daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Projectos e construção > Lisboa

Lisboa Área Metropolitana de Lisboa

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average. Display Modes
Old April 18th, 2008, 08:53 PM   #101
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 0

A mim parece-me que este assunto não pode ser tabu.
Durante décadas fomos habituados a pensar em Santa Apolónia como estação ferroviária principal de Lisboa.

Com a estação do Oriente e na impossibilidade de unir (subterraneamente) as estações do Rossio, Cais do Sodré e Santa Apolónia e sobretudo depois de decidido que a Alta Velocidade terá "base" na estação do Oriente, não vejo grande vantagem em manter a estação de Santa Apolónia e o respectivo ramal.

A utilização a dar à gare é outra discusão.

Se a via de cintura for modernizada e aproveitando a re-abertura do tunel Campolide-Rossio, os comboios que descem pela Linha do Norte, após passarem pelo Oriente poderão seguir para o centro de Lisboa via Linha de Cintura e tunel de Campolide-Rossio. O terminus será o Rossio que é bem mais central e interessante que Santa Apolónia.

A descativação do ramal entre Santa Apolónia e a confluência da linha de cintura (Beato?) terá a vantagem adicional de permitir a requalificação da zona riberinha entre Santa Apolónia e Marvila.

Claro que se perde uma linha ferroviária de penetração na cidade mas se essa linha for desviada para a Cintura e Rossio e estando a linha vermelha do Metro a funcionar em pleno (com ligação às restantes linhas no Saldanha e em São Sebastião) o efeito será minorizado.

Cereja no topo: o prolongamento da linha do Metro de Santa Apolónia a ???? Oriente? Quem sabe.
Sky11 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 18th, 2008, 10:04 PM   #102
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 31

Lisboa: CP quer manter Estação de Santa Apolónia a funcionar

Lisboa - A CP afirmou hoje que não pretende desactivar a estação de Santa Apolónia, inviabilizando assim a sugestão do presidente da Câmara de Lisboa de a utilizar como futuro terminal de cruzeiros.

Em comunicado enviado à Agência Lusa, o porta-voz da CP afirma que a empresa "tem em mente continuar a efectuar a ligação suburbana sobre Santa Apolónia", lembrando que há pouco tempo foi inaugurada a ligação entre o metropolitano e o comboio em Santa Apolónia.

A CP prevê que eliminar a estação de Santa Apolónia poderá provocar "congestionamento sobre a Linha de Cintura", que poderá no futuro ser agravado pelo tráfego que vem das linhas de Sintra, Cascais, da ponte sobre o Tejo, da linha do Norte e da futura terceira travessia.

Além disso, a empresa tem instalados em Santa Apolónia serviços de manutenção, logística e estacionamento, que teriam que ser mudados de sítio caso a estação deixasse de ser utilizada.

Assim, a CP prefere "encontrar uma solução de consenso que "viabilize as intenções de requalificação urbana da Câmara Municipal de Lisboa e as exigências do sistema de transportes da Área Metropolitana".

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), que defende a desactivação do ramal de Santa Apolónia, defendeu hoje que a utilização da estação de Santa Apolónia como futuro terminal de cruzeiros devia ser estudada.

Para António Costa, "a possibilidade de utilização de Santa Apolónia como terminal de cruzeiros cortaria numa despesa acrescida e num obstáculo com o rio".

"Podia ser bom para a REFER e seria uma boa alternativa à necessidade de uma construção para o terminal de cruzeiros", sustentou aos jornalistas.

O autarca defendeu que o encerramento de Santa Apolónia "poderia reequilibrar financeiramente a REFER, mas também contribuiria para a reconversão do corredor oriente da cidade", sustentou.

Fonte: Lusa
rpc08 no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2008, 03:10 PM   #103
Reflex
cenas...

Reflex's Avatar

Likes (Received): 81

Quote:
Originally Posted by Sky11 View Post
Cereja no topo: o prolongamento da linha do Metro de Santa Apolónia a ???? Oriente? Quem sabe.
Como é que isso poderia ser feito? Utilizando os carris existentes? Mas a bitola é a mesma?
Old April 19th, 2008, 03:19 PM   #104
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 143

Já teres o canal disponível é suficiente

The Latest Photo Reports: Aires

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2008, 03:37 PM   #105
Marco Bruno
Les cites obscures

Marco Bruno's Avatar

Likes (Received): 38

Para mim deve continuar a ser uma estação ferroviária, de suburbanos.

Não faz sentido uma frente ribeirinha tão grande sem alternativas ao autocarro. Aliás com a expansão prevista para a quela zona, terá de haver autocarros, metro até ao oriente ou eléctrico moderno, e comboio.

O Terminal de cruzeiros deve ser uma obra NOVA de raíz.

Tempo de viagem entre oriente e a baixa, para quem usa a linha da azambuja diariamente, vindo desde a Póvoa, Alverca ou VFX...

de metro:
oriente- alameda: 10 minutos
alameda-baixa: 10 minutos
tempo de espera e mudança de metros: 10 minutos

TOTAL: 30 minutos

comboio:
Oriente - Sta apolónia: 5 minutos
sta apolonia - baixa (metro): 5 minutos
tempo de espera e mudança de comboio/metro: 5 minutos

TOTAL: 15 minutos
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2008, 03:39 PM   #106
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

nem mais.. deve ficar como está... mas toda aquela zona deve ser renovada completamente.... e não estou a ver como o edifício serverá para terminal de cruzeiros só... pode muito bem servir para todas as coisas...

Old April 19th, 2008, 04:21 PM   #107
Reflex
cenas...

Reflex's Avatar

Likes (Received): 81

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Já teres o canal disponível é suficiente
O canal só ficaria disponivel para um metro ligeiro de superficie. Não ia ser muito agradavel termos as nossas composições pesadas a fazerem um trajecto à superficie durante uma meia-duzia de kms...
Old April 19th, 2008, 04:36 PM   #108
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Likes (Received): 16

Exacto. Metro pesado ali não acho nada agradavel. Nem acho haja muita necessidade. Acho bem melhor eléctricos rapidos, tendo a vantagem de ser menos um obstaculo. Linha de metro não podes transpor facilmente......a de eléctricos podes atravessar a pé. Para mim metro pesado à superfície é de se evitar ao máximo.

Enfim Acho a ideia do Costa um pouco estranha.........mas se servir para realizar um percurso ribeirinho de eléctricos rápidos, revitalização das areas em redor da linha de comboio havendo melhor ligação da cidade com a margem, talvez o tal percurso ciclável, etc etc.........não posso dizer que terei assim tanta pena de perder Santa Apolónia como estação de comboios.

De todas as estações centrais (Cais do sodré, Rossio e St Apolónia) é certamente a que menos usei em toda a minha vida.
_Rick_ no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2008, 06:18 PM   #109
Filipe_Teixeira
Registered User

Filipe_Teixeira's Avatar

Likes (Received): 37

edit

Lisboa

Last edited by Filipe_Teixeira; January 29th, 2010 at 10:13 PM.
Filipe_Teixeira no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2008, 07:26 PM   #110
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
Originally Posted by _Rick_ View Post
.........não posso dizer que terei assim tanta pena de perder Santa Apolónia como estação de comboios.

De todas as estações centrais (Cais do sodré, Rossio e St Apolónia) é certamente a que menos usei em toda a minha vida.
Santa Apolónia já era.....

- o Oriente já á principal estação de Lisboa
- com a TTT o Oriente reforça o seu papel de principal estação de Lisboa
- Entre o Oriente e Santa Apolónia só existe a estação do Poço do Bispo que não será afectada se Santa Apolónia desaparecer.
- o Oriente tem ligação ao Metro (linha vermelha) que por sua vez tem correspondência com as outras 3 linhas (verde na Alameda, amarela no Saldanha e azul em São Sebastião).
- a Linha de Cintura tem interface com 3 linhas de metro (verde no Areeiro, amarelo em Entre-Campos e azul em Sete Rios).
- o Rossio é uma estação central. Santa Apolónia nem por isso.
- até ao Rossio a ferrovia é subterranea - como em qualquer cidade que se preze.... Santa Apolónia (e Cais do Sodré) é à superficie, junto ao rio, bloqueando o "contacto" entre a cidade e rio. Lindo portanto....
- não tendo dados "na mão" estou certo que 90%-95% do "tráfego" da Santa Apolónia não tem lá origem. Ou usa o Metro ou o Autocarro. A linha de Cintura e o Metro podem fazer isso para qualquer ponto da cidade muito melhor que Santa Apolónia.

Vantagens adicionais de acabar com Santa Apolónia e o ramal até ao Poço do Bispo:
- Possibilidade de requalificação urbana (FINALMENTE) de uns 4 km de frente ribeirinha que neste momento são uma vergonha.
- Possibilidade de - a curto prazo - extender a linha azul do metro (underground e não à superficie e quero lá saber qual é a bitola), até ao Beato, Marvila e finalmente Oriente.
- Possibilidade de integrar a requalificação urbana com o plano de Vale de Santo António.

Em resumo: Santa Apolónia teve o seu papel mas a vida continua....
Old April 19th, 2008, 08:14 PM   #111
Pedromg94
Eléctricos no Porto

Pedromg94's Avatar

Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by Sky11 View Post
Santa Apolónia já era.....

- até ao Rossio a ferrovia é subterranea - como em qualquer cidade que se preze.... Santa Apolónia (e Cais do Sodré) é à superficie, junto ao rio, bloqueando o "contacto" entre a cidade e rio. Lindo portanto....
No Porto as estações tambem não são subterraneas (Campanhã, São Bento e Contumil) e é uma cidade que se preze
Pedromg94 no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2008, 08:36 PM   #112
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pedromg94 View Post
No Porto as estações tambem não são subterraneas (Campanhã, São Bento e Contumil) e é uma cidade que se preze
No meu post não falei em estações subterraneas mas sim em ferrovia subterranea. E pelo resto do texto é perfeitamente claro que me refiro às linhas.
E isso é tanto mais evidente quando afirmo que o Rossio é a excepção - pela forma como a linha lá chega (em tunel). Caso não saiba, fica a saber - a estação do Rossio também não é subterranea.

Se pelo meu post entendeu um ataque à cidade do Porto recomendo que o releia.

A cidade do Porto é evidentemente uma cidade que se preza. Já alguns dos seus habitantes infelizmente não se conseguem livrar de um ridiculo complexo de inferioridade face a Lisboa. Complexo esse que é ridiculo por não haver qualquer motivo para o mesmo: a cidade do Porto nada deve á cidade de Lisboa.
Old April 19th, 2008, 09:51 PM   #113
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Mas olha lá sky11... imitando Cadiz e Zaragoza... entre outras como Barcelona.. poderia-se muito bem enterrar mais um pouco a linha um pouco antes de Xaregas. o que achas?

Old April 20th, 2008, 12:23 AM   #114
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Por mim, todos os bons exemplos são para imitar. Se forem enterradas as linhas, por mim era manter Santa Apolónia e ligar mesmo ao Cais do Sodré e ao Rossio. Ficando provavelmente o Rossio como a natural estação central. Mas tudo underground..... Agora termos toda a frente ribeirinha (excepto o espaço entre o Cais do Sodré, Praça do Comércio e Santa Apolónia) entregue aos comboios... é um desperdicio de rio, de frente ribeirinha, de muito do que Lisboa tem de melhor.

Imaginemos em Madrid, os comboios das Cercanias a precorrer à superficie o Passeio de la Castellana ou em Paris o RER a precorrer os Campos Elisios à superficie.....
Por isso é que não gosto nada de comboios a circular (à superficie obviamente) em zonas centrais às cidades e a estação do Rossio ser assim a unica salvação das que existem pois os comboios chegam lá por tunel.

Já agora, se alguém souber ou indicar um link com o tráfego de Santa Apolónia agradecia que postassem. Quero ver até que ponto Santa Apolónia está a perder importância. Sendo certo e sabido que vai perder ainda mais quando abrir a extensão da linha vermelha do metro.

Mas notar que a ideia que explanei atrás pressupõe a maximização da linha de cintura e a extensão da linha azul do metro de Santa Apolónia até... pelo menos Poço do Bispo (Braça de Prata?). Além de que parto do pressuposto (que acho que está certo) que 90/95 em cada 100 pessoas não chega a Santa Apolónia sem entrar depois num autocarro ou no Metro. Tenho a certeza que Santa Apolónia (como destino final) é actualmente residual.

E só de imaginar aqueles 3 ou 4 kilómetros livres e prontos a levar com uma requalificação urbana como deve ser, até consigo encontrar a piada de essa frente ribeirinha passar a ter a TTT mesmo em frente
Old April 20th, 2008, 01:42 AM   #115
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Dados recentes acho que não há mesmo. O metro não abriu ali há tanto tempo assim (e o Rossio também não). Logo não da para fazeres uma comparação precisa.

No entanto há aqueles estudos de 2000. Incluem dados de quando o Rossio estava a funcionar. Não é a situação actual.......mas deve ser o estudo mais recente que tens tendo as 3 estações centrais a funcionar. Só não tem o metro da linha azul.

Fui ver.........e tens razão. Como eu também já tinha dito antes......a estação não é quase utilizada. Então comparada às outras estações centrais......é ridiculo. Esta no mesmo grupo de utilização que Alcantara, Belém,etc

Enfim........a ideia faz confusão a inicio..........mas pensando bem, acho que não é nada o fim do mundo. Muito pelo contrário. Pode ser a reviravolta que a zona precisa.
Old April 20th, 2008, 01:57 AM   #116
Marco Bruno
Les cites obscures

Marco Bruno's Avatar

Likes (Received): 38

Quote:
Originally Posted by _Rick_ View Post
Como eu também já tinha dito antes......a estação não é quase utilizada. Então comparada às outras estações centrais......é ridiculo. Esta no mesmo grupo de utilização que Alcantara, Belém,etc
Não percebi, referes-te a Sta Apolonia comparado com Alcantara? Eu usei Alcantara 6 anos seguidos diariamente até muito recentemente, e nada se compara com Sta Apolonia, que uso actualmente. Nem me estou a referir aos rápidos, mas ao serviço suburbano.

Caso encerrem a estação, precisam prolongar a linha azul do metro, ou introduzir eléctrico moderno ao longo da frente ribeirinha, pois a ideia de encerrar sem arranjar alternativas seria absurda.
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2008, 01:58 AM   #117
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Para o Sky11:

Ligação do Metro a Santa Apolónia

11 mil passageiros

Esta foi a média diária registada pelo Metro de Lisboa na estação de Santa Apolónia, inaugurada em Dezembro de 2007. No primeiro trimestre, contam-se um milhão e 11 mil passageiros. Por ano são esperados cinco milhões.

Fonte: JN

Old April 20th, 2008, 02:09 AM   #118
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Marco Bruno View Post
Não percebi, referes-te a Sta Apolonia comparado com Alcantara? Eu usei Alcantara 6 anos seguidos diariamente até muito recentemente, e nada se compara com Sta Apolonia, que uso actualmente. Nem me estou a referir aos rápidos, mas ao serviço suburbano.
Pois não me expliquei bem. Já posto a imagem . Está num PDF que tenho aqui. A questão é que separaram as estações por "níveis" de passageiros. Tanto Rossio como Cais do Sodré ficaram 3 niveis acima de Santa apolonia (ou seja são muito mais utilizados). Por sua vez Santa Apolónia esta no mesmo nível que as outras que disse (o que não quer dizer que não tenha mais passageiros.......apenas que a diferença não é tão abismal quando comparado com as outras).
Quote:
Originally Posted by Marco Bruno View Post
Caso encerrem a estação, precisam prolongar a linha azul do metro, ou introduzir eléctrico moderno ao longo da frente ribeirinha, pois a ideia de encerrar sem arranjar alternativas seria absurda.
Sim claro. A minha ideia é mesmo uma linha de electricos rapidos ribeirinha. E nem é acabar em Santa apolónia, mas sim continuar até ao terreiro e continuar.

Ou seja as pessoas em vez de fazerem o transbordo em St apolónia para ir para a baixa fariam-no no Oriente. Eventualmente o comboio seguiria pela linha da cintura (se possivel) ligando também às restantes linhas de metro (verde, Azul e Amarela)
Quote:
Para o Sky11:

Ligação do Metro a Santa Apolónia

11 mil passageiros

Esta foi a média diária registada pelo Metro de Lisboa na estação de Santa Apolónia, inaugurada em Dezembro de 2007. No primeiro trimestre, contam-se um milhão e 11 mil passageiros. Por ano são esperados cinco milhões.

Fonte: JN
Bem isso é o metro. Não é inequivocamente para a estação.

De qualquer maneira como bem deves ter visto muita gente nesse trimestre foi lá só para ver a estação. Logo aí os números estão influenciados por isso.
Old April 20th, 2008, 02:18 AM   #119
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Aqui está a imagem. Peço desculpa pela pouca qualidade mas já estava assim.

(Relembro que isto é pré-metro.........mesmo assim não acho que se tenha elevado a números astronómicos honestamente)

Last edited by _Rick_; April 20th, 2008 at 07:40 PM.
Old April 20th, 2008, 02:25 AM   #120
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
11 mil passageiros Esta foi a média diária registada pelo Metro de Lisboa na estação de Santa Apolónia
OK. Tens dados ou ideia de como será esse numero na estação do Cais do Sodré?
11.000 ainda é um número considerável. Não se pode tirar o interface a esses 11.000 sem primeiro se perceber quantos deles deixaram de ir para Santa Apolónia quando a linha vermelha abrir no Saldanha e em São Sebastião e sobretudo quantos desses 11.000 deixariam de usar Santa Apolónia se a maior parte dos suburbanos da linha do Norte (Azambuja?) fossem desviados para a Linha de Cintura que - como se sabe - tem ligação a 3 linhas do Metro.

Reply

Tags
cruzeiros, lisboa, santa apolónia, terminal

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules