daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old March 25th, 2007, 08:42 PM   #1
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

Likes (Received): 31

Brasília Integrada será inspirado no Transmilenio e no sistema de Curitiba

DF terá projeto para o transporte

Arruda anuncia na Colômbia acerto com o BID para implantar sistema Transmilenio em Brasília. Proposta prevê, entre outras coisas, corredores exclusivos de ônibus, terminais cobertos e integração com o metrô

Carla Kreefft
Enviada Especial
Medellín (Colômbia) — O Distrito Federal garantiu ontem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implantação do projeto Transmilenio, destinado à melhoria do transporte coletivo. Na semana que vem, uma equipe do banco já inicia o estudo de viabilidade e a formatação da proposta, inspirada nos modelos de transporte coletivo já em funcionamento em Bogotá, capital colombiana, e em Curitiba, no Paraná. Ainda serão estudadas pelo BID, segundo o governador José Roberto Arruda (PFL), projetos de investimentos na área de segurança pública e meio ambiente. Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro também receberam novos financiamentos.

O anúncio foi feito ontem por Arruda e pelos governadores Aécio Neves (MG) e Sérgio Cabral (RJ), além do presidente do BID, Luis Alberto Moreno. O Transmilenio prevê a criação de corredores exclusivos para ônibus, implantação de terminais rodoviários cobertos, integração entre as linhas rodoviárias e o metrô, além da instalação do sistema de bilhetagem eletrônica. Segundo Arruda, o projeto “é fundamental para Brasília, que vai contar com um novo ordenamento do espaço urbano.” Ele lembrou que, além do aprimoramento do transporte coletivo, o Distrito Federal ainda precisa recuperar algumas áreas degradadas e promover a preservação ambiental de outras. “Para isso, também queremos o apoio do BID, que tem mostrado interesse e empenho no desenvolvimento de projetos sociais”, afirmou o governador.
Já Minas Gerais foi contemplada com um centro de inteligência para fabricação de etanol. Ainda não há uma estimativa do valor que será investido, mas uma missão do banco vai ao estado, em data ainda a ser confirmada, para formatar o projeto. Aécio Neves afirmou que a intenção, com a criação do centro de inteligência, é transformar o estado em uma referência mundial de fabricação do etanol, como já acontece em relação à produção do café.

Urbanização
No caso do Rio de Janeiro, o projeto contemplado se refere à urbanização de favelas, seguindo o exemplo de um programa, financiado pelo BID, em Medellín. De acordo com Sérgio Cabral, as comunidades da Rocinha, de Cidade de Deus e de Manguinhos deverão ser as primeiras beneficiadas pelo investimento. Os três governadores encerraram a visita à Colômbia ontem, depois de visitar, a convite do BID, projetos sociais, de combate e prevenção à criminalidade e conhecerem a experiência da polícia de Bogotá. Eles ainda se encontraram com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, durante evento realizado pela Câmara de Comércio de Rionegro, e com o rei e a rainha da Espanha, Juan Carlos e Sofia, que estavam em Medellín.

--------------------------------------------------------------------------
O projeto é fundamental para Brasília, que vai contar com um novo ordenamento do espaço urbano

José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal

Eu já vi várias imagens e relatos do sistema Transmilenio aqui no SSC e me parece muito adequado para a atual situação do DF, seria um ganho e tanto, principalmente pelo visual e pelas intervençõs urbanas que foram implantadas para consolidar o mesmo, calçadas, passarelas e outras tantas mudanças, fora que a maioria de nossas vias estruturais tem condições de receber as vias exclusivas sem retirar faixas do trânsito de automóveis.
O prinicpal problema do Transmilenio e de Curitiba, é a lotação dos articulados nas regiões mais populosas e geradoras de passageiros, o que não deve acontcer aqui uma vez qu o metrô, qu tem alta capacidade, vai atender as regiões mais populosas como taguatinga, samambaia e Ceilândia, e será totalmente integrado.

Sponsored Links

Old March 25th, 2007, 09:05 PM   #2
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1695

caraca... Uma comitiva daqui de Maringá, incluindo o prefeito, secretário de transporte, presidente da concessionária que opera em Maringá entre outros acabaram de chegar da Colombia. Eles foram lá para avaliar o sistema Transmilenio de Bogota e o Megabus de Pereira. A prefeitura tem amplos projetos para serem colocados em prática no que se refere a transporte público em Maringá. A avenida contemplada com canaleta aqui e o sistema seria a Brasil, no Centrão. O financiamento pleiteado pela prefeitura tb seria através do BID. Aqui as negociações já estão caminhando. Espero realmente que eles liberem a verba.
Tomara que dê certo o sistema em Brasília tb!
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2007, 09:22 PM   #3
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

O Transmilenio chamou atenção do mundo todo, eu acho que toda cidade que busca financiamento do BID para transportes é convidada a visitar a cidade.
Legal que Maringá esteja investimentos em mudanças no transporte, na últma vez que visitei a cidade o sistema funcionava relativamente bem, eles tinham acabado de implantar a integração pelo cartão, substituindo o sistema com terminal fechado.
O legal daqui do DF é que o Cássio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba, o secretário de desenvolvimento urbano, podendo contribuir bastante com a experiência de Curitiba, eu esperado que o financiamento dê certo, uma vez que há problemas com a camara legislativa e os gastos excessivos com pessoal.
Old March 25th, 2007, 10:22 PM   #4
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 133

se o transmilênio cobrasse Royalties ja se teria pago pelo tanto de gente que pretende copiar o sistema aeuaueue
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2007, 10:29 PM   #5
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

hahaha é mesmo. Se bem que se fosse assim, tanto o transmilenio quanto diversos outros sistemas pelo mundo teriam de pagar royaltes para Curitiba.
Kaique, vc viu a PM que eu enviei para vc?
Old March 25th, 2007, 10:32 PM   #6
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Foi mal
Vou ver agora. esse negócio é muito discreto.
Para eu notar preciza ter tambores, fonte 40... aeuaueue

E ja dando a resposta: é claro que você pode utilizá-las.
Nem precisa mencionar que são minhas em fim faça o que der menos trabalho e mais proveito
Old March 26th, 2007, 02:05 AM   #7
TêAgá

TêAgá's Avatar

Mas e as estações do Metrô de Brasília que não foram concluídas?

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old March 26th, 2007, 03:24 AM   #8
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 1442

Eu me fiz essa mesma pergunta! Eu não conheço a dinâmica da cidade de Brasíla, mas acho que o Metrô deveria ser pioridade, não sei se essa é uma opção, mas...
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote
Old March 26th, 2007, 03:26 AM   #9
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 8

Olha eu não sei, vai ter que começar do zero novamente, se já existe nos principais orgãos financiadores do exterior o projeto Brasilia Integrada, então vão começar do zero. Pessima idéia, pois então o projeto anterior jogado na privada, e claro isso se falar no esterionato eleitoral, pois prometeram metrô ligando o Gama a Rodoviária do Plano, e vai ser um sistema misto igual ao de Curitiba, com certeza, o moradores da zona sul de Brasilia vão fazer o que, boicotar o sistema, vão preferir comprar carros para se locomover, o sistema vai nascer natimorto, uma pena mesmo.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Old March 26th, 2007, 03:27 AM   #10
Pesquisadorbsb
BANNED

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Mas e as estações do Metrô de Brasília que não foram concluídas?
Essa estações tão cedo serão concluidas, até mesmo pq, ninguem sabe explicar o pq, estão pedindo mais 300 milhões para concluir o sistema, se no ano passado para se concluir o mesmo, precisariam de apenas 30 milhões, como pode o gasto aumentar 10 vezes em menos de 12 meses.
Old March 26th, 2007, 03:29 AM   #11
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

O Brasília Integrada contempla o metrô, então a conclusão do mesmo estará entre as obras. Na verdade eu acho que o pacote de obras desse ano, que deve sair em abril, vai contemplar a conclusão do trecho na Ceilândia, ao que parece o governo federal deve liberar verbas, o que não faz há muito tempo, e nem é necessário muita verba, parece que é algo em torno de 100 milhões, pouco, em se tratando de 4 estações. É bom que a conclusão do metrô coincida com a implatação do novo sistema, porque é a integração que vai fazer ele funcionar plenamente.
Old March 26th, 2007, 03:32 AM   #12
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post

Eu me fiz essa mesma pergunta! Eu não conheço a dinâmica da cidade de Brasíla, mas acho que o Metrô deveria ser pioridade, não sei se essa é uma opção, mas...
O metrô foi projetado para ser integrado, terminá-lo antes de um projeto concreto de integração só vai aumentar o gigante deficit dele. Seguindo junto o terminio do metrô e implantação do sistema, em médio prazo teremos um bom sistema de transportes.
Old March 26th, 2007, 03:38 AM   #13
Pesquisadorbsb
BANNED

Olha espero que sim pois até aonde eu sei que vai ter um belo sistema de transporte.

Metrô, Trem, Vias exclusivas, Trem de Alto Desempenho, Trem da Ride, mas o que me preocupa não é a união dos sistemas, mas o que acontecerá com as Zonas Norte e Leste de Brasilia que não está sendo contemplada com nenhuma iniciativa.
Old March 26th, 2007, 03:43 AM   #14
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Vão se especializar em bairros de alto padrão onde só se chega de carro.
Enquando o sul e o oeste vão inchar ainda mais.
Old March 26th, 2007, 03:45 AM   #15
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 1442

Agora entendi um pouquinho da proposta!
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote
Old March 26th, 2007, 03:55 AM   #16
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Olha eu não sei, vai ter que começar do zero novamente, se já existe nos principais orgãos financiadores do exterior o projeto Brasilia Integrada, então vão começar do zero. Pessima idéia, pois então o projeto anterior jogado na privada, e claro isso se falar no esterionato eleitoral, pois prometeram metrô ligando o Gama a Rodoviária do Plano, e vai ser um sistema misto igual ao de Curitiba, com certeza, o moradores da zona sul de Brasilia vão fazer o que, boicotar o sistema, vão preferir comprar carros para se locomover, o sistema vai nascer natimorto, uma pena mesmo.
Não vai começar do zero porque o próprio BID avaliou como positivas as mudanças e sugeriu o sistema de Bogotá como modelo, ou seja, o financiador está a par das mudanças e concorda com elas, isso quer dizer que o projetos está sendo aperfeiçoado. O projeto anterior não foi jogado na privada, foi melhorado, uma vez que a inclusão de um trasporte rápido para o Gama foi incluido agora, mas boa parte dos projetos do sistema serão mantidos. Eu vejo isso como natural, uma revisão para melhor, não para cortar custos, como é de praxe nesses projetos.
Sistemas como os de Curitiba e Bogotá funicionam muito bem e são opções viáveis, dada as configurações espaciais do DF é no mínimo ingenuidade achar que dá para levar o metrô para todos os cantos no médio prazo, eu acho que um sitema da forma como querem implantar pode ser muito bem sucedido se bem implantado, e desde que tenha qualidade não será boicotado pela população. Fora que a implantação é mais rápida, o que conta muito hoje, pois o atual sistema não tem mais condições.
Vou destacar uma das mudanças do projeto, no original a capacidade do metrô seria mantida inalterada e a EPTG ganharia um corredor exclusivo para dividir a demanda e o fluxo do Gama não era contemplado com nenhum projeto especial, agora o Gama/Santa Maria tbm terá um corredor expresso e possivelmente o fluxo de Tagua/ceilandia será distribuído preferencialmente para o metrô que deverá ter capacidade aumentada.
Old March 26th, 2007, 04:05 AM   #17
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Olha espero que sim pois até aonde eu sei que vai ter um belo sistema de transporte.

Metrô, Trem, Vias exclusivas, Trem de Alto Desempenho, Trem da Ride, mas o que me preocupa não é a união dos sistemas, mas o que acontecerá com as Zonas Norte e Leste de Brasilia que não está sendo contemplada com nenhuma iniciativa.
Isso é fato, espero que na atual revisão do sistema seja planejado um corredor expresso para a região, mas eu não conheço muito sobre o trânsito e nº de deslocamentos, possivelmente é bem menor do que as áreas já tratadas. Talvez com boas linhas alimentadoras e terminais a demanda seja suprida por enquanto, como a EPIA terá um corredor exclusivo conectado com os terminais Norte e Sul, a expansão para a área norte é facilitada. Um projeto de transportes decete está sempre aumentando e melhorando, assim como Curitiba aumenta seus corredores expressos aos pouco, Brasíia tbm pode fazer o mesmo.
Old March 26th, 2007, 04:19 AM   #18
TEBC
Registered User

TEBC's Avatar

Likes (Received): 4018

nao era melhor estruturar melhor o metro?
Old March 26th, 2007, 04:32 AM   #19
cara.bsb
SP BSB

cara.bsb's Avatar

Expandir o metrô é sempre uma situação idel e bem vinda, integrado a um bom sistema rodoviário então, melhor ainda, o Brasília integrada não anula o crescimento do msmo, mas o complementa. Mas a expansão do metrô em Brasília é problemática por alguns fatores como: a extrema horizontalidade da cidade, o fato de muitos "bairros" serem dispersos e a enorme quantidade de condomínios desconectados da malha urbana. Nesse cenário, um sistema metroviário teria custos absurdos e dificilmente atenderia a maioria da população, por isso que um sistema rodoviário integrado tem seus méritos e benifícios e uma vez implantado pode ser aos poucos complementado com o metrô. Pelo menos o eixo mais populoso da cidade já tem um metrô.
Old March 26th, 2007, 04:33 AM   #20
Pesquisadorbsb
BANNED

Olha parece que os planejadores não conhece a cidade mesmo, nem adianta muito importar os modelos que funcionam em Curitiba e Bogotá, são realidades totalmente distintas, primeiro imaginar que vai trazer beneficios, e não vai.

2o como ficou caracterizado o esterionato eleitoral, eu sei que muitas pessoas que foram enganadas, acho que seria uns 500 mil habitantes da Zona Sul de Brasilia, com certeza vão boicotar sumariamente o projeto.

Mais uma vez o lobby das empresas de transporte de Brasilia venceram, sabiam muito bem que se fosse um metrô iria transportar com razoavel tempo 1 mil e 500 pessoas por viagem, com o sistema articulado de Curitiba, transportam bem menos passageiros por onibus articulados, digo por viagem, não no sistema como um todo.

Eu acho que deveria investir em metrô mesmo, não haveria mudanças na arquitetura da cidade, e agora vem a grande polêmica.

O VLT utilizado na França foi aprovado pelo IPHAN, mas o famoso ligeirinho de Curitiba foi desaprovado pelo IPHAN, com certeza ele não vai poder ser implantado na área tombada, pois não pode se fazer vias exclusivas de onibus na área tombada e aí que está, como solucionar o problema, pois, com metrô não fere o tombamento, com o VLT também não, mas com o Ligeirinho e com as estações tubo ferem completamente o tombamento.

Problemas e mais problemas, em vez de implantar o projeto integral Brasilia Integrada, querem maquiar, e isso me chama, agradar os lobbys de empresários e não tem nada de opiniões dos orgãos que vão emprestar o dinheiro, e vejo que esse sistema não vai ser implantado nesse governo, uma pena mesmo. Estou muito cético mesmo a respeito.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules