daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old April 24th, 2007, 06:38 PM   #1
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Likes (Received): 470

São Paulo quer multar moto que anda entre carros

Município consultou Conselho Nacional de Trânsito quanto à possibilidade de autuar motociclista que circula em corredor estreito

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo revelou ontem que pretende começar a multar as motocicletas que circulam nos corredores estreitos entre os veículos.
Ela fez uma consulta ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para tentar padronizar em qual artigo da lei esse comportamento pode ser enquadrado como infração -e aguarda uma resposta para colocar a fiscalização em prática.
A intenção da CET foi reforçada diante da constatação de novo crescimento de vítimas motociclistas na capital -e de um levantamento pelo qual 52% dos casos ocorreram devido à circulação entre os carros.
Em 2006, morreram 380 ocupantes de motocicletas, salto de 10% -nesta década, a elevação ultrapassa 50%. No total, incluindo pedestres, motoristas e passageiros, houve uma pequena diminuição das mortes do trânsito no ano passado.
O código de trânsito brasileiro, que entrou em vigor em 1998, tinha em seu artigo 56 a proibição explícita da circulação das motocicletas nos corredores entre as faixas de rolamento dos demais veículos.
Ele foi vetado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mas a atual direção da CET passou a encampar outras interpretações da lei pelas quais as motos que adotam esse comportamento poderiam, ainda assim, ser punidas.
"O artigo 56 foi vetado. Mesmo assim, a circulação delas entre veículos caracteriza desrespeito de ao menos três artigos do código: não guardar distância lateral, ultrapassagem pela direita e direção perigosa", afirmou Adauto Martinez, diretor de operações da CET.
As referências para esses enquadramentos são os artigos 192 (infração grave, de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira), 199 (infração média, de R$ 85,13 e 4 pontos) e 169 (infração leve, de R$ 53,20 e 3 pontos) do código de trânsito.
Martinez disse que hoje essas multas não são aplicadas por falta de padronização nacional de como enquadrar a infração.
"A CET fez a consulta para definir qual dos enquadramentos é mais adequado para coibir esse comportamento de risco." O Contran informou que a solicitação -que a empresa diz ter formalizado no final de 2006- ainda não passou pela análise de suas câmaras temáticas.
Para que os motociclistas não sejam pegos de surpresa, o diretor da CET diz que a empresa começou nos últimos meses um trabalho de educação, com placas indicativas em algumas das principais vias para que eles evitem a circulação entre as faixas de rolamento.
O presidente do sindicato dos motociclistas de São Paulo, Aldemir Martins, criticou a medida. "A motocicleta foi feita para ter mobilidade e agilidade. Quero ver como a CET vai fazer com a fluidez do trânsito se ela só puder circular na mesma faixa dos demais veículos."

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 24th, 2007, 06:40 PM   #2
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Hum.... isso é bem complicado!

O diferencial dos motoboys é justamente a rapidez!

Você manda um documento da Berrini para o centro em minutos, mesmo no horário do rush!

Com essa multa, vai atrapalhar a vida de muita gente!

Mas em compensação vai diminuir os riscos de acidente e tornar o trânsito bem menos caótico!

Daí sim a faixa para motocicletas da Sumaré vai surtir efeito!

Flickr
Twitter YouTube

Old April 24th, 2007, 06:52 PM   #3
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Likes (Received): 907

Mas só a faixa da Sumaré não faz efeito na cidade inteira. Sou inteiramente a favor, já que os motoboys não desrespeitam só apenas os outros motoristas, o que já é grave, mas pedestres também!

Pra atravessar, ao sinal ficar verde para o PEDESTRE sempre temos que esperar, porque os malditos passam buzinando e ai de quem estiver na frente. Afinal a rua é deles e apenas deles né.

MULTA JÁ!

Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
bs.eduardo no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2007, 07:03 PM   #4
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 30

Eu sou a favor, porque em um choque com um carro, nunca o motociclista leva a melhor, ele SEMPRE vai levar a pior.

Se o pessoal lembrar do CFC, vai se recordar das "zonas de sombra" de nossos retrovisores, ao trocar de faixa, não enxergamos na maioria das vezes os motociclistas, e ainda podemos levar uma surra, pois a maioria anda em "bandos", disposta a arrebentar qualquer motorista que "invada seus domínios".

Multa já!

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2007, 07:08 PM   #5
gomessobral
Registered User

Likes (Received): 0

Tomara que proibam mesmo a circulação entre veiculos, isso é um costume suicida, e a maioria dos motoqueiros nao respeitam nem os pedestres e nen quando os automóveis necessitammudar de faixa para fazer conversões tem que esperar os "Gostosos" passarem senao eles ja vao logo chutando sua lateral e te chingando e com aquelas malditas buzinas.

Sou a favor de:

Faixas Exclusivas para Motos;
Proibição de circuação entre automóveis;
Proibição de Circulação em vias Expressas que tem pinstas locais obrigando os motoqueiros a utilizarem sempre as pistas locais, ou seja Proibir as Pistas Expressas das Radiais, Marginais, Bandeiantes, Salin farah maluf e parecidas.
gomessobral no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2007, 07:10 PM   #6
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Radares de avanço de sinal e de velocidade pegam motos?

Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
Old April 24th, 2007, 07:21 PM   #7
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 30

Não sei na Capital, mas aqui em São Bernardo, pegam sim.

E as lombadas eletrônicas e radares de velocidade, também.

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2007, 07:25 PM   #8
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Eu tb sou a favor da multa!

Mas isso não deixa de ser complicado!

Flickr
Twitter YouTube

Old April 24th, 2007, 07:28 PM   #9
Andre_RP
Registered User

Andre_RP's Avatar

Likes (Received): 1135

Sou contra a multa!
SP só anda sobre duas rodas, esta é a verdade!
Andre_RP no está en línea   Reply With Quote
Old April 24th, 2007, 07:28 PM   #10
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Quote:
Originally Posted by bs.eduardo View Post
Mas só a faixa da Sumaré não faz efeito na cidade inteira. Sou inteiramente a favor, já que os motoboys não desrespeitam só apenas os outros motoristas, o que já é grave, mas pedestres também!

Pra atravessar, ao sinal ficar verde para o PEDESTRE sempre temos que esperar, porque os malditos passam buzinando e ai de quem estiver na frente. Afinal a rua é deles e apenas deles né.

MULTA JÁ!
Com certeza!

Mas depois dessa lei, eu tenho certeza que a CET vai querer fazer mais faixas para motos, talvez até na 23!

Assim como muita gente, eu odeio motoboys. Pode ser preconceito bobo mesmo, mas eu ja tive meu retrovisor arranhado MUITAS vezes, e tambem varias vezes ja aconteceram "quase acidentes".

Olhem o video, os acidentes de motos aumentaram 20% em 2006

http://video.globo.com/Videos/Player...TAM+EM,00.html

Flickr
Twitter YouTube

Old April 24th, 2007, 07:28 PM   #11
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Acho que quando o sinal fecha, deveriam subir aqueles obstáculos de furar pneu que existem nos Estados Unidos, usados em perseguições policiais

Queria ver um motoboy ou qualquer outro motorista desrespeitar o sinal

Old April 24th, 2007, 07:29 PM   #12
Andre_RP
Registered User

Andre_RP's Avatar

Como vc é mal cara!
Tenho moto e carro, e 80% de meus delocamentos faço com moto!
Old April 24th, 2007, 07:29 PM   #13
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Quote:
Originally Posted by ViajanteRP View Post
Sou contra a multa!
SP só anda sobre duas rodas, esta é a verdade!
É só respeitar os outros que não será multado. Não vão proibir as motos. Apenas fazê-las que elas respeitam a lei e os outros!

Old April 24th, 2007, 07:31 PM   #14
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Viajante, dirige um carro aqui em SP na hora do rush!

Vc vai odiar os motoboys e apoiar a multa

Flickr
Twitter YouTube

Old April 24th, 2007, 07:32 PM   #15
Andre_RP
Registered User

Andre_RP's Avatar

Quote:
Originally Posted by bs.eduardo View Post
É só respeitar os outros que não será multado. Não vão proibir as motos. Apenas fazê-las que elas respeitam a lei e os outros!
Vc nao entendeu? eu quis dizer que com a industria de multas que vai virar, a profissão motoboy praticamente some! Não vai compensar!

Foi o que o gutooo comentou, muitos serviços em SP dependem e já não sobrevivem mais sem a repidez do motoboy!
Old April 24th, 2007, 07:36 PM   #16
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Quote:
Vc nao entendeu? eu quis dizer que com a industria de multas que vai virar, a profissão motoboy praticamente some! Não vai compensar!

Foi o que o gutooo comentou, muitos serviços em SP dependem e já não sobrevivem mais sem a repidez do motoboy!
Isso eh verdade, acho que vão surgir os heliboys agora

Flickr
Twitter YouTube

Old April 24th, 2007, 07:39 PM   #17
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Quote:

Eu entendi sim, quem não entendeu foi você. Agora eu te pergunto: será que não dá pra andar dentro da lei? Ou melhor: só porque a cidade "depende" dos motoboys, então continuemos a permitir o que eles fazem de errado? Chutar carros, atravessar cruzamentos desrespeitando carros e principalmente pedestres, sem contar nas mortes dos próprios motociclistas: 380 só em 2006, sem falar no número de feridos. O que você sugere?

Não há indústria da multa. Há a indústria da vida. É possível enxergar isso? Ou o povo só quer ver o lado "prejudicado", esquecendo os outros? Vide a lei Cidade Limpa, tanto criticada no início.

Old April 24th, 2007, 07:41 PM   #18
Andre_RP
Registered User

Andre_RP's Avatar

Quote:
Originally Posted by gutooo View Post
Viajante, dirige um carro aqui em SP na hora do rush!

Vc vai odiar os motoboys e apoiar a multa
Tá tudo bem, eu admito é caotico mesmo, mas as multas não irão educar, e sim, coibir a profissão!
Old April 24th, 2007, 07:41 PM   #19
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Eu lembro que a minha amiga canadense e a mãe dela ficaram impressionadas e assustadas com os motoboys!

Flickr
Twitter YouTube

Old April 24th, 2007, 07:42 PM   #20
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Quote:
Tá tudo bem, eu admito é caotico mesmo, mas as multas não irão educar, e sim, coibir a profissão!
Na verdade não vão coibir a profissão!

Os motoboys vão continuar existindo, mas os serviços vão ficar mais lentos!

Flickr
Twitter YouTube

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules