daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average. Display Modes
Old September 25th, 2011, 12:35 AM   #401
OOOPS
Registered User

OOOPS's Avatar

Likes (Received): 121

Quote:
Originally Posted by MauricioP View Post
Como é impossível a transmissão em três fases se a eletricidade é normalmente transmitida dessa maneira?
Impossível não é, tanto que existem ferrovias que utilizam transmissão trifásica (EF Corcovado é uma delas). O problema é a complexidade do sistema.

http://en.wikipedia.org/wiki/Three-p...lectrification
OOOPS no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 25th, 2011, 01:36 AM   #402
trosk
Registered User

Likes (Received): 143

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
Eu citei: subestações retificadoras (continua precisando em maior quantidade) e segurança (continua sendo inseguro).
no caso de metrô, continuo achando que as vantagens (que eu citei) em ter mais retificadoras são maiores do que as desvantagens. além disso, as condições de contorno que citei suprem o fator de segurança...a não ser que haja algum outro que não abordei...

------------

sobre o uso da transmissão ac, eu acho desvantagem, pois se pode haver grandes harmônicos não característicos gerados no sistema....o que pode comprometer sistemas de sinalização, principalmente em intervalos de headways pequenos.
trosk no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2011, 01:45 AM   #403
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Achar, você pode achar o que quiser. Mas daí a ser o que você acha tem uma distância. Tem que analisar os fatos e as limitações.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2011, 01:53 AM   #404
trosk
Registered User

ah, sim . você tem razão. existe uma distância muito grande do que eu acho e do que as coisas são de fato.
Só para falar que não falei sandice sem fundamento sobre as retificadoras, tomei como base uma apresentação de 2 professores da usp+1 enº do metro que debateram o assunto na semana de tecnologia metroferroviária que assisti no ano passado.

-----

sobre o uso de transmissão ac afetando sistemas de sinalização, bom, já vi muitos cases sobre o assunto...

------
só queria deixar claro uma coisa, todos tem um paradgma e uma realidade e necessidades diferentes. o que é aplicado em um local não é necessariamente válido para outro.
o que eu escrevi é somente minha opinião, sujeito a contestação (o que eu acho extremamente saudável) e não uma regra validada.

------
gostaria de saber se o pessoal daqui tem informações sobre normas ou livros sobre filosofias de 2 ou 3 terras em aplicações de metroferroviarias, ou mesmo se existe algum país lá fora que realmente consegue aplicar isso...

Last edited by trosk; September 25th, 2011 at 02:08 AM.
Old September 25th, 2011, 02:22 AM   #405
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

A questão é o peso que se dá às vantagens e desvantagens de cada um. O pessoal do Metrô-SP sempre vai preferir o terceiro trilho, então vão sempre dar ênfase às vantagens do terceiro trilho. Não vão estar totalmente errados, mas totalmente certos não estão, pois como já falei, depende do peso que se dá às vantagens e desvantagens.
Old September 25th, 2011, 12:05 PM   #406
trosk
Registered User

Quote:
Originally Posted by trosk View Post
gostaria de saber se o pessoal daqui tem informações sobre normas ou livros sobre filosofias de 2 ou 3 terras em aplicações de metroferroviarias, ou mesmo se existe algum país lá fora que realmente consegue aplicar isso...
queria também saber se alguém tem algum tipo de mapa brasileiro (ou um gráfico de porcentagem) contendo informação do tipo de solução adotada nos metrôs e demais ferrovias aqui no brasil sobre este assunto.
Old September 25th, 2011, 02:19 PM   #407
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Eu acho bom você dar uma olhada no material das semanas de tecnologia metroferroviária da AEAMESP. Me lembro de uma há alguns anos atrás que tratou disso, mas acho que apenas para estruturas, não as vias.

Outro lugar bom pra pesquisar sobre isso é a biblioteca do Metrô-SP, na Rua Augusta, 1626.

Mas mapa, gráfico, acho difícil você encontrar. Informações sobre outras operadoras brasileiras em relação a esse assunto talvez você encontre no GPAA (Grupo Permanente de Auto-Ajuda).

Entre no site da CBTU que você encontra mais informações sobre as reuniões periódicas do grupo.
Old September 25th, 2011, 06:41 PM   #408
trosk
Registered User

você se lembra o ano que foi essa semana da tecnologia?

o acesso a essas informações é aberto ao público em geral?
Old September 25th, 2011, 08:32 PM   #409
Suburbanist
SPQR

Suburbanist's Avatar

Likes (Received): 1069

Quote:
Originally Posted by MauricioP View Post
Por que as ferrovias usam alimentação em CC ao invés de CA?
Há extenso uso de alimentação em 25.000V ou 15.000V CA em ferrovias europeias. A tendência por aqui, de longo prazo, é padronização em 25kV CA. Quase todas as linhas de Alta Velocidade na Europa são alimentadas com 25kV.
Old October 1st, 2011, 12:07 AM   #410
Dydasko10
BANNED

Likes (Received): 3

É possível construção de rodovia elevada passando por cima da linha ferrea como forma de construir via expressa numa cidade sem ter que desapropriar casas e construções?
Dydasko10 no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2011, 01:50 AM   #411
trosk
Registered User

Quote:
Originally Posted by Dydasko10 View Post
É possível construção de rodovia elevada passando por cima da linha ferrea como forma de construir via expressa numa cidade sem ter que desapropriar casas e construções?
tudo é possível, desde que tenha dinheiro. se não me engano, na china tem uma concepção de projeto parecido: trem passando por cima da rodovia.

vejam também essa concepção de projeto chinês:

http://mais.uol.com.br/view/e9k2j91i...19386?types=A&
Old October 5th, 2011, 02:31 AM   #412
Dydasko10
BANNED

Seria interessante fazerem no Rio vias expressas em cima dos trilhos dos trens (sem tirar os trilhos/trens)
Old October 5th, 2011, 03:04 PM   #413
Garciaex
Vem Linha 17, vem!

Garciaex's Avatar

Quote:
Possível é, mas na minha opinião isso degradaria o local. Se a ideia é fazer uma nova avenida no local a melhor opção seria levar as linhas de trem para o subsolo, ou passar a própria via expressa pelo subsolo. Elevados tão longos desse tipo, como o Minhocão e a Perimetral que passam pelo porto do Rio, não são mais desejáveis e hoje pensam em alternativas para eliminá-los.

Aos foristas de threads de arenas e estádios: entendam, este fórum não é uma rede social do seu clube. Não cabe aqui definir a arena ou estádio como "sua", nem definir a arena ou estádio do clube rival como "deles", muito menos avacalhar os threads das por vocês consideradas rivais e também nomeá-los pejorativamente, muito menos defender irracionalmente as por vocês consideradas suas. Guardem o clubismo para vocês, vamos discutir as obras, arquitetura e infraestrutura!
Garciaex no está en línea   Reply With Quote
Old October 5th, 2011, 08:26 PM   #414
Dydasko10
BANNED

Quote:
Originally Posted by Garciaex View Post
Possível é, mas na minha opinião isso degradaria o local. Se a ideia é fazer uma nova avenida no local a melhor opção seria levar as linhas de trem para o subsolo, ou passar a própria via expressa pelo subsolo. Elevados tão longos desse tipo, como o Minhocão e a Perimetral que passam pelo porto do Rio, não são mais desejáveis e hoje pensam em alternativas para eliminá-los.
Se colocarem barreira acustica e plantar arvores pode até melhorar o entorno ja que no caso dos trens ja eh tudo deteriorado.

Imagina uma linha expressa ligando o centro do Rio a linha amarela por cima da linha de trem? De repente mesmo sem abrir mais tuneis ja resolveria o problema do transito na linha amarela. A Barra e o Centro precisam de mais ligações
Old October 25th, 2011, 04:01 AM   #415
Slice Shot
BANNED

O que é ATC e ATO?
Slice Shot no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2011, 04:23 AM   #416
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

ATC é Automatic Train Control. É um sistema que faz com que os trens possuam alguma forma de automatismo na operação. O ATC é formado por alguns subsistemas, que podem variar do mínimo (apenas a função automática da segurança) até a automação total (segurança, operação e regulação dos intervalos automática).

O ATC mínimo possui o ATP (Automatic Train Protection), que é o sistema que garante que os trens não se aproximem demais a ponto de existir risco de colisão, e também não existam rotas de colisão entre dois trens. Todo sistema de ATC possui ATP, pois não pode haver operação automática sem as funções de segurança funcionando. Por isso, o ATP é chamado de "sistema vital". Se ele parar, o sistema tem que ser operado manualmente.

Adicionalmente ao ATP, existe o ATO (Automatic Train Operation). Ele é não-vital, ou seja, o sistema consegue ser operado com segurança sem o ATO funcionando (mas óbvio que sem as melhorias que o ATO traz). O que ele faz? Tudo o que o operador faz que não é função do ATP: acelera, freia, abre portas, fecha, e também controla o desempenho do trem (deixa o trem mais lento se estiver adiantado, e deixa o trem mais rápido se estiver atrasado).

Além do ATO, também existe o ATS (Automatic Train Supervision). Ele já é um sistema mais gerencial, e controla, entre outras coisas, o intervalo entre os trens. É ele que controla qual será o desempenho dos trens, através do ATO (que apenas aplica os parâmetros recebidos do ATS).

O ATC da CPTM possui apenas o ATP, mas já está com ATO sendo implantado nas linhas 7, 9 e 12 (lógico que com ele vai vir também o ATS). Já o ATC do Metrô-SP possui todos os sistemas: ATP, ATO e ATS.
Old October 25th, 2011, 08:51 PM   #417
led1br
Registered User

Likes (Received): 0

Reportagem TV Gazeta

parabens aos foristas que foram entrevistados ontem na Gazeta, show de bola
led1br no está en línea   Reply With Quote
Old November 6th, 2011, 07:12 PM   #418
som942
Rumo ao fim do mundo!

som942's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Sei que é totalmente off-topic, mas eu desgosto bastante da sua assinatura. (essa frase abaixo, nao sei se é assinatura)
som942 no está en línea   Reply With Quote
Old November 6th, 2011, 07:25 PM   #419
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Mande via Visitor Message ou PM. Se ele mudar a assinatura (ou mesmo tirar a assinatura), seu post não vai ter sentido algum.
Old January 1st, 2012, 11:00 PM   #420
ricardosalzano
Registered User

ricardosalzano's Avatar

Likes (Received): 15

Passou hoje no dia 01/01/2012 um documentario no canal national geographic mostrando as tecnicas de construção de uma ferrovia na China que vai para o Tibet, é a ferrovia mais alta do mundo e foi sensacional ver.

Não sei se passará novamente ou se tem como buscar na net.

Mas tiverem que lidar até com a falta de ar porque algumas altitudes chegam a 5.000 metros acima do mar, até os carros vem com saida de oxigênio para os passageiros, é barbaro.

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules