daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte



Reply

 
Thread Tools
Old March 17th, 2007, 03:27 AM   #1
rkj
Registered User
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 5,264
Likes (Received): 45

Obras da prefeitura de SP ficam pela metade




Obras ficam pela metade

Concorrentes em guerra nas licitações, burocracia e descontinuidade crônica na Prefeitura estancam investimentos

ARTHUR GUIMARÃES E DANIEL GONZALES

Enquanto obras viárias importantes, algumas iniciadas há mais de seis anos, estão com os canteiros às moscas - ou sequer saíram do papel -, motoristas continuam circulando por vias com estrutura ultrapassada, sofrendo com a carência de interligações e sentindo os efeitos dos congestionamentos. Por todas as regiões, há exemplos de projetos parados ou não iniciados que contribuiriam para desafogar o trânsito, mas que estão parados pela burocracia nas licitações, guerras jurídicas entre empreiteiras e descontinuidade administrativa nas gestões municipais.

A expansão da Avenida Jacu-Pêssego e sua ligação com a Rodovia Ayrton Senna estão na agenda há pelo menos 10 anos. A promessa já floreou discursos de cinco prefeitos: Paulo Maluf (PP), Celso Pitta (PTB), Marta Suplicy (PT), José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PFL) - e até o então presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb), os trabalhos estão em andamento - embora poucos operários sejam vistos no local - e devem estar concluídos em 2008.

Já a Ponte do Limão (Zona Norte) está com um trecho interditado - sem ninguém trabalhando - desde o fim de 2004. Na Avenida Ricardo Jafet (Ipiranga, Zona Sul), as obras de canalização do Córrego do Ipiranga e requalificação da avenida estão paralisadas há dois anos.

Entre idas e vindas judiciais, a construção do Viaduto do Jaraguá, na Avenida Doutor Felipe Pinel (Zona Norte), sobre a Linha A da CPTM, está paralisada desde 1999. O Viaduto da Lapa (Zona Oeste) teve as obras de recuperação contratadas em 2001, ação deixada pela metade desde então.

Pinçando 2006 como exemplo, os números mostram que nem metade do valor previsto para investimento em 37 essenciais ações viárias foi liberado. Segundo levantamento do Sistema de Execução Orçamentária obtido pelo JT na Câmara, a relação entre o valor orçado e liquidado (pago) foi de apenas 48%, graças aos vários entraves nas empreitadas. O baixo índice foi turbinado por mais de dez ações que terminaram o ano passado com 0% - nada - de financiamento, apesar de haver recursos no orçamento municipal para elas. São: a ampliação da Avenida dos Bandeirantes; a construção do Terminal Campo Limpo, um novo Complexo Viário na ligação da Avenida Salim Farah Maluf com a Radial Leste; o prolongamento da Avenida Roberto Marinho; a Recuperação dos viadutos do Café e Beneficência; a duplicação Av. Corifeu de Azevedo Marques e a Ponte Córrego Três Pontes na Av. Marechal Tito. Segundo a Siurb, em alguns casos a dotação zero aparece para que o projeto não seja perdido, pois se houver paralisação superior a 5 anos, pela lei, tem de ser feita nova licitação.

Além disso, a obra pode receber transferência de verba por meio de emenda ou ajuda financeira de outros níveis de governo.

Rodoanel

Para ajudar o governo do Estado na construção do Trecho Sul do Rodoanel, apareceu uma verba de R$ 1.000 - mil reais - no orçamento municipal no ano passado. A obra está parada pelo Estado desde janeiro, para estudo de novo modelo de concessão, que deve ser definido até o dia 31. A previsão é de que os trabalhos sejam retomados em abril.

AS EXPLICAÇÕES

Viaduto Jaraguá: o contrato original venceu em 2005, sem o início da obra. Nova licitação foi feita no ano passado e a empresa que ficou em 2º lugar entrou com recurso.

A previsão é de que a obra deve começar até o fim do mês.

Jacu-Pêssego: obra em fase de colocação de vigas. Depois de problemas com a licitação, a ligação com a Av. Assis Ribeiro deve ficar pronta neste ano. A ligação com a Ayrton Senna , só em 2008.

Av. Ricardo Jafet: a obra na via e a canalização do Córrego do Ipiranga se arrastam desde 2003. A atual gestão decidiu mudar o projeto, pois uma suplementação do contrato anterior ficaria cara. Alargamento e pontilhões foram feitos em 2005. Nova licitação em andamento.

Ponte do Limão: parada desde o fim de 2004. Havia um contrato para a recuperação estrutural, mas o choque de um caminhão provocou uma obra emergencial. A 1ª licitação não pôde ser concluída por conta de problemas - e outra não pôde ser realizada porque havia a emergência em andamento. Deve entrar em obras em 2008.

Viaduto da Lapa: o contrato de 2001 não foi honrado pela gestão anterior e a empreiteira desistiu da obra. A 2ª colocada não quer assumir porque o valor é de 2001 e pela lei não pode ser revisado.

Av. dos Bandeirantes: o Estudo de Viabilidade Ambiental continua em análise na Secretaria Municipal do Verde. Sem a aprovação, a obra não pode começar.

Viaduto do Café: havia contrato para manutenção, mas ele venceu depois de cinco anos parado. Obras começam no ano que vem.

Av. Roberto Marinho: há problemas para definir a retirada de 10 mil famílias do bairro. Já há dinheiro destinado (R$ 600 milhões), mas depende de negociações com Secretaria da Habitação e CDHU.

Minianel viário na Av. Salim F. Maluf: obra foi anunciada sem projeto executivo. Sem previsão de início.

Engenheiros avaliam: ritmo está abaixo do esperado
Obras não foram retomadas na transição de governo

A entidade que representa os grandes empreiteiros que atuam na Capital também avalia que o ritmo das obras municipais está abaixo do esperado. 'Caixa, eles (a Prefeitura) têm', avalia o diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-SP), Luiz Antonio Messias.

'No começo da gestão, teve um momento de contenção, para fazer uma avaliação do quadro deixado pela administração anterior. Mas ficou nisso. Ainda mais com os problemas nas licitações', argumenta.

Para Messias, atualmente está 'mais do que na hora' de começar a investir de verdade nas obras viárias. 'Falta uma carteira de projetos consistentes. O ritmo não é o ideal, ainda mais quando analisamos a situação da infra-estrutura da Cidade, que merece cuidados e modernizações', diz o engenheiro.

'Esperamos que neste ano e no próximo tenhamos uma nova realidade', pondera o diretor do Sinduscon.

Além do enrosco financeiro e burocrático, a sucessiva troca de comando no Palácio Anhangabaú também estaria influenciando a morosidade nos canteiros.

Descontinuidade

A situação do Viaduto Comendador Elias Nagib, mais conhecido por Viaduto da Lapa, é um exemplo claro de descontinuidade administrativa, segundo o engenheiro Paulo Aquino, do Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva).

Há cinco anos, a estrutura foi semi-reformada. Recebeu toda a preparação e o reforço para ganhar nova camada de concreto, mas a obra acabou largada pela metade.

Os aparelhos de apoio, responsáveis por transferir a carga e o atrito para os pilares, também não foram trocados, apesar da preparação. Hoje, toda a parte de aço está à mostra.

'Esse é um dos tipos de abandono', diz Aquino.

Canteiros Parados

0% de Execução
- Ampliação Av. Bandeirantes
- Projeto Terminal Campo Limpo
- Complexo Viário Salim F. Maluf x Radial Leste
- Prolongamento Av. Roberto Marinho
- Recuperação Viaduto do Café
- Reforço Viaduto Beneficência
- Duplicação Av. Corifeu de Azevedo Marques
- Ponte Córrego Três Pontes na Av. Mal Tito

Andamento Lento
7,25% - Viaduto Estação Jaraguá
22,15% - Sistema Jacu-Pêssego
23,86% - Terminal Raposo Tavares
26,42% - Terminal Vila Sônia

Obs.: Dados fornecidos pelo gabinete do vereador Paulo Fiorilo (PT).
Levantamento referente a 2006, já que o balanço do exercício 2007 ainda tem pouca representatividade.


Só 48% do orçado é aplicado
Concorrentes em guerra nas licitações, burocracia e descontinuidade crônica
na Prefeitura estancam investimentos

"Faltam projetos consistentes. O ritmo não é o ideal, ainda mais se analisarmos a situação da infra-estrutura da Cidade."
(Luiz Antonio Messias, Diretor do SINDUSCON-SP)

5 prefeitos já "venderam" a extensão da Av. Jacu-Pêssego até Guarulhos, mas obra ainda continua em construção
rkj no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old March 17th, 2007, 03:32 AM   #2
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!
 
Tlag's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: São Paulo
Posts: 4,456
Likes (Received): 3

Caralho, tanta obra na cidade e essa merda de burocracia atrapalha em tudo!
__________________
Tlag - Thiago Luiz Amado Gonçalves.
Tlag no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2007, 03:36 AM   #3
Heilig
How about a magic trick?
 
Heilig's Avatar
 
Join Date: Jul 2005
Location: Airstrip One
Posts: 4,439
Likes (Received): 70

esse viaduto do jaragua virou mais uma lenda urbana!
__________________
Heilig no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2007, 05:21 PM   #4
Inconfidente
Chile Edition
 
Inconfidente's Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Belo Horizonte
Posts: 10,735
Likes (Received): 700

Virou pasto pro cavalinho! hehe
__________________
Santo Antônio, BH
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2007, 06:41 PM   #5
Bsegretti
Registered User
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 349
Likes (Received): 0

E tem uma obra que está no papel há 30 anos!! Na Zona Norte, a continuação da Cruzeiro do Sul até a Av. Caetano Álvares, no Mandaqui

Ainda consta em alguns dos projetos da prefeitura essa obra, já achei no site alguns documentos sobre isso... na verdade não sei se vai sair ou não, e de certo modo é uma obra meio inútil e de grandes proporções, mas serve pra mostrar a demora das obras na cidade
Bsegretti no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 05:28 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu