daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools
Old March 9th, 2007, 02:13 AM   #1
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2254

53 fotos do bairro da Pituba - Salvador-BA - 08/03/2007

A Pituba está localizada a uns 16 km do centro de Salvador e fica entre Amaralina e Costa Azul.
O bairro tem um comércio completo, com grandes shoppings, hiper-mercados, supermercados, faculdades, escolas, dezenas de agências bancárias, restaurantes, concessionárias, postos de gasolina, clínicas médias e veterinárias, grandes lojas e muitos outos pontos comerciais de diversos ramos, enfim é quase uma cidade dentro da outra.
A Pituba vive em uma eterna transformação, com muitas construções principalmente de prédios, que o transformou em um dos grandes skylines da capital.
Vamos às fotos.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

Last edited by Cerrado; August 8th, 2007 at 05:59 PM.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 9th, 2007, 02:32 AM   #2
RicardoSSA
Registered User

Likes (Received): 4

Gosto muito da Pituba... Claro que ela não tem o charme aristocrático e a conveniência da Graça e afins (onde dá pra se fazer tudo andando, como em NY), mas acho que ela é uma das regiões mais modernas e inovadoras de cidade...

Ah... E parabéns por mais um thread excelente... Mesmo com esse tempinho horrível que tem feito aqui esses dias, as fotos ficaram muito boas...
RicardoSSA no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2007, 02:41 AM   #3
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 2372

Excelentes fotos. Particularmente gosto muito da Pituba. Muitos prédios bons e a própria geografia de Salvador contribui para tornar o skyline ainda mais bonito, não só ali como em outras regiões. Apesar de agradável, falta arborização em muitas áreas (nas fotos de 1 a 4 dá para notar).

Como não consigo apenas elogiar, aí vai a parte que eu não gosto: excesso de torres gêmeas, trigêmeas, poligêmeas (existe essa palavra?). Os construtores economizam nos projetos e o resultado fica semelhante a conjutos habitacionais. Nas fotos não aparecem muitos, mas sempre observei isso nas vezes que fui em Salvador. Quando clonam um prédio "Giselle Bündchen" ainda vai, mas quando inventam de clonar prédios "mocréias", dói na retina. Isso acontece em várias cidades e sempre vou reclamar disso. Economizar com arquiteto? Isso é maldade com eles e com a gente.
Mascate no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2007, 04:23 AM   #4
Roque
BANNED

Likes (Received): 3

Vc está falando do velho e bom Parque Júlio Cesar, construído nos anos 70, naquela época uma ousadia construir um grande conjunto para a classe média/média com torres acima dos 20 andares. Não são clones pois nasceram juntos, num único projeto, antigamente só existiam dunas ao seu redor, hoje um bairro completo.

Acho que devemos levar em consideração a época e o contexto em que foram construídos os prédios, o que atualmente se apresenta feio, outrora era vanguarda. Eu ficaria muito triste se fossem demolidos para construir predinhos sem personalidade, mesmo que modernos, pois marcou uma época, e assim se conta a história das cidades.

É muito bom passar no meio de prédiois modernos e visualizar aqueles onde tudo começou.

Last edited by Roque; March 9th, 2007 at 04:29 AM.
Roque no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2007, 04:43 AM   #5
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Legais as fotos, obrigado por posta-las

Interessante o bairro, bem verticalizado,e a maioria dos predios parece ser recente, de uns 10 ou 15 anos pra cá, poucos predios tem aparencia mais velha, isso dá um ar de modernidade pro bairro.

Gosto desses semáforos (aqui a gente chama de farol, hehe), tem um desenho legal, neles fica aparecendo o tempo que fica aberto, né? O ùnico que conheço desses por aqui fica em Itaquaquecetuba (por incrível que pareça, hehe).

A única crítica que faço é que acho que as ruas poderiam ter mais árvores, não que não tenham, mas poderiam ter mais, eu adoro verde, por mim todas as cidades seriam como Maringá
Old March 9th, 2007, 04:48 AM   #6
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1490

muito legal o thread! parabéns! Gostei do bairro tem um bom urbanismo e alguns residenciais bem bonitos e coloridas. Por outro lado, tem bastante blocão tb! Isso é comum em todas as cidades, mas achei um pouco estranho por serem blocões de alto padrão pelo que notei!
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2007, 04:52 AM   #7
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1490

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
eu adoro verde, por mim todas as cidades seriam como Maringá
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
rapaz, vc precisa vir para Maringá então!
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2007, 04:54 AM   #8
Roque
BANNED

Na verdade Salvador tem uma excelente relação "árvores por habitante", sem discordar totalmente com seu ponto de vista, pois árvores nunca são demais. Salvador é uma das poucas cidades que ainda exite porções da Mata Atlântica preservada, em grande número diga-se de passagam.

PS - Por curiosidade notei que aparecem árvores em todas as fotos postadas.
Old March 9th, 2007, 05:01 AM   #9
Thacio
BBMP!

Thacio's Avatar

Likes (Received): 125

realmente a Pituba eh otimo bairro, grande infra-estrutura de serviços, e uma clima bem agradavel! vlw cerrado pelas fotos!
Old March 9th, 2007, 05:04 AM   #10
Vargas
Registered User

Urbanismo mto bom desse bairro viu, gostei mto; esse hospital da Bahia eh bem bacana, a densidade do bairro ta mto boa tem ruas ai cheias de predios. Qual eh o empresarial bem bonito da foto 51? Interessante como tem predios coloridos, cheios de 'faixas'. Mto bom esse thread cerrado, excelentes fotos!

Brasil: >> Serra da Canastra >> Alto Paranaiba >> São Gotardo, Minas >> Goiânia >> Ouro Preto e Mariana
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2007, 05:06 AM   #11
RicardoSSA
Registered User

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
Gosto desses semáforos (aqui a gente chama de farol, hehe), tem um desenho legal, neles fica aparecendo o tempo que fica aberto, né?
É... Quase todos os sinais daqui são assim... Só as de ruas muito pouco movimentadas e de bairros periféricos que ainda são do modelo antigo...

Bairrismos à parte, acho que se tem 2 áreas de urbanismo em que SSA realmente se destaca, elas são arquitetura de empresariais e, principalmente, sistema viário... Poucas cidades brasileiras que eu conheço têm um tão bem cuidado, rico e complexo quanto o nosso...

Last edited by RicardoSSA; March 9th, 2007 at 05:12 AM.
RicardoSSA no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2007, 01:49 PM   #12
Soteros
Registered User

Soteros's Avatar

Likes (Received): 75

Fotos ótimas!! Mas na minha opinião a Pituba vem merecendo agora edif. um pouco mais altos e mais ousados em arquitetura... últimamente só tem sido lançado prédios básicos, contrinuem para o skyline, mas se perdem no meio dos demais, sem nenhum destaque que chame a atenção!
Soteros no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2007, 02:09 PM   #13
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Quote:
Originally Posted by Roque View Post
Na verdade Salvador tem uma excelente relação "árvores por habitante", sem discordar totalmente com seu ponto de vista, pois árvores nunca são demais. Salvador é uma das poucas cidades que ainda exite porções da Mata Atlântica preservada, em grande número diga-se de passagam.

PS - Por curiosidade notei que aparecem árvores em todas as fotos postadas.
Com certeza existe árvores no bairro, a questão é a quantidade. Nas fotos 1 a 4, apesar de existirem mudas plantadas, mostram um aspecto extremamente árido. Já fui inúmeras vezes em Salvador, desde criança pois tenho familiares aí, e sempre achei a orla carente de vegetação de porte. Pelo visto começaram o plantio de mudas, mas vai demorar um pouco até encher os olhos. A questão da preservação na mata atlântica é louvável, mas o que foi comentado é em relação a paisagismo.
Old March 9th, 2007, 06:41 PM   #14
Roque
BANNED

Bem verdade que na Pituba não existem árvores como no Corredor da Vitória ou na Rua da Graça e Princisa Leopoldina, mas devemos considerar que as árvores nestes locais são centenárias e a Pituba é um bairro relativamente novo.

Ainda assim, considero Salvador uma cidade bem servida de árvores e verde em geral.
Old March 9th, 2007, 07:18 PM   #15
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

....

Last edited by Mascate; March 9th, 2007 at 07:58 PM.
Old March 9th, 2007, 07:35 PM   #16
Inconfidente
Upon Thames

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 2253

Região muito bonita.
Inconfidente está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 9th, 2007, 07:46 PM   #17
Mangueboy
Cidade Lendária

Mangueboy's Avatar

Likes (Received): 204

gostei no geral

+ definitivamente salvador deve ter uns bairros melhores
"Para conhecer uma paisagem não basta vê-la, é preciso muito mais, é preciso que as duas almas, a do contemplador e a do lugar, cheguem a entender-se, quantas vezes elas nem mesmo se falam!..... Ele não terá sentido os eflúvios desta nossa terra, os quais talvez seja preciso ser pernambucano para sentir e que podem não ter realidade e magia senão para nós mesmos"
Joaquim Nabuco
Mangueboy no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2007, 07:57 PM   #18
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Roque

Não quero polemizar, mas a questão é que pelo tempo que eu vou em Salvador até um baobá já estaria crescido e dando sombra. Creio que os prefeitos nunca priorizaram isso. Priorizaram a modernização da infraestrutura urbana e isso compensou pois o sistema viário de Salvador é hoje o melhor do Nordeste. Concordo que existe muitas áreas arborizadas na cidade, mas minha opinião se limitou à orla. Você não pode negar que é bastante carente de arborização em vários trechos. Não vou dizer que a orla inteira é "careca" pois estaria exagerando. Beleza?
Old March 9th, 2007, 09:37 PM   #19
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 1506

Parabéns, cerrado! Esse é o thread mais completo que já vi sobre a Pituba! Gosto muito dessa mistura de prédios antigos com novos que predomina no bairro. A única coisa que não gosto na Pituba é da Orla do bairro, mas sei que ela vai melhorar muito, com a liberação do gabarito de altura dos prédios e a reforma do calçadão. De resto, para mim, é o bairro mais completo que existe em Salvador.
Ah, o velho Parque Júlio Cesar, onde morei em 1988, aparece nas fotos 32 a 35 e na foto 46. O prédio onde morei é um azul-celeste que aparece bem claramente na foto 33, o Edifício Márcio.
Old March 9th, 2007, 11:46 PM   #20
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Muito bons os prédios da região!

Reply

Thread Tools

Posting Rules