são formadas pela nefelina sienito.

Sobre as Agulhas Negras:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O cume das agulhas negras está situado na parte alta do Parque Nacional Itatiaia, na divisa entre os estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais, nas coordenadas 22°22'47"S, 44°39'40"W, fazendo parte da Serra da Mantiqueira.

O Pico das Agulhas Negras era considerado a quarta montanha em altitude no Brasil, até o início do ano de 2000. Numa medição realizada pelo geógrafo Lorenzo Baggini, da USP, foi verificado que, na verdade, a Pedra da Mina, localizada a poucos quilômetros dali, na divisa entre os municípios de Queluz e Passa-Quatro, era mais alta. Depois, através de medições feitas em 2004 pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), confirmou-se, através des estudos topográficos as altitudes oficiais das montanhas, oficializadas pelo IBGE.

O pico é localizado no Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do Brasil, fundado em 1937 pelo presidente Getúlio Vargas. O parque possui montanhas acima de dois quilômetros de altura e mantém uma fauna e flora bastante diversificada devido a altitude e ao clima que variam. Nos meses de julho e agosto (no inverno austral) a temperatura diminui em demasia e a pluviosidade também, deixando o clima seco e muito frio, garantido ao visitante, num país com praticamente 93% de área localizada na zona tropical, a observação de fenômenos como o da geada sobre os campos e as plantas do parque e também os das precipitações de neve nos dias mais rigorosos do local, ocorrência rara nos últimos anos.

A região apresenta o aparecimento de plantas de florestas tropicais e temperadas como a conífera denominada pinheiro-do-paraná. Acima dos dois mil metros de altitude a paisagem é convertida de florestas para campos de altitude, vegetação típica de regiões de latitudes médio-altas.

Finalmente, as fotos da minha viagem:

01 - BR 354 - Garganta do Registro:

02 -

03 - Fotos da BR 485 (estradinha que dá acesso às montanhas):

04 -

05 -

06 - Vista da Serra Fina e região:

07 -

08 - Vale do Paraíba

09 - Mais uma da Serra Fina:

10 - Portaria da parte alta do Parque (altitude: 2461m):

11 -

12 - Estrada de acesso às Prateleiras e Agulhas Negras e paisagens do local:

13 -

14 -

15 - Vegetação exótica do alto Itatiaia:

16 - Pequeno córrego que me salvou da sede naquele local (a água é translúcida, gelada e puríssima:

17 - Mais fotos:

18 -

19 - O imponente pico das Agulhas Negras:

20 - Abrigo Rebouças:

21 - Relevo e vegetação da região (faz lembrar um pouco as highlands escocesas ou a Islândia):

22 -

23 - Mais uma das Agulhas Negras:

24 - Tarde agradável lá em cima... deixei o meu termômetro na portaria, com os guardas, e quando voltei, estava marcando essa temperatura:

25 - Minha parceira de viagem (a vermelha):

26 - "Mochileiros" na portaria do Parque:

27 - Fotos da Pousada Alsene, próximo da Portaria (não há local para se hospedar mais alto que esse no Brasil):

28 -

29 -

30 - Mais uma foto minha (com a Serra Fina ao fundo):

31 - Outra foto da estrada de acesso:

32 - Vegetação local:

33 -

34 -

35 - Boi na linha:

36 - Início da BR 485 (estrada de acesso à parte alta do Parque):

37 - Essa paisagem da BR 354 é fodástica!!!

38 - Uma pequena vila com o maciço do Itatiaia ao fundo:

39 - Divisa RJ / SP (sim, o Governo Federal recuperou a via de acesso... sinalização e asfalto novo, sem buracos):

40 - Pra finalizar, esta foto:

Na volta, mais duas paradas... uma em Guaratinguetá e a outra em São José dos Campos (para abastecer no Carrefour). A quilometragem total, ida e volta, deu 657,4km. Para quem curte natureza e sossego e faz o estilo easy rider feito eu, essa viagem é tudo!!!

Algumas dicas: a BR 485 continua péssima. Aconselho veículo com tração 4x4 pra quem quiser se aventurar naquelas bandas. Fui pra lá com tempo seco, e, mesmo assim, encontrei algumas grandes poças d'água e lama pelo caminho. Mesmo no verão, é bom levar agasalho, principalmente para quem vai passar a noite naquele local. O clima é verdadeiramente de montanha e as máximas por lá jamais ultrapassam os 23°C, 24°C.

Espero que curtam o thread... abraços!!!

Campanha Eu digo SIM à motocicleta

Last edited by Evandro; February 25th, 2007 at 04:15 AM.
Evandro no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 25th, 2007, 03:58 AM   #2
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 3

Nossa! esse lugar é lindo ! quero muito ir lá um dia !
valeu pelas fotos Evandro !
abs
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2007, 04:13 AM   #3
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Likes (Received): 92

Quote:
Originally Posted by Evandro View Post

39 - Divisa RG / SP (sim, o Governo Federal recuperou a via de acesso... sinalização e asfalto novo, sem buracos):

seria RJ ne?
tu misturou RJ com MG
hehhheee
Old February 25th, 2007, 04:13 AM   #4
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Likes (Received): 92

deve ser muito louco
sempre tive vontade de conhecer o parque
mas queria conhecer no inverno
imagino o frio q deve ser
Old February 25th, 2007, 04:18 AM   #5
Evandro
Traffic Ticket Industry

Evandro's Avatar

Likes (Received): 474

Quote:
Originally Posted by Belcity View Post
seria RJ ne?
tu misturou RJ com MG
hehhheee
Valeu, já fiz a correção, hehehehe...

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2007, 06:16 AM   #6
gsouza
Registered User

gsouza's Avatar

Likes (Received): 419

Esse lugar é muito bonito mesmo, surpreendeu!!!!
Parabens pelas belas fotos.
gsouza no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2007, 04:50 PM   #7
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 37

lindíssimo !
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2007, 05:00 PM   #8
O Natalense
agora torou dentro!

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 3228

Taí uma das viagens que eu mais gostaria de fazer.
Muitíssimo obrigado pelas fotos, Evandro.
A fé é o sentimento inato, no homem, da sua destinação. É a consciência das prodigiosas faculdades que traz em germe no íntimo, a princípio em estado latente, mas que ele deve fazer germinar e crescer, através da sua vontade ativa. (...)Se todas as criaturas encarnadas estivessem suficientemente persuadidas da força que trazem consigo, e se quisessem por a sua vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o que até hoje chamais de prodígios, e que é simplesmente senão um desenvolvimento das faculdades humanas. (Kardec, no ESE)
O Natalense no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2007, 05:23 PM   #9
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 71

Que lindo!!!!!!!
Quero conhecer.
Ah... adorei a foto que vc aparece sem camisa.
hauahuahauhauahuahauahuahauahuahuahuahua
Old February 26th, 2007, 12:37 AM   #10
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 121

era o que estava pedindo para postarem, esse parque é lindo belo trabalho...
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2007, 03:23 AM   #11
FredBH
_-_

FredBH's Avatar

Likes (Received): 71

Maravilhoso!! talvez eu vou pra lah esse ano, tomara q de certo!
FredBH no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2007, 08:26 AM   #12
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 20

Lindo o parque!!
Eu ficaria aí por dias...fazendo trilhas, caminhadas,...deve ser demais esse local!!!
Old January 22nd, 2008, 06:35 AM   #13
Jorge Guedes
BANNED

Likes (Received): 0

Wink

Quote:
Originally Posted by CH View Post
Lindo o parque!!
Eu ficaria aí por dias...fazendo trilhas, caminhadas,...deve ser demais esse local!!!

Aiii ...

Meu deus que saudade !!

Eu jah fui ai ...

Poxa os caras da pousada sao hiper legais ...

Fiquei por ai 1 mês ... Conheci o Sérgio , Adalto ... Todos Hiper Legais
Jorge Guedes no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2008, 07:29 AM   #14
Bucs
De Porciúncula a Paraty.

Bucs's Avatar

Likes (Received): 18

Muito bom Evandro! Que lugar! Os pinheiros são incríveis e que clima agradável mesmo estando nesse verão escaldante!

E que lugar extremamente frio no Inverno. Várias ocorrências de neve!

Meu thread sobre as nevascas com fotos:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=495779
Bucs no está en línea   Reply With Quote
Old January 23rd, 2008, 12:00 AM   #15
PeaceTo
Pacem quae sera tamen

PeaceTo's Avatar

Likes (Received): 182

Valeu pelo thread, as fotos estão ótimas!!!
Já tive a oportunidade de conhecer o Parque, porém estava com muita neblina e chuva fina... Fomos até a base das Prateleiras (2.500m).
Um dia voltarei, só que no inverno, para aproveitar o clima seco e, consequentemente, apreciar a bela vista deste lugar

Take a look at: Ilhéus-BA | Caxambu-MG
PeaceTo no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules