daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old April 11th, 2007, 06:01 AM   #1
Farrapo
.
 
Join Date: Oct 2003
Location: Porto Alegre
Posts: 8,189
Likes (Received): 232

Pelotas/RS - Minhas novas fotos de lugares inéditos (charqueadas, bairros, etc)!!!

Aeee!!!

Aqui estou eu, mais uma vez, com fotos de Pelotas! Nesse thread quase tudo é inédito e o que não é apareceu muito pouco por aqui...

Bom, aí abaixo vão alguns comentários sobre os bairros e construções que tirei foto!

Espero que gostem e que comentem, é claro!


MARINA ILHA VERDE:

O Marina Ilha Verde é um sub-bairro na beira do Arroio Pelotas e fica dentro do bairro Laranjal! Localiza-se ligeiramente afastado do Centro e é "semi-fechado"! Digo "semi-fechado" porque há um certo controle de quem entra, mas sem muita frescura... Quando fui lá, disse que queria conhecer o bairro (pois é, até então nunca tinha ido) e o porteiro só pediu pra eu não tirar fotos... Será que eu obedeci, heheh? Bom, tem mais casas bonitas no "bairro", não são só essas, mas como eu tava fotografando escondido, eu fiquei meio "assim" de tirar mais fotos... Tem tudo pra ser o "bairro" mais "top" de Pelotas, mas ainda peca quanto à infra-estrutura... A maioria das ruas ainda não são pavimentadas, mas isso até ajuda a criar um "clima" meio rústico e bucólico... Ah, o Marina Ilha Verde tem esse nome porque é cheio de canais... Todas as casas estão na beira de canais que ligam até o Arroio Pelotas... Muitos moradores, então, possuem barcos, jet-ski, etc!

1. Pra começar, uma casa que eu achei muito linda! Lembra as de Punta del Este...


2. Essa aqui eu gostei muito também, principalmente por causa da imponência e dos materiais utilizados (adoro pedras e madeira)!


3. Meio "theresiana", heheh!


4. Outras casas...


5


6. Muro, pra quê, heheh?



CHARQUEADA SANTA RITA:

Bom, fui na Charqueada Santa Rita quando o Bruno esteve aqui... Fiquei bastante surpreso com a "infra-estrutura turística", esperava algo mais "amador", mas achei tudo bem profissional... Pena que os pelotenses não a visitem muito... De acordo com a guia, quem visita mais são as pessoas de fora... Ah, pra quem não sabe, charqueada é uma antiga fazenda onde se produzia o charque, que é uma carne salgada ao sol que servia de comida para os escravos... Na época da escravatura, Pelotas era a maior produtora de charque do país e, por isso, era uma cidade riquíssima...

7


8. Quem tem um olhar mais atento, pode ver um pato dentro desse "vaso" com flores, heheh...


9. Detalhes em cerâmica


10. Arroio Pelotas! Na época das charqueadas, o arroio era vermelho, devido ao sangue da matança dos bois... Era um fedor absurdo, tanto que os charqueadores nem moravam aí... Moravam no Centro...


11. Cachorro descansando na sombrinha, heheh...



CHARQUEADA SÃO JOÃO:

Outra charqueada que eu visitei com o Bruno foi a São João! Essa charqueada já é bem maior e achei o atendimento ao turista ainda mais profissional! Gostei bastante! A Charqueada São João serviu de cenário pra minissérie "A Casa das Sete Mulheres"... Quando a gente tava lá conhecendo, tinha um grupo grande até de colombianos/mexicanos/venezuelanos (até agora eu e o Bruno não conseguimos descobrir, mas argentinos/uruguaios não eram, hehe) e também um casal do Rio!

12


13. Pátio interno! Não tá mal pintado, não! É assim mesmo! Destaque pro cachorro dormindo ali, heheh!


14


15. Detalhes em cerâmica


16. Detalhe de uma pinha! A pinha era utilizada para identificar que uma família muito rica morava no local!


17. A charqueada e o arroio



RECANTO DE PORTUGAL:

O Recanto de Portugal também é um sub-bairro do Laranjal e fica bem próximo das charqueadas e do Marina Ilha Verde, mas um pouco mais distante do Centro (mas nada muito significativo)... É um "bairro" relativamente grande, mas ainda carece de melhorias na "infra-estrutura"... Muitas ruas (maioria) não são pavimentadas... Assim como o Marina Ilha Verde, uma parte do "bairro" fica na beira do Arroio Pelotas, então algumas casas possuem "píers" particulares (nossa, como se escreve isso no plural, hahah?)...

18. Arroio Pelotas e os "píers" à esquerda


19. Adorei essa casa! Fica na beira do arroio! Não é muito nova, deve ser do final dos anos 80, mas é bem aberta, não tem muro nenhum, bastante vidro... De muito bom gosto!


20. Outra bem aberta e também na beira do arroio!


21. Idem!


22. Gostei muito dessa casa também! Adoro esse "efeito" envelhecido dos tijolos... Essa já fica um pouco mais afastada do arroio!



LAS ACÁCIAS:

O Las Acácias já fica bem mais afastado do Centro, mas não muito longe do Marina Ilha Verde e do Recanto de Portugal! É também um sub-bairro do Laranjal... É um "bairro" bem arborizado e um bom urbanismo! Pena que algumas casas tem umas muralhas e, geralmente, são as maiores, heheh, então nem tirei fotos... Mas aqui vão algumas!

23


24. Mais outra casa com tijolos "envelhecidos", heheh! Gosto muito também desse acesso pro carro que é direcionado à entrada da casa! Essa casa foi recém concluída, nem se preocuparam ainda com o paisagismo...


25. Típica rua do Las Acácias


26. Uma casa muito simpática e bastante aberta...


27. Idem!



LARANJAL:

O Laranjal é um dos bairros de Pelotas e é uma espécie de balneário da cidade... Fica a uns 15km do Centro de Pelotas e é banhado pela Lagoa dos Patos!

28. Bom, foto do Laranjal é só essa mesmo, hahah! Do trapiche! Adorei essa foto, hahah! Parece que tá atravessando a lagoa, hahah!



CHÁCARA DA BARONESA:

Tá aí o meu bairro! O Chácara da Baronesa é um sub-bairro do Areal e é estritamente residencial... Eu já havia feito um thread sobre o "bairro" antes, mas aqui vão mais fotos de algumas casas.... Algumas fotos eu tirei há mais de um ano, hahah!

29. Acredite ou não, isso é uma casa!


30. Gosto muito dessa da esquerda (a da direita mal aparece, hahah)! É "comunzinha", mas de muito bom gosto!


31. Também gosto muito dessa! Bonita! Parece muito aconchegante!


32. Só pelo "estilinho", essa deve ser uma das mais antigas do "bairro"...


33. Outra!



CENTRO:

Bom, o Centro dispensa maiores explicações, heheh!

34. Sobrados geminados... Na verdade são três, mas o que fica mais pra esquerda tava sendo pintado, tava meio "feio", então só tirei de dois juntos, heheh!


35. Predinho histórico... Gostei da entradinha!


36. Mais!


37. Ahhh, gosto muito desses dois predinhos... Acho eles bem charmosos, ainda mais com essa trepadeira nas laterais... Todas as laterais deveriam ser assim, hahah! Antes assim do que mofadas, hahah!


38. Acho esse predinho bem charmoso... Sei lá, imagino casais de idosos morando nos apartamentos (ai ai, já to viajando demais, hahah)...


39. Casarões geminados e a fiação bombando, hahah!


40. Seqüência de prédios históricos


41. Os mesmos só que na visão que se tem a partir da calçada... Ahhh, eu já postei uma foto desse conjunto, mas faz muito tempo e tava nublado, heheh! =P


42. Mais prédio histórico...


43. Outro...


44. E outra... Notem o tamanho da porta...


45. Um prédio residencial bem revestido, hahah! Podia muito bem ser em BH, hahah!



PORTO:

Já fiz um thread com várias fotos do Porto, então não vou me estender muito... Mas aí vai uma breve introdução: é um bairro cheio de construções históricas e tem um certo ar decadente... Mas há locais bastante agradáveis!

46. Casinha antiga bem charmosa...


47. E outra...



ACABOU!!! =P

Quero comentários!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old April 11th, 2007, 06:06 AM   #2
Bruno BHZ
.
 
Bruno BHZ's Avatar
 
Join Date: Nov 2002
Location: Belo Horizonte (e S.Paulo)
Posts: 12,957
Likes (Received): 6624

Óooo algumas fotos são dos dias que estive aí!
Ótimo thread, Pelotas fica ainda mais bonita na suas fotos.
Casas lindas, como sempre, esse Recanto de Portugal é muito legal. O Marina bla-bla também!
__________________
=)
Bruno BHZ está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 11th, 2007, 01:58 PM   #3
Inconfidente
Upon Thames
 
Inconfidente's Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Belo Horizonte
Posts: 11,937
Likes (Received): 3100

Os gaúchos têm muito bom gosto para casas. A primeira casa é muito bonita e a região parece ser perfeita! Só não gostei da largura das calçadas no centro, são muito estreitas, mas acho que isso acontece em muitas cidades do Brasil. Uma pena!
__________________
Santo Antônio, BH

edukirsch liked this post
Inconfidente está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 11th, 2007, 04:49 PM   #4
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 35,969
Likes (Received): 2481

Adorei o thread, principalmente as fotos das casas antigas!
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2007, 05:08 PM   #5
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!
 
Tlag's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: São Paulo
Posts: 4,456
Likes (Received): 3

Que casas maravilhosas. Quero uma pra mim!
__________________
Tlag - Thiago Luiz Amado Gonçalves.
Tlag no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2007, 06:09 PM   #6
Fabius_
Ad astra
 
Fabius_'s Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Campinas
Posts: 15,913
Likes (Received): 1390

Ótimas fotos, Farrapo!

Eu particularmente gostei muito da Charqueada Santa Rita e daquela casa que não parece casa. Mas as casas em geral são muito bonitas mesmo...

Mas a Prefeitura de Pelotas precisa enterrar a fiação no casario histórico o quanto antes. O conjunto é muito lindo, mas a fiação estraga a harmonia das casas! No mais, está bom.
__________________
CAMPINAS: ontem, hoje e sempre.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2007, 06:37 PM   #7
Pinhate
Registered User
 
Join Date: Dec 2006
Location: Brasília
Posts: 2,102
Likes (Received): 0

nossa! lindo d+ adorei as casas niovas e antigas, muitas nao tem grades ruas arborizadas... mt legal!
Pinhate no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2007, 07:27 PM   #8
Hed
Bronzil il il
 
Hed's Avatar
 
Join Date: Mar 2006
Location: Caxias do Sul / Porto Alegre
Posts: 4,589
Likes (Received): 10

Tá loko! Esses bairros de Pelotas são muito lindos! Cada "casinha"
As charquedas também são muito legais. Seguinte, lá eles servem almoço, janta, café da manhã, tarde e noite??? Se sim, imagino as comidas que devem servir ali...
Até que o Arroio Pelotas é bonitão. A foto 18 parece até Gramado (Um pouco mais quente )
E os casarões do centro são demais! O problema é a calçada pequena e a fiação, mas, como já disseram, isso é "normal" país a fora.
__________________
Blog Porto Imagem | Shoppings Brasileiros
Eu derrubei as torres gemeas HAHAAHA ¬.¬!
Hed no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2007, 11:57 PM   #9
F3rNaNd0
Registered User
 
F3rNaNd0's Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Cuiabá
Posts: 437
Likes (Received): 1

Adorei o thread! Além dos lugares serem muito bonitos, vc é um exelente fotógrafo!
Pelotas vista do Google Earth é muito bem planejada, mas parece ter muito bairro pobre, em excesso em relação as outras cidades...
Adorei os lugares que vc mostrou, principalmente as charqueadas e o 1° bairro. Eu queria saber onde fica as charqueadas em Pelotas...
Ai vai uma foto satélite do bairro:
F3rNaNd0 no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 12:06 AM   #10
Farrapo
.
 
Join Date: Oct 2003
Location: Porto Alegre
Posts: 8,189
Likes (Received): 232

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Óooo algumas fotos são dos dias que estive aí!
Ótimo thread, Pelotas fica ainda mais bonita na suas fotos.
Casas lindas, como sempre, esse Recanto de Portugal é muito legal. O Marina bla-bla também!
Muito obrigado!

Quote:
Originally Posted by Inconfidente View Post
Os gaúchos têm muito bom gosto para casas. A primeira casa é muito bonita e a região parece ser perfeita! Só não gostei da largura das calçadas no centro, são muito estreitas, mas acho que isso acontece em muitas cidades do Brasil. Uma pena!
Pois é, as calçadas do Centro, no geral, são estreitas, mas isso se deve, principalmente, ao fato de a cidade ser bem antiga e as ruas não serem muito largas...

Valeu pelo comentário!

Quote:
Originally Posted by cerrado View Post
Adorei o thread, principalmente as fotos das casas antigas!
Valeu!

Quote:
Originally Posted by tlag View Post
Que casas maravilhosas. Quero uma pra mim!
Valeu, só que nenhuma está à venda, heheh!

Quote:
Originally Posted by Fabius_BR View Post
Ótimas fotos, Farrapo!

Eu particularmente gostei muito da Charqueada Santa Rita e daquela casa que não parece casa. Mas as casas em geral são muito bonitas mesmo...

Mas a Prefeitura de Pelotas precisa enterrar a fiação no casario histórico o quanto antes. O conjunto é muito lindo, mas a fiação estraga a harmonia das casas! No mais, está bom.
Valeu!

Há projetos pra aterrar a fiação da Praça Coronel Pedro Osório e entorno, mas até agora não saiu do papel... Quanto ao resto da cidade, infelizmente, acho pouco provável que isso aconteça...

Quote:
Originally Posted by Tarcísio Pinhate View Post
nossa! lindo d+ adorei as casas niovas e antigas, muitas nao tem grades ruas arborizadas... mt legal!
Valeu!

Quote:
Originally Posted by Hed View Post
Tá loko! Esses bairros de Pelotas são muito lindos! Cada "casinha"
As charquedas também são muito legais. Seguinte, lá eles servem almoço, janta, café da manhã, tarde e noite??? Se sim, imagino as comidas que devem servir ali...
Até que o Arroio Pelotas é bonitão. A foto 18 parece até Gramado (Um pouco mais quente )
E os casarões do centro são demais! O problema é a calçada pequena e a fiação, mas, como já disseram, isso é "normal" país a fora.
Hmmm???

As charqueadas são museus, então não tem nada de almoço, janta, café da manhã e tarde, etc, heheh... Na Charqueada Santa Rita até há uma pousada, que, aliás, é o "hotel" mais caro da cidade... As diárias são por cerca de 300 reais...

Valeu pelo comentario!

Quote:
Originally Posted by F3rNaNd0 View Post
Adorei o thread! Além dos lugares serem muito bonitos, vc é um exelente fotógrafo!
Pelotas vista do Google Earth é muito bem planejada, mas parece ter muito bairro pobre, em excesso em relação as outras cidades...
Adorei os lugares que vc mostrou, principalmente as charqueadas e o 1° bairro. Eu queria saber onde fica as charqueadas em Pelotas...
Pois é, pra uma cidade gaúcha, Pelotas é bem desigual e há muitos bairros pobres, mas o problema mesmo é a falta de infra-estrutura... Digo isso quanto à pavimentação das ruas, que são, em sua maioria, de terra... Aí, quando visto do GE, a aparência não é muito boa mesmo, mas ao nível do chão não é tão ruim assim... As casas não são tão miseráveis (claro que há favelas), mas, geralmente, são bairros pobres, mas com uma certa dignidade... O problema mesmo é a infra-estrutura deficiente... charqueadas... Valeu pelo comentário e pelos elogios!

Tão aí duas imagens do GE mostrando as charqueadas Santa Rita e São João, respectivamente:




Last edited by Farrapo; April 12th, 2007 at 12:37 AM.
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 12:48 AM   #11
Thiago Braga Freire
Registered User
 
Thiago Braga Freire's Avatar
 
Join Date: Feb 2006
Posts: 847
Likes (Received): 45

Carlos, cheguei super cansado da faculdade, tomei meu banho e já ia deitar prá estudar prá uma prova que tenho amanhã, mas ao acessar o fórum me deparei com esse teu thread. Ainda nem vi todo com calma, mas tenho certeza absoluta que irei amar e me deslumbrar com as fotos! Vamos lá então aos comentários que tu já sabes, são longos mas é porque eu acho que teus threads merecem ser muito bem comentados, pois são simplesmente excelentes!!! Esse sub-bairro Marina Ilha Verde é realmente algo diferenciado na cidade. A topografia da região, entre os canais que se ligam ao Arroio Pelotas já faz toda a diferença claro, aliado às belas casas! Pena que não tenha uma infra-estrutura adequada, satisfatória, e que seja mais distante do centro da cidade. Mas de qualquer forma o considero um pedacinho do paraíso em nossa cidade! Gostei muito das casas das fotos 1, 2 e 5! As fotos 7 e 8 me deixaram indecisos, bem indecisos por sinal se ficaram melhores do que a que o Guto tirou. (Por favor, não estou querendo fazer "intrigas" entre quem tirou a melhor ou não é que eu gosto mesmo de avaliar os melhores ângulos e as fotos que mais me identifiquei e que mostraram melhor tais prédios). As tuas também ficaram perfeitas ("páreo duro")!!! Na tua foto 8 o casarão da Charqueada Santa Rita ficou mais próximo do que a do Bruno, e por isto gostei mais! Foto 9, gostei do detalhe da cerâmica, mostra como a arte sempre esteve presente na vida dos Pelotenses! Foto 10 esse nosso Arroio é muito bonito! Não entendo como os empresários locais e o governo municipal ainda não alertaram para o imenso potencial que esse atrativo possui! Linda foto! Foto 12, bela foto da Charqueada São João! Parece estar bem conservada! Que bom que tirastes fotos internas da charqueada, assim deu prá se ter uma noção de como é lá dentro. Algumas cenas da Minissérie A Casa das Sete Mulheres foram gravadas aí! Foto 16, interessante a informação da Pinha no telhado, eu não sabia disso! Legal! Foto 17, ficou bonita a foto da Charqueada com a vista do Arroio. Aquele barco que aparece na água é utilizado para passeios no Arroio? Foto 18, lindíssima! Mostra como Pelotas não é só histórica, que também tem seus recantos modernos e agradáveis como este. No Recanto de Portugal gostei da casa da foto 19. Sempre gostei do Las Acácias. Das casas mostradas gostei das fotos 23, 24 e 26. Laranjal, foto 28, achei que o trapiche estava em piores condições, mas até que está bom! No teu bairro, Chácara da Baronesa, gostei especialmente das seguintes casas: fotos: 30, 31, 32 e 33. As casas do centro em geral estão bem conservadas, achei lindas duas fotos em especial: foto 41 e o prédio histórico da foto 42 é muito bonito! Para terminar, bom relembrar as casas do Porto!!! Bom Carlos, o que tenho a dizer-te é meus parabéns por mais um belo thread, apesar de não nos conhecermos pessoalmente eu já tenho uma simpatia especial por ti porque pareces ter o mesmo sentimento de amor por Pelotas que eu tenho. Posso estar enganado mas é difícil acreditar que um cara que mostra tão bem uma cidade, seus pontos mais bonitos e faz isso para o mundo inteiro, no mínimo deve querer muito bem a cidade. Fico feliz e orgulhoso por Pelotas ter um representante a altura!!! Já faz muito tempo que não teclamos no MSN, realmente eu dei uma parada do MSN, mas espero que, quando eu tiver oportunidade de voltar a Pelotas para rever meus parentes possamos marcar de sair, bater bons papos e tirar mais fotos. Sempre te admirei tu sabes muito bem que quando eu entrei no fórum, fiz um comentário que foi "esculachado" por certo integrante do fórum, e quem me deu força foste tu. Podes ter certeza que te quero muito bem e que, quando vieres a BH, a minha casa estará sempre aberta para te receber. Era isso então, um grande abraço e mais uma vez, parabéns pelo excelente thread!!! Valeu, um abraço.
Thiago Braga Freire no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 01:20 AM   #12
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!
 
CH's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Rio de Janeiro
Posts: 4,575
Likes (Received): 19

Outro dia o Gustavo(vulgo gsouza) tava me mostrando pelo GE, todos esses bairros chimfrins aí.
Eu fiquei meio impressionado, a cidade tem muitos bairros e regiões ricas.
Agora acho que tô impressionado por completo, que casas hein e a rua de cimento, linda demais, toda cheia de árvores.
O que virou o charqueado? Museu? Ainda fede?
As casinhas antigas do centro são muito bonitas, e ainda bem que estão bem conservadas.
__________________
=]
CH no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 02:26 AM   #13
Hed
Bronzil il il
 
Hed's Avatar
 
Join Date: Mar 2006
Location: Caxias do Sul / Porto Alegre
Posts: 4,589
Likes (Received): 10

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Hmmm???

As charqueadas são museus, então não tem nada de almoço, janta, café da manhã e tarde, etc, heheh... Na Charqueada Santa Rita até há uma pousada, que, aliás, é o "hotel" mais caro da cidade... As diárias são por cerca de 300 reais...

Valeu pelo comentario!
Como você falou de toda a infra-estrutura, pensei que todas tivessem pousadas, restaurantes ou algo do gênero...
Não achei esse hotel legal, não. tá muito caro!
__________________
Blog Porto Imagem | Shoppings Brasileiros
Eu derrubei as torres gemeas HAHAAHA ¬.¬!
Hed no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 02:29 AM   #14
Lucas
:)
 
Lucas's Avatar
 
Join Date: Jan 2006
Location: Passo Fundo City
Posts: 2,500
Likes (Received): 0

Lindas essas fotos! O thread ficou excelente! Bem completo e cheio de informações.
Todos os bairros ou "sub-bairros" hehe estão muito bonitos. Gostei mais do Marina Ilha Verde. Adorei aquela charmosa e arborizada rua do Las Acácias.
As casas, em sua maioria, estão maravilhosas.
Valeu, Farrapo!
Lucas no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 04:17 AM   #15
F3rNaNd0
Registered User
 
F3rNaNd0's Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Cuiabá
Posts: 437
Likes (Received): 1

Pensando bem nem é tão ruim como eu falei. Tava olhando no GE e Pelotas parece ter muitos bairros carentes justamente porque a prefeitura fez os bairros, as casas ficam mais espalhadas e ai da a impressão de que tem muita gente carente em Pelotas. Nas outras cidades não existem planejamento e fica "aquela coisa" pavorosa, tudo apertado, crescendo pra cima... Tem uns bairros pobres em Pelotas que parecem uma planta de belvedere que foi invadida de tão bem feito que foi o planejamento:







olhem como é espalhado:


olhem nos outros lugares:


Eu me precipitei....
__________________

Fourier liked this post
F3rNaNd0 no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 04:25 AM   #16
olecramm
Registered User
 
olecramm's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Posts: 799
Likes (Received): 4

Sei lá, acho que não se pode fala muito de uma cidade vendo ela pelo Google Earth, Caxias é a cidade mais feia que eu ja vi no Google Earth e é cheia de bairros assim, mas eu sei que na verdade não são bairros pobres e sim casas de classe média.
mas voltando... muito bonita as casas, os bairros e a Charqueada!
gostei muito de ve esse Thread!
__________________
"...the world is wide the time goes by..."
olecramm no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 04:44 AM   #17
FlicK
Registered User
 
FlicK's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Posts: 20,835
Likes (Received): 1644

Pelotas é realmente uma cidade surpreendente! Gostei muito quando fui fazer vestibular lá, a alguns anos. Só me arrependo de não ter levado a minha câmera...



Gostaria de conseguir fotos do colégio que eu me hospedei na época do vestibular, me lembro que ele era bem grande e "assombroso", e tinha uma capela muito linda do lado! Se eu não me engano ele fica ao lado da UCPel e da Faculdade de Direito ( ? ) da UFPel. Me lembro que tinha umas espécies de trailers (lanchonetes) ao lado, onde eu comi o melhor Xis da minha vida, se eu não me engano era o Xis Bebum, ou algo do gênero.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 05:03 AM   #18
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho
 
RVpoa's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Porto Alegre
Posts: 4,027
Likes (Received): 1022

Belo thread...Pelotas é surpreendente....sempre...tem um patrimônio riquissimo e diversificado...graças a importância do charque...se percebe uma forte influencia argentina nesses bairros...nas proximidades de Buenos Aires eles tem as mesmas caracteristicas e tipologia arquitetônica....inclusive ruas de terra...casas lindas...a fronteira como um todo tem um potencial tremendo...poderia ser um roteiro tão atrativo quanto o das cidades Barrocas de Minas...que são lindas....sou apaixonado por aquilo...claro q nossas cidades estão mais desconfiguradas...mas ainda tem muito patrimônio e quarterão preservado...temos que aproveitar tudo isso para a cultura e o turismo e assim atrair mais recursos para o sul do estado...será q nenhum governo é capaz de ver isso...só sabem pensar em Gramado...bom...deixemos filosofia pra outra hora...belas fotos..abraço.

Last edited by RVpoa; April 12th, 2007 at 05:09 AM.
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 05:04 PM   #19
Farrapo
.
 
Join Date: Oct 2003
Location: Porto Alegre
Posts: 8,189
Likes (Received): 232

Quote:
Originally Posted by Thiago Braga Freire View Post
Carlos, cheguei super cansado da faculdade, tomei meu banho e já ia deitar prá estudar prá uma prova que tenho amanhã, mas ao acessar o fórum me deparei com esse teu thread. Ainda nem vi todo com calma, mas tenho certeza absoluta que irei amar e me deslumbrar com as fotos! Vamos lá então aos comentários que tu já sabes, são longos mas é porque eu acho que teus threads merecem ser muito bem comentados, pois são simplesmente excelentes!!! Esse sub-bairro Marina Ilha Verde é realmente algo diferenciado na cidade. A topografia da região, entre os canais que se ligam ao Arroio Pelotas já faz toda a diferença claro, aliado às belas casas! Pena que não tenha uma infra-estrutura adequada, satisfatória, e que seja mais distante do centro da cidade. Mas de qualquer forma o considero um pedacinho do paraíso em nossa cidade! Gostei muito das casas das fotos 1, 2 e 5! As fotos 7 e 8 me deixaram indecisos, bem indecisos por sinal se ficaram melhores do que a que o Guto tirou. (Por favor, não estou querendo fazer "intrigas" entre quem tirou a melhor ou não é que eu gosto mesmo de avaliar os melhores ângulos e as fotos que mais me identifiquei e que mostraram melhor tais prédios). As tuas também ficaram perfeitas ("páreo duro")!!! Na tua foto 8 o casarão da Charqueada Santa Rita ficou mais próximo do que a do Bruno, e por isto gostei mais! Foto 9, gostei do detalhe da cerâmica, mostra como a arte sempre esteve presente na vida dos Pelotenses! Foto 10 esse nosso Arroio é muito bonito! Não entendo como os empresários locais e o governo municipal ainda não alertaram para o imenso potencial que esse atrativo possui! Linda foto! Foto 12, bela foto da Charqueada São João! Parece estar bem conservada! Que bom que tirastes fotos internas da charqueada, assim deu prá se ter uma noção de como é lá dentro. Algumas cenas da Minissérie A Casa das Sete Mulheres foram gravadas aí! Foto 16, interessante a informação da Pinha no telhado, eu não sabia disso! Legal! Foto 17, ficou bonita a foto da Charqueada com a vista do Arroio. Aquele barco que aparece na água é utilizado para passeios no Arroio? Foto 18, lindíssima! Mostra como Pelotas não é só histórica, que também tem seus recantos modernos e agradáveis como este. No Recanto de Portugal gostei da casa da foto 19. Sempre gostei do Las Acácias. Das casas mostradas gostei das fotos 23, 24 e 26. Laranjal, foto 28, achei que o trapiche estava em piores condições, mas até que está bom! No teu bairro, Chácara da Baronesa, gostei especialmente das seguintes casas: fotos: 30, 31, 32 e 33. As casas do centro em geral estão bem conservadas, achei lindas duas fotos em especial: foto 41 e o prédio histórico da foto 42 é muito bonito! Para terminar, bom relembrar as casas do Porto!!! Bom Carlos, o que tenho a dizer-te é meus parabéns por mais um belo thread, apesar de não nos conhecermos pessoalmente eu já tenho uma simpatia especial por ti porque pareces ter o mesmo sentimento de amor por Pelotas que eu tenho. Posso estar enganado mas é difícil acreditar que um cara que mostra tão bem uma cidade, seus pontos mais bonitos e faz isso para o mundo inteiro, no mínimo deve querer muito bem a cidade. Fico feliz e orgulhoso por Pelotas ter um representante a altura!!! Já faz muito tempo que não teclamos no MSN, realmente eu dei uma parada do MSN, mas espero que, quando eu tiver oportunidade de voltar a Pelotas para rever meus parentes possamos marcar de sair, bater bons papos e tirar mais fotos. Sempre te admirei tu sabes muito bem que quando eu entrei no fórum, fiz um comentário que foi "esculachado" por certo integrante do fórum, e quem me deu força foste tu. Podes ter certeza que te quero muito bem e que, quando vieres a BH, a minha casa estará sempre aberta para te receber. Era isso então, um grande abraço e mais uma vez, parabéns pelo excelente thread!!! Valeu, um abraço.
Guto? Foi o Bruno que veio pra cá, heheh... Acho que tu te confundiu...

Quanto ao Arroio Pelotas, foi titulado Patrimônio Cultural do RS, mas não sei quais benefícios imediatos e diretos isso traz...

O barco que aparece na foto 17 é utilizado para passeios pelo Arroio Pelotas, sim... Eu até tava pensando em fazer esse passeio, mas eu e o Bruno não tínhamos mais muito tempo livre... No mesmo dia que fomos nas charqueadas, íamos voltar pra Porto Alegre...

Bom, e valeu pelos elogios! É sempre muito bom ler os teus (longos) comentários! São, de certa forma, bastante gratificantes e recompensadores!

Quote:
Originally Posted by CH View Post
Outro dia o Gustavo(vulgo gsouza) tava me mostrando pelo GE, todos esses bairros chimfrins aí.
Eu fiquei meio impressionado, a cidade tem muitos bairros e regiões ricas.
Agora acho que tô impressionado por completo, que casas hein e a rua de cimento, linda demais, toda cheia de árvores.
O que virou o charqueado? Museu? Ainda fede?
As casinhas antigas do centro são muito bonitas, e ainda bem que estão bem conservadas.
Algumas antigas charqueadas são museus e, conseqüentemente, abertas à visitação... Mas há outras também, só que são propriedades particulares, então fica meio dificil de conhecer... Quanto ao arroio, não fede mais, não, heheh...

Valeu pelo comentário!

Quote:
Originally Posted by Lucas View Post
Lindas essas fotos! O thread ficou excelente! Bem completo e cheio de informações.
Todos os bairros ou "sub-bairros" hehe estão muito bonitos. Gostei mais do Marina Ilha Verde. Adorei aquela charmosa e arborizada rua do Las Acácias.
As casas, em sua maioria, estão maravilhosas.
Valeu, Farrapo!
Valeu, Lucas!

Quote:
Originally Posted by F3rNaNd0 View Post
Pensando bem nem é tão ruim como eu falei. Tava olhando no GE e Pelotas parece ter muitos bairros carentes justamente porque a prefeitura fez os bairros, as casas ficam mais espalhadas e ai da a impressão de que tem muita gente carente em Pelotas. Nas outras cidades não existem planejamento e fica "aquela coisa" pavorosa, tudo apertado, crescendo pra cima... Tem uns bairros pobres em Pelotas que parecem uma planta de belvedere que foi invadida de tão bem feito que foi o planejamento: Eu me precipitei....
Pois é, no geral, os bairros pobres de Pelotas são planejados, possuem um traçado bem regular... Então aparentam uma certa organização, aí, no futuro, fica mais fácil de "resolver"...

Quote:
Originally Posted by olecramm View Post
Sei lá, acho que não se pode fala muito de uma cidade vendo ela pelo Google Earth, Caxias é a cidade mais feia que eu ja vi no Google Earth e é cheia de bairros assim, mas eu sei que na verdade não são bairros pobres e sim casas de classe média.
mas voltando... muito bonita as casas, os bairros e a Charqueada!
gostei muito de ve esse Thread!
Aham... Caxias não tem uma aparência muito boa quando vista no Google Earth, mas eu conheço a cidade e sei que ao vivo é muito melhor... Em Pelotas não é muito diferente... E acho que, no caso de Pelotas, o aspecto é ainda "pior" porque algumas ruas são de terra e esta possue uma coloração bem clara e salienta muito... Já em Caxias o tom da terra é outro... É mais escuro, então se confunde mais com o verde do entorno... Porém, os bairros mais carentes de Caxias já são mais "desorganizados", mas isso é por causa, principalmente, do relevo acidentado...

Bom, e valeu pelo comentário e pelos elogios!

Quote:
Originally Posted by rodrigomarques88 View Post
Pelotas é realmente uma cidade surpreendente! Gostei muito quando fui fazer vestibular lá, a alguns anos. Só me arrependo de não ter levado a minha câmera...

Gostaria de conseguir fotos do colégio que eu me hospedei na época do vestibular, me lembro que ele era bem grande e "assombroso", e tinha uma capela muito linda do lado! Se eu não me engano ele fica ao lado da UCPel e da Faculdade de Direito ( ? ) da UFPel. Me lembro que tinha umas espécies de trailers (lanchonetes) ao lado, onde eu comi o melhor Xis da minha vida, se eu não me engano era o Xis Bebum, ou algo do gênero.
O colégio que tu fala é o São José, um dos maiores e mais tradicionais daqui de Pelotas... Ele tem um aspecto meio "assombroso" mesmo, heheh... Eu pensei que tinha uma foto do São José, mas procurei e não achei, heheh... Qualquer coisa eu posto depois aqui! Ah, e fica ao lado da UCPEL e da Faculdade de Direito da UFPEL, sim!

Hahah, o Xis Bebum é famoso!!! Aliás, os "xis" do Circulu's (nome do trailer que tu foi) são muito bons, os melhores que tem! Aliás, Pelotas tá muito bem servida de "xis", heheh!

Bom, e valeu!

Quote:
Originally Posted by RVpoa View Post
Belo thread...Pelotas é surpreendente....sempre...tem um patrimônio riquissimo e diversificado...graças a importância do charque...se percebe uma forte influencia argentina nesses bairros...nas proximidades de Buenos Aires eles tem as mesmas caracteristicas e tipologia arquitetônica....inclusive ruas de terra...casas lindas...a fronteira como um todo tem um potencial tremendo...poderia ser um roteiro tão atrativo quanto o das cidades Barrocas de Minas...que são lindas....sou apaixonado por aquilo...claro q nossas cidades estão mais desconfiguradas...mas ainda tem muito patrimônio e quarterão preservado...temos que aproveitar tudo isso para a cultura e o turismo e assim atrair mais recursos para o sul do estado...será q nenhum governo é capaz de ver isso...só sabem pensar em Gramado...bom...deixemos filosofia pra outra hora...belas fotos..abraço.
Valeu!

Pois é, não só Pelotas mas boa parte das cidades da Região Sul tem muito potencial turístico... Falta é investimento mesmo... Aliás, o RS, definitivamente, não faz uma boa divulgação das suas atrações... Se "prendem" muito à Serra... Nada contra a Serra, pelo contrário, é um lugar maravilhoso e muito bonito mesmo, mas há outras regiões do Estado que mereceriam ser melhor divulgadas (Sul, Missões, Vale do Taquari, Litoral...)...
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2007, 08:58 PM   #20
Sublime
BANNED
 
Sublime's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Location: Joinville - SC
Posts: 2,377
Likes (Received): 3

Gostei desse thread. Pelotas nessas fotos me lembrou algumas cidades do interior da Argentina e do Uruguai. O tipo de construção, a vegetação ou alguma outra semelhança, marcada sobretudo pela foto 25. Tranquilidade talvez seja o X da questão. Gostei muito das construções antigas, o patrimônio histórico é fantástico, que bom que a maioria está em boa conservação. O arroio, dá um charme especial ao bairro.

Valeu
Sublime no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 03:52 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu