daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 5 votes, 5.00 average.
Old July 29th, 2010, 02:05 AM   #81
kallakalu
brasileiro

kallakalu's Avatar

Likes (Received): 1298

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Eu discordo...

Acho que as cidades mais jovens têm mais desvantagens mesmo...

Pra mim, um aspecto muito importante pra definir se uma cidade é bonita ou não é a qualidade da arquitetura... Pelo que eu vejo em fotos e também por ter conhecido algumas pessoalmente, as cidades jovens têm uma arquitetura muito inferior àquelas já consolidadas há mais tempo, mais antigas... Não falo somente de construções históricas, mas também contemporâneas... Infelizmente, muitas cidades jovens possuem um perfil emergente e, conseqüentemente, muitas construções de gosto duvidoso... Além disso, a especulação imobiliária desenfreada acaba contribuindo negativamente para tal...

É claro que admiro quando uma cidade é limpa, bem cuidada, recebe intervenções urbanísticas, há fiação subterrânea (mesmo que em poucos locais), as ruas são bem conservadas e tudo mais, mas, na minha opinião, "pouco" adianta se a arquitetura é ruim... No máximo, vou achar esta cidade simpática, agradável... Um entorno natural bonito pode ajudar (e muito), mas, ainda assim, o principal fator pra eu achar uma cidade bonita é a qualidade da arquitetura mesmo...

Ah, se tu quiser dividir a lista em função da população, vá em frente... Eu não vejo necessidade e nem sei se conseguiria citar 10 cidades realmente bonitas para cada faixa de população, mas...

Mas aí é uma questão de gosto... e no caso em particular do Brasil, onde o centro "velho" das cidades geralmente estão degradados, mal conservados, e no MEU caso não me agradam o estilo, para mim são feios... geralmente são prédios entre 100 e 200 anos quase todos iguais... Sem falar que estão desvalorizados... no estado de SP são áreas muito degradadas... E cidades jovens não são apenas blocos retangulares, com ruas simétricas, como as que se vê no centro-oeste.

Com relação a natureza, o que eu quis dizer é que ela contribui muito para o cenário... e é claro, natureza não poluída... SP capital por exemplo, se não tivesse o pinheiros poluído seria mais bonita...

E o Rio de Janeiro sem as montanhas e mar seria uma cidade normal, jamais maravilhosa...
kallakalu no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 29th, 2010, 03:47 AM   #82
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1397

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Isso é o que não me agrada na maioria das cidades planejadas, "retilíneas". São todas genéricas e até mesmo artificiais, falta personalidade. Essa repetição toda cansa. Não que eu ache a desordem e o caos bonitos, mas acontece que muitas cidades que não foram planejadas e cresceram espontaneamente, mantém um bom nível de organização, mas sempre com características próprias, únicas.

Os acidentes geográficos foram e ainda são um empecilho no desenvolvimento de certas cidades, e tem o seu "ônus": invasões, ocupações irregulares etc. Em compensação, o bônus é muito maior: paisagens deslumbrantes, cidades charmosas e únicas etc.

Ah, só discordo do colega que disse que apenas as cidades da Serra Gaúcha são bonitas. O noroeste gaúcho têm várias cidades bonitas, como Passo Fundo, Erechim, Frederico Westphalen etc. Na verdade as cidades dessa área lembram as do Oeste de SC/Sudoeste paranaense.
Concordo.

Ali mesmo no Noroeste gaúcho temos Marcelino Ramos, que seria uma cidade qualquer da região não fosse o incrível sitio em que a cidade se situa: Bem na curva do rio Uruguai, banhado por este, e espremida por morrotes. Para completar tem a ponte férrea emoldurando o vale.

Essa região tem cidades interessantes. Erechim, que tem um traçado viário planejado semelhante ao do Centro expandido de BH, é de fato muito bonita e agradável.

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Eu discordo...

Acho que as cidades mais jovens têm mais desvantagens mesmo...

Pra mim, um aspecto muito importante pra definir se uma cidade é bonita ou não é a qualidade da arquitetura... Pelo que eu vejo em fotos e também por ter conhecido algumas pessoalmente, as cidades jovens têm uma arquitetura muito inferior àquelas já consolidadas há mais tempo, mais antigas... Não falo somente de construções históricas, mas também contemporâneas... Infelizmente, muitas cidades jovens possuem um perfil emergente e, conseqüentemente, muitas construções de gosto duvidoso... Além disso, a especulação imobiliária desenfreada acaba contribuindo negativamente para tal...
Isso é outro ponto importantíssimo, e que concordo totalmente.

Tanto que para mim Pelotas, por exemplo, é mais bonita e interessante que outras cidades de porte semelhante mais ricas e dinâmicas.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2010, 05:26 AM   #83
Farrapo
.

Likes (Received): 217

Quote:
Originally Posted by kallakalu View Post
Mas aí é uma questão de gosto... e no caso em particular do Brasil, onde o centro "velho" das cidades geralmente estão degradados, mal conservados, e no MEU caso não me agradam o estilo, para mim são feios... geralmente são prédios entre 100 e 200 anos quase todos iguais... Sem falar que estão desvalorizados... no estado de SP são áreas muito degradadas... E cidades jovens não são apenas blocos retangulares, com ruas simétricas, como as que se vê no centro-oeste.

Com relação a natureza, o que eu quis dizer é que ela contribui muito para o cenário... e é claro, natureza não poluída... SP capital por exemplo, se não tivesse o pinheiros poluído seria mais bonita...

E o Rio de Janeiro sem as montanhas e mar seria uma cidade normal, jamais maravilhosa...
"Prédios entre 100, 200 anos quase todos iguais"? Vai me desculpar, mas dizendo isso tu deixa de lado o teu "gosto pessoal" e parte para o desconhecimento total daquilo que tá falando...

Quando "critico" uma cidade jovem, a malha urbana é um aspecto irrelevante... Como falei no meu post anterior, pra mim, o principal elemento pra qualificar uma cidade como bonita ou não é a qualidade da arquitetura... Se o traçado é xadrez ou não, pouco me interessa...

Com relação a São Paulo, a cidade não seria nem mais nem menos bonita com a despoluição do Pinheiros ou de qualquer outro rio, pois visualmente não traria muita diferença... No máximo, a cor do rio poderia ficar um pouquinho mais clara, sei lá, mas nada significativo ao ponto de trazer melhoras estéticas ao entorno e, principalmente, à cidade como um todo... Mesmo com o Pinheiros despoluído, o traçado deste continuaria deselegante e limitado por vias expressas desagradáveis...

Já quanto ao Rio, de fato, o entorno natural contribui muito para a beleza da cidade... Ainda assim, ao contrário do que tu diz, o Rio não se resume ao entorno natural, a cidade é ainda muito rica arquitetonicamente, possui construções interessantes das mais variadas épocas... Se tu considera o Rio como uma cidade "normal", então só posso crer que pra ti não há cidades verdadeiramente bonitas no Brasil, exceto aquelas com entorno natural diferenciado...

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Isso é outro ponto importantíssimo, e que concordo totalmente.

Tanto que para mim Pelotas, por exemplo, é mais bonita e interessante que outras cidades de porte semelhante mais ricas e dinâmicas.
Pois é, eu também acho Pelotas mais bonita que diversas cidades mais ricas e dinâmicas, apesar de não ser arrumadinha e tal...
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2010, 05:15 AM   #84
lumpy29
Catarinense

lumpy29's Avatar

Likes (Received): 68

Florianópolis - SC
Curitiba - PR
Treze Tílias - SC
Balneário Camboriú - SC
Gramado - RS
Blumenau - SC
Urubici - SC
Maringá - PR
Bento Gonçalves - RS
Londrina - PR
lumpy29 no está en línea   Reply With Quote
Old August 3rd, 2010, 02:12 AM   #85
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1399

Vou fazer um ranking tentando mesclar belezas naturais a belezas urbanas:

1. Florianopolis
2. Curitiba
3. Gramado
4. Porto Alegre
5. Maringa
6. Novo Hamburgo
7. Morretes
8. Santa Cruz do Sul
9. Joinville
10. Blumenau
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old September 2nd, 2010, 01:40 AM   #86
ABNeto
Brazil

ABNeto's Avatar

Likes (Received): 5

1- Curitiba - PR
2- Irati - PR
3- Florianópolis - SC
4- Balneário Camboriú - SC
5- Maringá - PR
6- Gramado - RS
7- Bento Gonçalves - RS
8- São Bento do Sul - SC
9- Morretes - PR
10- Toledo - PR

Conheço todas, com exceção de Toledo.

E o ranking foi muito difícil de fazer. Mesmo porque sempre há um fator "emocional" no meio, da grau de sintonia entre você e determinado lugar.

Mas, da lista, duas são imbatíveis mesmo, Irati e Curitiba. Uma é minha cidade-natal, e a outra é minha cidade "modelo" haha. Se fosse para eu morar, particularmente, ficaria dividido entre Maringá, Curitiba e Balneário Camboriú. São três estilos de vida completamente diferentes, mas as 3 cidades possuem estruturas invejáveis, e são muuuito bonitas, agitadas e enfim. É isso. Gramado e Morretes são as mais charmosas, sem sombra de dúvida! Quem conhece, sabe!... E quanto às outras (Floripa, Bento Gonçalves, São Bento do Sul e Toledo), simples: mantêm um padrão de vida MUITO MUITO superior ao brasileiro. O desenvolvimento dessas 4 cidades é incrível! E todas, para variar, também são muito bem estruturadas em relação ao comércio e também estão situadas em belas regiões.
ABNeto no está en línea   Reply With Quote
Old September 2nd, 2010, 02:06 AM   #87
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 471

Curitiba[I]
Florianopolis
Gramado/Canela
POA
Blumenau
Joinville
Maringa
Londrina
Pelotas
Cascavel
Old February 20th, 2011, 10:10 PM   #88
Ernesto Moraes
Registered User

Ernesto Moraes's Avatar

Likes (Received): 0

As mais belas e melhores de se morar...

Para mim, Gramado leva o primeiro lugar, pois prefiro cidades pequenas. Depois vem Curitiba, igualmente fantástica. São a meu ver, disparadamente, as mais belas e melhores para se morar de todo o Brasil. Depois, muito distante, vem o resto... Florianópolis, Londrina, Treze Tílias, Nova Petrópolis...
Ernesto Moraes no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2011, 11:24 PM   #89
fewg
MEA AUTEM BRASILIÆ MAGNI

fewg's Avatar

Likes (Received): 1042

Porque destacar o texto dessa maneira?
Old March 18th, 2011, 07:29 PM   #90
Humbolt - SC
...

Humbolt - SC's Avatar

Likes (Received): 271

Vou postar minha listinha tambem .... entretanto somente das cidades que conheço pessoalmente!

1ª Curitiba
2ª Florianópolis
3ª Balneário Camboriú
4ª Porto Alegre
5ª Caxias do Sul
6ª Blumenau
7ª Foz do Iguaçú
8ª Itapema
9ª Joinville
10ª Cascavel

Ps. Não conheço pessoalmente a região de Maringá e Londrina, se fosse por fotos , ambas estariam na minha lista.
Humbolt - SC no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2011, 05:13 AM   #91
Ibra Ldna
Registered User

Ibra Ldna's Avatar

Likes (Received): 1286

Minha lista (beleza no geral, com ou sem pontos turísticos, estrutura urbana, desenvolvimento, limpeza):

Floripa
Joinville
Porto Alegre
Curitiba
Londrina
Gramado
Blumenau
Maringá
Camboriú
Caxias do Sul
Ibra Ldna no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2011, 02:01 PM   #92
h.corleon
spotlight

h.corleon's Avatar

Likes (Received): 244

Sem ordem, algumas conheço apenas por fotos.

Gramado
Florianópolis
Blumenau
Poa
Maringá
Curitiba
Caxias do sul
Bento gonçalves
Itajaí
Pelotas
h.corleon no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2011, 11:53 PM   #93
Hochrs
Registered User

Porto Alegre – É uma cidade muito interessante e surpreendente. Mesmo sendo porto-alegrense, demorei, por puro preconceito, mais de 20 anos para verdadeiramente conhecê-la; se devidamente recuperada e valorizada, é imbatível.
Florianópolis – É magnífica (quem pode resistir ao Morro das Pedras?); talvez seja uma cidade um pouco confusa e apertada, no entanto.
Pelotas – Apesar de ser gaúcho, não a conheço, mas pelo que vi em fotos e ouvi dizer, entra na minha lista.
Guarapuava – É bem legal e boa para morar, ainda que um pouco afastada de tudo; tem um clima excelente.
Curitiba – Cidade onde eu moro; é bem bacana e pujante, ainda que em termos arquitetônicos seja ligeiramente monocórdia.
Passo Fundo
Qualquer cidade da serra gaúcha (exceto Gramado).
Hochrs no está en línea   Reply With Quote
Old March 31st, 2011, 02:47 AM   #94
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 471

dizer só 10 é injusto, já que são mtos os "empates técnicos", é mta cidade linda nessa regiaão;
Old March 31st, 2011, 11:56 PM   #95
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 288

Para não ser injusto vou escolher apenas as cidades que conheço pessoalmente e sem ordem de classificação, a não ser Curitiba que para mim está em 1º lugar, caso contrário não teria escolhido a cidade para morar, hehehe!

Curitiba
Florianópolis
Porto Alegre
Gramado
Caxias do Sul
Balneário Camboriú
Cascavel
Blumenau
Maringá
Londrina

Das cidades que eu não conheço, mas que me parecem muito belas pelas fotos estão: Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Chapecó, Santa Cruz do Sul, Joaçaba, Santa Maria, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Passo fundo.
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2011, 10:37 PM   #96
brunosaqueti15
Mais de R$300,00

brunosaqueti15's Avatar

Likes (Received): 1844

1º- umuarama
2º- umuarama
3º- umuarama
brunosaqueti15 no está en línea   Reply With Quote
Old December 4th, 2012, 03:59 AM   #97
neuma fernandes
Registered User

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Refazendo a lista após 3 ou 4 anos.

1 - CURITIBA (PR): A metrópole com melhor média de beleza no país. Por mais longe que se vá, não se ve um "purgatório" urbano.
2 - BLUMENAU (SC) Se cuidasse mais dos bairros mais afastados, teria a primeira posição. O Centro da cidade é, para mim, o mais bem cuidado do Sul do Brasil. Além disso a geografia da cidade é muito atraente com rios e vales.
3 - PORTO ALEGRE (RS) Tem uma ótima média, com bairros nobres muito bons e bonitos, e bairros no geral em boa situação. O Centro decadente é muito interessante.
4 - CAXIAS DO SUL (RS) Uma das cidades mais bonitas que já conheci. De longe Caxias é monótona. De perto é uma bem cuidada cidade de classe média.
5 - FLORIANÓPOLIS (SC) Reúne as características que me fizeram dar uma boa colocação ao Rio e Vitória, no Sudeste. Uma cidade bem cuidada junto a um lindo entorno natural.
6 - MARINGÁ (PR) Fantástico planejamento, corte aéreo e arborização. Ótima qualidade de vida e uma cidade, no geral, bem cuidada. Excelente obra de Macedo Vieira.
7 - GAROPABA (SC) É a minha cidades preferida do litoral sul-brasileiro. É pequena, charmosa, de bom nivel e com belas praias.
8 - LONDRINA (PR) Chama a atenção pela organização e pelo desenvolvimento. Uma capital sem ser sede de poder político.
9 - JOINVILLE (SC) Bom nível, organização e um interior rural fantástico.
10 - PELOTAS (RS) Não conheço pessoalmente, mas o patrimonio histórico e arquitetonico põem no chinelo várias cidades de interior mais desenvolvidas socialmente.

Posso citar outras três ou quatro cidades que poderiam entrar nesse ranking: Gramado (RS), Lapa (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS) (esta última não conheço pessoalmente).
Gostei das suas observações!
neuma fernandes no está en línea   Reply With Quote
Old December 4th, 2012, 04:11 AM   #98
FloripaNation
Não creio no que não vejo

FloripaNation's Avatar

Likes (Received): 2395

Nossa isso é tão relativo...nem vou fazer minha lista.
Old December 4th, 2012, 04:51 AM   #99
sul_mp
Tá Limpo!

sul_mp's Avatar

Likes (Received): 460

Não vou fazer um ranking. Só uma lista mesmo.

Curitiba/PR. Sem dúvida a cidade grande mais bem cuidada do país. Apesar de recentemente ter sido invadida por pixações e vandalismos.

Blumenau/SC. O centro mais bonito e charmoso do Brasil (falando de cidades médias/grandes). A cidade é muito bem cuidada. Os bairros mais afastados merecem mais atenção, e o planejamento urbano deixa a desejar.

Balneario Camboriú/SC. Uma orla bem cuidada. Cidade limpa. A poluição visual e o urbanismo merecem mais atenção. Mas a cidade tem um belo conjunto cidadeXnatureza.

Foz do Iguaçú/PR. Só as Cataratas e Itaipu já mereciam entrar na lista, mas a cidade é bem arrumada e arborizada. E especialmente depois de ir à Ciudad Del Este, Foz parece primeiro mundo.

Gramado e Canela/RS. Apesar de ter muitas construções fake, as duas são muito charmosas e aconchegantes.

Itá/SC. Uma bela cidadezinha planejada do oeste catarinense. Casas de bom nível, boa infra-estrutura, e uma natureza muito bela.

Grande Florianópolis/SC. Uma das capitais mais bonitas do Brasil. Arquitetura de bom nível aliada à uma natureza exuberante. Infra-estrutura ainda meio precária, mas a nível de Brasil, ainda está na média ou acima. Ótimas praias, tanto na ilha quanto nos municípios da RM.

Porto Alegre/RS. Tem muito potencial. O centro e áreas mais antigas são interessantes, porém muito mal cuidados. Tem uma orla bonita e bairros residenciais agradáveis.

Maringá/PR. Não conheço. Mas por fotos parece muito agradável, com suas avenidas arborizadas e planejamento urbano invejável.
Old December 5th, 2012, 02:20 PM   #100
Geoce
Geoce

Geoce's Avatar

Likes (Received): 612

Quote:
Originally Posted by sul_mp View Post

Itá/SC. Uma bela cidadezinha planejada do oeste catarinense. Casas de bom nível, boa infra-estrutura, e uma natureza muito bela.
Olha só... alguém que concordo que Itá é uma das pequenas jóias dessa região.
Já acho a cidade mto bonita, mas acredito que com o tempo, o fator Balneário irá pesar para tornar a cidade ainda mais bonita e agradável.

RIO 2016

Discover the beautiful SANTA CATARINA State - BRAZIL
Geoce no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules