daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Closed Thread

Thread Tools
Old April 3rd, 2007, 02:31 AM   #1
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 1372

Feira de Santana, BA - A Princesa do desenvolvimento

Feira de Santana
Pela importância de sua localização geo-econômica Feira de Santana lidera a macroregião abrangendo 96 municípios com população de aproximadamente 3 milhões de habitantes, sendo um dos maiores entroncamento rodoviário do interior do país e o maior do Norte e Nordeste, cortado por três rodovias federais: Br 101, 116 e 324, e quatro rodovias estaduais: Ba 052, 502, 503 e 504, favorecendo uma corrente e concentração de fluxo de população, mercadorias e dinheiro, num entreposto que liga o Nordeste ao Centro-Sul do Brasil, na fronteira da capital Salvador com o sertão, do recôncavo aos tabuleiros do semi-árido da Bahia. Distante 115 Km de Salvador pela BR 324 completamente duplicada, responde pela segunda economia regional da Bahia, com amplitude de vínculos econômicos e relações de transações comerciais de um complexo de regiões, sua economia diversificada, agropecuária, comercio, industria e de serviços de apoio urbano, a cidade ostenta posição de centro distribuidor da produção regional e pólo de negócios e atividades dinâmicas.

HISTÓRICO
Originou-se no começo do século XVIII, da fazenda Santana dos Olhos D’água, de propriedade do português Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão, que construíram uma capela, sob as invocações de São Domingos e Santana, em torno do qual surgiu a povoação. Ali instituiu-se uma feira, que se tornou um centro de permuta comercial e, por isto, pouso obrigatório de tropas e viajantes que, pela estrada real de Capoeiruçu, provinham do alto sertão da Bahia, de Minas, do Piauí e de Goiás, em demanda do porto de Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira, à margem do rio Paraguaçu, onde se localizavam grandes estabelecimentos de tecidos e mercadorias diversas, pertencentes a comerciantes portugueses.

EDUCAÇÃO E CULTURA
Feira de Santana é hoje um dos pólos de maior desenvolvimento regional do Brasil em educação superior, transformando-se em um centro de ensino superior, através de suas ações acadêmicas - ensino, pesquisa e extensão distribuídas em uma universidade publica UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, um dos maiores centros de excelência do interior do brasil, oferecendo 52 cursos de graduação, com 12.527 alunos matriculados, 50 cursos de especialização, 15 de Mestrado e 06 de doutorado.

A população Feirense dispõe dos seguintes espaços de Cultura e Lazer:
Clubes Sociais..................13
Cinemas...........................06
Teatros............................04
Museus............................03
Jornais.............................05
Revista............................04
Rádios AM........................03
Rádios FM........................04
Emissora de TV local......... 02

SETOR INDUSTRIAL
O Centro Industrial de Subaé, com espaços dotados de toda infra-estrutura básica, Incentivos fiscais e facilidades de acesso ao credito, em ramos como químico, material elétrico e de transportes, bebidas, alimentos, vestuário, calçados e artefatos de tecidos, metalurgia, papel, papelão e embalagem. Estão instaladas no centro industrial do porte de: Pneus Pirelli, Cervejaria Kaiser, Siemens, Avipal, Jossan da Bahia, Química Geral do Nordeste, Brasfrut, Nestlê, dentre outras. Conforme o censo empresarial contabilizou 1.567 unidades fabris, gerando 14.952 empregos diretos e mais 49 mil indiretos.

SETOR COMERCIAL
É o setor de maior importância econômica da estrutura produtiva municipal em geração de emprego e de renda. Segundo o censo empresarial, existe 8.582 estabelecimentos, sendo 81,4% varejista e 18,6% atacadista, gerando 48.781 empregos diretos e mais de 75 mil indiretos.

SETOR DE SERVIÇOS
O segmento de serviços, tem despontando como mais uma vocação para o município, com o surgimento de inúmeras empresas, Segundo o censo empresarial foram contabilizado 8.373 estabelecimentos, gerando 24.829 empregos diretos. Dentro do seguimento destacamos os ramos assistência medico-sanitaria, educação e transporte que tem grande importância polarizadora.

Mais alguns dados:

População:IBGE/2006....................571.997 - IBGE-07
Área :................................................1.338Km2
Densidade demográfica.............................400,46 hab/km2
IDH:..2000............................................0,740
Distância da capital:.................................115 km
Eleitores:..........................................330.960
PIB:IBGE/2004..................................2.608.660
Agências bancárias:...................................27
Frota de veículos:-Denatran/2007...........102.303
Unidades de ensino superior:........................07
Estabelecimentos de saúde:.......................216

Fontes: IBGE, Pnud, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Denatran, TSE.

Localização na Bahia.

Vamos às fotos:

01-BR 324

02

03-Fábrica da Pirelli

04-Fábrica da Nestle

05-Viaduto do anel rodoviário

06-Final da Av. Pres. Vargas

07-Vista parcial da cidade

08-Vista parcial

09-Final da Av. João Durval

10-Shopping Iguatemi

11

12

13-Av. João Durval

14

15

16-Feira Palace Hotel

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42-Mercado de Arte Popular

43

44

45

46-Prefeitura

47-Av. Pres. Dutra

48

Aguardo comentários.

Last edited by Cerrado; May 11th, 2008 at 06:33 PM.
Cerrado está en línea ahora  

Sponsored Links

Old April 3rd, 2007, 02:52 AM   #2
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 955

Feira de Santana, cidade onde morei 12 anos da minha vida... Como está crescendo, minha ex-cidade!!! Uma das cidades que mais conheço profundamente, mais até do que muita gente que nasceu nela!... Sei até o nome desse prédio de onde vc tirou essas panorâmicas do alto dele... O Ed. Ana Muller Falcão, com 8 andares, inaugurado em 1985! E a avenida que vc disse que era Pres. Vargas na verdade é Getúlio Vargas, hehe.
Belíssimas fotos da Princesa do Sertão, cerrado! Feira de Santana merece!
Old April 3rd, 2007, 03:35 AM   #3
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 26

Ahh, já fui em Feira ! na verdade , só para pernoitar , mas me surpreendi com uma cidade bonita, bem planejada, ótimas avenidas...lindas fotos que me mataram a saudade ! obrigado !
Luis_RiodeJaneiro no está en línea  
Old April 3rd, 2007, 03:54 AM   #4
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 19

Eu tbm já fui, e pernoitei tbm!
Era uma noite fria, uns 15ºC, eu me tremia de frio, eu e meus amigos compramos vodka nesse posto ipiranga da foto 31 e bebemos nessa praça central dessa avenida, naquele semicirculo da foto 35(depois dos quiosques).
Ela é completamente o oposto de Salvador, a urbanização lá é muito regular, eu gostei muito disso nela.
Meus amigos tiraram muita onda com os camelôs de Feira, quando nós saímos de lá, por volta das 9h, eles ainda estavam montando as tendas, chamaram eles de preguiçosos só porque aqui 6h as tendas já estão todas armadas.
Eu falava, o que adianta eles armarem as 6h se não tem gente pra comprar como em Belém.
Old April 3rd, 2007, 05:10 AM   #5
Cacique
BANNED

Cacique's Avatar

Likes (Received): 6

ótimo thread...
gostei muito das fotos 7, 8, 33, 34, 35 e 36.

Aprecio muito a qualidade das sua fotos... ainda quero ver as fotos que vc prometeu de Itabuna...

abraços

ass: Tourniquet from SALVADOR!!! XD
Cacique no está en línea  
Old April 3rd, 2007, 05:13 AM   #6
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Quote:
Originally Posted by raonidantas View Post
ótimo thread...

Aprecio muito a qualidade das sua fotos... ainda quero ver as fotos que vc prometeu de Itabuna...

abraços

Pode aguardar, tenho mais de sessenta fotos de Itabuna!
Old April 3rd, 2007, 05:17 AM   #7
Cacique
BANNED

Cacique's Avatar

Likes (Received): 6

estou aguardando ansiosamente... :p
flwwwww

ass: tourniquet
Cacique no está en línea  
Old April 3rd, 2007, 05:28 AM   #8
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 2695

Legal, realmente está desenvolvendo.

Só tenho horror desses centros com placas e painéis enormes ocupando a fachada toda, muita poluição visual.
Old April 3rd, 2007, 01:38 PM   #9
Soteros
Registered User

Soteros's Avatar

Likes (Received): 57

Lindas e Variadas as fotos de minha querida Feira... parabéns Cerrado! Muito bom ter um thread que represente tão bem esta cidade!
Soteros no está en línea  
Old April 3rd, 2007, 02:28 PM   #10
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1100

Quote:
Originally Posted by cerrado View Post
15
73º?? Esse sim é o verdadeiro calor arretado da Bahia!
Bélíssimo thread, parabens. A cidade é bem desenvolvida e rica!!
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho no está en línea  
Old April 3rd, 2007, 08:43 PM   #11
shepper
Registered User

shepper's Avatar

Likes (Received): 0

Jah passei por Feira qdo tava indo do interior para Salvador... mas me lembro pouco...
Minha mãe fala que qdo vc esta passando por Feira de Santana vc tem q passar a mais de 100Km pq lá eh a terra dos ladrões hahaha
O pq dessa fama eu naum sei.

Mas adorei a cidade, essa Av. Pres. Vargas chama atenção.
shepper no está en línea  
Old April 3rd, 2007, 09:40 PM   #12
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Quote:
Originally Posted by shepper View Post
Jah passei por Feira qdo tava indo do interior para Salvador... mas me lembro pouco...
Minha mãe fala que qdo vc esta passando por Feira de Santana vc tem q passar a mais de 100Km pq lá eh a terra dos ladrões hahaha
O pq dessa fama eu naum sei.

Mas adorei a cidade, essa Av. Pres. Vargas chama atenção.
Essa fama da cidade já ficou no passado, hoje quase ningém lembra mais dessa brincadeira, o que Feira vive hoje é um grande ciclo de desenvolvimento!
Old April 4th, 2007, 01:49 AM   #13
Lukas Baiano

Lukas Baiano's Avatar

Likes (Received): 212

Parabéns novamente Cerrado, por mais um threas maravilhoso!
e agora da minha cidade, conseguiu captar realmete ótimos ângulos da cidade!
E essa foto 33!!?
Tá show de bola!
Realmente estamos a passos largos para nos consolidar como a verdadeira "Princesa do Sertão", o que precisamos urgentemente é de uma mudança radical no Anel de Contorno, pois o mesmo já encontra-se quase que totalmente em zona urbana. É isso aé Cerrado, continuarei esperando por seus ótimos threads!
Abraço
Lukas Baiano no está en línea  
Old April 4th, 2007, 01:51 AM   #14
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Likes (Received): 1

Ótimas as fotos de Feira.
Já passei por Feira, mas ainda criança, estou ancioso para ve-la novamente, principalmente quando tiver iniciado as obras nas rodovias br116 e br324.
BrunoInteriorano no está en línea  
Old April 4th, 2007, 02:01 AM   #15
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Gostei bastante da cidade, certamente um dos maiores polos de desenvolvimento do interior do N/NE!

As fotos tambem estão muito boas, valeu cerrado!
Old April 4th, 2007, 02:01 AM   #16
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lukas Baiano View Post
Parabéns novamente Cerrado, por mais um threas maravilhoso!
e agora da minha cidade, conseguiu captar realmete ótimos ângulos da cidade!
E essa foto 33!!?
Tá show de bola!
Realmente estamos a passos largos para nos consolidar como a verdadeira "Princesa do Sertão", o que precisamos urgentemente é de uma mudança radical no Anel de Contorno, pois o mesmo já encontra-se quase que totalmente em zona urbana. É isso aé Cerrado, continuarei esperando por seus ótimos threads!
Abraço
Valeu Lukas, obrigado!
Old April 4th, 2007, 01:45 PM   #17
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Tive uma informação de que uma grande empresa do Sudeste está disposta a entrar no mercado de apartamentos em Feira, uma que está entrando em Salvador!
Old April 4th, 2007, 07:41 PM   #18
CEARENSE
É apenas recalque...

CEARENSE's Avatar

Likes (Received): 742

Feira parece ser bem agradavel, a cidade é bem urbanizada, arborizada, agora demonstrou ter um caos no transito, vamos alargar mais as vias arteriais né... uma cidade de 500k ter transito é falta de planejamento !

Quote:
Originally Posted by CH View Post
Eu tbm já fui, e pernoitei tbm!
Era uma noite fria, uns 15ºC, eu me tremia de frio, eu e meus amigos compramos vodka nesse posto ipiranga da foto 31 e bebemos nessa praça central dessa avenida, naquele semicirculo da foto 35(depois dos quiosques).
Ela é completamente o oposto de Salvador, a urbanização lá é muito regular, eu gostei muito disso nela.
Meus amigos tiraram muita onda com os camelôs de Feira, quando nós saímos de lá, por volta das 9h, eles ainda estavam montando as tendas, chamaram eles de preguiçosos só porque aqui 6h as tendas já estão todas armadas.
Eu falava, o que adianta eles armarem as 6h se não tem gente pra comprar como em Belém.
o póbe do calango onde chega é bebendo, o pudim de cana ! hehehe

Quote:
Originally Posted by raonidantas View Post
ótimo thread...

abraços

óia a "RUMAÇÃO" desses dois hauahauhaa
o Raoni do Maranhão e o Tourniquet da Bahia compartilhando login HAUAHA isso é a piada do ano ! tudo isso pq o SSC não deixa mais entrar é ?

uélcome baiano rockeiro heheheh !

My threads:
CEARENSE no está en línea  
Old April 4th, 2007, 07:48 PM   #19
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 8

belo thread, Cerrado! o histórico está fantástico, a economia do local é realmente muito diversificada. Gostei das explicações. As lindas fotos mostram a cidade crescendo e muito, parabéns Feira de Santana!
Fortal no está en línea  
Old April 4th, 2007, 07:58 PM   #20
Dan Silva
Registered User

Dan Silva's Avatar

Likes (Received): 2

O melhor thread sobre Feira de Santana que já vi aqui. O skyline ficou bem melhor visto desses ângulos. E gostei mais da cidade vendo-a ao nível do chão do que as aéreas.
Dan Silva no está en línea  

Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules