daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old May 28th, 2007, 11:37 PM   #1
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Likes (Received): 51

RJ - Fotos Estação Caxias (Supervia, trens do Rio de Janeiro e Caxias)

Bom dia a todos.

Bati essas fotos na estação de Caxias para vocês conhecerem mais um pouco da Supervia.

Duque de Caxias é o 4o município mais rico do estado e o 10o mais rico do Brasil. Mas neste thread quando eu me referir a Caxias, estarei falando do centro de Duque de Caxias, onde se localiza a estação.

Chegar em Caxias é muito fácil. Pra quem vem de carro, basta descer na saída de Vigário da (linha) Vermelha e fazer o retorno no viaduto. Para quem vem pela (avenida) Brasil, é só descer na saída Lucas e fazer o contorno na escola para cair na estrada de Braz de Pina, que corre paralela à linha do trem e virará avenida Presidente Kennedy em Caxias.

Existem muitos ônibus da Central pra Caxias como o 111C, 415C, etc. Acho que todos os ônibus que eu conheço que terminam com C passarão ou por Caxias ou pela 25 (25 de Agosto - é um bairro), mas como a 25 é colada em Caxias, esses ônibus acabam servindo também. Para quem vem de Vicente de Carvalho, Largo do Bicão e outros pontos pela avenida Meriti, basta pegar o Caxias x Carrefour ou uma Kombi.

E Caxias também possui uma estação de trens, integrante do ramal Central x Saracuruna, operada pela Supervia.

A estação é bem localizada. Como a linha de trem exerce papel de divisória entre Caxias e a 25, ela é amplamente utilizada como passarela entre as duas localidades. A estação citua-se próxima ao recém inaugurado (porém, infelizmente, já todo pichado) teatro Raul Cortez, rodoviária velha de Caxias, UNIGRANRIO, calçadão de Caxias e outros pontos de grande movimento.

Os trechos entre a estação de trem de Caxias não são longos. De Vigário pra Caxias o trem passará em frente ao Parque Vila Nova e ao Hospital Infantil, chegando em Caxias em uns três minutinhos. De Caxias para o Gramacho o trem passará pelo bairro Corte 8 todo até atingir a estação Gramacho. Este último trecho demora uns quatro minutos.

A estação conta com apenas uma plataforma que serve de embarque e desembarque em ambos os sentidos (Central e Saracuruna). Muito bem... Vamos às fotos:

Foto da plataforma tirada assim que eu desembarquei. Os trilhos são no sentido Saracuruna:

Finalzinho da estação. Sentido Saracuruna:

Trilhos no sentido Central:

Escadas:

Visão de cima. Essa foto foi tirada na parte superior da estação. A foto aponta para o sentido Saracuruna:

Trilhos no sentido Central:

A foto aponta para o sentido Central:

Cobertura da estação. ESTÃO VENDO UMA PILASTRA BRANCA NA SOMBRA DO LADO DIREITO DA FOTO JUNTO DE UMA PARADA DE MISTURAR CIMENTO COM PÉS AMARELOS ? ESSA PILASTRA BRANCA FAZ PARTE DA ESTRUTURA QUE ESTÃO CONSTRUIDO PARA INSTALAR AS ESCADAS ROLANTES. Eu queria ter tirado umas fotos da obra mas simplesmente não deu:

Saída da estação:

Mais uma geral:

Trilhos sentido Central:

Existem vários destes simpáticos relógios na estação de Caxias:

Foto com foco na escada:

Bem... É isso. Espero que tenham gostado.

ADICIONADO EM 29/10/07:

Eu tenho prometido há algum tempo mostrar as obras de modernização na estação de Caxias, operada pela Supervia, e como promessa é dívida, eis as fotos.

A modernização é constituida de duas obras principais:

. Instalação das escadas rolantes e construção da estrutura coberta que as abrigarão.

. Construção de uma passagem subterrânea para pedestres sob a estação.

Essa obra tem causado problemas no trânsito, visto que um trecho da Kennedy (av. Presidente Kennedy - principal avenida de Caxias) foi interditado. O canteiro de obras das fotos abaixo é esse.

Até o momento as escadas rolantes já estão em seus lugares, apesar de ainda não funcionarem porque a estrutura coberta ainda não está pronta. E a passagem subterrânea ainda está em estágio inicial.

A estrutura branca que abriga as escadas rolantes. Já está quase pronta:

Canteiro de obras da passagem subterrânea, na Kennedy:

Mais uma da caixa branca:

No fundo dessa foto tem uma passarela com corrimão azul. Essa é a rampa de acesso à estação Caxias:

A caixa branca de outro ângulo. Essa foto foi tirada de cima, da passarela da estação:

A estrutura amarela do lado esquerdo dessa foto é a cobertura da plataforma da estação de Caxias:

Cobertura da estação de Caxias:

Homens trabalhando na construção do acesso subterrâneo (fotos tiradas da rampa de acesso à estação):

Só pra cituar - O canteiro de obras com o calçadão de Caxias ao fundo. À minha esquerda (não dá pra ver na foto) estava a caixa branca:

Era isso. Eu estou bastante orgulhoso da prefeitura de Caxias (que está bancando a obra) e da Supervia.

ADICIONADO EM 12/11/07

As escadas rolantes foram inauguradas:

Abraços e axé.

Last edited by renanfsouza; November 12th, 2007 at 10:34 PM.
renanfsouza no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 29th, 2007, 12:37 AM   #2
spca
spca

spca's Avatar

Likes (Received): 1

Boas fotos....

Demonstram bem as características da estação.

Impressões:
- simples e funcional, sem frescuras.
- esse modelo de catraca é medonho.... tem um desenho que impede o cidadão de pular ou passar por baixo
spca está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 29th, 2007, 12:55 AM   #3
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2830

Boas fotos Renan. Mas não era essa estação que estavam modernizando? Pelo visto só reformaram ela.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2007, 03:19 AM   #4
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Ah, esse tipo de telhado é beeeem melhor que aqueles de telha brasilit, achei boa aplataforma bem alrga tb.

Essa estação é simples, mas parece ser melhor que outras já mostradas da supervia.

valeu pelas fotos, Renan
Old May 29th, 2007, 04:33 AM   #5
grazisantos
Registered User

Likes (Received): 0

limpinha a estação, no geral gostei
só n gosto desse tipo de porta, um tempao atras minha bolsa ficou enroscada na saida da estacao santo andre
grazisantos no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2007, 12:02 PM   #6
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Pronto. Editei o thread com umas informações.

Vinícius,

Está sendo modernizada sim. Infelizmente não deu pra tirar fotos, mas há uma obra na estação. Estão construindo a estrutura pra instalar as escadas rolantes. Por sinal as escadas rolantes já chegaram. Elas estão guardadas no chão debaixo da rampa sentido 25. Estão cobertas com plástico preto mas dá pra ver que são escadas rolantes.

E também há uma obra, que infelizmente está parada, que seria uma "passarela subterrânea" para pedestres por baixo da estação. Os operarários começaram a cavar e tudo parecia estar indo bem, mas de uma hora pra outra eles taparam o buraco e foram embora. Não entendi nada. Mas o canteiro com a placa da obra continua lá. Um dia (ou não ?) alguém termina a obra.

Nesse dia que eu tirei as fotos fiquei feliz. Estava detetizando a Central e a estação de Vigário estava ganhando pintura nova no chão. Estavam pintando a faixa amarela de segurança e também o piso da estação de cinza.
Old May 29th, 2007, 01:52 PM   #7
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Revitalização

Boas fotos!

A estação em si é boa, só precisa de uma revitalização, que pelo jeito já é providenciada. Eu só não gosto desse tipo de catraca; algumas estações antigas da CPTM também têm esse modelo...
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2007, 02:22 AM   #8
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2830

Quote:
Originally Posted by renanfsouza View Post
Vinícius,

Está sendo modernizada sim. Infelizmente não deu pra tirar fotos, mas há uma obra na estação. Estão construindo a estrutura pra instalar as escadas rolantes. Por sinal as escadas rolantes já chegaram. Elas estão guardadas no chão debaixo da rampa sentido 25. Estão cobertas com plástico preto mas dá pra ver que são escadas rolantes.

E também há uma obra, que infelizmente está parada, que seria uma "passarela subterrânea" para pedestres por baixo da estação. Os operarários começaram a cavar e tudo parecia estar indo bem, mas de uma hora pra outra eles taparam o buraco e foram embora. Não entendi nada. Mas o canteiro com a placa da obra continua lá. Um dia (ou não ?) alguém termina a obra.
Obrigado. Eu estava procurando as escadas rolantes e não achava. Estive em Duque de Caxias no ano passado e a estação estava em obras. Ela parece diferente por fora, aparenta ser maior. Mas deve ser impressão.

Essa obra embaixo da estação não seria a de um "mergulhão" para pedestres com lojas e outros serviços? Se eu não me engano, acho que também ia ter um para carros.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2007, 02:31 AM   #9
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Likes (Received): 904

Legais as fotos Renan! Dá pra ver em algumas fotos que existem trilhos com bitola métrica... esse ramal em bitola métrica é usado para transporte ou só pra manutenção? No geral, achei bem simples a estação, mas muito limpa e funcional. Podiam colocar um piso emborrachado, em conjunto com as novas escadas rolantes que estão instalando, ia ficar show!

Valeu por mais esta estação!

Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
bs.eduardo no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2007, 02:57 AM   #10
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Vinicius,

É. Vai ser tipo um mergulhão pra pedestres sim mas se vai ter lojas eu não sei informar não. Mas seria uma boa.

Eduardo,

É... Esse trilho ai de bitola métrica é uma incognita pra mim. Engraçado é que eu sempre me pergunto sobre esse trilho. Se você olhar o meu thread sobre a estação do Gramacho (link na minha assinatura) na foto com o título "Mais uma panorâmica" (logo depois da foto da roleta) você verá dois vagões de carga. Foi a única vez que vi alguma coisa nestes trilhos.

Esses vagões que aparecem na foto do Gramacho estão em cima desses trilhos mas não sei a que companhia eles pertencem. A Supervia só transporta passageiros então não devem ser dela. Eu nunca tinha visto nada nestes trilhos de bitola métrica, só nesse dia que tirei as fotos no Gramacho.

Mas algum dia suponho que passageiros já foram trasportados por estes trilhos porque a estação do Gramacho possui três plataformas, mas somente duas funcionam. A que não está operando é justamente a que corre esse trilho de bitola métrica.

Acho que a única coisa que posso dizer com certeza sobre estes estranhos trilhos é que não há eletrificação alguma e que eles correm em paralelo ao ramal de Saracuruna desde antes de Manguinhos, mas muitos trechos já estão tomados por mato e lixo.
Old November 24th, 2007, 03:10 AM   #11
vhricardo
BANNED

Nossa.. q lugar feio...
sou carioca, mas tenho q admitir que essa região é "esquecida" pelos políticos...

exceto na hora de pedir votos

perdoem a minha ignorância ... mas a Supervia é estatal, privada ou mista?
vhricardo no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2007, 12:04 PM   #12
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

É um consórcio privado.

E Caxias é linda !!!

Galera... Eu não upei esse thread pra não ficar chato, mas já que o amigo acima o fez, vejam a última foto: as escadas rolantes já foram inauguradas. Por sinal eu passei por elas ontem de novo. Toda a estrutura está sendo muito bem conservada pelos usuários.

Last edited by renanfsouza; November 24th, 2007 at 01:45 PM.
Old November 24th, 2007, 03:13 PM   #13
Castrogalvao
Koolgreen

Castrogalvao's Avatar

Likes (Received): 3

A estação é bem funcional e realmente precisava de um bano de modernidade!!!!! São os trens coreanos que operam neste ramal da Suervia????
Seria legal tb se fizessem junto com a modernização uma obra de paisagismo na linha do trem, aquele matagal feio poderia ser substituido por plantas e tudo mais!!!!
Castrogalvao no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2007, 04:59 PM   #14
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Quote:
Originally Posted by Castrogalvao View Post
A estação é bem funcional e realmente precisava de um bano de modernidade!!!!! São os trens coreanos que operam neste ramal da Suervia????
Não. Esse é o ramal de Saracuruna. Os coreanos não operam nem nesse ramal nem no de Belford Roxo.
Old November 24th, 2007, 10:51 PM   #15
vhricardo
BANNED

renan..
foi mal pelo comentário um tanto quanto "áspero" ...
nao era minha intenção ofender...

a cidade eu realmente nao acho muito bonita nao.. e acho q poderia ser melhor vista pelos políticos... vc nao acha?? ser melhor vista nunca é d++ :PP

já passei por lá quando morava na vila militar de deodoro...

fico feliz em saber que o povo ta conservando..
isso é bom.. até pq na verdade tudo que exista lá é PRA ELES

abraços renan
vhricardo no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2007, 11:05 PM   #16
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Likes (Received): 115

Caxias é feia sim.Todo mundo sabe disso,inclusive os moradores da cidade.Tem uns pedaços mais bem cuidados,mas em geral,é feia.Se bem que lá tem dinheiro.E a cara de Caxias tem mudado muito.E pra melhor.
Os trens da supervia são bem cuidados pra carambas,mas as estações são horrendas.Quando eu tive que ir em Ramos uma vez,fiz a burrada de ir de trem e descer
numa estação praticamente dentro da favela.Esqueci o nome,mas a experiência foi um pouco assustadora até eu encontrar os amigos que iriam me buscar.
para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Carlos Drummond de Andrade
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2007, 02:20 AM   #17
lfbrumalta
Registered User

Ok, vamos as dúvidas:

Estas escadas rolantes dão acesso ao mezanino da estação?

Haverá acesso por escadas rolantes do mezanino para a plataforma de embarque?

Haverá elevadores?
lfbrumalta no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2007, 02:31 PM   #18
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Quote:
Originally Posted by lfbrumalta View Post
Estas escadas rolantes dão acesso ao mezanino da estação?
Sim.
Quote:
Haverá acesso por escadas rolantes do mezanino para a plataforma de embarque?
Não sei.......... As obras ainda não acabaram e muita coisa ainda vai rolar. A galeria subterrânea por baixo da estação, por exemplo, está indo a todo o vapor...
Quote:
Haverá elevadores?
Acredito que não. Acho que os deficientes só poderão contar mesmo com as rampas.
Old November 25th, 2007, 02:35 PM   #19
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Fernando,

Eu sempre costumo falar isso: não acho as estações da Supervia horrendas. Eu costumo dizer que são antigas simplesmente. Claro que necessitam de modernizações, afinal, elas possuem trilhões de anos.

Fico feliz com essa modernização na estação de Caxias especialmente porque não mecheram nas plataformas... Não queria que as estações fossem descaracterizadas com modernizações afinal elas também são história. A menos é claro que seja por razão de ampliação ou alguma outra coisa assim...

E quanto à beleza de Caxias... A beleza está nos olhos de quem vê.

vhricardo,

Calma cara hehehe... Não me senti ofendido não. Relaxa brother

Last edited by renanfsouza; November 25th, 2007 at 02:43 PM.
Old December 3rd, 2007, 05:23 AM   #20
gustavomozzao
Gustavo-D.Caxias/RJ

gustavomozzao's Avatar

Caxias!!!!

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=535804

Quem quiser conhecer a cidade, so acessar este link de um thread que fiz.
gustavomozzao no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules