daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 4 votes, 5.00 average. Display Modes
Old June 21st, 2007, 07:22 PM   #121
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 19

Buraco fundo esse hehehe
Fica no leito ou no nível da estação?
Kaique no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 22nd, 2007, 02:51 AM   #122
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Likes (Received): 0

No leito não foi, já que nesse trecho ele é operacional, seria uma tragédia!! Imagino que foi em algum duto de ventiação da estação, já que a estrutura está pronta, se não me engano no momento eles estão construindo a passagem subterrânea do Eixão que dará acesso a estação. Mas a reportagem ficou bem vaga, pelo menos não foi nada grave.

Foi confirmado a data da ampliação do funcionamento do metrô e os horários de funcionamento:

TRANSPORTE – Metrô a R$ 1 nos fins de semana começa a valer em agosto
(21/06/2007 - 17:40)

A partir do dia 4 de agosto, o Metrô de Brasília vai operar aos sábados e domingos pelo preço único de R$ 1. A idéia é facilitar o transporte dos moradores das cidades satélites que queiram visitar monumentos no Plano Piloto, como o Museu da República, a Biblioteca Nacional e feiras. “Estou fazendo isso porque aumentou o número de passageiros no metrô, então não vai haver prejuízo”, afirmou Arruda, durante a solenidade de entrega de 130 ônibus, nesta quinta-feira (21).

O horário de funcionamento durante os fins de semana será de 7h às 19h, com intervalos de saída dos trens de 10 a 20 minutos. Como a operação será realizada em caráter experimental, essas regras poderão sofrer alterações de acordo com a demanda.

“Essa é uma operação em caráter experimental. Vamos analisar a demanda dos usuários e, se for necessário, ampliaremos o horário e o número de trens”, analisou o presidente da Companhia do Metropolitano do DF, José Gaspar de Souza.

Andressa Lanzellotti – Agência de Comunicação

Fonte: Portal do GDF ( www.gdf.df.gov.br)
Old June 22nd, 2007, 09:47 PM   #123
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Outra reportagem sobre o funcionamento aos fins de semana:

"Metrô fica mais barato

Com R$ 1, a partir de 4 de agosto, será possível se locomover no DF, nos sábados e domingos, onde passam as linhas do metrô. A medida tem o objetivo de estimular a população a usar o meio de transporte. “Assim divulgamos o metrô e mais pessoas passarão a utilizá-lo”, disse o governador. Atualmente o metrô funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h30. O custo do bilhete é R$ 2, para passageiros comuns e R$ 0,66 para estudantes.

Estimular o uso do metrô é um grande desafio para o governo local. Atualmente o meio de transporte é deficitário. Desde o início da nova gestão, o governo tem investido na continuidade da obra para que atenda a maior parte da população e cumpra o seu objetivo que é oferecer comodidade ao usuário. O horário de funcionamento, que era de 6h às 19h30, já foi estendido para as 23h. “O número de passageiros que era de 50 mil dia, já está em 74 mil dia”, comemorou o governador.

E uma antiga reivindicação da população da Ceilândia está perto de ser atendida. Na próxima semana, a equipe do Governo fará uma vistoria nas obras da estação da cidade. Para a conclusão do metrô na Ceilândia foram investidos cerca de R$ 100 milhões. O governador lembrou também na manhã de ontem que outras duas estações serão construídas no Plano Piloto. A obra na 108 Sul já começou. "

(Correio Braziliense, 22 de junho de 2007, Caderno Cidades)
Old June 29th, 2007, 03:43 AM   #124
emblazius
BANNED

Quote:
Originally Posted by cara.bsb View Post
Outra reportagem sobre o funcionamento aos fins de semana:

"Metrô fica mais barato

Com R$ 1, a partir de 4 de agosto, será possível se locomover no DF, nos sábados e domingos, onde passam as linhas do metrô. A medida tem o objetivo de estimular a população a usar o meio de transporte. “Assim divulgamos o metrô e mais pessoas passarão a utilizá-lo”, disse o governador. Atualmente o metrô funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h30. O custo do bilhete é R$ 2, para passageiros comuns e R$ 0,66 para estudantes.

Estimular o uso do metrô é um grande desafio para o governo local. Atualmente o meio de transporte é deficitário. Desde o início da nova gestão, o governo tem investido na continuidade da obra para que atenda a maior parte da população e cumpra o seu objetivo que é oferecer comodidade ao usuário. O horário de funcionamento, que era de 6h às 19h30, já foi estendido para as 23h. “O número de passageiros que era de 50 mil dia, já está em 74 mil dia”, comemorou o governador.

E uma antiga reivindicação da população da Ceilândia está perto de ser atendida. Na próxima semana, a equipe do Governo fará uma vistoria nas obras da estação da cidade. Para a conclusão do metrô na Ceilândia foram investidos cerca de R$ 100 milhões. O governador lembrou também na manhã de ontem que outras duas estações serão construídas no Plano Piloto. A obra na 108 Sul já começou. "

(Correio Braziliense, 22 de junho de 2007, Caderno Cidades)
Beleza grande Cara.bsb....

#Você sabe se as estações restantes da asa sul serão concluídas???

#Será que não seria mais interessante em vez de fazer a estação da 108/109 (ao lado do clube vizinhança onde não tem estacionamento e o eixinho W fica engarrafado devido a parada de onibus) ativar a estação da 106/107 que possui um estacionamento bem grande e onde fica o Cine Brasília???

# Eu moro na asa sul e trabalhei um bom tempo em aguas claras, utilizava sempre o metro, MUITO BOM, eu ia de carro até a estação da 114 sul e dali seguia para Aguas Claras...Mesmo com a passagem por 2,50 valia a pena, nao pegar transito,nao gastava gasolina e melhor ainda, somente 12 minutos!!!

#Será que as cidades de Sobradinho(e condomínios) e Planaltina continuarão com o serviço de onibus ou existe algum projeto futuro para que sejam atendidas pelo VLT ou pelo metro???

Valeu pelos Threads....Sempre completos!!!

Abraço e fiquem com deus todos!!!
emblazius no está en línea   Reply With Quote
Old June 29th, 2007, 07:13 AM   #125
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Quote:
Originally Posted by emblazius View Post
Beleza grande Cara.bsb....

#Você sabe se as estações restantes da asa sul serão concluídas??
O que eu sei é o que a imprensa divulga, então, por hora, só dá para fazer afirmações sobre as anunciada, 102 e 108 Sul, mas acredito que a situação política é favorável e em uns três anos o sistema esteja completo, em um ano entregarão 5 estações (não sei os prazos para a 102 Sul), nesse ritmo rapidamente se conclui o sistema, faltariam apenas 104 Sul, 106 Sul, 110 Sul, 112 Sul, Guará e Onoyama. Lembrando que a Estação Estrada Parque já está pronta.

Quote:
#Será que não seria mais interessante em vez de fazer a estação da 108/109 (ao lado do clube vizinhança onde não tem estacionamento e o eixinho W fica engarrafado devido a parada de onibus) ativar a estação da 106/107 que possui um estacionamento bem grande e onde fica o Cine Brasília???
Eu acho que eles estão trabalhando com a hipótese de que todo o sistema será concluído, logo não importa muito a ordem das estações, já que todas serão operacionalizadas msm. A 108 Sul deve ter sido escolhida por simples critérios geográficos, afnal fica no meio do trajeto e quebra um pouco o longo trecho sem estações. E apesar de não contar com estacionamento no lado do Clube de Vizinhança conta com um de dimensões semelhantes ao do Cine Brasília em frente a Casa D'Itália (208/209 Sul), o que acaba dando no mesmo. Quanto à parada ela deverá ser reformulada e ficar igual à da 114 Sul, com um recuo e espaço para mais de um ônibus, o que pode diminiur a retenção do trânsito. Falando em Cine Brasília vai ser ótimo para os amantes de cultura que tanto ele quanto o teatro da Casa d'Itália sejam acessíveis pelo metrô.
Já a Estação 102 Sul não tenho idéia se a escolha foi aleatória, acredito que não, pois observando pelo GE dá para ver que o Hospital de Base e o Banco Central/Caixa ficam a mesma distância tanto da estação Galeria quanto da 102, mas esta última tem uma vantagem, vc passa por menos desníveis para atingí-los, fora que é uma caminhada bem mais tranquila. Seria legal se fizessem um caminho 100% acessível até o Hospital Sarah.

Quote:
# Eu moro na asa sul e trabalhei um bom tempo em aguas claras, utilizava sempre o metro, MUITO BOM, eu ia de carro até a estação da 114 sul e dali seguia para Aguas Claras...Mesmo com a passagem por 2,50 valia a pena, nao pegar transito,nao gastava gasolina e melhor ainda, somente 12 minutos!!!
R$ 2,50???
O que me faz ter esperança no metrô do DF é justamente esse comportamento, as pessoas o reconhecendo como uma alternativa real e vantajosa diante do carro próprio. O legal é que isso está se espalhando mesmo sem campanhas, no Guará é muito comum deixar o carro na estacionamento em frente a estação e seguir de metrô.

Quote:
#Será que as cidades de Sobradinho(e condomínios) e Planaltina continuarão com o serviço de onibus ou existe algum projeto futuro para que sejam atendidas pelo VLT ou pelo metro??
O Arruda falou em uma entrevista que não está nos planos do GDF levar linhas de VLT e metrô para o norte do DF, pelo menos por enquanto, principalmente por causa da geografia da região, que é mais acidentada e não permitiria um sistema de superfície semelhante ao atual, a região contará com reforços rodoviários com veículos maiores e mais linhas expressas. Isso é compreensível, o morros da região realmente exigiriam altos investimentos. Mas, uma vez concluído o atual trecho eu acho que vai existir muito debate a respeito das expansões e seguir rumo ao Norte pode ser inevitável no longo prazo. Fora que o PDOT, se aprovado, exige que dentro de dois anos seja feito um Plano Diretor de Transportes e é nele que essas expansões são traçadas e definidas quais serão as prioridades, ate lá os estudo técnico demosntrarão como deve ser a nossa rede metroviária.
Ah, na plataforma de campanha do Arruda tinha a promessa de uma estação no Setor Comercial Norte, eu acho que essa tem grandes chances de sair.

Quote:
Valeu pelos Threads....Sempre completos!!!

Abraço e fiquem com deus todos!!!
Obrigado, espero sua participação, sempre que puder, neste thread, seja comentando seja contribuindo com fotos e informações.
Abraços
Old June 30th, 2007, 04:12 AM   #126
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Achei essas fotos no Panoramio da estação 114 Sul do metrô de Brasilia: Fotos de Andres estrada

Metrô em Águas Claras

bairro Águas Claras e estação do metrô
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old July 1st, 2007, 05:36 AM   #127
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Valeu por postá-las aqui RRC, na verdade as 2ª, 3ª, 4ª, 6ª já estavam no página inicial pois o CH tinha feito uma garimpada e me passado elas, só que em menor resolução. As outras duas são inéditas para mim. Deixe as imagens aqui, assim que der eu edito o thread inicial e as coloco.
Adoro a Estação 114 Sul, espero que a 108 Sul seja no mínimo igual a ela, muito legal essa passagem subterrânea com paisagismo e luz natural, nem se compara com as demais galerias existentes no eixão para a travessia de pedestres.

Last edited by cara.bsb; July 1st, 2007 at 07:38 AM.
cara.bsb no está en línea   Reply With Quote
Old July 1st, 2007, 07:26 AM   #128
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Que vergonha, não vi que já tinham sido postadas
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old August 1st, 2007, 06:01 AM   #129
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Metrô simula descarrilamento com 70 vítimas
(20/07/2007 - 13:08)

Um descarrilamento de um trem do Metrô-DF será simulado sábado, dia 21 de julho, na Estação Park Shopping, das 9h30 às 13h. O exercício faz parte do dia internacional do trauma e tem como objetivo testar a agilidade do atendimento do Corpo de Bombeiros (CBMDF), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do sistema de segurança do Metrô, no caso de acidentes.

Na ocasião, cerca de 70 supostas vítimas de traumas serão resgatadas e encaminhadas ao Hospital de Base. A ação contará com 10 ambulâncias e mais o auxílio da Cruz Vermelha e da Liga do Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde.

Esta será a terceira simulação realizada pelo Núcleo de Educação em Urgências do Samu-DF este ano.

( www.metro.df.gov.br )
Old August 1st, 2007, 10:44 PM   #130
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
Que vergonha, não vi que já tinham sido postadas
Pois é...eu postei elas primeiro!

Old August 2nd, 2007, 05:09 AM   #131
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Metrô-DF: Arruda autoriza amanhã a operação aos finais de semana
(01/08/2007 - 20:14)

O governador do Distrito Federal visitará nesta quinta-feira, 02 de agosto, às 10h, o Pátio de Manutenção do Complexo Administrativo e Operacional do Metrô-DF (Avenida Jequitibás, 155 – Águas Claras). Na ocasião será assinado o Decreto que autoriza a operação comercial aos finais de semana, com tarifa promocional, a R$ 1.

A tarifa reduzida é uma forma de incentivar a utilização do sistema metroviário também nos finais de semana. Hoje cerca de 80 mil pessoas utilizam o transporte sobre trilhos, de segunda a sexta-feira.

O GDF e o Metrô-DF apostam no benefício social que o serviço vai proporcionar aos usuários com a operação comercial diferenciada aos finais de semana e estima aumentar em 50% o número de usuários aos sábados e 30% aos domingos.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Metrô DF
Old August 5th, 2007, 06:54 AM   #132
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Vou postar as reportagens que saíras na mídia em função do início das operações do metrô aos fins de semana. Essa reportagem que vou postar agora está excelente, pois também fala sobre algumas informações que o presidente do metrô passou durante a viagem inaugural: como os investimentos necessários para a conclusão de toda a atual linha, a negociação para a liberação de mais 60 milhões para concluir outras três estações e os estudos para trechos complementares para buscar passageiros na w3 e eixo monumental (esses trechos seriam metrô??? linhas de ônibus????).

Mudança de hábito

Metrô começa a funcionar aos finais de semana, com passagem promocional. Expectativa é que o brasiliense use menos o carro aos sábados e domingos

Manuela Borges

No primeiro dia de funcionamento do metrô aos finais de semana, o volume de passageiros foi maior do que o esperado. Se continuar dessa forma, a expectativa é de que haja uma mudança de hábito do brasiliense, que deixará o carro na garagem, pelo menos aos sábados e domingos, quando costuma ser menos pressionado pelo relógio.

O militar Cláudio de Oliveira e a mulher Vanderléia, acompanhados dos dois filhos, decidiram deixar o carro em casa para aproveitar a facilidade e rapidez do metrô. Moradores da 214 Sul, eles apenas tiveram de atravessar o Eixo a pé para chegar ao transporte. "Achamos ótima a possibilidade de poder deixar o carro em casa para ir ao ParkShopping de metrô. E nós só pagamos R$ 3 por toda a família, pois o meu filho menor não paga passagem", comemora Cláudio.

Segundo ele, o metrô de Brasília ainda tem muito para melhorar, mas a iniciativa de colocar à disposição da sociedade o transporte nos fins de semana foi um presente para a população, principalmente pelo preço promocional. Para estimular a utilização do metrô aos sábados e domingos, o governo reduziu pela metade o valor da passagem, de R$ 2 para R$ 1.

"Em São Paulo e no Rio de Janeiro muito gente prefere andar de metrô do que de carro. Além de ser um sistema rápido de transporte, é barato e não há preocupação com o estacionamento. Mas o brasiliense só trocará o carro pelo metrô a partir do momento que a cidade oferecer um sistema de transporte que atenda os mais diversos percursos", acredita o militar.

A secretária Daniela Ferreira, 29 anos, moradora de Ceilândia, diz que utiliza o metrô diariamente para trabalhar no Plano Piloto, e que a extensão do serviço para os fins de semana democratiza o acesso ao lazer. "Hoje estou trazendo meus filhos para andar de metrô pela primeira vez. Eles adoraram o passeio. Com a passagem mais barata, ficou melhor", elogia.

Segundo Daniela, da sua casa até a Rodoviária são gastos, em média, uma hora e 20 minutos de ônibus. Quando utiliza o metrô, são apenas 30 minutos. "Aos poucos, o metrô vem facilitando a nossa vida. Mas é preciso estender para outras localidades este tipo de transporte", defende.

Mais barato
Para o eletricista David Barbosa, 25 anos, sai mais barato se locomover de metrô do que de ônibus. "Para eu vir para o Plano nos fins de semana, gasto em média R$ 10. Agora, com o metrô, são apenas R$ 2, já contando com a volta. Além de não ter que esperar horas na parada de ônibus", afirma o morador de Samambaia, que utiliza o sistema de transporte diariamente.

Remo de Oliveira, 40 anos, também morador de Samambaia, utiliza o metrô todos os dias, e comemora a iniciativa. "O único sistema de transporte público que presta em Brasília é o metrô. De ônibus, às vezes a gente tem que esperar até uma hora para pegar a condução", reclama o professor.

Desde que o horário de funcionamento do metrô foi estendido até as 23h30, o número de usuários aumentou consideravelmente. De 50 mil passageiros por dia, a demanda aumentou para 84 mil/dia nos dias de semana – quase 30% a mais. A expectativa do GDF, agora, é de que, aos sábados, o número de passageiros gire em torno de 50% a 60% da demanda dos dias úteis; e entre 30% a 50%, aos domingos.

O metrô funciona de 7h às 19h aos fins de semana, mas o GDF não descarta a possibilidade de ampliar o horário de funcionamento, a partir do momento que a demanda se mostrar necessária.

Arruda
O governador José Roberto Arruda fez questão de utilizar o metrô ontem. A viagem inaugural começou no terminal da Feira do Guará, fez uma breve parada na estação da 115 Sul, onde Arruda quis apresentar aos jornalistas como ficarão as outras estações que também funcionarão como passarelas subterrênas para a travessia de pedestres entre os eixos.

O destino final do governador foi a estação da 108 Sul, que está em obras. Em um ato simbólico, com uma marreta na mão, José Roberto Arruda abriu um dos túneis subterrâneos que dará acesso ao local onde será criada a passarela de travessia do terminal – equipada com lojas de conveniência, bancos e postos do Procon e do Na Hora.

"Estamos iniciando uma experiência nova que é de proporcionar aos brasilienses a oportunidade de ir às compras, se divertir e até trabalhar de metrô nos fins de semana. Queremos estimular o uso desse transporte para que haja uma mudança de mentalidade da população, por isso o preço promocional", destacou Arruda.

--------------------------------------------------------------------------------

Horário pode ser estendido

Durante a viagem inaugural, o governador Arruda disse que se a demanda aos finais de semana for alta, o funcionamento do metrô será ampliado, pelo menos no sábado, para às 22h, "no mínimo". Destacou, ainda, que os operários estão trabalhando dia e noite para entregar as cinco estações prometidas para serem inauguradas no próximo aniversário de Brasília, no dia 21 de abril de 2008. Quatro delas estão situadas em Ceilândia, em um percurso de 4,5 quilômetros, e a outra é a estação da 108 Sul. A conclusão das cinco estações custará R$ 100 milhões.

De acordo com o presidente da Companhia do Metropolitano do DF, José Gaspar de Souza, serão necessários outros R$ 120 milhões para que o projeto inicial das obras do metrô seja finalizado. Ao todo, são 29 estações. Dezesseis delas estão em operação. Para 2008, a expectativa é de que outras seis estações estejam funcionando ainda no primeiro semestre . (Qual será a sexta a entrar em operação? Deve ser a 102 Sul, que foi citada na coletiva do Arruda quando ele voltou da Europa)

O custo médio de cada estação é de R$ 20 milhões. Além das cinco estações prometidas para o início de 2008, José Graspar adianta que está em negociação mais R$ 60 milhões para terminar outras duas estações na Asa Sul e uma no Guará. Desde 1991, quando do início das obras do metrô, foram investidos R$ 1,6 bilhão.

O GDF também pretende criar trechos especiais para complementar o acesso às linhas principais do metrô. Como, por exemplo, a criação de trechos intermediários com ligação para a W3, Eixo Monumental e Rodoviária, chegando à Esplanada dos Ministérios. Arruda não descartou a hipótese de a iniciativa privada participar do controle do metrô. "Se não conseguirmos operar o metrô pelo menor custo, aí sim passaremos para a iniciativa privada", anunciou. Em 2006, o déficit do metrô foi de R$ 100 milhões.

O secretário de transportes do DF, Alberto Fraga, afirma que ficou surpreso com a grande movimentação do metrô. Para Fraga, a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deve ter início nos primeiros meses de 2008, vai contribuir para desafogar o trânsito. "O projeto está em fase de conclusão. Estão previstos R$ 500 milhões para o percurso de oito quilômetros. A obra terá início no final da W3 Sul e irá, no primeiro momento, até o Brasília Shopping", detalha.

(Jornal de Brasília, 5 de agosto de 2007, Caderno Cidades)

R$ 1,00

Na Estação Central do Metrô teve fila no fim da tarde deste sábado, dia 4, para a compra do ticket. O movimento neste primeiro sábado de funcionamento superou as expectativas. “A gente esperava uma média de 30% nesses primeiros meses, mas pelo visto vamos chegar a 60%”, diz um representante do Metrô.

De segunda a sexta-feira, são transportados, diariamente, 84 mil passageiro. E, segundo o governo, o preço da tarifa a R$ 1, nos finais de semana, cobrem os custos de operação.

E quem usou o Metrô neste sábado teve que esperar mais que o tempo normal nos dias úteis. Os trens passaram de 10 em 10 minutos. Mas quem precisa trabalhar diz que vale a pena esperar. “Adorei a abertura do Metrô nos finais de semana. Ajudou muito”, fala o auxiliar administrativo, Valmir da Silva.

E para quem estava de folga, o preço da diversão ficou mais atrativo. “Gostei muito. Facilita a nossa vida”, afirma uma jovem.

O Metrô vai funcionar aos sábados, domingos e feriados, sempre das 7h às 19h. “Se o Metrô funcionasse até mais tarde dava até para pegar um cineminha, ir ao shopping”, fala a dona-de-casa, Elenice Barbosa.

(DFTV - 2ª Edição)

Fotos da abertura simbólica do túnel de acesso de pedestres à estação:

Last edited by cara.bsb; August 5th, 2007 at 05:47 PM.
Old August 5th, 2007, 07:46 PM   #133
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Vou de metrô

Brasilienses lotam estações no primeiro dia de funcionamento do transporte aos fins de semana

Adriana Bernardes
Da equipe do Correio

A primeira viagem de metrô ficará para sempre registrada na memória do estudante André Palhares, 19 anos. Mas, para não correr o risco de esquecer um dia, a experiência também foi registrada em fotografia. Braços esticados, pernas entreabertas, corpo meio jogado de lado. E os vagões ao fundo para completar o cenário. “É foto aqui fora, com o trem passando, e foto lá dentro. Vou levar de lembrança para mostrar aos amigos quando eu contar que andei de metrô”, disse, sem o menor constrangimento, diante dos olhares de espanto de outros passageiros. “Eu moro em Anápolis (GO). Lá não tem metrô. Só trem de carga”, justificou o garoto, que estava acompanhado do amigo José Orlando Martins Filho, 18.

Para o brasiliense José Orlando, que mora no Guará, o transporte não é novidade. Mas, metrô funcionando aos sábados e domingos, ele nunca tinha visto em Brasília. Desde a inauguração, o sistema de transporte urbano sobre trilhos sempre rodou de segunda a sexta-feira, até às 20h. Faz pouco tempo que o horário foi estendido até às 23h30. E ontem, foi a estréia do metrô nos fins de semana. “Vai ser muito bom. Agora ficará mais fácil para passear no Plano. É melhor do que ficar em casa, sem ter o que fazer”, comemorou José Orlando, no trajeto rumo ao ParkShopping.

Novidade para os adultos, que dirá para as crianças. Aos quatro anos, Gabriel Antônio Lopes do Nascimento não escondia a agitação e a expectativa de andar pela primeira vez de metrô. A caminhada de casa até a estação da Feira do Guará demorou 15 minutos. “Passei o tempo todo tentado segurá-lo, porque ele vinha correndo. Até eu estou doida para embarcar. Andei uma única vez. Achei uma beleza. Acho que devia ter metrô na cidade toda para que não precisássemos andar de ônibus”, defendeu a mãe do menino, a funcionária pública Cândida Lopes do Nascimento, 57. “Queremos conhecer as outras estações e depois vamos ao Conjunto Nacional, caminhar, ver as lojas, arejar um pouco a cabeça”, completou a amiga de Cândida e artesã, Rosilda de Paula Pereira, 51.

Sucesso
O movimento no primeiro dia em que o metrô rodou no fim de semana superou as expectativas do governo local. Esperava-se 50 mil passageiros, mas o grande movimento durante todo o dia deixou nos administradores do sistema a sensação de que mais gente recorreu ao transporte sobre trilhos — até o fechamento desta edição, o cálculo não tinha sido concluído. Centenas de pessoas saíram de casa para estrear as viagens do metrô aos fins de semana. “Se houver demanda e as pessoas reclamarem bastante, pedindo a ampliação do horário também nos fins de semana, não teremos como deixar de atender ao pedido”, antecipou, bem humorado, o diretor-presidente do Metrô-DF, José Gaspar de Souza.

O governador José Roberto Arruda, inaugurou a viagem ontem. Pegou o metrô na estação da Feira do Guará, agradeceu a população pelo sistema de som e visitou o túnel da 114 Sul, que permite aos passageiros atravessar o Eixo Rodoviário por baixo até a 214 Sul. “Isso aqui evita atropelamentos, é iluminado a noite toda e, muito em breve, teremos o espaço do cidadão em funcionamento, com postos do Procon e do Na Hora”, detalhou Arruda. “É isso que vamos entregar na 108 Sul em abril do ano que vem, com a conclusão das obras do metrô”, completou. Ao desembarcar na estação da 108 Sul, o governador derrubou simbolicamente a parede do túnel, cuja escavação acabou de ser concluída.

Passeio ao shopping de Taguatinga, brincadeiras na piscina de bolas e até um vestido novo de presente. A pequena Grazielle, 5, estava radiante, enquanto aguardava o metrô para voltar a Samambaia, ao lado da tia Aurinéia, 23, e a irmã Andrezza,12. “O trem anda rápido e é desse tamanho”, mostrou, com os braços abertos. E quando o vagão chegou, os olhos da menina brilharam: ela ficou parada, olhando fixamente o metrô se aproximando. Só voltou a conversar depois que já estava dentro do vagão. Passeio, para ela, inesquecível.

VIAJE TAMBÉM

Aos sábados e domingos, o metrô funcionará das 7h às 19h, com tarifa de R$ 1. O intervalo entre um trem e outro é de 10 minutos na via principal e de 20 minutos nos ramais que ligam Águas Claras à Ceilândia e Samambaia.

De segunda a sexta-feira, o transporte funciona das 6h às 23h30, com tarifa de R$ 2. O intervalo entre os trens varia de 5 minutos e meio a 14 minutos.

Estação de Taguatinga fica lotada (Monique Renne/Especial para o CB)
Old August 5th, 2007, 08:22 PM   #134
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

Likes (Received): 77

Muito bom o metro de brasilia!!
gostei bastante!!
valeww por postarem!
Old August 5th, 2007, 08:32 PM   #135
Rodrigo_BSB
Registered User

Rodrigo_BSB's Avatar

Likes (Received): 183

Acho que uma das estações prioritáras para inaugurar poderia ser a Estação Guará, que fica localizada naquela trincheira, logo depois da Feira do Guará. O número de usuários aumentaria bastante se aquela estação entrar em funcionamento.

Quote:
O militar Cláudio de Oliveira e a mulher Vanderléia, acompanhados dos dois filhos, decidiram deixar o carro em casa para aproveitar a facilidade e rapidez do metrô. Moradores da 214 Sul, eles apenas tiveram de atravessar o Eixo a pé para chegar ao transporte.
Interessante. 214 Sul era a quadra onde eu morava até 2003, quando me mudei para Águas Claras.

Quote:
Desde que o horário de funcionamento do metrô foi estendido até as 23h30, o número de usuários aumentou consideravelmente. De 50 mil passageiros por dia, a demanda aumentou para 84 mil/dia nos dias de semana – quase 30% a mais.
Bom, o movimento era de 50 mil por dia, e subiu para 84 mil. O aumento, então, foi de 68%.
Rodrigo_BSB no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2007, 09:06 PM   #136
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Quote:
Originally Posted by nando02 View Post
Muito bom o metro de brasilia!!
gostei bastante!!
valeww por postarem!
Obrigado pelo comentário nando02!!

Quote:
Originally Posted by Rodrigo_BSB View Post
Acho que uma das estações prioritáras para inaugurar poderia ser a Estação Guará, que fica localizada naquela trincheira, logo depois da Feira do Guará. O número de usuários aumentaria bastante se aquela estação entrar em funcionamento.
Concordo!! MAs acho que ela será uma das mais caras para concluir, porque não fizeram sequer as plataformas, ou seja, será preciso quebrar a trincheira além de construir toda a estação, na Estação Onoyama, que fica entre a Estação Praça do Relógio e Centro metropolitano, por exemplo, eles já fizeram as plataformas na trincheira, basta construir a estação ao nível da rua. Agora fica a dúvida quanto a localização da estação, no projeto original ela ficaria praticamente em frente ao meu prédio, nas proximidades do cruzamento entre e Via Central do Guará II e a Via do Contorno, mas já cogitaram uma estação de integração entre o metrô e o possível Trem do Entorno, nas proximidades daquelas quadras de expansão do Guará II, fica a dúvida sobre qual será a opção, se bem que as distâncias permitiriam que ambas fossem construídas.

Quote:
Originally Posted by Rodrigo_BSB View Post
Bom, o movimento era de 50 mil por dia, e subiu para 84 mil. O aumento, então, foi de 68%.
É mesmo, mas acho que aproximadamente 30% foi o aumento em função da ampliação do horário, e esse aumento total em nº absolutos se refere. além da ampliação do horário, ao aumento com a incorporação comercial das estações Centro Metropolitano e Ceilândia Sul, mas de qualquer forma a reportagem errou ao nem explicitar isso.

Last edited by cara.bsb; August 5th, 2007 at 09:24 PM.
Old August 6th, 2007, 06:26 AM   #137
krypton
Ubique patria memor

krypton's Avatar

Putz, parece mentira, mas foi uma baita coincidência!! Eu não sabia que o metrô não funcionava nos fins de semana... ai nesse sabado decidi dar um pulinho ao Park Shopping: peguei um ônibus até a Rodo e depois dali peguei o metrô. So ali descobri que foi o primeiro dia de metrô no fim de semana, quando vi que so tinha que pagar 1 real!! Quando cheguei em casa, mais tarde, é que vi a reportagem sobre isso no DFTV!!

Realmente muito boa iniciativa, e a freqüência que eu vi tava bem boa, bastante gente pegando o metrô. Tomara que o horario seja estendido e a iniciativa perdure!
Old August 6th, 2007, 08:01 AM   #138
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Putz, que sorte que vc teve!!! Quase é obrigado a andar de Viplan, hahhaa, a pior empresa de ônibus da cidade, detentora da pior frota e que atende ao Guará (com uma linha que passa no Parkshopping), onde moro!!
A iniciativa realmente é excelente e o melhor, já mostrou um bom público no primeiro dia, acho que a ampliação do horário no fim de semana não vai demorar a acontecer.

6ª Atualização do Thread
  • Criação da seção Histórico. A seção contará com uma cronologia explicitando os principais fatos da história do metrô DF.

Cronologia do Metrô
(em atualização /construção)
1971
No dia 27 de março,fundação da cidade de Ceilândia.
1987
O Governo do Distrito Federal encomenda ao Instituto Mauá,de São Paulo,um estudo de viabilidade técnica para implantação de metrô de superfície.
1991
No dia 2 de janeiro,criação do Grupo Executivo do Metrô-DF ,encarregado da implantação do metrô no Distrito Federal ,que concebe o projeto básico de implantação do sistema.
No dia 14 de fevereiro,licitação para Tomada de Preços,para eleboração do Estudo de Impacto Ambiental do Metrô-DF
No dia 23 de setembro,lançamento do Edital de Concorrência 001/91 - EM /MC Novacap,para implantação do metrô,sendo as propostas entregues no dia 8 de novembro.
No dia 25 de novembro,conclusão do processo licitatório,com a definicação do Grupo Brasmetrô,
como vencedor,formado pelas construtoras Camargo Corrêa,Serveng Civilsan,Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez,além das fornecedoras dos equipamentos elétricos Inepar CMW,empresa TCBR,autora do projeto.
1992
No dia 6 de janeiro,assinatura do contrato entre o Governo do Distrito Federal o Consórcio Brasmetrô .
No dia 7 de janeiro,lançamento da pedra fundamental de construção do metrô,na estação de Furnas,na cidade satélite de Samambaia.
No dia 15 de abril,aprovação do projeto conceitual.
No dia 10 de junho,início das obras no Plano Piloto,sendo as escavações iniciadas no dia 24 de agosto.
No dia 21 de agosto,início da fabricação do primeiro carro.
No dia 28 de agosto,início das obras no Guará.
1993
No dia 2 de janeiro,início das obras em Taguatinga.
No dia 26 de março,primeiro encontro de frentes de escavação de túneis,na Asa Sul.
No dia primeiro de junho,início dos testes finais do primeiro trem unidade na fábrica.
No dia 16 de julho,início da montagem dos equipamentos nas subestações retificadoras.
Em julho,entrega do primeiro trem do metrô,fabricado pela Mafersa em São Paulo transportado por via rodoviária em viagem de 6 dias.Foram encomendados 20 trens,com 4 vagões cada um,com previsão de entrega final para setembro de 1994.
No dia 24 de julho,início da colocação dos trilhos,em Samambaia.
No dia 7 de outubro,início dos testes do sistema de energia.
No dia 8 de novembro,início dos testes com o primeiro trem unidade,na via-teste do complexo de manutenção.
No dia 28 de novembro,início da montagem dos equipamentos de sinalização e controle.
No dia 15 de dezembro,criação da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal,atavés do Decreto 15.308,conforme autorização da Câmara Legislativa,pela Lei 513,de 28 de junho de 1993.
1994
No dia 17 de janeiro,início dos testes do trem,no trecho Complexo de Manutenção -Samambaia, sendo a primeira viagem realizada no dia 8 de fevereiro.
No dia 27 de março,início da operação regular,no trecho entre o Parkshopping Samambaia,com 20 km de extensão e 6 estações em operação.
No dia 17 de setembro,inauguração da estação 114 Sul
Em outubro,paralisação das obras por causa de um impasse com as empreiteiras que se setiram prejudicadas com o novo cálculo de pagamento,provocado pela mudança da moeda das nova diretrizes econômicas do Plano Real.
1995
Obras paralisadas.
1996
Em maio,após as negociações com as empreiteiras,retomada das obras.
1997
Em outubro,interrupção das obras no Plano Piloto e retomada na Ceilândia.
Chamada dos primeiros concursados em 1994 para assumirem os postos de trabalho.
1998
Em janeiro,conclusão do túnel de 600 metros ligando a estação Galeria dos Estados à estação Central , ao ser derrubada a parede de terra que dividia as duas estações.Foram concluídos os 7,4 quilômetros de túnel sob a superfície da Asa Sul.
Em fevereiro,início do assentamento dos trilhos no túnel entre as estações 114 Sul e Central.
No dia 18 de maio,início da operação regular do metrô,entre as estações Galeria dos Estados ,Praça do Relógio Samambaia Terminal .Transportava uma média de 20 mil passageiros/dia.
Continuam as obras de conclusão até a Estação Central ,na rodoviária do Plano Piloto,com 600 metros de um lado,e até Ceilândia no outro extremo da linha,com 9 km de extensão.
Em outubro,nova paralisação das obras,por falta de recursos.O BNDES interrompe o financiamento da obra..
No dia 22 de outubro,inauguração oficial da estação Praça do Relógio,em Taguatinga.
1999
No dia 14 de janeiro,a operação do metrô é desativada pelo novo governo,quando já havia transportado 3,4 milhões de passageiros,sem nenhum incidente,desde o início de sua operação regular em 1998.
Em outubro,retomadas das obras,após um ano de paralisação.
2000
No dia 15 de dezembro,primeiro trem chega à estação Central,sendo a viagem oficial,com o governador,realizada no dia 20 de dezembro,partindo do terminal Samambaia.
2001
No dia 31 de março,reativação dos trechos paralisados em 1999,e inauguração da estação Central.
2002
No dia 5 de fevereiro,inauguração das estações Arniqueiras e Samambaia Sul.
2004
No dia 18 de maio,inauguração da estação Concessionária ,no bairro de Águas Claras,em Taguatinga.
No dia 24 de setembro,início da operação da bilhetagem eletrônica sem contato.
No dia primeiro de dezembro,inauguração da passagem subterrânea em frente a rodoviária interestadual de Taguatinga.
2005
O metrô conta com frota de 20 trens,sendo cada trem,com capacidade para 1.358 passageiros por tem, composto por quatro carros.A disponibilidade diária é de 13 trens circulando simultaneamente.
No ano de 2005 em 254 dias,de segunda à sexta-feira,das 6h às 20h,o metrô realizou 49.837 viagens transportando 12,8 milhões de passageiros,um aumento de 17,6%no número de passageiros em relação ao ano de 2004.
2006
Em maio o sistema transportava cerca de 58 mil passageiros/dia.
No dia 6 de abril,inauguração oficial da expansão do ramal de Ceilândia,com 6km de extensão duas estações:Centro Metropolitano Ceilândia Sul.A estação Centro Metropolitano atendende à rodoviária interestadual de Taguatinga.
No dia 30 de junho,início das viagens experimentais do novo ramal de Ceilândia,com 200 estudantes.
Entre os dias 4 e 13 de julho,às terças e quintas,são realizadas viagens experimentais com estudantes menbros de associações culturais.
O trecho apesar de inaugurado oficialmente m abril só inicia o transporte de passageiros em julho, ainda em fase experimental -Operação Branca ,das 6h30às 9 h,em viagens gratuitas com um trem a cada 20 minutos a partir da estação Praça do Relógio.
A partir do dia 20 novembro,as estações Centro Metropolitano Ceilândia Sul passam a funcionar no mesmo horários das demais estações do sistema,das 6 às 20 horas.
2007
No dia 18 de abril o Governo do Distrito Federal libera verba de R$100 milhões assina a ordem de serviço para retomada imediata das obras de quatro estações da Ceilândia (Guariroba,Ceilândia Centro,Ceilândia Norte,Terminal da Ceilândia) e da 108 Sul,paralisada há 10 anos.A previsão é de que as obras estejam concluídas em janeiro de 2008,quando começa o período experimental de dois meses,seguido pelo início da operação comercial,previsto para o dia 21 de abril de 2008.
No dia 18 de abril,às 13 horas,início da cobrança de passagem no trecho Praça do Relógio – Ceilândia Sul.
No dia 21 de abril,durante as festas de comemoração do aniversário da cidade,com a catraca liberada, o metrô bate recorde de público,transportando cerca de 400 mil passageiros,entre as 6h 2 h da madrugada.
No dia 23 de abril,o metrô passa a operar em novo horário,das 6h às 23h30, quando transportava uma média de 60 mil passageiros/dia com 14 trens.
No dia 23 de abril,fim da operação experimental entre Taguatinga e Ceilândia.
No dia 31 de maio,o Governo Federal libera verba de 30 milhões de reais para conclusão da obra de quatro estações em Ceilândia uma estação na 108 Sul.O trecho de Ceilândia tem 4,5 quilômetros de extensão está previsto para ser inaugurado em 21 de abril de 2008. Desde 1992,foram gastos cerca
de R$2 bilhões para a construção de 37 quilômetros de linhas.Faltam cinco quilômetros 11 estações
para a finalizar a linha básica do metrô.
2008
No dia 21 de abril,previsão de início da operação comercial da estação 108 Sul mais 4 estações em Ceilândia (Guariroba,Ceilândia Centro,Ceilândia Norte e Terminal da Ceilândia).

(Fonte: Marcelo Almirante 2007 - Memória do Transporte Público -www.rota.notlong.com)
Old August 6th, 2007, 08:20 PM   #139
cara.bsb
Só observando!

cara.bsb's Avatar

Quem quiser ver o vídeo de uma reportagem do DFTV sobre a ampliação no horário aqui está o link para o mesmo, é possível ver diversas estações e o interior do trem:

Metrô Funciona no fim de semana
Old August 7th, 2007, 03:24 AM   #140
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by cara.bsb View Post
Quem quiser ver o vídeo de uma reportagem do DFTV sobre a ampliação no horário aqui está o link para o mesmo, é possível ver diversas estações e o interior do trem:

Metrô Funciona no fim de semana
Cara eu andei no metrô no sábado, até que estava movimentado, mas não vi seguranças, vc reparou isso, claro se andou tambem no sábado.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasilia, metro, metrô brasília, subway

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules