daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte

Reply

Thread Tools Display Modes
Old March 14th, 2007, 10:14 PM   #1
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 521

A população do Rio foi mais uma vez enganada: Sérgio Cabral desiste da Linha 3

Sérgio Cabral descarta a construção da Linha 3 do metrô

Linha ligaria a estação da Carioca, no Rio, até o município de Itaboraí. Governador apresentou como alternativa o VLT (veículo leve sobre trilhos).

O governador Sérgio Cabral descartou a construção da linha três do metrô que ligaria a estação da Carioca, no Rio, até o município de Itaboraí, passando por Niterói e São Gonçalo, por causa do alto custo: R$ 900 milhões.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de implantação do Fórum de Desenvolvimento do Complexo Petroquímico de Itaboraí nesta quarta-feira (14).

Cabral apresentou como alternativa o VLT (veículo leve sobre trilhos), que aproveitaria a antiga linha férrea que liga Niterói a Guaxindiba, em São Gonçalo. O governador destacou as vantagens que a implantação do pólo deve trazer para a população, como investimentos em habitação, saneamento básico, capacitação de mão de obra e transportes.

"A linha ferroviária que temos hoje instalada foi objeto da reunião para que possamos apresentar, junto com o ministério das Cidades, um projeto executivo nesses próximos três anos para que o VLT atenda a população de Itaboraí e de Guaxindiba, até Niterói." declarou.

O lançamento do Fórum de Desenvolvimento do Complexo Petroquímico de Itaboraí foi no Palácio Laranjeiras. O grupo é formado pelo governador Sérgio Cabral, que vai coordenar os trabalhos, pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, além de secretários estaduais e representantes dos municípios envolvidos no pólo petroquímico.

Segundo o ministro, o fórum vai monitorar a implantação do complexo petroquímico para garantir que o crescimento da região seja acompanhado por melhorias na infra-estrutura. "Nosso objetivo é preservar o futuro com ações preventivas e ordenando o desenvolvimento urbano da região, mas sem esquecer a área rural. Temos que preservar também a área rural, a questão ambiental", disse Márcio Fortes.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL11212-5606,00.html

Como sempre, tudo não passou de uma promessa eleitoreira. Se duvidar muito nem vamos ter um VLT, já que a proposta de um corredor de ônibus também está sendo cogitada e já tem muitos adeptos. É isso aí Sérgio Cabral, começou muito bem o seu primeiro mandato, descartando logo nos primeiros meses uma de suas principais promessas de campanha. Parabéns.

Last edited by Vinicius; March 15th, 2007 at 04:40 AM.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 14th, 2007, 10:22 PM   #2
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 21

Sacanagem do caralh......!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Old March 14th, 2007, 10:34 PM   #3
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Pèssima notícia

Agora, sejamos sinceros, 900 milhoes nem é tanto dinheiro para um estado rico como o Rio, e muito menos para o governo federal, que tem o dever de pelo menos ajudar com financiamento.

Acho que faltou é um pouco de vontade pro governo do governo, se quisesse esmo corria a trás de empréstimo do BNDES, do banco Mundial, ou mesmo que fosse feita uma PPP.
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2007, 11:05 PM   #4
netraider
Registered User

Likes (Received): 0

Estado do RJ rico?
Até a "mais rica" SP não teria tal dinheiro com tanta facilidade, embora o governo de SP investiu próximo a essa quantia para expandir três estações da linha verde.
Por isso bato tanto na tecla dessa injustiça orçamentária com os Estados mais ricos, especialmente SP e RJ , que recebem orçamento federal pífio frente ao que contribuem na divisão do bolo e mal conseguem investir em suas próprias necessidades de infra-estrutura.

Está certo o governo federal se interessar em financiar linhas de metrô dos Estados menos favorecidos economicamente, mas eles se esquecem de auxiliar os Estados que mais contribuíram para gerar esse orçamento para o governo federal!

O Serra deveria mandar o Lula dar uma pequena parte o dinheiro que foi traçado de SP pra financiar o restante da linha 5 e semelhantemente o Sérgio Cabral fazer o mesmo com a linha 3 do RJ !
netraider no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2007, 11:16 PM   #5
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Quando eu disse rico, eu disse em relação aos demais estados da federação.

Mas concordo com tudo o que vc disse.
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2007, 11:34 PM   #6
SirPhillip
NON FVCOR FVCO

SirPhillip's Avatar

Eu sou contra fazer obras com financiamento. Vc vai pagar mais do que a obra, pq paga tudo e ainda, os juros. Financiamento, só se a obra trazer uma receita que compensará os juros, valendo, assim, a pena o endividamento. Mas metrô nem sempre é garantia de boas receitas.

Se conseguisse uma PPP ou tivesse recursos próprios pra isso, aí sim.

Fico triste pelo Rio, mas pelo menos já tem duas linhas- e pelo que sei, muito boas- aí. Se ele fizer um bom trabalho na área de segurança, já compensa isso!
SirPhillip no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 12:27 AM   #7
Emmjay
Registered User

Emmjay's Avatar

Likes (Received): 10

vou te contarrrrrrrrrrrr....................
Emmjay no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 02:22 AM   #8
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Likes (Received): 38

Tomara que pelo menos a revitalização da linha férrea (endenda-se: construção de muros, recuperação dos trilhos e das estações, etc, etc, etc) saia do papel e que os VLTs rodem.

E quem irá operar ? Supervia, Opportrans ? Porque se for a droga da CENTRAL antes do final do mandato vai estar tudo caindo aos pedaços de novo.
Old March 15th, 2007, 03:29 AM   #9
Brasil Guy
Registered User

Brasil Guy's Avatar

Likes (Received): 1

hahahaha enganada não....BURRA MESMO POR ACREDITAR NUM PILANTRA DESSE QUILATE!!!

(me desculpem os cariocas aqui do fórum, mas acho que ninguém caiu nas promessas populistas dele)
Old March 15th, 2007, 04:19 AM   #10
AndreKenji
Registered User

Não culpem o governo federal. Com os CINCO bilhões de reais gastos com o Pan dava para encher o Rio e a Baixada de metrõ. Isso é a típica falta de oleo de peroba, não de dinheiro.
AndreKenji no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 04:53 AM   #11
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Quote:
Originally Posted by Brasil Guy View Post
hahahaha enganada não....BURRA MESMO POR ACREDITAR NUM PILANTRA DESSE QUILATE!!!

(me desculpem os cariocas aqui do fórum, mas acho que ninguém caiu nas promessas populistas dele)
Eu "cai". Não vou entrar em discussão política aqui no fórum porque vai desvirtuar completamente, mas eu gosto muito do Sergio Cabral.

Agora galera... É aquilo que eu disse no outro tópico: havia alguém achando que nego ia sair cavando por baixo da baia de Guanabara pra botar metrô em Niterói ? Po galera... Francamente... Nem tem porque fazer isso nesse momento. Eu sei que ia desafogar a ponte e tudo mais... Mas po... Existem demandas maiores em outras localidades. E mesmo que fosse feita a obra: o preço da passagem ia pra quanto ? 3 reais ? Eu ia de barca e não pagava.

Encarem: nós, se Deus quiser, vamos ver o metrô crescendo muito ainda... Vamos ver a Supervia melhorando os serviços mais e mais a ponto de ficar equivalente ao metrô e fazer integração entre estações em pagar mais igual a Sampa... Vamos ver o arco rodoviário... Vamos ver o Engenhão pronto... Vamos ver a linha verde, azul e sei lá mais que cor... Mas ligação com Niterói por baixo da baia... Isso é melhor deixar pros nossos netos.
Old March 15th, 2007, 05:14 AM   #12
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Likes (Received): 3

R$900.000.000 não é tanto assim mesmo, um aperto aqui, outro ali e dá para encaixar isso no orçamento.
BrunoFoca no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 05:24 AM   #13
krypton
Ubique patria memor

krypton's Avatar

hahahaha so faltava essa!!! Meu Deus do céu, que imediatismo... e VLT é pra distancias em centros urbanos, VLT pra distâncias relativamente longas como Niteroi não da. Tem que ser trem mesmo.

Putz, quando é que as coisas vão avançar aqui...
Old March 15th, 2007, 05:32 AM   #14
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Acho que ele se equivocou. Os trens que vão ser usados nesse pré-metrô não são VLTs e sim trens de verdade, que andavam na Linha 2 e que agora estão parados.

Old March 15th, 2007, 05:39 AM   #15
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Elejam outro governador!!!
E se não der certo, mudem novamente.
Que saco, ia fazer um bem tão bem ao Rio essa linha.
Old March 15th, 2007, 06:24 PM   #16
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Novamente:

Alguém sabe que concessionária vai operar a linha Niterói x Itaboraí quando a revitalização for feita ? Vai haver licitação ?
Old March 15th, 2007, 07:31 PM   #17
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Ninguém sabe, pois isso ainda não foi decidido.
Old March 15th, 2007, 09:22 PM   #18
GLeal_SSA
Registered User

Likes (Received): 41

Quote:
Originally Posted by netraider View Post
Está certo o governo federal se interessar em financiar linhas de metrô dos Estados menos favorecidos economicamente, mas eles se esquecem de auxiliar os Estados que mais contribuíram para gerar esse orçamento para o governo federal!
O governo federal fez o metrô de BH, e este é tido como um estado "rico".
GLeal_SSA no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2007, 06:28 AM   #19
Brez
Registered User

Likes (Received): 5

Iso é uma porcaria.. será que essa besta não tem neurõnios pra fazer uma ppp?
Brez no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2007, 06:48 AM   #20
krypton
Ubique patria memor

krypton's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vinicius View Post

Acho que ele se equivocou. Os trens que vão ser usados nesse pré-metrô não são VLTs e sim trens de verdade, que andavam na Linha 2 e que agora estão parados.

Mas esses trens são VLTs originalmente, não? Não eram os usados no pré-metrô de Maria da Graça e depois foram adaptados pro "full metro" da Linha 2? Eles têm ainda MUITA cara de VLT (a começar pelas portinhas sanfonadas, eheheh)

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules