daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 4 votes, 5.00 average. Display Modes
Old December 8th, 2009, 12:41 PM   #2041
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 1

Isso está sendo projetado, se o trem do Entorno (Brasília a Luziânia) se viabilizar, pode ter certeza. No caso do Metrô de Samambaia, existia uma expansão que chegaria perto de Santo Antônio do Descoberto. Mas isso antes existir aquele parque ecológico.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 8th, 2009, 12:50 PM   #2042
phverano
phverano

phverano's Avatar

Quote:
Originally Posted by fabrisbsb View Post
Ao ver a rede de metro de Chicago, me veio uma dúvida.
A rede do metro de Brasília pode ultrapassar as fronteiras do DF, atingindo as cidades do entorno? Transformando-o num misto de metro e trem de subúrbio?
Eu sinceramente acho o sistema de Brasilia bem parecido com um trem de suburbio (não que isso deprecie o sistema)

Um exemplo bom de comparação é com o Metro Rio e a Supervia:
- No primeiro, existe uma maior distribuição da demanda: as pessoas da zona sul usam não somente para ir ao centro mas também em grande parte pro deslocamento interbairros
- No segundo, a demanda se concentra basicamente em pessoas que querem ir ao Centro da cidade

Em Brasilia o que acontece é um grande fluxo em direção a região central, mas as pessoas não utilizam o sistema pra ir de uma quadra a outra, até porque todo mundo tem carro aqui né asuhaushaushasuh So ver como as estações da Asa Sul são bem vazias

Quando os projetos de integração ficarem completos, acho que essa caracteristica do sistema deva mudar...
phverano no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2009, 01:13 PM   #2043
Fortescue
Registered User

Fortescue's Avatar

Likes (Received): 21

Metroviários do DF vão paralisar atividades a partir do dia 14 de dezembro

Em Assembléia Geral Extraordinária realizada nesse sábado (05/12) às 20hs na estação Praça do Relógio em Taguatinga a categoria metroviária decidiu por unanimidade paralisar as atividades a partir do dia 14 de dezembro (segunda-feira).

O motivo da paralisação é a intenção do GDF em terceirizar as bilheterias, sendo que 156 aprovados do último concurso público aguardam convocação. Além de a categoria considerar a entrega do patrimônio público um golpe contra a população, contra os concursados e contra os funcionários, o Metrô-DF e o GDF descumprem acordo judicial que proíbe terceirização de áreas fim do Metrô.

Segundo o Sindicato dos Metroviários do DF (SindMetro-DF) o acordo firmado em 18 de abril de 2005, prevê a contratação de funcionários concursados para atividades ligadas à operação e manutenção metroviárias. O descumprimento de qualquer das obrigações do contrato sujeitará o Metrô-DF ao pagamento da multa de R$1.000,00 por trabalhador contratado em desacordo com as obrigações assumidas.

O SindMetro-DF diz que a contratação da empresa Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligênte LTDA, acarretará gastos previstos mensais de aproximadamente R$1.666.000,00. A categoria afirma que caso a Companhia contratasse os 156 concursados, ela gastaria mensalmente aproximadamente R$290.000,00. Ou seja, sobraria para os empresários mais de R$1.000.000,00 por mês.

Reivindicações da categoria

Que o METRÔ-DF suspenda o processo de contratação de pessoal terceirizado enquanto o Tribunal Regional do Trabalho não se manifestar sobre o tema de forma final, informamos que há audiência marcada para o dia 23 de fevereiro de 2010 às 9hs.

Que o METRÔ-DF contrate os concursados que aguardam nomeação, principalmente os Agentes de Estação, área que têm déficit de pessoal e cargo que a Companhia deseja entregar aos empresários, ou seja, de cumprimento ao acordo judicial em vigor nos autos do processo 419-2004-007-10-00.

Fonte: Correio Braziliense - Cidades DF
Fortescue no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2009, 02:50 PM   #2044
snt3000
trinta zero zero

snt3000's Avatar

Likes (Received): 28

Quote:
Originally Posted by phverano View Post
Eu sinceramente acho o sistema de Brasilia bem parecido com um trem de suburbio (não que isso deprecie o sistema)

Um exemplo bom de comparação é com o Metro Rio e a Supervia:
- No primeiro, existe uma maior distribuição da demanda: as pessoas da zona sul usam não somente para ir ao centro mas também em grande parte pro deslocamento interbairros
- No segundo, a demanda se concentra basicamente em pessoas que querem ir ao Centro da cidade

Em Brasilia o que acontece é um grande fluxo em direção a região central, mas as pessoas não utilizam o sistema pra ir de uma quadra a outra, até porque todo mundo tem carro aqui né asuhaushaushasuh So ver como as estações da Asa Sul são bem vazias

Quando os projetos de integração ficarem completos, acho que essa caracteristica do sistema deva mudar...
Concordo contigo que por enquanto o Metro-DF está mais para um trem, para resolver esse movimento pendular entre subúrbio e o centro. Claro que há pessoas que usam para ir de Águas Claras para o Guará e coisas do tipo, mas creio que o grosso seja mesmo com destino ao Plano.

Mas um dos principais motivos pelos quais as pessoas não usam o metrô para circular dentro das próprias cidades é que ele custa mais caro do que o ônibus local ou circular, que na maioria dos casos faz o mesmo trajeto e tem paradas mais convenientes.
snt3000 no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2009, 03:04 PM   #2045
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Likes (Received): 0

As estações "Shopping", "Guará" (final de semana) e "Praça do Relógio" fogem um pouco dessa regra pendular... Recebem um grande fluxo de usuários de várias localidades da cidade! O Trânsito de pessoas é muito grande!
Espartano_bsb no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2009, 03:11 PM   #2046
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Quote:
Originally Posted by Espartano_bsb View Post
As estações "Shopping", "Guará" (final de semana) e "Praça do Relógio" fogem um pouco dessa regra pendular... Recebem um grande fluxo de usuários de várias localidades da cidade! O Trânsito de pessoas é muito grande!

Acho que o que vai realmente quebrar essa característica pendular do Metrô de Brasília será a combinação VLT + estações na Asa Norte.
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2009, 03:42 PM   #2047
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Parece que estão licitando um novo sistema de bilhetagem no Metrô-DF. Com isso, será possível organizar o sistema de cobrança. Quem sabe não pinta valores diferenciados para quem andar apenas dentro do Plano Piloto?

De qualquer forma, em pouco tempo o peso desse movimento pendular deve diminuir... Os bairros localizados ao longo da linha estão se desenvolvendo e a tendência é uma melhor distribuição de usuários... Não podemos esquecer que o metrô-df chegou antes da demanda, sendo um dos vetores de crescimento da cidade.

Vou dar um exemplo: Águas Claras tem atualmente cerca de 100 mil habitantes. Quando concluída deve abrigar entre 250 e 300 mil moradores... Com isso, o bairro deve abrir milhares de novos postos de trabalho como empregadas domésticas, empregados dos condomínios, prestadores de serviço, comerciários, profissionais liberais, etc etc... Fatalmente as estações do bairro ficarão mais concorridas.
Old December 13th, 2009, 06:56 PM   #2048
phverano
phverano

phverano's Avatar

Como recente morador de Brasilia eu tenho uma duvida...

porque optaram pela utilização de trincheiras no Metro DF e não em superficie tradicional ou até mesmo elevado?

no Guara, por exemplo, eu sinto que a segregação causada pela linha do metrô, assim como em Aguas Claras é um pouco maléfica as cidades...

fizeram o "cut" mas faltou o "cover"... alguem sabe se existe algum projeto ou ideia maluca de cobrir a linha em alguns pontos? porque concordo que em alguns não ha a menor necessidade!
Old December 13th, 2009, 07:10 PM   #2049
Fortescue
Registered User

Fortescue's Avatar

Likes (Received): 21

Quote:

porque optaram pela utilização de trincheiras no Metro DF e não em superficie tradicional ou até mesmo elevado?

no Guara, por exemplo, eu sinto que a segregação causada pela linha do metrô, assim como em Aguas Claras é um pouco maléfica as cidades...

fizeram o "cut" mas faltou o "cover"... alguem sabe se existe algum projeto ou ideia maluca de cobrir a linha em alguns pontos? porque concordo que em alguns não ha a menor necessidade!
Concordo com você.. Acho que em vários locais a linha de metrô poderia ter sido "coberta".. Em Águas Claras, Samambaia, Guará e Ceilândia fica muito incômoda a segregação.. Poderia ser criado um grande cinturão verde nessas regiões, possibilitando que as pessoas atravessassem (a pé) facilmente de um lado para outro..
Fortescue no está en línea   Reply With Quote
Old December 13th, 2009, 09:12 PM   #2050
snt3000
trinta zero zero

snt3000's Avatar

Likes (Received): 28

Pode ter sido pensando na estética, para o trem não interferir na paisagem, e também para evitar acidentes com pessoas cruzando a linha, sei lá. E acho que fazer a cobertura com certeza sairia muito caro. Mas realmente seria mil vezes preferível às trincheiras, que acabam com a continuidade da cidade e atrapalham os pedestres.
snt3000 no está en línea   Reply With Quote
Old December 13th, 2009, 11:16 PM   #2051
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Quote:

Em Águas Claras existe a previsão de 8 viadutos (inclusive com passagem de pedestres) sobre a linha do metrô, ligando as partes norte e sul da cidade. Até agora já construiram 4 deles (fora as 4 ligações feitas por ruas já existentes e as passagens das estações). Existe também a previsão de dois boulevares no bairro margeando a linha. Sem dúvida o metrô não atrapalha quase nada o cotidiano dos moradores! Agora, Ceilândia foi a grande prejudicada nesse ponto. A cidade foi rasgado no meio. Pelo menos os moradores ganharam 5 estações.
Old December 14th, 2009, 02:30 AM   #2052
phverano
phverano

phverano's Avatar

obrigado a todos pelas informações...

Ceilandia eu não conheço pra dar informações

e Aguas Claras realmente o metrô não atrapalha... até porque onde ele passa não é muito movimentado... da unica vez que eu fui la, achei tudo muito estreito e apertado... e mal notei o metrô hehehehe

o exemplo que eu sei melhor é o Guara, que tem poucos viadutos pra cruzar a linha e ta horrivel aquela obra de igreja da estação Guara
Old December 14th, 2009, 02:52 AM   #2053
eamaral
Registered User

Em Ceilândia, existem passagens de carro pela linha do metrô tb.

Na via de ligação Centro Norte (Elmo Serejo - a pista q continua do Centro de Taguatinga para QNL e Ceilândia Sul), depois q o metrô passa pra superfície, são 2 retornos sob a linha do metrô. Um próximo à estação Centro Metropolitano e outro mais pra frente (já em Ceilândia mesmo), distância de 700 m. Essa via não é atrapalhada pelo metrô.

Na parte q corta Ceilândia mesmo, tem tb passagem sob a linha do metrô. É uma no meio de Ceilândia Sul e outra no meio de Ceilândia Norte. Dá distância máxima de 1,3 km. Não é tanto, pq o tráfego em Ceilândia sempre foi prioritário no sentido norte-sul (assim como é nas Asas do Plano).
E em Ceilândia Centro, o metrô passa debaixo da Hélio Prates e tb tem vias menores próximas q passam sobre o metrô. Ele é "meio coberto" nesse trecho. Em Ceilândia Norte, parece q tem uma passagem sob o metrô só pra pedestres tb - não conhecia, vi agora no Google... De qq forma, eles podem passar pelas estações tb.

vi aqui e Águas Claras, hj, tb tem distância de mais de 1 km entre viadutos. A diferença é q Ceilândia não deve construir mais no futuro.
MG - Santa Rita do Sapucaí

Threads do Davidbsb onde tb postei fotos minhas (ver páginas seguintes)
Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras

Last edited by eamaral; December 14th, 2009 at 02:59 AM.
eamaral no está en línea   Reply With Quote
Old December 14th, 2009, 11:00 AM   #2054
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Quote:

obrigado a todos pelas informações...

Ceilandia eu não conheço pra dar informações

e Aguas Claras realmente o metrô não atrapalha... até porque onde ele passa não é muito movimentado... da unica vez que eu fui la, achei tudo muito estreito e apertado... e mal notei o metrô hehehehe

o exemplo que eu sei melhor é o Guara, que tem poucos viadutos pra cruzar a linha e ta horrivel aquela obra de igreja da estação Guara
Parece que a Estação Guará vai ser bem adaptada ao seu entorno... Deve ser mais um local de tráfego de pedestres no bairro.. Inclusive o seu projeto já está ajustado para a via interbairros que vai passar ao lado, na linha de transmissão de furnas. Mas a construção da estação está a todo vapor... Quem passa de metrô por ela já pode notar o corpo da área de embarque quase pronto... Está ficando bem legal.
Old December 14th, 2009, 03:17 PM   #2055
phverano
phverano

phverano's Avatar

juro que nunca vi esse todo vapor que você ta falando na construção da Estação Guara, mas espero que seja verdade....

até porque o meu parâmetro de todo vapor é da linha verde, que ta a tanto vapor que chega a ser um baita transtorno as interdições que eles fazem...
Old December 14th, 2009, 03:23 PM   #2056
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Tá certo! A todo vapor foi um exagero da minha parte!!! Mas a linha verde é um caso único! Tem operário trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana!!! A Estação Guará passou por um período mais devagar, mas a obra agora engrenou e a estação já começa a ganhar forma... Acho que a fase mais complicada (fundação) já passou... Outro dia estava olhando a obra e já é possível entender o projeto da estação! Até pouco tempo isso era impossível!
Old December 14th, 2009, 04:02 PM   #2057
phverano
phverano

phverano's Avatar

isso é verdade, o projeto dela é bem curioso, ainda mais pra eu que vim do Rio de Janeiro e esse tipo de estação em trincheira não existe por la (não que eu conheça) ahaahah
Old December 17th, 2009, 03:33 AM   #2058
Zé do DF
Registered User

Zé do DF's Avatar

Likes (Received): 2

Metrô na Samambaia Sul

Não sei se já foi postado mas encontrei vídeo no You Tube de 05/11 onde uma moradora questiona o governador sobre a expansão do sistema.
http://www.youtube.com/user/gdftv#p/u/5/DGfGuiYTxiw

parece que está previsto para 2010 a expansão para SCN, Ceilândia e Samambaia.
Vamos cruzar os dedos .
Zé do DF no está en línea   Reply With Quote
Old December 18th, 2009, 11:11 AM   #2059
mopc
Estação Moema Set/2016?

mopc's Avatar

Likes (Received): 691

edit
CETICISMO

Last edited by mopc; December 19th, 2009 at 02:56 PM.
mopc está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 18th, 2009, 05:22 PM   #2060
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

Likes (Received): 26

pessoal,eu saí do guará há um ano e meio,e estou curiosíssimo para saber como está o andamento da estação por fotos...
a última vez que eu vi a área da estação,estava toda cercada e já estavam colocando as fundações.ao lado da obra já tinha uma imensa faixa de terra que haviam retirado.
más o que mais me deixa ansioso é saber como está aquela área agora.quando não havia estação,só me lembro da trincheira e uma placa la no fundo que dizia:futura estação guará.

Do Pólo Naval ao Cassino.Um voo inesquecivel na cidade do Rio Grande!
Danieldd no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasilia, metro, metrô brasília, subway

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules