daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Porto > Projectos



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old May 16th, 2007, 01:34 AM   #1
traveler
Registered User
 
Join Date: Jun 2005
Posts: 8,799
Likes (Received): 213

A Praça Cidade S. Salvador, em Matosinhos, possui uma das mais belas rotundas do país

Passeio de partida
O baile da Anémona
Valdemar Cruz

A Praça Cidade S. Salvador, em Matosinhos, possui uma das mais belas rotundas do país, com uma escultura da norte-americana Janet Echelman.

No princípio quiseram chamar-lhe "She Changes". Também houve quem lhe chamasse "She Moves". A ideia seria sempre a mesma. Quem olha para a imponente escultura concebida no âmbito do Programa Polis pela artista norte-americana Janet Echelman para a Praça Cidade S. Salvador, em Matosinhos, fica de imediato preso à ideia de movimento e rendido às intermináveis e sempre surpreendentes coreografias provocadas pelo vento que passa.
Echelman apostou na criação do factor surpresa, implícito na constatação de que é uma escultura virtualmente diferente em cada minuto.
Dedicada aos pescadores de Matosinhos, foi da comunidade local que emergiu a designação que agora todos usam e para sempre identificará aquele objecto singular: Anémona. Foram-se as expressões inglesas, ficou a força de uma designação também ela capaz de remeter para a ideia de um movimento inconstante, fluído e elástico.
Inaugurada em Dezembro de 2004, a Anémona finalizava o projecto de requalificação urbana e de valorização ambiental da marginal de Matosinhos.
Para apreciar com tempo

Sérgio Granadeiro
Pela sua volumetria, pela sua especificidade, é uma escultura incompatível com a urgência do olhar.
Exige, para que possa ser desfrutada na sua totalidade, a indispensável disponibilidade de tempo que faz com que nenhum minuto pareça uma eternidade.
É preciso deixar correr as brisas ou as ventanias, para que o olhar melhor se delicie com as danças daquela gigantesca metáfora das redes de pesca, suportada por três postes metálicos pintados de vermelho e branco, um deles com 60 metros de altura.
A rede, também vermelha e branca, está suspensa num anel de 42 metros de diâmetro e é constituída por um material sintético – «tenara» – especialmente construído por uma empresa norte-americana contratada pela escultora.
Para lá de uma função que, de início, pode ser tida como meramente instrumental, os postes não se limitam a sustentar a rede. Assumem uma decisiva intervenção nos jogos de luzes nocturnos.
Uma anémona de meio milhão de euros

Sérgio Granadeiro
Contribuem para criar um novo e estranho objecto aparentemente brotado da escuridão do mar. Sob a rede há um imenso espaço relvado que preenche a rotunda e abriga um fosso transformado em depósito a partir de onde jorra a luz destinada a criar, à noite, a ilusão de novos volumes, outras formas, outros modos de ver e sentir a anémona.
Como qualquer corpo vivo, também esta Anémona adoeceu, apesar de ter custado mais de 500 mil euros. Pouco mais de dois anos após a inauguração, no início de 2007, começaram a ser detectados sinais de que algo não estava a correr bem.
Independentemente de poder ser este um bom motivo para lançar a reflexão destinada a tentar perceber se as obras de arte pública devem continuar a ser perenes, ou, pelo contrário, é admissível atribuir-lhes um prazo de validade, o certo é que em Matosinhos ninguém gostou de ver a «menina dos olhos» da cidade em decadência.
As redes começaram a ficar esburacadas, a desprender-se dos aros e postes metálicos, e passaram por indisfarçáveis mudanças de cor. A Câmara Municipal de Matosinhos iniciou contactos com a escultora norte-americana com o objectivo de a responsabilizar pela recuperação da obra.
Num primeiro momento Janet Echelman não se mostrou muito disponível para atender à reclamação do município português, mas a entrada em cena de advogados rapidamente a fez perceber que não tinha por onde escapar.
Ultimato à escultora

Sérgio Granadeiro
A situação evoluiu e Echelman, apesar de se mostrar espantada com a descoloração da rede e, sobretudo, incrédula quanto à possibilidade de terem sido os ventos e a humidade a degradar a escultura, acabou por se disponibilizar para assumir todas as despesas indispensáveis à reparação.
Janet está convencida, segundo declarações prestadas à época a alguns jornais portugueses, que terá sido a poluição de Matosinhos a provocar a decomposição das partículas da superfície da rede, o que as teria feito perder o tom inicial.
Na altura foi ainda revelado que a empresa norte-americana detentora da patente para o fabrico do material de que é feito a rede terá submetido a fibra a testes extremos durante mais de 20 mil horas, sem que se tivessem verificado alterações significativas.
Agora parece estar tudo em vias de ser ultrapassado. Segundo Fernando Rocha, vereador da cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, «está tudo acertado com a escultora, mas não está tudo resolvido».
Pelo contrato assinado com a autarquia, diz Rocha, Janet Echelman «teria de assegurar a manutenção durante cinco anos. Agora foi-lhe dado um prazo de noventa dias para resolver o problema». A escultora garantiu que em breve se deslocará a Matosinhos com uma equipa da sua confiança para acabar com as mazelas da Anémona.
__________________
florida . Biarritz .Esposende
traveler no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old May 16th, 2007, 03:02 AM   #2
Karsh
fcp fcp fcp
 
Karsh's Avatar
 
Join Date: Jun 2005
Location: Bragança
Posts: 2,190
Likes (Received): 8

Eis-a:





__________________
Meet Bragança I & II, Portugal
Karsh no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2007, 04:14 AM   #3
PedroGabriel
BANNED
 
Join Date: Feb 2007
Location: Póvoa de Varzim
Posts: 5,867
Likes (Received): 1

Se acham que isso é a mais bela rotunda, quem sou eu para contrariar!
PedroGabriel no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2007, 10:30 AM   #4
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,003
Likes (Received): 120

pois a beleza depende dos olhos de cada um, não é feiamas o artigo fala dela como uma das mais belas, além do mais é uma homenagem a um sector da actividade laboral da zona, a pesca, so por isso tem o seu valor.

Last edited by Arpels; May 16th, 2007 at 12:53 PM.
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2007, 12:40 PM   #5
ordep
Skyscraper fan
 
ordep's Avatar
 
Join Date: Mar 2006
Location: Coimbra, Portugal
Posts: 280
Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by PeterGabriel View Post
Se acham que isso é a mais bela rotunda, quem sou eu para contrariar!
a mais bela não, o artigo diz uma das mais belas
__________________
Se barba fosse respeito, bode não tinha chifre
ordep no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2007, 04:44 PM   #6
Mr Strangelet
BANIDO
 
Join Date: Mar 2007
Posts: 2,183
Likes (Received): 1

So se pode apreciar esta rotunda vendo-a mesmo ao vivo...Por fotos não da para uma pessoa se aperceber bem, mas quando estamos la, a dimensão e a originalidade são evidentes..
Mr Strangelet no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2007, 04:52 PM   #7
Portvscalem
a revolta da francesinha
 
Portvscalem's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Porto/Barcelona
Posts: 10,079
Likes (Received): 6

a pesca e a industria, pois os postes que seguram a rede evocam as chaminés industriais.... a rotunda, é o termino da circunvalação junto ao mar, técnicamente ela é metade porto, metade matosinhos (é estúpido não é????)... eu gosto...actualmente está um pouco degradada, mas vai ser brevemente reparada....
Portvscalem no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2007, 10:19 PM   #8
doria
Alpinista Dória
 
doria's Avatar
 
Join Date: Feb 2006
Location: Lisbon
Posts: 1,893
Likes (Received): 2

uma das mais belas só pq tem uma rede de pesca gigante?
doria no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2007, 10:41 PM   #9
Portvscalem
a revolta da francesinha
 
Portvscalem's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Porto/Barcelona
Posts: 10,079
Likes (Received): 6

looool, é bonita porque é...olha....o que tem um pedaço de papel pintado de bonito???o que tem um conjunto de sons de bonito????...depende dos gostos...até podia ter um monte de caixotes do lixo....é uma questão de sentido estético...eu gosto, desde logo...tens de vir cá ver a escultura ao vivo...
Portvscalem no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2007, 10:52 PM   #10
JoniP
Registered User
 
JoniP's Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Porto - Matosinhos
Posts: 1,974
Likes (Received): 2

Uma rotunda que é metade em betuminoso e metade em paralelos!!! É aquele toque de classe...
JoniP no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2007, 11:43 PM   #11
Portvscalem
a revolta da francesinha
 
Portvscalem's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Porto/Barcelona
Posts: 10,079
Likes (Received): 6

É que dum lado é a cidade do porto...do outro é a cidade de matosinhos, que nada tem a ver com a segunda.....é como entrar num país diferente....a metade sul da rotunda não tem nada de nada que ver com a metade norte....terras diferentes...
Portvscalem no está en línea   Reply With Quote
Old May 17th, 2007, 12:01 AM   #12
Bluesence
Registered User
 
Bluesence's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Barcelona
Posts: 4,010
Likes (Received): 137

o ser bela é muito subjectivo, mas lá que é muito interessante e simbólica é.
Bluesence no está en línea   Reply With Quote
Old May 17th, 2007, 01:14 AM   #13
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 84,061
Likes (Received): 1523

Quote:
Originally Posted by Karsh View Post
Eis-a:
Ei-la

É bonita sim.
__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old May 17th, 2007, 03:02 AM   #14
O Prof Godin
O Prof Godin
 
O Prof Godin's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Coimbra
Posts: 6,772
Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by PeterGabriel;
Se acham que isso é a mais bela rotunda, quem sou eu para contrariar!
__________________
Curam habe de bono nomine: hoc enim magis permanebit, quam mille thesauri
pretiosi, e magni

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old May 17th, 2007, 12:52 PM   #15
Portvscalem
a revolta da francesinha
 
Portvscalem's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Porto/Barcelona
Posts: 10,079
Likes (Received): 6

existem muitas rotundas bonitas....a da boavista é lindissima tb....essa desde logo é monumental, com os mastros gigantes ( um deles com 50m de altura), e o bicho no meio....a ondular ao vento...então de noite iluminado é que é memo bonito....é uma parte do ambiente cosmopolita da marginal portuense e matosinhense...
Portvscalem no está en línea   Reply With Quote
Old May 19th, 2007, 01:49 AM   #16
checco24
Checco24
 
checco24's Avatar
 
Join Date: Jul 2004
Location: Lisboa
Posts: 1,377
Likes (Received): 37

eu gosto desse rotunda e dessa zona uma das melhores zonas do porto, ou matosinhos , p mim eh como se fosse porto lol, gosto dos edificios tb, já estive aí nuns bares junto á praia, eu gostava k a costa tivesse esse aspecto, aliás eh uma questão k sempre intrigou, pk eh k as praias do porto e norte tem melhor planeamento k aki em lisboa???
checco24 no está en línea   Reply With Quote
Old May 19th, 2007, 03:38 AM   #17
Andre_Filipe
Registered User
 
Andre_Filipe's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Porto
Posts: 5,203
Likes (Received): 869

a rotunda divide o Porto de Matosinhos, tecnicamente é das 2 cidades.
Andre_Filipe no está en línea   Reply With Quote
Old May 19th, 2007, 04:08 PM   #18
Portvscalem
a revolta da francesinha
 
Portvscalem's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Porto/Barcelona
Posts: 10,079
Likes (Received): 6

loool estes casos são muito engraçados.....o cruzamento do monte dos burgos ainda é mais giro, pois do lado sul é porto, do lado noreste é cidade de S.Mamede, e noroeste, é vila da Sra da Hora...... segues no meio da sra da hora e s.mamede ( tecnicamente S.Mamede, pois circulas pela direita, e chegas a um cruzamento com uma grande avenida, a avenida xana gusmão, a norte dessa avenida é a vila de custoias, ou seja, mais um cruzamentea a dividir três "terras"...e claro, tudo urbanizado, e mesmo urbanizado, não ao estilo suburbano....
na marginal de leça, creio que se está a construir a segunda fase do arranjo do siza para a a marginal....em frente da refinaria, estão a alargar a rua, para dar continuidade à avenida marginal, creio ( que vai incluir uma via de madeira ao longo de toda a costa, como em gaia).... a sul, em gaia, é que a marginal está sub-aproveitada....pois os estilo de urbanização é suburbano....
Portvscalem no está en línea   Reply With Quote
Old May 19th, 2007, 08:57 PM   #19
Herrmando
Registered User
 
Join Date: Jul 2004
Posts: 8,535
Likes (Received): 156

Está sub-aproveitada pq é mto maior q a parte do Porto e Matosinhos. De qq das formas, é tudo bandeiras azuis, tem um passadiço de madeira em toda a costa, e a nível de urbanizações está a melhorar mto, com a demolição de alguns edifícios e barracas no areal e a construção mais ordenada.
Herrmando no está en línea   Reply With Quote
Old May 19th, 2007, 10:23 PM   #20
checco24
Checco24
 
checco24's Avatar
 
Join Date: Jul 2004
Location: Lisboa
Posts: 1,377
Likes (Received): 37

eu gostei mto de matosinhos, está mto bem akela zona, do melhor k vi em portugal até hj, apesar dos edificios serem enormes, a construção n choca a paisagem... aliás achei matosinhos melhor k porto cidade, gaia n sei nunca estive em praias de gaia....
checco24 no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 07:01 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu