daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 4 votes, 5.00 average. Display Modes
Old May 22nd, 2007, 03:43 PM   #81
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 17

Quote:
Originally Posted by Ligeirinho View Post
Parabéns pelo tópico! Já sabia que tinha um Metrô no DF. Mas não sabia que ainda estava em construção e adaptação. Torço que terminem logo.

Estações bonitas e grandes, uma boa estrutura, ótimo paisagismo e bem cuidado. Nada mal mesmo.

Posso fazer uma comparação com o Metrô SP?

Pelo visto, há muita semelhança no sistema, e o trem utilizado me lembra o que está na linha 5 - lilás.

E em referência a pergunta sobre que paulistanos acham que metrô é só o subterrâneo, digo que o Metrô SP tem trechos superficiais na maioria das linhas. Atualmente a única linha totalmente subterrânea é a 2 - verde (Vila Madalena - Ana Rosa).

Adento por Wikipedia:
Por enquanto, o trecho novo de 2010 terá trechos em superficie.

Sponsored Links

Old May 22nd, 2007, 04:09 PM   #82
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
Parabéns pelo tópico! Já sabia que tinha um Metrô no DF. Mas não sabia que ainda estava em construção e adaptação. Torço que terminem logo.

Estações bonitas e grandes, uma boa estrutura, ótimo paisagismo e bem cuidado. Nada mal mesmo.

Pelo visto, há muita semelhança no sistema, e o trem utilizado me lembra o que está na linha 5 - lilás.

E em referência a pergunta sobre que paulistanos acham que metrô é só o subterrâneo, digo que o Metrô SP tem trechos superficiais na maioria das linhas. Atualmente a única linha totalmente subterrânea é a 2 - verde (Vila Madalena - Ana Rosa).

Adento por Wikipedia:

O Carro do DF é praticamente igual ao do Rio. O carro da linha 5 Lilás não tem nada a ver com eles. E quem disse que achamos que o metrô tem que ser somente subterrâneo? Tanto que consideramos o metrô do DF um metrô sim, mesmo ele tendo uma parte em superficie, como o metrô de SP e o do Rio tb. Mas não é isso que avaliamos em um metrô.

Metrô Rio

Metrô DF

Metrô de SP

É só ver o desenho frontal. Olhas os farois, as lentes, o parabrisa do metrô de SP é inteiro de vidro. O do DF e Rio é só a metade.

Last edited by Tlag; May 22nd, 2007 at 05:33 PM.
Tlag no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2007, 06:08 PM   #83
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Quote:
Atualmente a única linha totalmente subterrânea é a 2 - verde (Vila Madalena - Ana Rosa).
Negativo! Atualmente a linha 2 vai pra superfície num curto trecho, para atravessar a Ricardo Jafet; inclusive a estação Imigrantes é semi-elevada.
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2007, 06:16 PM   #84
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Mas isso é somente uma passagem pra atravessar a ricadro jafet, da imigrantes ela já vai para o subterraneo novamente.
Old May 22nd, 2007, 06:53 PM   #85
Ligeirinho
Registered User

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by Ar-Nimruzîr View Post
Negativo! Atualmente a linha 2 vai pra superfície num curto trecho, para atravessar a Ricardo Jafet; inclusive a estação Imigrantes é semi-elevada.
Aí caramba, é mesmo... que mancada Parece que nem estou em 2007

Mas obrigado pelas correções.

E acho também que a Wikipedia tá um pouco errada. Ela diz que "sendo que uma de suas principais diferenças é o fato de ser tipicamente subterrâneo", se baseando nos metrôs Nova Iorquino e Londrino.

Penso que a diferença entre Metrôs e Trens seria mais no foco, como o nome diz. Se bem que hoje o nome CPTM já nos remete a função do trem: Trem Metropolitano. E o Metrô também é um trem. Bem, para mim é meio confuso, preciso aprender mais também (e por isso estou aqui )

tlag, obrigado também pelo comparativo visual entre os trens. É que eu falei que lembrava um pouco o Lílas por causa do formato (lembra um pão de forma ). Se bem que enquanto nos Metrôs DF e RJ a alimentação é nos trilhos, o trem da linha Lilás é áerea.

Bem, mas o foco aqui é o MetrôDF né? Perdão desvirtuar o tópico.

Obrigado como sempre
Ligeirinho no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2007, 07:00 PM   #86
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Que isso cara! Só uma pergunta.
Quote:
Empezado por Pensamento da Semana
"Pessoas inteligentes, de caráter bem formado , disciplinadas e dispostas ao trabalho, independentemente das adversidades, vencem na vida!

Burrinhos, vagabundos, safados e indisciplinados, obviamente fracassam... Depois, por conta do ego que sempre coloca o homem na condição de “vítima” , buscam “culpados” para “justificar” este eterno fracasso..."
Vc colocou isso como assinatura?
Eu sempre confundo achando que vc pois como quote pra alguam coisa.
Old May 22nd, 2007, 11:32 PM   #87
Ligeirinho
Registered User

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by tlag View Post

hhehe... tava pensando em trocar ela, mas é melhor deixar ela aí. É uma frase de iniciativa para mim mesmo ver se cresço na vida.

Perdão o off.
Ligeirinho no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2007, 02:32 AM   #88
datena_df
Registered User

Likes (Received): 0

PRIVATIZAÇÃO METRÔ DF

Saiu no DFTV:

O governo não pensa em vender a empresa e promete continuar as obras, inclusive nos trechos prometidos. A idéia é licitar apenas a operação dos trens e das estações.

Palavras do governador Arruda:“Dirigir o ônibus, pilotar o Metrô. Isso não é tarefa essencial do Estado. No caso das empresas de ônibus, o que temos que ter é a fiscalização competente e os instrumentos para cobrar resultados. E no caso do Metrô, eu estou examinando objetivamente a privatização da operação”, explica o governador Arruda.

O QUE ACHAM ??? SERÁ MESMO PRIVATIZADO ???
datena_df no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2007, 04:44 AM   #89
spca
spca

spca's Avatar

O problema é que o metrô de Brasília no momento é muito deficitário, nenhuma empresa iria querer. Acho que eles vão esperar o movimento aumentar com a abertura das novas estações e a integração com os ônibus, depois pensar em privatização.
spca está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 23rd, 2007, 10:58 PM   #90
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

O thread esteve movimentado nos últimos dias, espero que continue assim, cada vez mais cheio de informações sobre os metrôs do DF e de outros locais, como viajei essa semana, só agora poderei responder aos últimos posts. Em breve eu devo estar novamente com minha câmera e poderei atualizar o thread.

Quote:
Originally Posted by datena_df View Post
Ouve-se falar em abrir um novo concurso do Metrô/DF. Atualmente trabalho na área de segurança (empresa privada), sei que no Metrô há um corpo de segurança próprio e penso em concorrer a vagas nesta área. Por aqui alguém saberia informar se haverá vagas para está área no próximo concurso, de preferência para cargo de Nível Médio ?
Um novo concurso é inevitável, cinco novas estações entrarão em operação no ano que vem e o n° de funcionários está beirando o limite, especialmente após a ampliação do horário, mas além disso não sei nada. Recomendo vc procurar o pessoal do forum sobre concursos do CorreioWeb (www.correioweb.com.br), a galera lá sabe tudo sobre os concursos, inclusive andamento de editais, como é o caso.

Quote:
Parabéns pelo tópico! Já sabia que tinha um Metrô no DF. Mas não sabia que ainda estava em construção e adaptação. Torço que terminem logo.:
Obrigado Ligeirinho, seja bem vindo ao forum (acho que estas boas vindas estão atrasadas ). Espero que continue participando do thread!! Fico feliz em poder passar um pouco sobre o metrô do DF para as pessoas de outros locais do país.

Quote:

Essa questão de trechos em superfícies e diferenciação entre trens e metrôs já gerou muitas discussões por aqui, a conceituação não está muito clara, os crit´rios que mais tem sido usados são "qualidade" das instalações, intervalos entre os trens, segregação de vias e etc, no caso do metrô DF não há muito o que discutir, é, de fato, um metrô.

Quote:
O Carro do DF é praticamente igual ao do Rio. O carro da linha 5 Lilás não tem nada a ver com eles. E quem disse que achamos que o metrô tem que ser somente subterrâneo? Tanto que consideramos o metrô do DF um metrô sim, mesmo ele tendo uma parte em superficie, como o metrô de SP e o do Rio tb. Mas não é isso que avaliamos em um metrô.

É só ver o desenho frontal. Olhas os farois, as lentes, o parabrisa do metrô de SP é inteiro de vidro. O do DF e Rio é só a metade.
O carro do DF é bem parecido com o do Rio mesmo, eu gosto do carro daqui, possui linhas simples e a cor "aço" fica bem legal, deixa ele contemporâneo e discreto. Não gosto muito de carros pintados e adesivados, acho que ficam muito carregados, em alguns casos incomoda a vista, especialmente com propagandas.

Quote:
Bem, mas o foco aqui é o MetrôDF né? Perdão desvirtuar o tópico.

Obrigado como sempre
Não tem problema tratar de outro tema aqui não, pelo menos ele está relacionado e é interessante.

Quote:

Que isso cara! Só uma pergunta.

Eu tbm me confundi quando li pela primeira vez.

Quote:
Originally Posted by datena_df View Post
Saiu no DFTV:

O governo não pensa em vender a empresa e promete continuar as obras, inclusive nos trechos prometidos. A idéia é licitar apenas a operação dos trens e das estações.

Palavras do governador Arruda:“Dirigir o ônibus, pilotar o Metrô. Isso não é tarefa essencial do Estado. No caso das empresas de ônibus, o que temos que ter é a fiscalização competente e os instrumentos para cobrar resultados. E no caso do Metrô, eu estou examinando objetivamente a privatização da operação”, explica o governador Arruda.

O QUE ACHAM ??? SERÁ MESMO PRIVATIZADO ???
Já existem estudos para a privatização há muito tmpo, o próprio Roriz afirmou que faria a concessão ainda em 2003. Parece que as concessões tem funcionado bem em outros locais, pode ser uma alternativa, desde que não congele futuras linhas. Mas a curto prazo acho que a privatização não será feita por alguns motivos: o metrô ainda é deficitário, o superavit só virá com a integração e com a conclusão de várias estações, o que demanda algum tempo e a total implantação do Brasília Integrada; existe um entendimento do Ministério público que a concessão só pode ser feita após a conclusão das obras e a Câmara Legislativa tem sérios problemas em avaliar questões pelo lado técnico, se uns metroviários fizerem manifestação lá na porta já é motivo para enrolar o projeto que permite a concessão.
Na verdade esse assunto de privatização veio à tona mais como uma forma de pressionar o fim da greve dos metroviários, que conseguiu a antipatia da população e ganhou bastante destaque, especialmente agora que o transporte público está sofrendo intrvenções e a todo momento surge algum problema.

Quote:
Originally Posted by spca View Post
O problema é que o metrô de Brasília no momento é muito deficitário, nenhuma empresa iria querer. Acho que eles vão esperar o movimento aumentar com a abertura das novas estações e a integração com os ônibus, depois pensar em privatização.
Concordo com vc, como eu disse na resposta acima é algo para depois, foi levantada agora em função da greve dos metroviários, mas xiste o boato de que dez empresas ofereceram propostas e estariam interessadas, o que demonstra que as persctivas futuras para o metrô daqui são boas e há espaço para expansão.
Old June 1st, 2007, 01:40 AM   #91
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

R$ 30 milhões para obras no metrô de Ceilândia

Maria Carolina Lopes
Do CorreioWEb

31/05/2007
19h35-A secretaria de obras vai receber R$ 30 milhões do Governo Federal para concluir as obras do metrô de Ceilândia. O investimento foi garantido por emendas dos parlamentares do Distrito Federal no Congresso. De acordo com assessor do Ministério de Relações Institucionais Marcos Lima, o valor será repassado ao DF em três parcelas. “Acredito que até setembro, todas as parcelas já estarão liberadas”, explica Lima.

Os R$ 30 milhões serão usados para a conclusão de cinco estações do metrô. Quatro delas ficarão em Ceilândia e uma na 108 Sul, no Plano Piloto. De acordo com o secretário de obras, Márcio Machado, as obras para todas as estações custam R$ 100 milhões. “Realmente contávamos com estes recursos para continuar tocando as obras”, explica Machado.

O secretário acredita que a primeira parcela do recurso será liberada em junho. Lima explica que a verba já está reservada para o metrô. “Será entregue em parcelas, mas se houver uma necessidade, podemos inclusive antecipá-las”, explica.

Inauguração
A previsão da Secretaria de Obras é abrir as cinco estações do metrô no dia 21 de abril de 2008, durante a comemoração do aniversário de Brasília. Em maio deste ano, o governador do DF, José Roberto Arruda, assinou a ordem de serviço para a conclusão das obras. Após a abertura dos cinco novos pontos, o número de usuários do metrô passará de 80 mil para 120 mil passageiros por dia.

Em mais de dez anos de obras, foram gastos R$ 1,6 bilhão para colocar 16 estações em funcionamento. Esse número corresponde a apenas metade do que está previsto no projeto original para o metrô.
Old June 1st, 2007, 01:44 AM   #92
som942
Rumo ao fim do mundo!

som942's Avatar

Likes (Received): 2

Eu gosto do metrô do DF, só acho deprimente aquele monte de estações vazias na asa sul... aquelas estações prontas, além de melhorarem a travessia do eixão, facilitaria a vida de MUITA gente.
som942 no está en línea   Reply With Quote
Old June 1st, 2007, 04:40 PM   #93
spca
spca

spca's Avatar

Com essa expansão do metrô em direção à Ceilândia e com a integração com ônibus, essa linha vai ficar muito mais carregada que a outra, que vai até Samambaia.
Como as duas linhas compartilham o trecho entre Águas Claras e a Rodoviária, será que a frequência de uma linha será maior que a outra? Ou teremos uma linha superlotada e outra subutilizada para manter os intervalos iguais?
Old June 1st, 2007, 06:27 PM   #94
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Eles deverão observar o comportamento das linhas para observar a demanda e os intervalos, com os equipamentos atuais de sinalização o intervalo pode chegar a 1'30, basta comprar trens, desta forma podem colocar mais trens para Ceilândia. Mas não tenho certeza se a demanda vai ser tão diferente entre as linhas, Samambaia terá dois terminais, um local outro para receber passageiros de regiões próximas como Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Taguatinga Sul terá um terminal para receber os passageiros locais, do Areal, do Pistão Sul, e do Corredor exclusivo da Avenida Comercial, portanto a linha também receberá muito passageiros, não acredito em subutilização.
Old June 1st, 2007, 08:53 PM   #95
porotto
tricolor pra sempre

porotto's Avatar

muito bonita as fotos nossa como evolui tao rapido o metro de BRASILIA, me lembro que 2000 ou 2001 nao me lembro muito bem, ano da inauguracao euestava em brasilia e por dopois dias eu pude andar de metro e o melhor de tudo eara free pois ainda estava em fase ezperimental.
belas recordacoes....
Old June 3rd, 2007, 09:49 PM   #96
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

3ª Atualização do Thread
  • Novas fotos da Estação Shopping

3. Vista a partir da praça de ligação ao Extra e ao restante do Setor de Múltiplas Atividades Sul (praça recém implantada), no andar inferior há espaços para lojas ou serviços públicos, além do acesso e da bilhteria.

4. Área externa, esse corredor liga o acesso da estação à passarela sobre a Estrada Parque.

6. A plataforma vista da área externa, onde aquele cara está temos uma bonita vista do aeroporto e seu movimento.

7. O trem chegando na plataforma

8. As plataformas

9. Vista a partir da plataforma sentido Rodoviária do Plano, podemos ver a praça recém implantada, o Extra e ao fundo o aeroporto.

10. A praça que faz a ligação da Estação com o Extra/Leroy Merlin e com os futuros empreendimentos dos demais terrenos do Setor de Múltiplas Atividades Sul. Gostei do fato de plantarem diversas mudas de árvores de porte, vai ficar bem legal no futuro.

11. A passarela sobre a via EPIA, liga a estação ao Parkshopping (ao fundo) e ao Carrefour.

12. A passarela e um dos poucos elevados do metrô.

• Atualizando as notícias, 3ª Notícia:

"Arruda anuncia a construção da nova rodoviária e de cinco estações do metrô
  • 4ª Notícia:

Metrô funciona até às 23h30
  • Nova curiosidade, Raio X do metrô

Raio-X

Quantidade de trens: 20

Extensão da linha: 42 km

Número de passageiros/dia: 80 mil (com o horário ampliado)

Dias de funcionamento: segunda à sexta-feira

Horário de funcionamento: 6h às 23h30

Quantidade total de estações: 29

Estações em funcionamento: 16

Intervalo de tempo entre trens: 5’30

Tarifa: R$ 2
  • Criação do tópico Brasília Integrada, que resumirá a nova proposta para o transporte público do DF e receberá informações que relacionem o programa ao metrô.
Old June 5th, 2007, 02:37 AM   #97
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

4ª Atualização do Thread
  • Atualização das informações sobre as estações: Praça do Relógio, Centro Metropolitano, Ceilândia Sul e Ceilândia Centro
Old June 9th, 2007, 06:23 PM   #98
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

5ª Atualização do Thread
  • Novas fotos da Estação Centro Metropolitano

2. Outro render da fachada

3. Um pequeno vídeo feito na Estação (desculpem a qualidade)

4. Plataforma e a placa de identificação da Estação (Carreguei a edição, pois a foto tinha ficado bem escura). Ao fundo o prédio do Detran, excelente localização.

5. Geral das plataformas

6. Plataforma e área das escadas

7.

8. O elevador

9. Foco na plataforma, comunicação visual e acabamento.

• Renders da Estação Ceilândia
A última das cinco estações de Ceilândia e da linha verde. Possui projeto bem semelhante ao da Estação Samambaia, totalmente fechada. Possivelmente receberá um terminal de integração.

1. Renders da fachada

2.

3. Bilheteria e bloqueios

4. Interior da estação

5.

• Atualizando as notícias, 5ª Notícia:

Metrô funcionará nos fins de semana e com tarifa promocional de R$ 1,00

Metrô a R$ 1 nos finais de semana

Uma das medidas do governo para estimular a transição gradativa do transporte individual para o coletivo começa a valer em 15 dias. Assim que voltar para o Brasil, José Roberto Arruda vai anunciar, como adiantou ao Correio, que a partir de julho o metrô funcionará aos sábados e domingos e a tarifa cobrada será de R$ 1 — atualmente, a passagem é de R$ 2,50. A expectativa do chefe do Executivo é que o aumento no número de passageiros compense o subsídio nos finais de semana.
A decisão de operar o metrô aos finais de semana e com uma passagem menor é parte das providências oficiais para influenciar na decisão das pessoas na hora de escolher o meio de transporte. As construções de linhas de trens urbanos no Plano Piloto e entre Gama e Santa Maria para o centro da cidade estão sendo programadas a médio e longo prazo com o mesmo objetivo de diminuir o fluxo de carros e ônibus nas avenidas da capital. O plano é orçado em R$ 1,7 bilhão e deve estar pronto no final do mandato de Arruda. O tema foi objeto da viagem do governador e sua comitiva à três países da Europa na última semana. Arruda retorna à Brasília amanhã.
As ações emergenciais são as menos onerosas, que dependem mais da decisão política do que de investimentos. Nesse grupo estão incluídos a construção de ciclovias (até agora estão programadas as do Varjão, Itapoá, Samambaia e lagos Sul e Norte) e o funcionamento do metrô nos fins de semana. A diferença para a operação de segunda a sexta-feira para os sábado e domingos é que nesses últimos dias os carros não vão circular em sua capacidade máxima, ou seja, o tempo médio de espera que é de três minutos pode subir para 10 minutos. “A idéia é motivar uma pessoa que nunca andou de metrô a pensar nessa hipótese”, informou o Secretário de Transporte, Alberto Fraga. (LT)

(Correio Braziliense, 8 de junho de 2007, caderno Política)
Old June 13th, 2007, 02:33 AM   #99
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Em meio às coletivas a respeito do VLT que se pretende implantar em Brasília o governador declarou que estão sendo concluídas seis estaçõs e não cinco como se havia anunciado há algum tempo. Outra estação na Asa Sul será concluída, segundo alguns jornais será a Estação 102 Sul. Com isso restarão apenas 4 estações na Asa Sul, uma no Guará e uma em Taguatinga (a Onoyoma, que eu acho que é uma espécie de estação reserva, para o caso da Centro Metropolitano concentrar muito fluxo) para completar as duas linhas atuais. Lembrando que a Estação Estrada Parque já está pronta, basta ser operacionalizada, o que será viabilizado com um terminal.

Do site do GDF:

"Para 2007, R$ 140 milhões serão investidos no metrô, que hoje transporta 74 mil passageiros. O objetivo é chegar a 150 mil no ano que vem, quando seis novas estações estarão em funcionamento – quatro na Ceilândia e duas na Asa Sul."

Meu quarto post seguido, agora só posto quando alguém comentar o thread
Old June 13th, 2007, 03:11 AM   #100
spca
spca

spca's Avatar

Quote:
Originally Posted by cara.bsb View Post
Em meio às coletivas a respeito do VLT que se pretende implantar em Brasília o governador declarou que estão sendo concluídas seis estaçõs e não cinco como se havia anunciado há algum tempo. Outra estação na Asa Sul será concluída, segundo alguns jornais será a Estação 102 Sul. Com isso restarão apenas 4 estações na Asa Sul, uma no Guará e uma em Taguatinga (a Onoyoma, que eu acho que é uma espécie de estação reserva, para o caso da Centro Metropolitano concentrar muito fluxo) para completar as duas linhas atuais. Lembrando que a Estação Estrada Parque já está pronta, basta ser operacionalizada, o que será viabilizado com um terminal.

Do site do GDF:

"Para 2007, R$ 140 milhões serão investidos no metrô, que hoje transporta 74 mil passageiros. O objetivo é chegar a 150 mil no ano que vem, quando seis novas estações estarão em funcionamento – quatro na Ceilândia e duas na Asa Sul."

Meu quarto post seguido, agora só posto quando alguém comentar o thread

É uma boa notícia.... é o muito desperdício ter estações quase prontas, mas não operacionais... Eu ficaria muito puto se morasse perto de uma estação fechada dessas!!!!!
Mas aos poucos o sistema vai ficando completo.

Reply

Tags
brasilia, metro, metrô brasília, subway

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules