daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old April 8th, 2007, 03:16 AM   #1
ncjrsa
I bet you got me wrong...

ncjrsa's Avatar

Likes (Received): 69

Paranapiacaba - Uma vila inglesa parada no tempo

Hoje fui com uns amigos para Paranapiacaba. Ao contrario do que muitos pensam, Paranapiacaba NÃO É UMA CIDADE , e sim uma vila que pertence ao município de Santo André, no ABC, criada inicialmente como residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway em 1861.

Para chegar nela saindo da zona urbana de Santo André, é necessário passar por Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, e finalmente "retornar" a Santo André. (De Sampa é possivel pegar a linha D da CPTM, descer em Rio Grande da Serra e pegar um onibus intermunicipal).

99,9999999% do tempo ela esta coberta pela neblina, dando um ar realmente ingles! Há trilhas, museus dedicados a historia ferroviária, pensões, restaurantes, e no inverno há o Festival de Inverno, com muitas atrações e shows.

Chega de enrolação e vamos às fotos!

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15. Degradação..

16

17

18

19

20

21

22

23

24 ESSA PLACA É DEMAIS!

25

26

27

28

29 Trilha!

30

That's all!!
ncjrsa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 8th, 2007, 03:25 AM   #2
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Likes (Received): 1

Bem legal, tive curiosidade de conhecer quando conheci umas pessoas que moram lá. Pena que eu não consegui vê-los em nenhuma dessas fotos

Valeu, legal...
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2007, 03:41 AM   #3
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2782

Esse lugar é lindo. Já tinha visto fotos dai, mas não tão boas como essas. Li que no pátio ferróviário se encontram muitos trens abandonados e que no passado os trens da CPTM chegavam até a vila. Isso é verdade?
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2007, 03:54 AM   #4
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by Vinicius View Post
Esse lugar é lindo. Já tinha visto fotos dai, mas não tão boas como essas. Li que no pátio ferróviário se encontram muitos trens abandonados e que no passado os trens da CPTM chegavam até a vila. Isso é verdade?
Pelo que saiba, os trens da hoje CPTM chegavam sim a Vila de Paranapiacaba !
Infelizmente após a privatização de parte da linha Santos-Jundiai, a CPTM só opera até Rio GRande da Serra, que também tem os mesmos moldes ingleses !
Sobre, as fotos, estão muito bonitas, quero voltar para lá e pegar esta neblina a que se referiu, no dia em que fui não teve neblina, deve ter sido um dia bem atípico então ! hahaha !
Adoro Paranapiacaba, um lugar que mantém a originalidade da sua fundação, ainda bem !
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2007, 03:58 AM   #5
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2782

Obrigado Dott. Tinha acabado de confirmar isso no site "Estações Ferroviárias". Eles deixaram de ir até aí em 2001.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2007, 04:04 AM   #6
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Likes (Received): 88

nossa
muito legal
uma vez fuçando o google earth achei esse lugar
gostei muito da localizaçao por ser isolada
adorei ver as fotos do lugar
Old April 8th, 2007, 04:08 AM   #7
ncjrsa

ncjrsa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Dott View Post
Pelo que saiba, os trens da hoje CPTM chegavam sim a Vila de Paranapiacaba !
Infelizmente após a privatização de parte da linha Santos-Jundiai, a CPTM só opera até Rio GRande da Serra, que também tem os mesmos moldes ingleses !
Sobre, as fotos, estão muito bonitas, quero voltar para lá e pegar esta neblina a que se referiu, no dia em que fui não teve neblina, deve ter sido um dia bem atípico então ! hahaha !
Adoro Paranapiacaba, um lugar que mantém a originalidade da sua fundação, ainda bem !
É isso mesmo! Num passado não muito distante os trens iam até Paranapiacaba, mas hoje em dia vão só até Rio Grande. Só os trens de carga continuam a linha.
É uma pena, pq essa região tem um puta potencial turistico..
Old April 8th, 2007, 04:12 AM   #8
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Likes (Received): 88

algumas imagens do google earth

Old April 8th, 2007, 04:15 AM   #9
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 751

Sempre tinha ouvido falar de Paranapiacaba e até a vi em reportagens, mas nunca tinha visto tantas fotos assim ! Boas as fotos, o ar inglês da cidade, e triste o abandono do patrimônio ferroviário e o desperdício do potencial turístico da cidade...

É um pouco exótico ter que sair do município, passar por outros até voltar...mas compreendo que isso aconteça em função do relevo da serra.
Old April 8th, 2007, 04:32 AM   #10
ncjrsa

ncjrsa's Avatar

Valeu pelos comentários das fotos pessoal!!

Então Fabius, mas até que de uns tempos pra cá a situação melhorou MUITO! A prefeitura ta investindo pra transformar a vila em potencia turistica (ela era a menina dos olhos do ex-prefeito Celso Daniel...até darem um fim no coitado...). O mais legal em ter que sair de Santo André é que ela é uma cidade grande, e então voce vai se afastando, se afastando...até que volta a mesma Santo André, só que totalmente diferente!

Belcity...mto legal essas imagens do GE!!!!! Nunca tinha pensado em procura-las..
Old April 8th, 2007, 04:35 AM   #11
Farrapo
.

Likes (Received): 217

MUITO interessante! Deveria ser mais divulgado! Já tinha visto algumas fotos de Paranapiacaba, mas essas foram as melhores até agora! Valeu por ter postado!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2007, 04:34 PM   #12
ncjrsa

ncjrsa's Avatar

Valeu!

Então, agora até que tá começando a ser mais divulgado. Na trilha encontrei um pessoal de Santa Barbara do Oeste, e o monitor disse que tem bastante gringo vindo conhecer a vila..
Old April 8th, 2007, 06:32 PM   #13
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Likes (Received): 417

Lindo local!!!

Na única vez que eu fui pra lá de trem, junto com um grupo de amigos em 1995 (tinha 15 anos na época), peguei um sol e um calor dos infernos, isso sem contar os borrachudos de plantão, hehehehe...

REATIVEM O TREM PARA PARANAPIACABA JÁ!!!

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2007, 06:34 PM   #14
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Quote:
Originally Posted by ncjrsa View Post
Valeu!

Então, agora até que tá começando a ser mais divulgado. Na trilha encontrei um pessoal de Santa Barbara do Oeste, e o monitor disse que tem bastante gringo vindo conhecer a vila..
Quando fui pra lá, reparei num casal que falava inglês dentro do trem e, quando voltei, vi um grupo de velhinhos japoneses.

Old April 8th, 2007, 06:43 PM   #15
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2036

Achei um lugar muito curioso, um museu a céu aberto, gostei!
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 12:20 AM   #16
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Quote:
Originally Posted by ncjrsa View Post
21

24 ESSA PLACA É DEMAIS!
Amei essas placas antigas com a graphia original, hehehehe... tempos em que nós escrevíamos palavras como sciencia, psalmos, efficaz, telephone...

Old April 9th, 2007, 08:19 AM   #17
krypton
Ubique patria memor

krypton's Avatar

Likes (Received): 1

Nossa, fotos incriveis de Paranapiacaba, "o lugar de onde se avista o mar". Eu estive la em 1995 também, como o Evandro (a diferença é que eu tinha so 12 anos), e na época não tinha noção do patrimônio e da importância daquele lugar (pra mim era so um montão de trem amontoado e apodrecendo com umas casas velhas caindo aos pedaços e um clima horrivel... )

Aquilo ali é uma preciosidade, no meio da serra, com uma arquitetura e uma importância inestimavel e principalmente um POTENCIAL TURISTICO incrivel. Se aquelas casas ali fossem todas restauradas e a infraestrutura melhorada (calçadas, sinalização, serviços e principalmente o trem turistico Santos-São Paulo), Paranapiacaba seria um lugar sem par no Brasil!
Old April 9th, 2007, 09:05 PM   #18
Pinhate
Registered User

Likes (Received): 0

legal, nunca tinha ouvido falar da cidade
nem parece q fica no ABC...
gostei das fotos!
Pinhate no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 10:10 PM   #19
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 751

Quote:
Originally Posted by Evandro View Post
Amei essas placas antigas com a graphia original, hehehehe... tempos em que nós escrevíamos palavras como sciencia, psalmos, efficaz, telephone...
Essa grafia antiga também me impressiona! Vigorou no Brasil até 1943 e em Portugal até 1911.

Mais exemplos cabulosos:
diphthongo, ecclesiastico, orthographia, collegio, entregal-o, affligir, rhetorica, asthma, syndicato, kioske...
Old April 9th, 2007, 10:17 PM   #20
Doriano
Registered User

Likes (Received): 7

Parece como si todos los grupos inmigrantes que llegaron a Brasil se tratarian de ser mejores que el otro grupo, para demostrar lo bello de los lugares de donde llegaron! Ahora quiero saber si Brasil tambien tiene pueblos Franceses ya que he visto de todo! Holandeses, Finlandeses, Alemanes (Claro!), Suizos, Ucranianos, Polacos, y bueno, ahora Ingles. Pero no he visto Franceses, ni Italianos (Y eso que Brasil tiene la comunidad de descendientes mas grandes del mundo fuera de Italia)!
Doriano no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules