daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 4 votes, 5.00 average. Display Modes
Old March 30th, 2007, 02:44 PM   #21
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Likes (Received): 35

Muito bom, cara.bsb ! Está de parabéns brother !

O metrô de Brasília é muito legal !

Sponsored Links

Old March 30th, 2007, 04:50 PM   #22
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 67

Ótimo thread, amei.

Pela asua construção ser tão lenta quanto aos demais sistemas sobre trilhos brasilheiros para transporte de passageiros.
caco no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2007, 05:15 PM   #23
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 18

cara.bsb ficou ótimo o seu thread!
Obrigado pelos créditos das fotos.
O metro de Brasília foi minha primeira experiência com trens metropolitanos uma pena ter perdido algumas fotos.
Se antes eu já era um entusiasta, agora sou um defensor ardoroso dos sistemas de veículos sobre trilhos.
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2007, 07:42 PM   #24
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Heilig View Post
Parabéns pelo excelente topico!
Quote:
Originally Posted by mopc View Post
Excelente thread, excelentes informações!!! Queria saber se existe um plano para o futuro distante, quando o projeto atual estiver completado, existem planos para mais linhas??
Quote:
Originally Posted by renanfsouza View Post
Muito bom, cara.bsb ! Está de parabéns brother !

O metrô de Brasília é muito legal !
Quote:
Originally Posted by cacobianchi View Post
Ótimo thread, amei.

Pela asua construção ser tão lenta quanto aos demais sistemas sobre trilhos brasilheiros para transporte de passageiros.
Obrigado pelos elogios!

Quote:
Originally Posted by Kaique View Post
cara.bsb ficou ótimo o seu thread!
Obrigado pelos créditos das fotos.
O metro de Brasília foi minha primeira experiência com trens metropolitanos uma pena ter perdido algumas fotos.
Se antes eu já era um entusiasta, agora sou um defensor ardoroso dos sistemas de veículos sobre trilhos.
Obrigado vc pelas fotos!
Old April 1st, 2007, 04:01 AM   #25
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Um dos gargalos do metrô é o horário, ele funciona de 6 as 20 horas e somente durante a semana, acaba perdendo uma parcela de público, mas ao mesmo tempo, sem solucionar os problemas que eu já relatei aqui, essa ampliação no horário pode aumentar muito o deficit da empresa. O atual governo anunciou a ampliação para fevereiro, mas acabou não cumprindo o prazo, afinal, dificilmente conseguiriam contratar pessoal, treinar e fazer as modificações operacionais a tempo. Saiu esse trecho em uma matéria no CorreioWeb:

"Outro anúncio que integrou o conjunto de promessas para o transporte no DF no início do ano é a ampliação do horário do Metrô. Hoje, o transporte funciona até as 20h, mas no dia 11 de janeiro Fraga prometeu ampliar o horário até as 0h. A assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano explica que a empresa pretende realizar a ampliação. No entanto, ainda faz os estudos técnicos e resolve questões de maquinários e funcionários, já que o Metrô precisaria criar um outro turno de trabalho. "

Espero que em breve possamos contar com um horário ampliado, mas não duvido que a ampliação seja adiada até o início da operacionalização do Brasília Integrada, o que deve levar no mínimo um ano, pois ainda está na fase de revisão de projetos.
Old April 1st, 2007, 04:17 AM   #26
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 503

Excelente thread. Quando andei no metrô de Brasília em 2003, eu estranhei muito aquelas estações fantasmas pelo caminho. Foi aqui no SSC que eu descobri que muitas delas não tinham sido abertas por falta de demanda. Mas eu achei isso um ponto positivo, pois os idealizadores do metrô pensaram em trazer o transporte de massa antes que os bairros se desenvolvam e não o contrário. Infelizmente eu só conheci duas estações: Rodoviária e Shopping. Se eu não me engano, na época eu não paguei nada.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2007, 04:25 AM   #27
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 17

parabéns, lindo thread e bonito metro!!!
Old April 1st, 2007, 04:33 AM   #28
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Vlw Vinícius.
Teve um período que o metrô foi gratuito mesmo, para que as pessoas conhecessem o sistema, mas não lembro quando começou a operação comercial em si, eu acho que em 2003 já era pago. Atualmente o trecho entre Ceilândia Sul e a Praça do Relógio é gratuito e tem sido intensamente usado, o que prova que a região vai aumentar, e muito, a demanda do metrô.
As estações fantasma que vc citou são as da Asa Sul, acredito que uma vez concluído o trecho da Ceilândia, finalizem pelo menos algumas delas. E de fato, muitas estações foram criadas para uma demanda futura, especialmente as de Águas Claras, afinal, o bairro foi criado em função do metrô.
Old April 1st, 2007, 06:05 AM   #29
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Olha, eu adorei o metrô de Brasilia, pelas fotos e vídeo parece ser o melhor metrô do Brasil em aspcecto e modernidade, só uma pena que nãos eja muito eficiente e útil para toda a região que deveria atender, mas quando ficar todo pronto e tiver o horário de funcionamento extendido tenho certeza que será um excelente sistema em todos os sentidos.

Gostei muito das estações, sao bonitas e tem um bom acabamento (o que falta aqui), bem iluminadas e tal. O trem é bem legal tb, o interior é bastante semelhante aos daqui

Vendo os renders, creio que o metrô de Salvador será bastante parecido com o de Brasilia,

Valeu pelo thread, gostei muito mesmo, e espero que terminem logo aquelas estações não operacionais, um absurdo o mais diícil que é a estação existir mas não ser operacional!! Fiquei com muita vontade de andar nesse metrô, hehe

Ah, se vc pudewr me mandar os marcadores no GE eu tb agradeço, pode ser todos, os do metrô e dos locais tb - rafael.rocam@gmail.com
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2007, 06:11 AM   #30
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Quote:
Originally Posted by cara.bsb View Post

Vlw Vinícius.
Teve um período que o metrô foi gratuito mesmo, para que as pessoas conhecessem o sistema, mas não lembro quando começou a operação comercial em si, eu acho que em 2003 já era pago. Atualmente o trecho entre Ceilândia Sul e a Praça do Relógio é gratuito e tem sido intensamente usado, o que prova que a região vai aumentar, e muito, a demanda do metrô.
As estações fantasma que vc citou são as da Asa Sul, acredito que uma vez concluído o trecho da Ceilândia, finalizem pelo menos algumas delas. E de fato, muitas estações foram criadas para uma demanda futura, especialmente as de Águas Claras, afinal, o bairro foi criado em função do metrô.
Muito interessante esse planejamento, Brasilia certamente é a única cidade onde se fez esse planejamento de transporte, isso é vital para o desenvolviento correto de uma cidade, veja SP, os bairros mais densos e comerciais tem nascido exatamente onde não há metrô, e esse só chega bem depois na região, quando chega.
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2007, 06:30 AM   #31
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 19

Eu fui da Asa Sul até a Estação Central só pra conhecer em Março do ano passado, quando estive em Brasília.

Esse metrô é simplesmente sensacional, limpo, bem planejado, bem dimensionado, enfim esse é METRÔ DE VERDADE, lindo mesmo!

@cara.bsb, parabéns pelo thread, espero que ele continue sendo alimentado, e que o Metrô de Brasília cada vez mais possa cumprir bem a sua função e continuar lindo desse jeito, quem sabe um dia ele estará na Asa Norte também?

Abraços!

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2007, 04:36 PM   #32
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Quote:
Originally Posted by HGPFILHO View Post
parabéns, lindo thread e bonito metro!!!
Obrigado, HGPFILHO!!

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
Olha, eu adorei o metrô de Brasilia, pelas fotos e vídeo parece ser o melhor metrô do Brasil em aspcecto e modernidade, só uma pena que nãos eja muito eficiente e útil para toda a região que deveria atender, mas quando ficar todo pronto e tiver o horário de funcionamento extendido tenho certeza que será um excelente sistema em todos os sentidos.

Gostei muito das estações, sao bonitas e tem um bom acabamento (o que falta aqui), bem iluminadas e tal. O trem é bem legal tb, o interior é bastante semelhante aos daqui

Vendo os renders, creio que o metrô de Salvador será bastante parecido com o de Brasilia,

Valeu pelo thread, gostei muito mesmo, e espero que terminem logo aquelas estações não operacionais, um absurdo o mais diícil que é a estação existir mas não ser operacional!! Fiquei com muita vontade de andar nesse metrô, hehe

Ah, se vc pudewr me mandar os marcadores no GE eu tb agradeço, pode ser todos, os do metrô e dos locais tb - rafael.rocam@gmail.com
Obrigado pelo comentário RRC!!
A qualidade do sistema e estações é inquestionável, a minha esperança tbm é que uma vez solucionados os problemas ele tenha condições de atender plenamente a população e se expandir.

Concordo com a comparação com Salvador, os sistemas serão bem semlhantes, embora eu ache que o sistema de lá será um pouco mais bonito, por ser mais atual e por alguns detalhes estéticos que eu vi pelas fotos, como mezanino curvo, cores, estações "tubalares" (eu acho lindo). Espero que o de lá, agora acelrado, saia mais rápido que o daqui.

O trem é bem semelhante ao de SP mesmo, acho que a Alstom domina esse mercado. O legal é que durante o dia eles sempre recebem limpeza enquanto manobram na Estação Central, e nunca vi depredação ou algo parecido nos vagões.

O atual govrno parece determinado a terminar o metrô, como já disse acredito que o trecho da Ceilândia estará no pacote de obras desse ano, até o meio do ano que vem deve estar pronto, espero!!

Vou mandar os marcadores agora.

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
Muito interessante esse planejamento, Brasilia certamente é a única cidade onde se fez esse planejamento de transporte, isso é vital para o desenvolviento correto de uma cidade, veja SP, os bairros mais densos e comerciais tem nascido exatamente onde não há metrô, e esse só chega bem depois na região, quando chega.
Só fico triste que esse planejamento tenha se restringido, na área dos transportes, ao metrô, a cidade, nos últimos anos, é marcada pelo crescimento desordenado e pela péssima administração dos espaços públicos. Nesse sentido o metrô é uma ilha de excelência, o restante do sistema de transportes é péssimo, o Brasília Integrada é a esperança. Pelo menos vejo mais determinação agora do que no passado.

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Eu fui da Asa Sul até a Estação Central só pra conhecer em Março do ano passado, quando estive em Brasília.

Esse metrô é simplesmente sensacional, limpo, bem planejado, bem dimensionado, enfim esse é METRÔ DE VERDADE, lindo mesmo!

@cara.bsb, parabéns pelo thread, espero que ele continue sendo alimentado, e que o Metrô de Brasília cada vez mais possa cumprir bem a sua função e continuar lindo desse jeito, quem sabe um dia ele estará na Asa Norte também?

Abraços!
Legal a sua experiência, é sempre bom contar com uma opinião externa sobre o metrô, prova que ele possui qualidade, ainda mais quando a opinião vem de alguém que conhece outros sistemas.

Eu adoro sistemas metroviários, não tenha dúvidas de que continuarei alimentando este thread com informações, fotos e notícias.
Old April 1st, 2007, 10:17 PM   #33
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

...mais foto!!!

Achei no Flickr e Panoramio, todas as disponiveis para copilação.

114 Sul

Samambaia

Águas Claras

Old April 1st, 2007, 10:25 PM   #34
wicca13
WiccanMan

wicca13's Avatar

Likes (Received): 45

Tao mais limpos e mais bonitos que muitos metros que eu fui, incluindo Nova York.

Obs: Que predio eh esse que esta sendo contruido em Aguas Claras?
wicca13 no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2007, 10:38 PM   #35
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 217

Essas últimas fotos estão excelentes! Nunca andei no Metrô de Brasíla mas a impressão que tenho é que esse sistema é muito limpo e organizado!
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote
Old April 2nd, 2007, 12:24 AM   #36
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Quote:
Originally Posted by CH View Post
Achei no Flickr e Panoramio, todas as disponiveis para copilação.
Vlw pelo achado CH, excelentes imagens. Vou atualizar os posts iniciais, mas por enquanto, se vc quiser, pode deixar essas imagens no seu post para as pessoas que queiram acompanhar somente as atualizações.
Ah, na parte das fotos da estação 114 sul, tbm existem fotos da estação galeria.

Quote:
Originally Posted by wicca13 View Post
Tao mais limpos e mais bonitos que muitos metros que eu fui, incluindo Nova York.

Eu não posso responder a sua pergunta, pois não conheço Águas Claras direito, mas o Rodrigo_Bsb provavelmente sabe, pois ele mora lá.

Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post
Essas últimas fotos estão excelentes! Nunca andei no Metrô de Brasíla mas a impressão que tenho é que esse sistema é muito limpo e organizado!
Não é impressão o sistema realmente é bem limpo e organizado, e os funcionários tbm são bem educados e prestativos. O único problema de organização que irrita um pouco são as filas nas bilheterias nos horários de pico, em geral são poucos caixas abertos e mutias pessoas não têm o cartão.

1ª Atualização do Thread
  • Acréscimo das fotos garimpadas pelo CH nos posts iniciais

Last edited by cara.bsb; April 2nd, 2007 at 05:34 AM.
cara.bsb no está en línea   Reply With Quote
Old April 2nd, 2007, 02:19 AM   #37
Rodrigo_BSB
Registered User

Rodrigo_BSB's Avatar

Likes (Received): 171

Quote:
Originally Posted by wicca13 View Post
Não tenho certeza, mas acho que é o Via Club Residence, da Via Engenharia.
Rodrigo_BSB no está en línea   Reply With Quote
Old April 2nd, 2007, 02:27 AM   #38
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

@cara.bsb: Tá bom
Atulaiza lá e corrige o que estiver errado!
Old April 2nd, 2007, 03:17 AM   #39
Danzin
Danielz - xdanielz

Likes (Received): 5

Eu achei muito legal o metro do DF. Mas segundo o conceito de alguns foristas paulistanos só é metro na parte subterranea correto?
Old April 2nd, 2007, 03:21 AM   #40
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Será que essa discussão vale a pena??

Reply

Tags
brasilia, metro, metrô brasília, subway

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread: