daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools
Old April 7th, 2007, 01:40 AM   #1
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2362

Camaçari-BA, a potência industrial do Nordeste. (by cerrado-março/2007)

Camaçari é um município raro. Completo em riquezas naturais, econômicas, históricas e culturais. Para viver, passear ou investir, Camaçari, destaca-se como uma das mais promissoras cidades do Brasil.

História
A História de Camaçari remonta aos primeiros anos da colonização. Por isso conhecê-la é fundamental para se ter uma compreensão aprofundada da história da Bahia e do Brasil. Daí, a necessidade de se agregar a riqueza de informações, infelizmente ainda dispersas, transformando-as em conhecimento que irá garantir a consolidação da identidade e a melhora da auto-estima do povo camaçariense. Camaçari originou-se em 1558, numa aldeia dos índios tupinambás, formada pelos jesuítas às margens do Rio Joanes. Ela recebeu o nome de Aldeia do divino Espírito Santo e passou à categoria de Vila em 27 de setembro de 1758, denominando-se Vila Nova do Espírito Santo de Abraneste. Em 1846, foi extinto o município de Abrantes, integrando o seu território ao de Mata de São João. Dois anos depois, o município de Abrantes foi recriado administrativamente. No final do século XIX, com a malha ferroviária, Abrantes perde importância politíco-econônomica e a sede do município passa para Parafuso. O retorno da sede para Abrantes deu-se em 1892, porém, em 1925, vai para um povoado emergente chamado Villa de Camassary, com a mudança do nome para Montenegro intitulando Vila de Camassary do Município de Montenegro. Em 1938, é restituído o nome Camassary, agora ampliado para todo o município, mantendo-se os nomes das outras localidade: Vila de Abrantes, Monte Gordo, Parafuso e Dias d'avila. Em 1985, Dias D'avila com sua emancipação é elevada a categora de município.

O Pólo Industrial de Camaçari
O Pólo iniciou suas operações em 1978. É o primeiro complexo petroquímico planejado do País e está localizado no município de Camaçari, a 35 quilômetros de Salvador, capital do Estado da Bahia.
Maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, o Pólo conta com centenas de empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade como indústria automotiva, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas e serviços
Com a atração de novos empreendimentos para a Bahia, o Pólo Industrial de Camaçari experimenta novo ciclo de expansão, gerando mais oportunidades de emprego e renda para o Nordeste. A produção de automóveis pela Ford, no Pólo de Camaçari, consolida a trajetória de diversificação no Complexo Industrial e amplia as pespectivas de integração do segmento petroquímico com a indústria de transformação.

Natureza
Poucos lugares reúnem tanta beleza e variedade. São mais de 42 km de praias paradisíacas. A única aldeia hippie do Brasil. São 04 áreas de preservação ambiental com reservas de Mata Atlântica, rios, corredeiras, lagos e lagoas, quedas d'água, dunas. Natureza, esporte e festa para quem quer paz ou diversão.

Turismo
O município de Camaçari vem se destacando no setor de turismo devido ao seu grande litoral de mais de 42 km, com praias paradisíacas e a excelente rede hoteleira instalada, desde pequenas pousadas a resorts internacionais. A orla do município é composta pos diversos condomínios de luxo como Interlagos, Guarajuba, Alphaville II, Genipabu, Barra do Jacuípe, Itacimirim e muitos outros.

Dados
Localização.................................Região Metropolitana
População-IBGE/07......................220.495 hb.
Área..................................................762 km2
Densidade demográfica....................289,36 hb/km2
Distância da capital..............................35 km
IDH-Pnud/2000...............................0,734
PIB-IBGE/2005........................10.340.460bi
Economia-Indústria, comércio e turismo.
Agências bancárias..............................14
Estabelecimentos de saúde...................81
Unidades de ensino superior..................03
Emissoras de rádios AM.........................01
Emissoras de rádios FM.........................02
Emissoras de TV....................................01
Cinemas...............................................02
Teatros................................................01

A cidade
01-Vista parcial da cidade

02-Viaduto de acesso pela Via Parafuso

Fotos 03 a 10 - Centro Administrativo de Camaçari.

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25-Centro de abastecimento

26

27

28

29

30

31

32-Centro de abasrecimento

33

34-Centro, vendo-se ao fundo a construção de hum prédio.

35

36

37

38-Câmara Municipal.

39

40-Shopping Center de Camaçari.

Centro Industrial

41

42

43-Ford

44-Ford

45

46

47

Orla marítima
Obs: As próximas fotos da orla foram tiradas de threads de Fiatbao e Roque.

48

49

50

51

52

53

54

55-Guarajuba

56-Interlagos

Aguardo comentários.

Last edited by Cerrado; May 14th, 2009 at 05:42 AM.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 7th, 2007, 01:49 AM   #2
itabirinha-MG
Itabirinha-MG

itabirinha-MG's Avatar

Likes (Received): 60

gostei da cidade, destaque para as fotos 18,19,24
itabirinha-MG está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 02:12 AM   #3
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 2365

Nunca tinha visto fotos de Camaçari valeu por matar minha curiosidade!
No começo estava me decepcionando com a cidade mas a partir da foto 14 me agradou bastante.

O que eu gosto nos seus tópico Cerrado são os dados e informações sobre as cidades que tu tá postando, dá pra fazer um análise melhor do lugar.

Por exemplo: esta é a cidade com maior PIB do Nordeste e possui apenas 1 rádio FM e uma AM, falo por que foi o dado que mais me chamou a atenção.
Ah eu achava que Camaçari tinha masi habitantes também.

Valeu!

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 02:19 AM   #4
Cacique
BANNED

Cacique's Avatar

Likes (Received): 8

Eu nunca fui na "cidade" de camaçari msm apesar de morar aqui do lado...
a cidade apesar de não ter um akyline decente mostra ser um centro urbano bem desenvolvido e "agitado". Eu nao esperava nem a metade pra ser sincero...
Eu tenho uma casinha em guarajuba... quando der vou fazer um thread com fotos muito interessantes de lá... vai demorar um pouco porque no momento estou sem camera digital...
flwww
abraços

ass: TOURNIQUET!!!!!!
Cacique no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 03:45 AM   #5
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

legal, deu para ter uma ótima noção da cidade mais rica da região Ne. Valeu, Cerrado! nunca tinha visto fotos desta próspera cidade!
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 03:51 AM   #6
Deco
Soteropolitano

Deco's Avatar

Likes (Received): 1053

Massa!!!!

Fotos aéreas do Centro Industrial de Camaçari a gente encontra no www.niltonsouza.com.br

Parabéns, cerrado. Tão massas as fotos!!!

Valeu!
Deco no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 03:52 AM   #7
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)

Samuel - VDC's Avatar

Likes (Received): 211

Eu nunca fui realmente na cidade de Camaçari, mas já fui algumas vezes no Pólo Petroquímico fazer umas visitas.
No geral, as fotos e a cidade me agradarm. Era mais ou menos o que eu esperava.
Samuel - VDC no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 04:03 AM   #8
Cacique
BANNED

Cacique's Avatar

Quote:
Originally Posted by André Marques View Post
Massa!!!!

Fotos aéreas do Centro Industrial de Camaçari a gente encontra no www.niltonsouza.com.br

Parabéns, cerrado. Tão massas as fotos!!!

Valeu!
tem umas fotos interesantes de salvador nesse site... axo q vou posta-las aki...
sabe se já foram postadas por alguem?

flwww
Cacique no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 04:26 AM   #9
O Natalense
Têca,Teresa ou nenhuma?

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 2555

Meio que concordo com o Kelsen. O thread "decola" lá pela foto 14.
As primeiras mostram prédios e calçadas meio zoados.
Depois aparecem boas praças e parques.

Pela fama, esperaria ver um comércio mais pujante.
De qualquer modo me surpeendeu esse Interlagos,
no melhor estilo Miami.
O Natalense no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 05:27 AM   #10
Deco
Soteropolitano

Deco's Avatar

Likes (Received): 1053

Quote:
Originally Posted by raonidantas View Post
tem umas fotos interesantes de salvador nesse site... axo q vou posta-las aki...
sabe se já foram postadas por alguem?

flwww
Raoni (sou Deco, antigo freqüentador da comunidade do Nordeste, hehehe, do orkut!)

Velho, não sei se já postaram aqui no SSC as fotos de SSA, mas há MUITAS fotos boas da RMS. Nilton é o melhor fotógrafo aéreo da Bahia e seu filho, Joás, tá indo no mesmo caminho!

Se der, coloque fotos das praias de Jauá, Jacuípe, Itacimirim... O grande Cerrado só colocou de Guarajuba e Interlagos!

Valeu!
Deco no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 05:37 AM   #11
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Likes (Received): 115

Para uma potência industrial,está meio mirradinha.Mas a cidade em si pareceu-me simpática.Nada de impressionante,uma cidade normal e agradável.Só não entendo essa ânsia por skyline.Skyline decente é ter meia-dúzia de caixas de sapato no centro da cidade?Melhor não ter prédio algum se for assim...
para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Carlos Drummond de Andrade
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 10:22 AM   #12
shepper
Registered User

shepper's Avatar

Likes (Received): 0

Tae uma cidade q eu tinha uma enorme curiosidade...
imaginava ela como uma Cubatão SP...
Gostei MTO!
shepper no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 11:17 AM   #13
gsouza
Registered User

gsouza's Avatar

Likes (Received): 405

As fotos da orla parecem até um pedaço de Gold Coast.
Muito legal conhecer essa cidade mesmo que seja por fotos, valeu!!!
gsouza no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 12:45 PM   #14
CEARENSE
É apenas recalque...

CEARENSE's Avatar

Likes (Received): 823

Pra falar a verdade, esperava mais da cidade mais "rica" do nordeste, vê-se ai, que sua riqueza é pouco agregador de valores e possui uma renda muiiiito concentrada (infelizmente) , como falaram acima, o inicio das fotos não são meio agradáveis, mas FECHOU COM CHAVE DE OURO
quero salientar que a cidade possui um verde muito exuberante, com um certo cuidado até no paisagismo e em sua urbanização de praças, vias, calçadas como na foto 24, e na sequüencia das fotos 35 à 39

Achei engraçado foi a foto 47 que tem um VERDADEIRO "escailaine" hihihih no pólo petroquimico

agora me surpreendi com a sequencia da 48 à 55, é uma cópia fiel a Miami ou os bairros lagunas de Sidney (igualsinho ao thread que fizeram pra ela)

no mais, achei bem interessante a cidade, com certeza, ela irá crescer muito e mostrará para o Brasil a força da indústria nordestina.

Quote:
Originally Posted by André Marques View Post
Raoni (sou Deco, antigo freqüentador da comunidade do Nordeste, hehehe, do orkut!)

Velho, não sei se já postaram aqui no SSC as fotos de SSA, mas há MUITAS fotos boas da RMS. Nilton é o melhor fotógrafo aéreo da Bahia e seu filho, Joás, tá indo no mesmo caminho!

Se der, coloque fotos das praias de Jauá, Jacuípe, Itacimirim... O grande Cerrado só colocou de Guarajuba e Interlagos!

Valeu!
hauahaua, o DECO, vaila me deus, desinterrou ! SEJA BEM VINDO MEU Fí... FaeLSim da Nordeste, lembra ?

My threads:
CEARENSE no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 07:07 PM   #15
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Likes (Received): 1

Muito bem Cerrado, Você é o "salvador da pátria", mostrando as cidades da Bahia. Sempre tive curiosidade sobre Camaçari e, esperava coisa bem pior do que vi nas fotos, ela realmente me surpreendeu, belas praças, muito legais mesmo as praças, deu show. Tem até um predio alto, muito engraçado por sinal, foi constrído quando? quantos andares tem?

Quanto aos amigos aí da comunidade Nordeste, só comecei frequentar aquela esses dias, mas não tenho ido mais lá, agora com aquele negócio de enquete, eu achei legal...

Raoni, então você é mesmo o Raoni daquela...
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 07:11 PM   #16
Sublime
BANNED

Sublime's Avatar

Likes (Received): 3

Que linda! Adorei Camaçari, a cidade está sentindo o efeito do seu PIB.
A praça que aparece na foto 18 ficou muito show.
Sublime no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2007, 08:57 PM   #17
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 1608

A única coisa que conheço do município de Camaçari é um pouco do Pólo Petroquímico e Guarajuba, na Orla Marítima. Fiquei muito surpreso com a cidade, tem praças muito bonitas e os prédios da cidade são bem legais, principalmente os do Centro Administrativo e aquele prédio alto.
Parabéns pelo thread, cerrado, com certeza são as melhores fotos de Camaçari que já vi.
Old April 7th, 2007, 11:02 PM   #18
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 2365

Quote:
Originally Posted by WillCorreia View Post
Parabéns pelo thread, cerrado, com certeza são as melhores fotos de Camaçari que já vi.

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2007, 01:12 AM   #19
Robervalda Souza
Registered User

Likes (Received): 178

Fiquei super-curiosa assim que vi o título do thread, pois a verdade é que pouca gente de Salvador conhece a "cidade" de Camaçari... digo, o centro urbano mesmo, pois o município é muuuito extenso, e todo mundo conhece mesmo é a parte litorânea: Busca Vida, Jauá, Interlagos, Arembepe, Guarajuba, etc, localidades que, de algum modo, refletem um pouco o PIB municipal, pois, para o bem ou para o mal, praticamente todo o dinheiro ganho em Camaçari é gasto em Salvador!
Pois bem: o tal do centro é até mais arrumadinho que eu esperava!!
Algo me surpreendeu: que prédio é aquele na 1a foto??
Camaçari com prédio de mais de 3 andares?? Nunca ouvi falar!!
Um pedido: alguém podia colocar aqui o link daquele thread que o Fiatbão fez sobre Interlagos??
Acho legal que algumas pessoas que não o viram, o vissem agora, já que a região de Interlagos - que compreende tb o Praia dos Lagos e o Paradiso Laguna - é integrante do município de Camaçari!
Robervalda Souza está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 8th, 2007, 01:31 AM   #20
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2362

Quote:
Originally Posted by Robervalda Souza View Post
Fiquei super-curiosa assim que vi o título do thread, pois a verdade é que pouca gente de Salvador conhece a "cidade" de Camaçari... digo, o centro urbano mesmo, pois o município é muuuito extenso, e todo mundo conhece mesmo é a parte litorânea: Busca Vida, Jauá, Interlagos, Arembepe, Guarajuba, etc, localidades que, de algum modo, refletem um pouco o PIB municipal, pois, para o bem ou para o mal, praticamente todo o dinheiro ganho em Camaçari é gasto em Salvador!
Pois bem: o tal do centro é até mais arrumadinho que eu esperava!!
Algo me surpreendeu: que prédio é aquele na 1a foto??
Camaçari com prédio de mais de 3 andares?? Nunca ouvi falar!!
Um pedido: alguém podia colocar aqui o link daquele thread que o Fiatbão fez sobre Interlagos??
Acho legal que algumas pessoas que não o viram, o vissem agora, já que a região de Interlagos - que compreende tb o Praia dos Lagos e o Paradiso Laguna - é integrante do município de Camaçari!
Este é o link Robervalda!

http://www.skyscrapercity.com/showth...t=guarajuba-ba
Cerrado no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules