daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old March 11th, 2007, 03:32 AM   #1
Nunez
Amazônida!!

Nunez's Avatar

Likes (Received): 178

Smile Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves - Série Parques de Belém

OBS: O CH viajou e fiquei responsável por dar continuidade ao seu thread dos Parques de Belém em dia. Fotos dele. Abraços!

SÉRIE PARQUES DE BELÉM

Edição 10 de Março – JARDIM BOTÂNICO BOSQUE RODRIGUES ALVES

Em plena cidade de Belém, com extensão de 150 mil metros quadrados, o Bosque Rodrigues Alves constitui uma importante reserva natural de espécies vegetais da floresta de terra firme do estuário amazônico. Inaugurado em 1883, hoje o Bosque possui 124 anos.

O Bosque Rodrigues Alves ganhou status de Jardim Botânico em julho de 2002, com base na resolução 266 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Com a certificação, o Bosque entra na lista dos jardins brasileiros que integram a Botanic Gardens Conservation International (BGCI), rede mundial com 1.846 jardins em 148 países e mais de 4 milhões de coleções de plantas vivas. A conquista do título também facilita a captação de recursos nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos científicos e de educação ambiental.

Entre as coleções estão mais de 80 mil espécies de plantas vasculares, principalmente orquídeas, cactos e outras suculentas, palmeiras, bulbosas, coníferas e árvores de regiões temperadas e espécies silvestres, especialmente as que estão ameaçadas, assim como milhares de espécies cultiváveis de importância econômica e seus correspondentes silvestres, como plantas frutíferas e medicinais. Além disso, jardins botânicos têm outras coleções valiosas, como herbários (espécimes preservadas) e bancos de sementes. No Brasil, país campeão da biodiversidade mundial - são mais de 50 mil espécies de plantas e 3 mil de peixes de água doce, a maioria na Amazônia - existem 26 jardins botânicos, distribuídos em 14 estados.

O Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botânico da Amazônia (BRAJBA) está localizado na avenida Almirante Barroso nº 2453, bairro do Marco. Sua área total é de 150.000 m2, sendo composto por 4 quadrantes, 112 canteiros irregulares, 80% da área com cobertura vegetal e 60.000 m2 de área restrita ao uso de visitação. Possui uma dimensão de 15 ha, com 478m de frente por 318m de fundo. No total, constitui-se de cerca de 80% de área verde e o restante de edificações e vias de passeio. É formado por uma floresta primária de terra firme preservada desde o final do século XIX, representativa da flora regional. A grande maioria da vegetação é oriunda de mata virgem antiga e algumas plantas exóticas, introduzidas posteriormente. Apresenta uma grande diversidade de espécies animais e vegetais característicos deste ecossistema.

001

002

003

004

005

006

007

008

009

010

011

012

013

014 Chalé de Ferro

015

016

017 Gruta

018 Gruta

019

020

021

022

023

024

025

026

027

028

029

030

031

032

033

034

035

036

037

038

039

040 Peixes Grandes

041

042

043

044

045

046

047

048

049

050

051

052

053

054

055

056

057

058

059

060

061

062

063

064

065

É isso!!

Valeu!!!

Brilhas Belém, na primeira estrela.
Nunez no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 11th, 2007, 03:54 AM   #2
D'Neto
-

D'Neto's Avatar

Likes (Received): 419

Muito bom o lugar!
D'Neto no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2007, 12:39 AM   #3
Marcelo Massulo
Registered User

Likes (Received): 1

Valeu pelo Thread!

O Bosque, que já virou Jardim Botânico, é um lugar muito agradável e bonito.

Sei que é bem clichê, mas realmente é um pedaço da Floreta Amazônica encravado no meio da cidade. Natureza exuberante!
Marcelo Massulo no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2007, 12:54 AM   #4
Farrapo
.

Likes (Received): 232

Muito legal! Adoro "jardins botânicos"! Esse de Belém tá muito bom! Aliás, a cidade como um todo é muito interessante! Valeu pelas fotos!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old March 12th, 2007, 04:05 AM   #5
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 19

Valeu Nunez!!
Desculpa o trabalho que te dei!!
@Neto: Valeu!!
@Massulo: nem é tão clichê, porque quase ninguém fala isso, mas relamente a mata é bastante densa, eu gosto demais desse espaço.
@Farrapo: Valeu pelo elogio a cidade.

O que acabei esquecendo de comentar...a tarifa pra entrar no Bosque custa apenas 1 real com direito a meia entrada para estudantes.
E falar em estudantes, como o Bosque está cheio de EMOs, pra todos os lado eles estavam, muitos mesmo. Inclusive um grupo de quatro passou do meu lado cantando "doce, doce, doce...a vida é um doce feito mel...escorre na boca feito doce..."e tinha uma EMO que tinha um cabelo muuuuuito ruim, do tipo sarara crioulo. Deu até pena da pobre menina de uns 13 anos.
Old March 12th, 2007, 09:23 PM   #6
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 437

Nossa esse thread fez eu voltar um pouco no passado ... meus pais sempre me levavam no "Bosque" a ultima vez que fui ai devia ter uns 13 anos ... tem algumas construções q não é da minha época, essa parte colorida.

Encontrou algum casal no castelhinho??? ahuahauahuaaha eu sempre encontrava :P
Old March 13th, 2007, 01:28 AM   #7
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Likes (Received): 459

Mto bonito esse Jardim Botânico!

Não conhecia!

Valeu Nunez, gostei mto, mto bem cuidado tb!

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 05:10 AM   #8
krypton
Ubique patria memor

krypton's Avatar

Likes (Received): 2

Muito lindo o Bosque Rodrigues Alves!! Por que o entorno não é muito verticalizado?? Acho que construtoras teriam interesse de construir frente ao parque, não? Ou o plano diretor não permite?

Esse parque lembra MUITO o Orquidario de Santos, aqui a duas quadras de casa!! Quando eu tiver um tempinho, vou ver se posto fotos (mais uma promessa...!!)
Old March 15th, 2007, 07:39 PM   #9
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Ele é muito perto do Aeroporto Júlio César ... acho que é por isso que não é muito verticalizado ... apesar de ter alguns prédios no seu entorno.

Old March 16th, 2007, 03:39 PM   #10
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 1411

Lindo mesmo esse Jardim Botânico!
E é bem grande...
Desculpe-me a indelicadeza, o lugar é seguro? Adoro bosques e parques, mas quando eles são tão grandes e fechados, às vezes tem gente errada lá dentro.

Adorei o post. Campinas tem uma mata desse tamanho (a de Santa Genebra), mas é fechada ao público, só se pode ir lá com visitas monitoradas.
Old March 16th, 2007, 04:34 PM   #11
Marcelo Massulo
Registered User

Likes (Received): 1

Fabius,

Até que o bosque é bem seguro. Não me recordo de ver notícias de assalto lá dentro e nunca me senti ameaçado quando visitei o Jardim Botânico.
Além da segurança local, do outro lado da rua tem uma delegacia de polícia, o que talvez ajude a inibir a bandidagem.
Putz, olhando as fotos 006 e 007 e me lembrei dos meus tempos de moleque. Todo ano íamos visitar o Bosque e o Museu Emílio Goeldi pela escola
Marcelo Massulo no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2007, 04:36 PM   #12
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 1411

Quote:
Originally Posted by Marcelo Massulo View Post

Fabius,

Até que o bosque é bem seguro. Não me recordo de ver notícias de assalto lá dentro e nunca me senti ameaçado quando visitei o Jardim Botânico.
Além da segurança local, do outro lado da rua tem uma delegacia de polícia, o que talvez ajude a inibir a bandidagem.
Putz, olhando as fotos 006 e 007 e me lembrei dos meus tempos de moleque. Todo ano íamos visitar o Bosque e o Museu Emílio Goeldi pela escola
Obrigado pela resposta! O lugar é muito lindo mesmo.
Old March 17th, 2007, 02:34 AM   #13
CH

CH's Avatar

A proximidade do Júlio César nem chega a ser um entrave para a verticalização do entorno do Bosque, haja vista que ele nem fica na direção de pousos e decolagens de aeronaves.
Meu ônibus passa todas as manhã por volta do Bosque quando vou a UFPA e um dia conferi e tem 12 prédios entre 8 e 25 andares e bem na frente da entrada principal tem a mais alta consturção de Belém, a torre da TV RBA, com 120m.

A questão da segurança, posso assegurar que é um local muito seguro e muito vigiado, principalmente depois de uns anos atrás que casais iam ao Bosque praticar ações ilicitas(sexo a cerca de uns 10 anos). Mas também nunca mais houve relato dessas situações.
Old March 17th, 2007, 09:39 PM   #14
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Essa foto ta linda ... não tem maior???
Old March 17th, 2007, 10:27 PM   #15
gsouza
Registered User

gsouza's Avatar

Muito bonito o parque, parece bem preservado.
gsouza no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2007, 10:29 PM   #16
gsouza
Registered User

gsouza's Avatar

Quote:
Originally Posted by CH View Post
A proximidade do Júlio César nem chega a ser um entrave para a verticalização do entorno do Bosque
Já eram pra ter tirado esse aeroporto há tempos daí. Não há projetos para a remoção dele???
gsouza no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2007, 11:02 PM   #17
CH

CH's Avatar

Eu não quero que tirem ele. Apesar da proximidade do Val-de-cães, que fica a uns 2 km dele, ele de certa forma é bem movimentado, mais do que muitos aeroportos brasileiros, e ele sempre é aberto a visitação de eventos de aeromodelismo, paraquedismo, ...
Sou contra!! :P

@Jamba: Não tenho infelizmente...peguei essa no Fotolog Belém.
Old March 20th, 2007, 08:02 PM   #18
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Quote:
Originally Posted by gsouza View Post
Já eram pra ter tirado esse aeroporto há tempos daí. Não há projetos para a remoção dele???
Desde que eu me entendo de gente querem tirar esse aeroporto dai, e colocar ele em Outeiro.

Old March 21st, 2007, 08:36 PM   #19
CH

CH's Avatar

Espero que não façam isso, eu gosto desse aeroporto, a proximidade dele com a cidade não atrapalha e ainda ajuda o contato entre as pessoas quando há eventos, o que não aconteceria se fosse em Outeiro, loge pra dédéu.
Se bem que uma avenida cortando o aeroporto e aquela reserva até proximidades do entroncamento cairia muito bem, quem sabe um túnel resolveria. Mas pra mim isso não é cotação.
Old March 21st, 2007, 09:27 PM   #20
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 2587

Eita Belém!!! Em termos de praças e parques não tem igual!!! Por falar em praças, por que vocês daí não fazem um thread só com elas???

Parabéns, Nunez! Adoro sua cidade e é sempre bom revê-la!!
Mascate no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules