daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old April 8th, 2007, 07:27 PM   #41
ncjrsa
I bet you got me wrong...

ncjrsa's Avatar

Likes (Received): 1

Vinicius, sinceramente, pra mim essa regra se aplica. O que há de pior (esteticamente falando) são essas ripas de madeira mesmo. De resto, não há muita sujeira, só mesmo vidros das janelas e portas que são todos rabiscados..
ncjrsa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 8th, 2007, 08:34 PM   #42
rkj
Registered User

Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by Evandro View Post
Pessoal... ontem à tarde saí com um grupo de amigos em direção ao Centro Cultural Vergueiro, na capital paulista. Fui com eles de trem pois eles marcaram de se encontrar com um colega que estava nos esperando na estação de Comandante Sampaio (Osasco). Aproveitei a situação para tirar algumas fotos da Linha B e do vagão que eu estava (segundo carro):

06 - Mais um flagrante, o pior de todos: saindo da estação de Itapevi, eis que um menor de idade, aparentando uns 15, 16 anos, surge da parte de fora da composição, entrando pela janela... como que os seguranças não viram isso?

Durante a viagem, inúmeros marreteiros e pedintes aleijados circularam pelo vagão no qual me encontrava. Não deu para tirar foto deles por questões de segurança. De todas as linhas que conheço, a Linha B continua sendo a pior de todas, só perdendo pra Linha F, no qual ainda não tive a oportunidade de andar.

Comentem!!!
É bem provável que esse penetra em Itapevi tenha vindo do ramal Amador Bueno, que não tem tarifação, e o pessoal atravessa as pistas para pegar o trem para Julio Prestes sem pagar.

Entre a linha A e B, parece que a A consegue ser pior... eu ainda não andei na A para comparar, mas as descrições tanto de foristas quanto de um amigo que mora no Jaraguá vão nessa direção.
rkj no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2007, 08:54 PM   #43
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 514

Evandro

Sobre a sua última foto,você viu quanto material abandonado(carros,postes de concreto e aço,dormentes de concreto,etc) no abandonado pátio de Santa Teresinha?

A favela se instalou em um terreno que não pertence à Cptm.A prefeitura de Carapicuíba impedui a retirada das famílias dos entornos da linha entre Santa Teresinha e G.M. Costa muitas vezes.Hoje vemos que a omissão da prefeitura de Carapicuíba causou.

Os pisos esburacados aos poucos estão desaparecendo.Alguns TUE's estão tendo o piso reformado.

Sobre a segurança,não preciso repetir pela milésima vez o impasse entre estado e união.Enquanto isso estamos sem segurança.Por isso que eu sou a favor de se construírem delegacias de polícia ferroviária(seja estadual ou federal)em estações de grande movimento,e postos policiais nas demais estações.

Last edited by Ramos; April 8th, 2007 at 09:13 PM.
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 12:02 AM   #44
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Likes (Received): 153

Sim, Ramos, pena que não deu para fotografar as composições abandonadas.

Carapicuíba sempre foi a cidade mais problemática da região... até hoje existem moradores de lá que imploram às autoridades para que a cidade se anexe à Barueri, mas isso é impossível. O problema da vez por lá é em relação ao único cemitério municipal daquela cidade. Para morrer, o cidadão de "caracas" tem que pagar, e bem caro pro município, pois simplesmente não há mais espaço para covas no cemitério.

Solução: os moradores carapicuibanos estão pegando endereço falso de amigos das cidades vizinhas e enterrando seus parentes em Barueri, Osasco, Jandira e Itapevi.

Em relação à limpeza das composições, não tenho do que reclamar atualmente... toda vez que o trem chega à Itapevi, faxineiras varrem e passam rodo dentro dos vagões, e fazem um serviço bem feito, diga-se de passagem... algumas até são simpáticas. Quanto à segurança, não suporto aqueles vigias terceirizados que não tem a mínima competência e preparo para o serviço. Segurança de trens e estações, para mim, tem que ser feita pela Polícia Ferroviária Federal, que tem autoridade e preparo suficiente para isso. Já passou da hora do governo Lula abrir um novo concurso para amenizar o déficit neste setor.

Enquanto isso não acontece, sou à favor de uma emenda constitucional que dê salvaguarda para que PM's e GCM's também possam cuidar da segurança nas estações e nos trens.

Aqui vai um dos vídeos que gravei durante o trajeto, entre o Jd. Belval e a estação de Barueri... o problema é o barulho dentro das composições, insuportável!!! Em alguns trechos, principalmente entre Imperatriz Leopoldina e Júlio Prestes, tenho certeza que o barulho ultrapassa os 100dB:

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 12:16 AM   #45
TêAgá

TêAgá's Avatar

Evandro;

Valeu pela contribuição, fiquei impressionado com a foto do moleque invadindo o vagão, vou colocar as fotos e o vídeo na página principal.

Mas acho que a B ainda está melhor que a A e a F, não sabia que alguns vagões da B também estavam com remendos feitos de tábuas no assoalho, na F, isso é bem comum, mas na B eu nunca tinha visto, e olha que usava esses trens todos os dias!

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 04:11 AM   #46
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

O nívle de ruído não chega a 100 decibéis.Acho que se chegar à 80 é muito.
A isolação acústica foi pro saco junto com o sistema de ventilação.
Old April 9th, 2007, 03:14 PM   #47
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 3

Thi, se vc quiser incluir meu video no trhead eu nem vou ficar chateado.
huahauahuhauahuahuahuahauhaua
Old April 9th, 2007, 11:31 PM   #48
TêAgá

TêAgá's Avatar

Coloca o link aí Tlag! Eu procurei ele, e não consegui achar!

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
Old April 10th, 2007, 12:26 AM   #49
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Valeu TH. O trhead está perfeito!

Last edited by Tlag; April 10th, 2007 at 01:04 AM.
Tlag no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2007, 12:58 AM   #50
TêAgá

TêAgá's Avatar

Pessoal, editado!

Inclusas as fotos do Evandro, o vídeo do Evandro e o Vídeo do Tlag.

Old April 10th, 2007, 03:11 AM   #51
Ligeirinho
Registered User

Likes (Received): 8

Estava com o Evandro no dia em que ele bateu as fotos.

Digo uma coisa a vocês. Eu, como usuário da Linha B, vejo que a solução no caso dos trens seria a reeducação dos usuários do trem.

Explica-se:
Em um Metrô você não vê pedinte ou camelô. Por que? Por causa da segurança, que são respeitados; dos avisos espalhados em toda a estação; dos avisos disparados toda hora pelo sistema de som; e principalmente, porque quem usa o Metrô vê que aquilo tudo é mantido por eles.

Em um trem da Linha B (ou em muitos outros de outras linhas), você vê
- Evasão de Renda (flagrada pelo Evandro)
- Pedintes
- Camelôs
- Assaltos e furtos
- Vandalismo e sujeira
- Desrespeito ao próximo (pregação de Fanáticos, batuque de maloqueiros e outros).
Entre outros.

Trabalhei 9 meses como auxliar geral na Frente de Trabalho, catando sujeira que ficava entre os trilhos do trem. Cara, enchiamos uns 4 à 8 caminhões diários com os entulhos jogados pelos criminosos (sim, porque para mim, pessoa que não respeita a lei que não se deve jogar lixo pela janela, é criminoso).

Se há um motivo principal da linha não ter sido extendida até Amador Bueno, é devido ao medo da CPTM do aumento da depredação que poderia ocorrer nos trens. Peguem um Toshiba da extensão operacional para ver a situação. Será que não seria a mesma coisa se fosse com a série 5000?

Detalhe que sempre falam em modernização e tal. Quando reformaram alguns trens da série 5000 (retratados pelo Bruno), os mesmos ainda assim foram alvo de vandalismos um tempo depois. Hoje não se vê muito os trens reformados, cuja identificação se nota pela cor Azul aplicada na parte de cima do vagão.

Antes de reformarem a Linha B, seria necessário educar o povo para manter limpos e bem cuidados os trens e as plataformas. É um trabalho arduo, pois mudar a cuca de um povo mal-educado é ruim. Mas valendo a pena, o resultado seria bom.
Ligeirinho no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2007, 04:13 PM   #52
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Bem Vindo!
Old April 11th, 2007, 06:06 AM   #53
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Os trens reformados da linha B são uma piada.Pintaram parte do teto de cinza escuro para esconder sujeira,mesmo sabendo que diminui a iluminação,o sistema de ventilação sequer foi remodelado,o aviso sonoro de fechamento de portas foi retirado de muitos trens,fora que o governo insiste em jogar dinheiro fora pintando trens de aço inox.Não se pinta aço inox,aço inox deve ser polido!
Old April 12th, 2007, 03:45 AM   #54
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Bom, hoje eu andei num trecho da linha B, não muito grande, apenas entre a Barra Funda e Osasco, mas deu pra avaliar os trens e algumas estações.

Minhas impressões foram as seguintes:

As estações em geral tem um aspecto bastante pobre, todas muito simples, feitas na base do concretão e telhas brasilit. no entanto, apesardesse aspecto pobre percebi que em infra estrutura elas são bem melhores que as da linha A, D, E depois de Guainazes e F, pois todas as plataformas sao cobertas, as estações tem uma infra estrutura razoável com saguão, passarelas cobertas, bancos etc. Em suma, não é bonito nem agradável, mas é funcional.

Sobre o trem - Uma enorme composição, nunca tinah andado num trem com tantos vagões, hehe, a gente até estranha depois de sair dele entrar no "trenzinho" da linha C, hehe.

Bom, minha primeira impressão foi sobre a ventilação, realmente ela faz falta, entrei no trem na Barra Funda e percebi como estava quente dentro dele, isso que hoje nem fez muito calor, esse ao meu ver é o maior defeito dele. A aparencia interna não é muito agradável, vidros riscados, bancos bem gastos, as placas da Fepasa dão uma sensação de volta ao tempo, realmente a aparência interna é de um trem velho, aliás a externa também. No entanto o vagão estava bem limpo, não vi nenhuma sujeira no chão, na viagem de ida não vi nenhum camelô, na de volta apenas um.

Se a aparência em geral não agrada muito, eu achei os terens do ponto de vista técnico muito bons, a saída é bem suave não dão solavancos como os da Linha A e E, e os trens em geral nãof azem barulho, só quando passam por ramais de mudança de linha, aí realmente tem hora que o trem vai descarrilhar de tanto barulho que faz. Resumindo: assim como as estações a aparência é pobre, mas os carros em si não são ruins, com uma boa reforma interna que incluísse novos bancos e ar condicionado ficariam excelentes composições.

Resumo das minha impressões: A Linha B, pelo menos no trecho que usei tem boa infra estrutura do ponto de vista técnico-operacional, no entanto o que lhe dá má impressão é a aparência, tanto as estações como so trens são bem pobres em beleza e sofisticação, com um embelezamento nas estações e uma reforma interna nos trens ficaria outra coisa, comparável com a linha C.

Bom, ja já posto fotos e vídeos, dessa linha em especial fiz poucos.
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 03:54 AM   #55
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Demorou Rafael!
Vou te processar!
Old April 12th, 2007, 04:20 AM   #56
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Aí estão as fotos, seu mal amado

Estação Barra Funda - Essa estação é enorme, pra que não é de SP ela compreende a estação final da linha 3 do metrô, as estações de passagem das linhas A e B da CPTM, e três terminais de ônibus, um rodoviário para cidades do interior paulista e outros estados como PR e Centro Oeste, um terminal para ônibus turísticos e um terminal de ônibus urbanos.

Particularmente não gosto muito dessa estação, não sei explicar ao certo mas acho muito movimentada, não há um fluxo certo pra onde as pessoas vão, é muita gente pra cá, pra lá, indo e voltando, uma loucura, muito fácil de se perder apesar da boa sinalização, além disso por causa das linhas periféricas que ela atende costuma andar um povo meio estranho tb. Pra completar não gosto nada desse telhado dela, acho que deveriam por um forro com iluminação embutida e esconder essa estrutura metálica do telhado, ficaria bem mais bonito!

Essas fotos são de uma pequena parte da estação, apenas entre a interligação da parte do metrô e de algumas partes da linha B da CPTM.

Saguão da parte do Metrô:

Essas lojinhas estão fazendo sucesso no metrô, agora estão reformulando o visual delas, está ficando mais bonito e moderno, parecendo mini-shoppings

Tranferência gratuita do metrô para CPTM

já na parte da CPTM, aqui não há lojinhas

Plataforma da linha B

Idem

Ponta das plataformas da linha B

Bloqueios para o Metrô

Elevador

Uma espécie de sala de espera que existe antes da plataforma da linha B

Plataforma da linha B

Plataformas da linha A e outras que não são usadas

Povo aguardando o trem sentido Itapevi

Reparem no trem do metrô chegando lá no fundo

Aqui ele parado na plataforma ao fundo, separado

Plataforma da linha B

Plataformas da linha A e ao fundo o terminal Rodoviário e Turístico

Trem chegando sentido Itapevi

E trem que acabou de chegar, sentido Julio Prestes

Da linha B é isso aí, tem mais um pequeno video, mas vou postar só amanhã

Last edited by RRC; April 12th, 2007 at 04:28 AM.
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 06:15 AM   #57
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
Aí estão as fotos, seu mal amado

.....

Da linha B é isso aí, tem mais um pequeno video, mas vou postar só amanhã
Sou mal amado não, tanto que tenho Amado no meu sobrenome.
Pra variar, ótimas fotos! Adorei! Preciso parar de ser preguiçoso e tirar mais fotos tb.
Quero esse video aqui amanhã até o meio dia. Esse é seu prazo hein!
Ai de vc se não cumprir.
Old April 12th, 2007, 06:40 AM   #58
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

RRC

A disposição das plataformas na Barra Funda está mais ou menos assim:

1-(Linha B destino Júlio Prestes)
2-(Linha B,usada quando há manutenção na via da plataforma 1)
3-(Linha B Itapevi,com sala de espera dos trens de longo percurso da Fepasa que iam para Botucatu,Pres. Epitácio,etc)
4-(Linha B,Raramente utilizada quando há manutenção na via da plataforma 1 ou 2,com sala de espera dos trens de longo percurso da Fepasa que iam para Botucatu,Pres. Epitácio,etc).

*Observação:a Cptm está retirando a bitola métrica do trecho da linha B compreendido entre Lapa e Júlio Prestes,por isso os trens da linha B ora compartilham a plataforma 1,ora utilizam a plataforma 4.

Desativadas

5-(Está sem trilhos,desativada,com sala de espera dos trens de longo percurso,usada hoje como depósito)
6-(Desativada,com sala de espera dos trens de longo percurso,usada hoje como depósito)

7-(Linha A destino Francisco Morato)
8-(Linha A destino Luz-somente desembarque)
9-(Linha A destino Luz)
10-(Raramente utilizada quando há manutenção na via da plataforma 8 ou 9)
Old April 12th, 2007, 09:07 PM   #59
TêAgá

TêAgá's Avatar

RRC

Coloco as fotos na página principal do thread?

Old April 12th, 2007, 09:11 PM   #60
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Seu prazo acabou!
Aguarde Rafael!
huahuahauahuahuahauahua

Reply

Tags
cptm linha 8, cptm linha b, diamante