search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Outros Temas > Além-Fronteiras / Around The World

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old June 8th, 2007, 09:05 PM   #1
Farrapo
.

Likes (Received): 845

PELOTAS/BRASIL - Um dos maiores acervos de arquitetura eclética do país

Olá, amigos lusitanos!

Resolvi postar aqui algumas fotos que tirei da minha cidade (Pelotas)! Esta tem cerca de 300 mil habitantes e se localiza a 150km da fronteira com o Uruguai e a 270km de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul!

Pelotas tem um dos maiores patrimônios de arquitetura eclética do Brasil e foi uma das cidades mais ricas do país no início do século XIX, graças à produção do charque (carne salgada ao sol que servia de comida para os escravos)!

Enfim, espero que gostem e que comentem!

1. Casarões ao redor da Praça Coronel Pedro Osório, no Centro de Pelotas

2. Casarão dos Assumpção

3. Grande Hotel

4. Antigo Banco Pelotense

5. Centro de Integração do Mercosul

6. Reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UFPEL)

7. Catedral do Redentor (vulgo "Igreja Cabeluda") - Anglicana

8. Mercado Público à esquerda e a Prefeitura de Pelotas à direita

9. Mercado Público e a Torre do Relógio (importado da Alemanha)

10. Mercado Público à direita e a Secretaria de Finanças ao fundo

11. Fonte das Nereidas (importada da França)

12. Santa Casa de Misericórdia

13. Catedral São Francisco de Paula (padroeiro da cidade)

14

15. Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

16. Faculdade SENAC

17. Brigada Militar

18

19

20. Asilo de Mendigos

21. Conjunto de prédios históricos no bairro Porto

22. Casa da Criança São Francisco de Paula

23. Faculdade de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

24. Algumas casas antigas

25

26. Prédios históricos

27

28. A rua onde algumas dessas construções estão situadas: Rua Benjamin Constant

29

30

31. As casas antigas a seguir ficam no Centro

32

33

34

35

36

37. Algumas casas do bairro Chácara da Baronesa, onde eu moro

38

39

40

41

42

43. Algumas casas e prédios na Avenida Dom Joaquim e arredores

44

45

45

46

47

48

49

50. Charqueada (local onde o charque era produzido) São João

51. Charqueada Santa Rita

52. Algumas casas no bairro Marina Ilha Verde

53

54. Skyline de Pelotas (essa foto não é minha)

FIM!

Last edited by Farrapo; June 23rd, 2007 at 05:02 AM.
Farrapo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old June 8th, 2007, 10:54 PM   #2
zeh
Feliz Natal

zeh's Avatar

Bem bonito o conjunto, inclusive vi o video de Pelotas ontem no youtube!
Old June 11th, 2007, 02:57 AM   #3
Farrapo
.

Quote:
Originally Posted by zeh View Post
Bem bonito o conjunto, inclusive vi o video de Pelotas ontem no youtube!
Valeu, zeh!

Eu esperava, no mínimo, um pouco mais de interesse por parte dos portugueses... Enfim, depois alguns ficam falando que as cidades brasileiras são repletas de blocos de concreto sem graça... =P
Old June 11th, 2007, 06:14 PM   #4
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 375

bonitinha, bastante diversidade arquitectonica, gostei especialmente do palacete da foto 22 e da reitoria da foto 6!!
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old June 11th, 2007, 11:42 PM   #5
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Likes (Received): 26

…e esperavas bem

…e esperavas bem. Mas os portugueses andam perdidos em discussões “inúteis”, sobre politica, economia e futebol…sempre no café…
Eu vi, com agrado, o teu thread. Como conheço muito mal o Brasil actual, abstive-me de comentários. Mas algo deve ter acontecido em Pelotas para existir um conjunto tão vasto de arquitectura neo-romântica tão bem preservada. Talvez me possas esclarecer sobre o assunto…
Por outro lado é pena que vcs não disponham de plantas urbanísticas das cidades…talvez na Biblioteca Nacional exista um fundo de plantas históricas, ou nas V. câmaras municipais.
Eu sou um estudioso e amante das cidades, mas não consigo falar (dar uma opinião valida) sem ter elementos suficientes. Isto é, um pouco da história urbana da cidade, algumas plantas e vistas aéreas…
Se reparares nos meus threads sobre cidades “estrangeiras” verás que eu ponho sempre uma apanhado “histórico”, plantas antigas e plantas actuais, nem que sejam do google…

Assim, gostei desse bairro, mas não sei como se relaciona com o Skyline de uma metrópole sul-americana que nada parece ter a ver…

Cumprimentos

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old June 12th, 2007, 03:58 AM   #6
checco24
Checco24

checco24's Avatar

Likes (Received): 49

bem!!! que lindo, k edificios lindos, eh verdade imperio, mas vcs o brasil passa a vida promovendo rio e são paulo... acho que vcs deveriam apostar muito no sul do brasil... eh uma parte muito desconhecida e pelo o que tenho visto, tem cidades lindas... aqui em lisboa nas agencias de viagem so vejo promoçoes para nordeste e rio... deveriam apostar forte nessas regioes tb
checco24 no está en línea   Reply With Quote
Old June 12th, 2007, 03:59 AM   #7
checco24
Checco24

checco24's Avatar

Likes (Received): 49

já agora porque existe tantos edificios maravilhosos em Pelotas? era algum sitio de férias do imperador?
checco24 no está en línea   Reply With Quote
Old June 12th, 2007, 03:33 PM   #8
IMPÉRIO-BR
BANNED

Likes (Received): 23

Quote:
Originally Posted by checco24 View Post
bem!!! que lindo, k edificios lindos, eh verdade imperio, mas vcs o brasil passa a vida promovendo rio e são paulo... acho que vcs deveriam apostar muito no sul do brasil... eh uma parte muito desconhecida e pelo o que tenho visto, tem cidades lindas... aqui em lisboa nas agencias de viagem so vejo promoçoes para nordeste e rio... deveriam apostar forte nessas regioes tb

Eu

Enfim, a parte da falta de promoção do Sul acho que não ocorre muito (na europa , pq internamente e nos países da américa do Sul, o sul do Brasil é bem divulgado) mais pelo fato de fugir do esteriotipo brasileiro q faz mais "sucesso" entre os estrangeiros(praia, floresta, latinidade,mulatos,favelas, biquinis, carnaval, bla bla bla) acho que o europeu, ou o turista em geral, quer voltar pra casa e mostrar fotos que comprove que realmente esteve em tal país, já pensou um alemão ir à Gramado ou Canela qdo voltar pra casa e mostrar as fotos vão pensar que foi a alguma cidadezinha alemã qualquer...

Last edited by IMPÉRIO-BR; June 12th, 2007 at 03:46 PM.
IMPÉRIO-BR no está en línea   Reply With Quote
Old June 12th, 2007, 03:34 PM   #9
The Vladchauer
BANNED

Likes (Received): 0

pena q tenha tanta afiação aerea!!

cidade bonita!!!
The Vladchauer no está en línea   Reply With Quote
Old June 12th, 2007, 10:29 PM   #10
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Quote:
Originally Posted by IMPÉRIO-BR View Post
Eu

Enfim, a parte da falta de promoção do Sul acho que não ocorre muito (na europa , pq internamente e nos países da américa do Sul, o sul do Brasil é bem divulgado) mais pelo fato de fugir do esteriotipo brasileiro q faz mais "sucesso" entre os estrangeiros(praia, floresta, latinidade,mulatos,favelas, biquinis, carnaval, bla bla bla) acho que o europeu, ou o turista em geral, quer voltar pra casa e mostrar fotos que comprove que realmente esteve em tal país, já pensou um alemão ir à Gramado ou Canela qdo voltar pra casa e mostrar as fotos vão pensar que foi a alguma cidadezinha alemã qualquer...
nada é impossivel, no mundo do turismo td é vendivel, é apenas uma questão de promover e de facto o sul do Brasil não aparece nos guiões turisticos com a mesma frequencia k outras regiões do Brasil
Old June 12th, 2007, 10:49 PM   #11
Karsh
fcp fcp fcp

Karsh's Avatar

Likes (Received): 12

Já vi numerosos tópicos sobre Pelotas no fórum brasileiro, é uma preciosidade de cidade com todo esse património histórico e com toda essa arquitectura homogénea. Faz-lhe falta um bom "lifting", uma requalificação urbana que explore todas as suas potencialidades turisticas que são muitas!

Os fios aéreos são uma desgraça, será que não há nenhum esforço dos autarcas para os remover pelo menos no centro histórico? Em algumas imagens quase me deu vontade de rir tal é a quantidade. Nesta dava perfeitamente para fazer um estendal:

Nos Açores há casas iguais ao parecidas ás que se podem encontrar em Pelotas, mas mais isoladas no espaço urbano.
Old June 13th, 2007, 03:11 AM   #12
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 7036

Não tinha visto o thread. Tem de facto edifícios bonitos, sem dúvida

Tanto a fiação como as infraestruturas deviam estar bem melhores.

Fotos do Distrito de Braga

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old June 13th, 2007, 02:10 PM   #13
NassauJr
BANNED

Likes (Received): 2

Caramba! Que belo patrimônio!
NassauJr no está en línea   Reply With Quote
Old June 14th, 2007, 01:45 AM   #14
MarcoSousa
Registered User

MarcoSousa's Avatar

Likes (Received): 446

Gostei mt desta cidade Parece ser um bom sitio para estar uns dias.
MarcoSousa no está en línea   Reply With Quote
Old June 14th, 2007, 03:16 PM   #15
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 464

Fiação aérea no Brasil é desprezada.
Nem as concessionárias de serviços públicos, nem a administração publica querem arcar com os custos do enterramento. Poucas são as cidades sem fios.
E diante do lamaçal de problemas que temos esse é sá mais um nem tão relevante para a população.
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old June 15th, 2007, 04:46 PM   #16
Farrapo
.

Quote:
Originally Posted by Arpels View Post
bonitinha, bastante diversidade arquitectonica, gostei especialmente do palacete da foto 22 e da reitoria da foto 6!!
Valeu!

Quote:
Originally Posted by O Prof Godin View Post
…e esperavas bem. Mas os portugueses andam perdidos em discussões “inúteis”, sobre politica, economia e futebol…sempre no café…
Eu vi, com agrado, o teu thread. Como conheço muito mal o Brasil actual, abstive-me de comentários. Mas algo deve ter acontecido em Pelotas para existir um conjunto tão vasto de arquitectura neo-romântica tão bem preservada. Talvez me possas esclarecer sobre o assunto…
Por outro lado é pena que vcs não disponham de plantas urbanísticas das cidades…talvez na Biblioteca Nacional exista um fundo de plantas históricas, ou nas V. câmaras municipais.
Eu sou um estudioso e amante das cidades, mas não consigo falar (dar uma opinião valida) sem ter elementos suficientes. Isto é, um pouco da história urbana da cidade, algumas plantas e vistas aéreas…
Se reparares nos meus threads sobre cidades “estrangeiras” verás que eu ponho sempre uma apanhado “histórico”, plantas antigas e plantas actuais, nem que sejam do google…

Assim, gostei desse bairro, mas não sei como se relaciona com o Skyline de uma metrópole sul-americana que nada parece ter a ver…

Cumprimentos
O grande número de prédios históricos preservados talvez seja explicado pelo fato de que Pelotas, com o fim da escravidão, passou por um período de decadência ou estagnação, já que era a maior exportadora de charque (comida destinada aos escravos) do Brasil. Porém, até o final da década de 80, ainda era uma cidade rica, pois dispunha de um bom número de indústrias importantes, como as mundialmente conhecidas Coca-Cola e Pepsi, além de várias indústrias conserveiras e frigoríficos. Infelizmente, muitas dessas indústrias acabaram se transferindo para a região metropolitana de Porto Alegre (capital do Estado do Rio Grande do Sul) e outras fecharam mesmo. Então, durante toda a década de 90, Pelotas viveu um período de decadência, mas hoje a cidade está recuperando, aos poucos, a sua posição econômica.

Quanto aos mapas e vistas aéreas, vou dar uma procurada e logo publico aqui!

Valeu!

Quote:
Quote:
já agora porque existe tantos edificios maravilhosos em Pelotas? era algum sitio de férias do imperador?
Não, é que Pelotas era a cidade mais rica do Estado do Rio Grande do Sul e a maior produtorada de charque (comida destinada aos escravos). Talvez isso explique o porquê de haver tantos prédios históricos.

Quanto à divulgação do Sul do Brasil, na verdade eu acho que o país, no geral, é muito mal divulgado! Ficam só nos "clichês" (Rio, Nordeste, Amazônia, samba, mulata, etc) e se esquecem que há ainda muitas coisas bonitas que poderiam (e deveriam) ser mostradas!

Quote:
Originally Posted by The Vladchauer View Post
pena q tenha tanta afiação aerea!!

cidade bonita!!!
Valeu!

Quote:
Originally Posted by Karsh View Post
Já vi numerosos tópicos sobre Pelotas no fórum brasileiro, é uma preciosidade de cidade com todo esse património histórico e com toda essa arquitectura homogénea. Faz-lhe falta um bom "lifting", uma requalificação urbana que explore todas as suas potencialidades turisticas que são muitas!

Os fios aéreos são uma desgraça, será que não há nenhum esforço dos autarcas para os remover pelo menos no centro histórico? Em algumas imagens quase me deu vontade de rir tal é a quantidade. Nesta dava perfeitamente para fazer um estendal:

Nos Açores há casas iguais ao parecidas ás que se podem encontrar em Pelotas, mas mais isoladas no espaço urbano.
Pois é, a fiação aérea é uma praga não somente aqui em Pelotas como em todo o Brasil, infelizmente... Porém, há projetos para que a fiação ao redor da Praça Coronel Pedro Osório seja enterrada! Ao menos já é um começo, heheh...

Quanto às casas que se parecem com as de Açores, eu fico até surpreso com essa semelhança, já que a maioria dos imigrantes portugueses que se fixaram em Pelotas são oriundos da região de Aveiro, tanto que Pelotas e Aveiro são consideradas cidades-irmãs!

Valeu!

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Não tinha visto o thread. Tem de facto edifícios bonitos, sem dúvida

Tanto a fiação como as infraestruturas deviam estar bem melhores.
Valeu! Concordo!

Quote:
Originally Posted by jr_fotos_recife View Post
Caramba! Que belo patrimônio!
Valeu!

Quote:
Originally Posted by MarcoSousa View Post
Gostei mt desta cidade Parece ser um bom sitio para estar uns dias.
Valeu!

Quote:
Originally Posted by Kaique View Post
Fiação aérea no Brasil é desprezada.
Nem as concessionárias de serviços públicos, nem a administração publica querem arcar com os custos do enterramento. Poucas são as cidades sem fios.
E diante do lamaçal de problemas que temos esse é sá mais um nem tão relevante para a população.
O problema é justamente é esse... É essa mentalidade de que bom urbanismo não é um tópico relevante... Enquanto isso, países mais pobres do que o nosso possuem um urbanismo muito mais qualificado... E isso não é apenas uma questão de iniciativa do governo, mas também da própria população! O Brasil tem inúmeros problemas, mas não dá pra ficar parado "por causa disso"!
Old June 15th, 2007, 06:26 PM   #17
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

é cidade para quantos habitantes actualmente
Old June 20th, 2007, 02:39 AM   #18
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 7677

^350 mil

AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old June 20th, 2007, 05:07 AM   #19
Petronius
Ich bin's

Likes (Received): 4

Muito bonito!

è um lago? Um rio ? Tem acesso ao oceano?

Aquela rua que vai dar ao mar fez-me lembra um bocado espinho ou leça da palmeira ... eheh

de resto são muito bonitas as casas, vivendas.. deve ser de fcto um bom destino para passear.
Old June 20th, 2007, 07:06 PM   #20
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 464

Se não me engano é o rio Jacuí, corrijam-me, se estiver errado, os gaúchos.
Kaique no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules