daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 20th, 2007, 04:39 AM   #1
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 12

Trem turístico Campinas/Jaguariúna - estação, locomotiva e mais

Pessoal um dos únicos trens de passageiros ainda existentes no Brasil passa na região de Campinas entre a cidade e a vizinha Jaguariúna, aqui vai fotos da estação de Jaguariúna, locomotiva, ponte, enfim deve ser um passeio inesquecível que ainda vou fazer!!!!

Antes das fotos uma pequena introdução detalhada:

O trajeto de Campinas a Jaguariúna, em São Paulo, é feito em um trem a vapor do século XIX. O passeio turístico de maria-fumaça percorre 24,5 km de extensão e parte da Estação Anhumas, em Campinas, onde encontra-se o Museu Dinâmico Viação Férrea Campinas - Jaguariúna, uma excelente opção de lazer cultural. O trem passa pelas estações de Pedro Américo, Tanquinho, Desem-bargador Furtado, Carlos Gomes, todas construídas em meados de 1920, até chegar em Jaguariúna. O tempo de viagem é de 3h30min, entre ida e volta, oferecendo um cenário inesquecível para aqueles que apreciam a natureza. Além da paisagem, os passageiros também podem se deliciar ouvindo o guia turístico contar a história desta antiga ferrovia, por onde escoava a produção de café do fim do século XIX e que foi recentemente restaurada.

Distância Percorrida - 24 Km

Tarifa - Passeio Completo (Ida e Volta) R$25,00

Meio Percurso (Ida e Volta)R$16,00

Serviço de Fretamento para escursões R$750,00 (46 Lugares)

Atrativos: Estação de Anhumas, Pedro Américo com parada estratégica para apresentação do funcionamento da locomotiva, Estação Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes e Jaguary. É considerado um Museu em Movimento.

Vamos as fotos:

1- Estação de Jaguariúna
image hosted on flickr

2- Estação de Jaguariúna
image hosted on flickr

3- Vagão
image hosted on flickr

4- Locomotiva
image hosted on flickr

5- Locomotiva
image hosted on flickr

6- Emblema na locomotiva
image hosted on flickr

7- Trem passando em cima da ponte
image hosted on flickr

8- Fachada da estação
image hosted on flickr

9- Ponte com o ano em que ela foi construída
image hosted on flickr

10- Locomotiva
image hosted on flickr

11- Locomotiva
image hosted on flickr

OBS: todas essas fotos foram tiradas em Jaguariúna e tb recomendo uma visita à cidade pois é belissima uma preciosidade essa cidade!!!
Luiz no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 20th, 2007, 04:18 PM   #2
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 2010

Ótimo thread, Luiz!

Mas a estação de Jaguariúna é funcional novamente? Faz um tempinho que não vou lá, então não sei...antes, a maria-fumaça era apenas enfeite.

A Globo adora usar uns trechos dessa estrada de ferro para filmar suas novelas de época...
Old May 20th, 2007, 05:41 PM   #3
Edmundo
Saudades de São Paulo

Edmundo's Avatar

Likes (Received): 77

Que linda, não dá nem pra acreditar.
Old May 20th, 2007, 05:42 PM   #4
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

eu acho que sim, pois a estação é o ponto de chegada e saída né!!! Pelo menos eu torço para que ela funcione de acordo pois deve ser um passeio excepcional!!!!
Old May 20th, 2007, 05:53 PM   #5
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Likes (Received): 918

Thread espetacular Luiz! Muito legais as fotos!

Eu já fiz esse passeio, faz muito tempo, mas de Anhumas até Tanquinho, não fui até Jaguariúna. É muito legal, vale a pena mesmo!

Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
bs.eduardo no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2007, 06:04 PM   #6
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

nossa me deu MUITA vontade de fazer esse passeio, Jaguariuna é encantadora e fica mais charmosa com essa estação e esse trem.
Old May 21st, 2007, 12:38 AM   #7
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 3

Luiz, belíssimas fotos ! E fico mais feliz ainda em saber que a ferrovia e estação estão muito bem cuidadas ! Que maravilha isto !
Apenas para complementar, creio que existam ainda outros passeios de locomotivas a vapor, dentre alguns:
Bento Gonçalves - Carlos Barbosa - Garibaldi RS*
São João Del Rey - Tiradentes - MG*
Porto Velho Madeira-Mamoré - RO*
Jaguariuna-Campinas - SP
Belo Horizonte - Vitória MG/ES (não é vapor)
Curitiba - Paranaguá - PR* (não é vapor)
Desconheço se há na região nordeste !

* Fiz estes passeios !
Quero muito fazer o de Jaguariuna, está em meus planos para o próximo semestre e a médio prazo o de BH a Vitória !
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2007, 01:08 AM   #8
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

É recomendável esse passeio, mas a Estação Anhumas - ponto inicial da viagem em Campinas - fica em uma região um tanto perigosa, por isso, atenção a quem for fazer o passeio!
Old May 21st, 2007, 03:17 AM   #9
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fabius_BR View Post
É recomendável esse passeio, mas a Estação Anhumas - ponto inicial da viagem em Campinas - fica em uma região um tanto perigosa, por isso, atenção a quem for fazer o passeio!
Realmente, a localização é um tanto quanto isolada. Pra chegar lá, só de carro.

Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
Old May 21st, 2007, 03:28 AM   #10
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 232

Bem legal heim! Aqui no ES vai entrar em operação uma Maria Fumaça para passeios turísticos entre Marechal Floriano, Domingos Martins e Viana, atravessando as montanhas. A linha já existe, inclusive as antigas estações, porém estão atualmente sem nenhuma utilização. Abaixo uma foto da linha e da estação de Marechal:

image hosted on flickr

Quote:
Originally Posted by Dott View Post
Quero muito fazer o de Jaguariuna, está em meus planos para o próximo semestre e a médio prazo o de BH a Vitória !
Faz sim, vale muito a pena!

███████████
Trabalha e Confia
███████████

Last edited by BrunoVix; May 21st, 2007 at 03:37 AM.
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2007, 03:45 AM   #11
ncjrsa
I bet you got me wrong...

ncjrsa's Avatar

Likes (Received): 105

Não so o trem, como todo o entorno parece ser mto bonito. Com certeza deve valer a pena um passeio!
ncjrsa no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2007, 03:13 PM   #12
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Quote:
Originally Posted by BrunoVix View Post
Bem legal heim! Aqui no ES vai entrar em operação uma Maria Fumaça para passeios turísticos entre Marechal Floriano, Domingos Martins e Viana, atravessando as montanhas. A linha já existe, inclusive as antigas estações, porém estão atualmente sem nenhuma utilização. Abaixo uma foto da linha e da estação de Marechal:
Sim, sim! Domingos Martins (terra do ex-goleiro do Vasco, Carlos Germano) é uma cidade muito bonita, por sinal!

BrunoVix, outra referência ferroviária do ES é a antiga estação Pedro Nolasco, em Vila Velha! Fui naquele museu do trem, ele é fantástico! Uma estação rente à baía de Vitória, como aquela, causa uma grande impressão à qualquer visitante!

A antiga Pedro Nolasco é tão bonita, que quando eu fui lá haviam vários casais tirando fotos, tanto em frente à fachada quanto à maria-fumaça que fica lá exposta!
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2007, 03:14 PM   #13
Ar-Nimruzîr

Ar-Nimruzîr's Avatar

Quote:
Faça sim o BH-Vix, vale a pena! Eu fiz, muito bom, mas compre um bilhete da 1ª classe: não vale a pena ficar 12h comendo fuligem de minério de ferro..
Old May 21st, 2007, 03:17 PM   #14
Ar-Nimruzîr

Ar-Nimruzîr's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fabius_BR View Post
É verdade, aquela região é mesmo barra-pesada.

Fabius, existiam 2 obras pendentes na maria-fumaça Cps-Jaguariúna: uma seria a integração Taquaral - Anhumas, que visaria integrar o bondinho da lagoa com a maria-fumaça (essa eu sei que ainda não foi feita).

Outra obra, mais simples, seria fazer, em Jaguariúna, um "balão" ferroviário, que permitisse a maria-fumaça dar "meia-volta"; até recentemente, ela precisava voltar de "marcha-à-ré", pois não havia como manobrar em Jagariúna; você sabe se essa obra já foi feita?
Old May 21st, 2007, 03:56 PM   #15
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Likes (Received): 51

Eu nunca dei muita importância a trens turísticos, mas esse ai é show de bola. A locomotiva é linda demais... Aliás... Tudo que foi mostrado é lindo demais.

Parabéns, Luiz !
Old May 21st, 2007, 04:00 PM   #16
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 1000

Muito bonitas a s imagens e gostei da preservação das estações e dos trens.

Pena este passeios turísticos de São paulo serem tão pouco divulgados, assim como o que liga Pinda à Campos do Jordão, que deve ser uma viagem fenomenal.
caco no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2007, 04:01 PM   #17
netraider
Registered User

Likes (Received): 1

Quote:
Luiz, belíssimas fotos ! E fico mais feliz ainda em saber que a ferrovia e estação estão muito bem cuidadas ! Que maravilha isto !
Apenas para complementar, creio que existam ainda outros passeios de locomotivas a vapor, dentre alguns:
Bento Gonçalves - Carlos Barbosa - Garibaldi RS*
São João Del Rey - Tiradentes - MG*
Porto Velho Madeira-Mamoré - RO*
Jaguariuna-Campinas - SP
Belo Horizonte - Vitória MG/ES (não é vapor)
Curitiba - Paranaguá - PR* (não é vapor)
Desconheço se há na região nordeste !

* Fiz estes passeios !
como você pode se esquecer do de Campos do Jordão?

Pindamonhangaba/SP a Campos do Jordão/SP
netraider no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2007, 04:36 PM   #18
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Ar-Nimruzîr View Post
É verdade, aquela região é mesmo barra-pesada.

Fabius, existiam 2 obras pendentes na maria-fumaça Cps-Jaguariúna: uma seria a integração Taquaral - Anhumas, que visaria integrar o bondinho da lagoa com a maria-fumaça (essa eu sei que ainda não foi feita).

Outra obra, mais simples, seria fazer, em Jaguariúna, um "balão" ferroviário, que permitisse a maria-fumaça dar "meia-volta"; até recentemente, ela precisava voltar de "marcha-à-ré", pois não havia como manobrar em Jagariúna; você sabe se essa obra já foi feita?
Quanto à obra em Jaguariúna, faz um tempinho que não vou lá...

A obra do Taquaral não foi feita mesmo, e nem há previsão para isso! Ouvi far que o que está pegando é construir a ponte sobre o Ribeirão Anhumas e mais uma ou duas pontezinhas e arranjar os dormentes para fazer o trecho, e que talvez tenham de ser de concreto...
Veja o mapa (o trecho a construir tem aproximadamente 2,4km):

O mapa do Trecho Anhumas-Jaguariúna é este (são aproximadamente 23,5km)
Old May 21st, 2007, 06:48 PM   #19
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Espetacular esses mapas Fábio! Tenho certeza que se fizerem essa ligação com o Parque Portugal o número de pessoas interessadas em fazer o passeio vai aumentar muito!

Será legal se construirem uma estação com arquitetura semelhante a de Anhumas ou Jaguariúna.

Old May 21st, 2007, 07:22 PM   #20
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 232

Quote:
Originally Posted by Ar-Nimruzîr View Post
Sim, sim! Domingos Martins (terra do ex-goleiro do Vasco, Carlos Germano) é uma cidade muito bonita, por sinal!
Sim :p Esta linha é a antiga Leopoldina Railways, inaugurada em 1900. O convênio para a recuperação da linha, para fins turísticos, foi assinado pelo Governo do Estado, ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Companhia Vale do Rio do Doce, Viana, Marechal Floriano e Domingos Martins. O trem se chamará "Trem das Montanhas Capixabas". Inicialmente, o trem terá dois vagões, com capacidade para 120 pessoas. Os passeios serão realizados sábados, domingos e feriados. O trem sairá de Viana, às 10 horas, passando por Domingos Martins, e retornará de Marechal Floriano, às 15 horas. "Será usada uma maria-fumaça de 1925, que percorrerá o trajeto, de 29 km. No caminho, o turista poderá admirar a mata atlântica, belas quedas d’água, um túnel construído no século XIX, e ainda assistir a atrações culturais."

Quote:
BrunoVix, outra referência ferroviária do ES é a antiga estação Pedro Nolasco, em Vila Velha! Fui naquele museu do trem, ele é fantástico! Uma estação rente à baía de Vitória, como aquela, causa uma grande impressão à qualquer visitante!

A antiga Pedro Nolasco é tão bonita, que quando eu fui lá haviam vários casais tirando fotos, tanto em frente à fachada quanto à maria-fumaça que fica lá exposta!
O Museu Pedro Nolasco é uma parada obrigatória para os amantes de trens! No acervo fixo tem fotos, dados e diversos materiais que contam a história da Vitória a Minas, além de ter a maior maquete ferroviária da América Latina, é o ferrorama dos sonhos de qualquer um hahahaha. Do lado de fora está exposto uma Maria Fumaça, dois vagões antigos de passageiros que foi transformado em uma espécie de café, muito charmoso, tudo isso de frente para a baía de Vitória, com vista para os prédios do centro. Tem também um espaço para exposições e mostras de arte, sempre ocupadas com mostras nacionais e até internacionais. Vale uma visita! Aqui tem algumas fotos: http://www.flickr.com/search/?w=all&...io+doce&m=text

███████████
Trabalha e Confia
███████████

Last edited by BrunoVix; May 21st, 2007 at 07:39 PM.
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules