daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools
Old April 14th, 2007, 12:53 AM   #1
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2000

Jequié-BA, "Cidade Sol" - (by cerrado - fevereiro de 2007)

História

O município de Jequié é originado da sesmaria do Capitão-Mor João Gonçalves da Costa, que sediava a fazenda Borda da Mata. Esta mais tarde foi vendida a José de Sá Bittencourt, refugiado na Bahia após fracasso da Inconfidência Mineira em 1789, com sua morte, a fazenda foi dividida entre os herdeiros em vários lotes. Um deles foi chamado Jequié e Barra de Jequié.
Em pouco tempo, Jequié tornou-se distrito de Maracás, e se desmembrou em 1897.
A partir de 1910 é que se tornou cidade e já se transforma em um dos maiores e mais ricos municípios baianos.
A 360 Km de Salvador, Jequié se encontra no Sudoeste da Bahia, na zona limítrofe entre a caatinga e a Zona da Mata. Completando seu primeiro centenário e prestes a atingir um contigente de 150 mil habitantes.
A cidade se desenvolveu a partir de movimentada feira que atraía comerciantes de todos os cantos da região, no final do século XIX. Pertencente ao município de Maracás de 1860 a 1880, Jequié abastecia as regiões Sudeste da Bahia, assim como a bacia do Rio das Contas. Com sua crescente importância como centro de comércio, a então lineamente às margens do Rio das Contas que, na época, era mais volumoso e estreito, e cercado por uma extensa mata.
Pelo curso navegável do Rio das Contas, pequenas embarcações desciam transportando hortifutigranjeiros e outros produtos de subsistência. No povoado, os mascates iam de porta em porta vendendo toalhas, rendas, tecidos e outros artigos trazidos de cidades maiores. Tropeiros chegavam igualmente a Jequié carregando seus produtos em lombo de burro. O principal ponto de revenda das mercadorias de canoeiros, mascates e tropeiros deu origem à atual Praça Luíz Viana. Ali veio a desenvolver-se a primeira feira livre da cidade que, a partir de 1885, ganhou mais organização com a decisão de José Rotandano e José Niella, ambos comerciantes e líderes da comunidade italiana, de comprarem todo o excedente dos canoeiros e de outros produtores. Depois da terrível enchente de 1914, que destruiu quase tudo em Jequié, a feira o comércio e a cidade passaram a desenvolver-se em direção às partes mais altas.
Apesar das ações de desmatamento que acabaram por assorear o Rio das Contas, impossibilitando a navegação, a cidade seguiu firma em direção ao progresso e, em 1927, festejou a chegada da estrada de ferro. Nesse tempo, Jequié era a Quarta cidade mais importante da Bahia e teve no comerciante Vicente Grllo seu grande Benfeitor.

Aspectos Econômicos

A pecuária e a agricultura foram a base de todo desenvolvimento de Jequié. O município tem uma diversidade produtiva no que refere à agricultura, destacando-se o cacau, o café, a cana-de-açúcar, maracujá, melancia entre outros.
No setor Pecuária sua força se concentra principalmente na bovinocultura e caprinocultura.
Possui um Parque Industrial significativo, são 24 indústrias voltadas para produção de alimentos, calçados e confecções. O Frigorifico Bahia Carnes, responsável pelo fornecimento de carnes para Jequie e região e o Fricapri, especializado no abate de ovino e caprino.
O Setor Mineral é contemplado com a exploração de jazidas de granito das variedades Kashmir Bahia e Verde Bahia. Possui ainda reserva de ferro, mármore e calcário.
Outro fator importante na economia do Município é o Poliduto de derivados de petróleo e álcool, que proporcionou a implantação das bases de distribuição das maiores empresas do setor tais como: Petrobrás, Esso, Ypiranga/Atlantic, Shell, Gás Butano e Minasgás. Tendo Jequié à condição de principal centro de distribuição de derivados de petróleo indo até parte de Minas Gerais e Espírito Santo. A capacidade de armazenamento da base de distribuição é de 57.000 barris de àlcool, 40.000 barris de gasolina, 154.000 barris de óleo diesel e 288.000 barris de GLP-Gás de cozinha. Capacidade essa que já está quase que triplicada com a implantação da unidade de retribuição das principais distribuidoras de combustível do País.

DISTRITO INDUSTRIAL DE JEQUIÉ:

O Distrito Industrial de Jequié, situada à Av. Otávio Mangabeira, s/n no bairro Mandacarú, em uma área de 55 hectares, conta com estrutura adequada de lotes, rede de água e esgoto, energia elétrica, telecomunicações e condições de acesso.
O Distrito Industrial é administrado pelo SUDIC - Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, é dirigida pelo Gerente: Luiz Carlos Amaral.
Hoje o Distrito Industrial de Jequié é formado por 24 empresas consolidadas que emprega em todo distrito mais 1.400 funcionários, podendo este número subir para 2.500, tendo em vista a ampliação de algumas empresa e a implantação de mais de 04 industrias até o final do 1º semestre do ano 2000.

INDUSTRIAS QUE FAZEM PARTE DO DISTRITO INDUSTRIAL DE JEQUIÉ:

Artplástico - Ind. de Artefatos de Plásticos
Auto Viação Camurugipe Ltda.
Bremer S/A Moda Juvenil
Fricapri - Frigorífico de Ovinos e Caprinos Ltda.
Frijel - Frigoríficos de Pescados.
IBAMETRO
Ind. e Mercantil Triunfo.
IPAM - Ind. Produtos Alimentícios
Moinho Paquetá Ind. e Com. Ltda.
Paquetá Ind. e Com. Ltda.
Petyan - Ind. de Alimentos Ltda.
Produtos Alimentícios Gameleira Ltda.
Ramarim do Nordeste S/A
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Serralheria Jequie Ltda.
Serraria Galvão Ltda.
Vinilex - Calçados Amazônas
FIPAM
Viação Cidade Sol Ltda.

COMÉRCIO

O Comércio de Jequié é administrado pelo CDL ( Câmara de Dirigentes Lojistas), que tem como Presidente Antônio Silva Novais.
O Comércio é bom diversificado e absorve boa parte das pessoas empregadas. O município tem uma posição estratégica na microrregião e é responsável por parte de seu abastecimento. No último Censo Empresarial de Jequié realizado no ano de 1997 pelo Sebrae, que tem como gerente Evandro Lopes da Silva.
302 são do setor industrial (micro, pequena, média e grandes empresas).
1020 são empresas do setor de comércio.
1230 são do setor de prestação de serviços.

Outros dados

Localização........................Sudoeste baiano
População..........................148.992
Área.....................................3.146 km2
Densidade Demográfica...........48,91 hab/km2
Eleitores.............................103.410
Distância da capital.....................360 km
Cinemas/Centros Culturais..............02
Teatros......................................01
Museus.......................................01
Jornais........................................02
Revistas......................................01
Rádios........................................01 AM e 02 FMs
PIB-IBGE/2004......................637.766
Agências Bancárias........................06
Frota de Veículos-Denatran/07...22.115
Unidades de Ensino Superior.............03
Estabelecimentos de Saúde.............104

Obs. As fotos foram tiradas num domingo.

Localização no mapa

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

Last edited by Cerrado; April 2nd, 2010 at 11:00 PM.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 14th, 2007, 01:03 AM   #2
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)

Samuel - VDC's Avatar

Likes (Received): 204

Eu gosto de Jequié, mas dá pena por que nos últimos anos sua população (não sei se sua economia também) anda estagnada, pois perdeu 10 mil habitantes de 2000 pra cá. Mas aparentemente ela está voltando a crescer, mesmo que bastante devagar. Existem algumas indústrias importantes, e acho que posso chamar a cidade de ''industrializada''.

A cidade em si tem poucos prédios, mas possui um bom conjunto urbanístico de ruas e avenidas. É entroncamento de algumas rodovias importantes da região e também é cortada pela BR 116. Dista 150 quilômetros de Vitória da Conquista.

As fotos, como é característica do cerrado, mostram alguns ângulos inéditos, e outros relativamente conhecidos no SSC (e exaustivamente conhecidos pra quem é do Sudoeste da Bahia).

Last edited by Samuel - VDC; April 14th, 2007 at 01:10 AM.
Samuel - VDC no está en línea   Reply With Quote
Old April 14th, 2007, 01:07 AM   #3
Pinhate
Registered User

Likes (Received): 0

gostei mais de alguns predinhos e da igreja, nao axei mt organizada mas parece estra em desenvolvimento, boas fotos
Pinhate no está en línea   Reply With Quote
Old April 14th, 2007, 01:15 AM   #4
porotto
tricolor pra sempre

porotto's Avatar

Likes (Received): 1

o h gostei da cidade bastante legal eu achei muito boa a urbanizacao ate melho que a de outras cidades ja postada bahia. parabens jequie espero que siga sempre avante
Old April 14th, 2007, 01:15 AM   #5
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Parabéns mais uma vez, outra cidade que eu gostei, bom urbanismo, construções legal...Já passei por Jequié também mas foi direto pela br 116, nem lembro nada da cidade, nada mesmo, agora estou vendo que é legal...
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old April 14th, 2007, 01:25 AM   #6
F3rNaNd0
Registered User

F3rNaNd0's Avatar

O cerrado deu agora de só fazer thread bom!
Oque eu mais gostei foi do calçamento, do relevo (que é perfeito para skyline), e dessa igreja que é linda demais !!!!!!!!
Plz, se vc tirou alguma outra foto dela, posta pra mim ver!
F3rNaNd0 no está en línea   Reply With Quote
Old April 14th, 2007, 01:28 AM   #7
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Quote:
Originally Posted by Samuel - VDC View Post
Eu gosto de Jequié, mas dá pena por que nos últimos anos sua população (não sei se sua economia também) anda estagnada, pois perdeu 10 mil habitantes de 2000 pra cá. Mas aparentemente ela está voltando a crescer, mesmo que bastante devagar. Existem algumas indústrias importantes, e acho que posso chamar a cidade de ''industrializada''.

A cidade em si tem poucos prédios, mas possui um bom conjunto urbanístico de ruas e avenidas. É entroncamento de algumas rodovias importantes da região e também é cortada pela BR 116. Dista 150 quilômetros de Vitória da Conquista.

As fotos, como é característica do cerrado, mostram alguns ângulos inéditos, e outros relativamente conhecidos no SSC (e exaustivamente conhecidos pra quem é do Sudoeste da Bahia).
É, realmente eu percebi isso, será que não foi a emansipação de algum município?

espero que Jequié volte a crescer e se desenvolver bastante...
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old April 14th, 2007, 02:22 AM   #8
Samuel - VDC

Samuel - VDC's Avatar

Quote:
Originally Posted by BrunoInteriorano View Post
É, realmente eu percebi isso, será que não foi a emansipação de algum município?

espero que Jequié volte a crescer e se desenvolver bastante...
Boa pergunta! Mas sinceramente não sei te responder...
Também espero que ela volte a crescer.
Old April 14th, 2007, 02:45 AM   #9
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Eu pessoalmente gostei muito da cidade, achei as ruas limpas, arborizadas, belas praças e casas muito bonitas, para mim foi uma surpresa bastante agradável conhecê-la.
Old April 14th, 2007, 02:55 AM   #10
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 1930

Desconhecia totalmente. Mas pelo menos por fotos o urbanismo nãp parece ser muito bom não. Agora concordo com quem disse que o relevo é bom para skyline. Olha a primeira foto onde aparecem apenas 2 prédios altos e já tá legal!
Como foi essa história de perder 10000 habitantes????????????????

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 14th, 2007, 03:05 AM   #11
Samuel - VDC

Samuel - VDC's Avatar

Quote:
Originally Posted by Kelsen View Post
Desconhecia totalmente. Mas pelo menos por fotos o urbanismo nãp parece ser muito bom não. Agora concordo com quem disse que o relevo é bom para skyline. Olha a primeira foto onde aparecem apenas 2 prédios altos e já tá legal!
Como foi essa história de perder 10000 habitantes????????????????
Fala, Kelsen! Como andam os porquinhos? Hhehehe!
Agora falando sério, não sei bem como aconteceu essa perda na população, que era de 157 mil habitantes em 2000 e caiu cerca de 10 mil.

Outro caso curioso é o de Ilhéus, que em 1991 possuía 242 mil habitantes (VDC tinha 221 mil), em 2000 permaneceu com 242 mil (VDC subiu pra 262 mil), e, no ano passado, Ilhéus tinha na estimativa do IBGE 220 mil habitantes (VDC aparecia com 290 mil).

NOTA: Usei VDC apenas para efeito de comparação, já que havia uma ''briga'' entre as duas sobre qual era maior (ou tinha mais população). Essa briga durou até sair o Censo de 2000.
Old April 14th, 2007, 03:18 AM   #12
Cacique
BANNED

Cacique's Avatar

Likes (Received): 7

Jequié é legal... só que é muito quente!!! No verão acho que é pior que teresina... :p

eu nao sabia dessa de Ilhéus... O.o
Ilheus na minha opnião é a melhor cidade do interior baiano... pode ser algo pessoal mas eu amo muito essa cidade... foi uma grande surpresa isso. Eu achava q a população de Ilheus tinha até aumentado. :p
Cacique no está en línea   Reply With Quote
Old April 14th, 2007, 03:24 AM   #13
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

O caso de Ilhéus foi o seguinte:
Com a crise do cacau, muitas pessoas saíram da zona rural de diversos municípios e procuraram as maiores cidades da região, Ilhéus foi mais procurada devido o mar, muitos lavradores viraram pescadores, esse êxodo foi registrado no censo da época.
Com o surgimento de novas culturas, entre elas o café e com o começo da recuperação da lavoura do cacau, essas pessoas começaram a voltar para as fazendas e obviamente a população diminuiu.
Old April 14th, 2007, 03:31 AM   #14
Samuel - VDC

Samuel - VDC's Avatar

Quote:
Originally Posted by cerrado View Post
O caso de Ilhéus foi o seguinte:
Com a crise do cacau, muitas pessoas saíram da zona rural de diversos municípios e procuraram as maiores cidades da região, Ilhéus foi mais procurada devido o mar, muitos lavradores viraram pescadores, esse êxodo foi registrado no censo da época.
Com o surgimento de novas culturas, entre elas o café e com o começo da recuperação da lavoura do cacau, essas pessoas começaram a voltar para as fazendas e obviamente a população diminuiu.
É verdade! Se formos olhar, a população dos municípios próximos do eixo Ilhéus-Itabuna cresceu muito nos últimos anos.
Old April 14th, 2007, 04:59 AM   #15
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Quote:
Originally Posted by Samuel - VDC View Post
É verdade! Se formos olhar, a população dos municípios próximos do eixo Ilhéus-Itabuna cresceu muito nos últimos anos.
Na verdade o que aconteceu foi um êxodo rural, que está se revertendo!
Old April 14th, 2007, 08:43 PM   #16
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Quote:
Originally Posted by raonidantas View Post
Jequié é legal... só que é muito quente!!! No verão acho que é pior que teresina... :p

eu nao sabia dessa de Ilhéus... O.o
Ilheus na minha opnião é a melhor cidade do interior baiano... pode ser algo pessoal mas eu amo muito essa cidade... foi uma grande surpresa isso. Eu achava q a população de Ilheus tinha até aumentado. :p
raoni eu estive em Teresina, é mais quente do que Palmas, acho que Jequié é bem menos.
Old April 14th, 2007, 09:51 PM   #17
Lukas Baiano

Lukas Baiano's Avatar

Likes (Received): 309

O ex-governador e atual senador César Borges é natural de Jequié, me lembro que em seu governo ele mandou pavimentar asfalticamente a maioria das vias da cidaede!
Lukas Baiano no está en línea   Reply With Quote
Old April 14th, 2007, 10:02 PM   #18
Cacique
BANNED

Cacique's Avatar

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by cerrado View Post
raoni eu estive em Teresina, é mais quente do que Palmas, acho que Jequié é bem menos.
Jequié depende muito da época... quando eu fui tava um inferno!!!!!
Cacique no está en línea   Reply With Quote
Old April 14th, 2007, 10:13 PM   #19
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Quote:
Originally Posted by raonidantas View Post
Jequié depende muito da época... quando eu fui tava um inferno!!!!!
Cara você não sabe o que é calor, dois anos atrás Palmas em um certo momento registrou 50°, saiu até na tv a nível nacional!
Old April 14th, 2007, 10:23 PM   #20
D'Neto
-

D'Neto's Avatar

Likes (Received): 337

Bem legal a cidade! Skyline ta ficando muito bonzinho!
Parece até ser cidade serrana, ela é cidade serrana??
D'Neto no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules