daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old February 5th, 2008, 02:41 PM   #41
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Otis LA View Post
Ah, e tem outra. A restrição do transporte sobre trilhos em subir rampas: no máximo 6% de declividade, mais não dá. Sobre pneus a história é diferente, rampas bem mais íngremes podem ser vencidas. O fato é que os modais são complementares, não são excludentes, com excessão do BRT e do VLT, em termos de capacidade. Sou um entusiasta do VLT, mas não tenho ilusões: no Brasil não vão rodar, não. Do busão pro metrô e devemos nos considerar satisfeitos.
Uma série de fatores devem ser considerados: o subsídio ao óleo diesel, por exemplo, "mascara" os verdadeiros custos do tranporte por ônibus e dificulta a adoção de tecnologias alternativas, como ônibus a gás, híbrido ou a álcool (que, na minha opinião já deveriam existeir no Brasil há muitos anos...).
Eu não fico satisfeito não! Principalmente porque o VLT dá pra ter mais capacidade que o BRT sim. Pense bem: um trem (ou composição, que seja) VLT pode ter 4 (em alguns casos até 6) carros, enquanto que um BRT utilizaria no máximo 3 carros. E 6% de declividade é muita coisa, poucas grandes avenidas têm declividade maior que essa. E o VLT não precisa ser junto com o trânsito, sendo em muitos lugares totalmente segregado de outras vias de trânsito. Por isso eu penso no VLT como substitutivo sim de ônibus, nos principais corredores de São Paulo, por exemplo. E os estudos técnicos mostram que a operação de um corredor de transporte com VLTs é bem melhor que um corredor de transporte com Ônibus, pois a quantidade de veículos circulando é bem menor, ofertando a mesma quantidades de lugares/hora/sentido. Por isso, aumentando-se a quantidade de veículos VLTs a oferta aumenta para uma quantidade superior à dos ônibus. E a longo prazo, os VLTs são mais baratos do que os ônibus, principalmente pela vida útil dos VLTs, que é no mínimo o dobro da dos ônibus. Mas o problema é que os governantes pensam como mesmo? Ah, a curto prazo. Portanto, o ônibus sempre vai vencer enquanto pensarem assim. E sempre argumentarão que os técnicos atestam a eficiência do sistema. Claro que um corredor de ônibus é eficiente, basta ter um bom projeto! O que eles escondem é que um corredor de VLTs é ainda mais eficiente.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 5th, 2008, 02:48 PM   #42
Ginasta_PR
Urbano

Ginasta_PR's Avatar

Likes (Received): 50

Parabens
monotrilho dele ser legal
hahahah
aqui no brasil não tem =/
Ginasta_PR no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2008, 09:58 PM   #43
Otis LA
Registered User

Likes (Received): 16

Quando disse que deveríamos nos considerar satisfeitos, estava sendo irônico... pois é desta forma, infelizmente, que o poder público pensa: bastam ônibus e metrô é luxo...
Eles não vêem as vantagens a longo prazo dos VLT frente ao BRT...
O VLT de Goiânia tinha um projeto prontinho pra licitar, muito lindo, que não era só do modal, mas de reestruturação urbana de várias áreas da cidade. Foi pra gaveta.
Sobre segregar para aumentar a capacidade, aí saímos do VLT e vamos para o metrô leve, aí, sim!
O que acho de grande infelicidade é que cidades médias que possuíam ferrovias dentro de seu tecido urbano e desativadas, como Goiânia e Campo Grande, tenham ocupado suas faixas de domínio por avenidas, ao invés de aproveitá-las para transporte sobre trilhos, reformando a via pré-existente!
O poder público também não vê que o ônibus não vai atrair o usuário da carro, mas o VLT sim! E assim se entopem as ruas de carros e motos e fumaça e barulho e mortos e feridos.
Otis LA no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2008, 10:47 PM   #44
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Opa, então me desculpe, Otis! Realmente, um metrô leve tem uma capacidade excelente para cidades de médio porte, e servem como rede complementar para as grandes cidades (sim, eles servem sim para grandes cidades, mas não como a única opção). E realmente é verdade, o projeto do VLT de Goiânia, o mais lindo que eu já tinha visto no Brasil, foi totalmente esquecido, nem a mídia lembra mais dele. Os governantes em questão de transportes (e tudo o mais, na minha opinião), estão precisando de um puxão de orelhas, que só nós podemos dar neles.
Old July 25th, 2009, 02:43 PM   #45
Rodalvesdepaula
Rodrigo A. de Paula

Likes (Received): 4387

Este thread merece um UP.

Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2009, 06:54 PM   #46
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

Likes (Received): 60

Merece um sticky.
EduPR no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2009, 07:07 PM   #47
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

RobertoBarrich26's Avatar

Likes (Received): 546

ótemooooooooooo

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2009, 07:36 PM   #48
danieldantas
Registered User

danieldantas's Avatar

Likes (Received): 111

Irado!!
danieldantas no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2009, 01:36 AM   #49
sekelsenmat
Registered User

Likes (Received): 31

No final diz que os onibus são mais caros que o VLT considerando "externalidades" apos 30 anos. Será que poderia detalhar quais externalidades são essas, ou alguma fonte que indica que o onibus é mais caro depois desses 30 anos? obrigado
sekelsenmat no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2009, 01:40 AM   #50
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

A manutenção dos ônibus é mais cara do que a de qualquer veículo sobre trilhos, além da vida útil de um ônibus ser menor.
Old July 27th, 2009, 07:00 AM   #51
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Likes (Received): 717

Poxa, muito bom thread! Não sei como não vi isso antes.. Fiquei um tempão procurando na internet informações do tipo e não achei, sendo que tinha justo aqui no SSC!

Também acho que mereceria um sticky aqui!

EduPR, você tem o arquivo em Power Point ainda? Gostaria de salvar no pc
xistracinho no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2009, 07:54 AM   #52
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 669

Quote:
Originally Posted by xistracinho View Post
Poxa, muito bom thread! Não sei como não vi isso antes.. Fiquei um tempão procurando na internet informações do tipo e não achei, sendo que tinha justo aqui no SSC!

Também acho que mereceria um sticky aqui!

EduPR, você tem o arquivo em Power Point ainda? Gostaria de salvar no pc
Mais um aqui que tb apoia o stick nesse thread. Outro dia tava em duvida e procurei, mas não achei. Alias, nem lembrava + desse thread...

PS: cuidado com sua assinatura, ela está enorme...é só um toque, não me leve a mal
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2009, 01:00 PM   #53
Sr. Mauá
Desligado do Fórum

Sr. Mauá's Avatar

Likes (Received): 22

Bem Explicativo!!
Eu Gostei das Informações, não sabia muito sobre o sistema de monotrilhos, espero que o Brasil entre nos trilhos e invista mais neste tipo de transporte, que é limpo, rápido e economico
Old July 27th, 2009, 07:09 PM   #54
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

O link da palestra é um desses 2:
http://www.cbtu.gov.br/eventos/serie...teralouche.ppt

http://www.cbtu.gov.br/eventos/serie...transporte.ppt
Old July 27th, 2009, 07:15 PM   #55
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Likes (Received): 717

Valeu, vou procurar nesses sites

Quote:
Originally Posted by richter30 View Post
PS: cuidado com sua assinatura, ela está enorme...é só um toque, não me leve a mal
É, eu vou apagar... Porque não cabem mais links, aí pra não ficar incompletos os threads que fiz vou apagar tudo.
xistracinho no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2009, 07:33 PM   #56
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Atendendo a pedidos, o thread foi tornado sticky. Mas não tomem como cartilha as informações dos slides, pois muitas das informações ali são a forma de o autor ver os sistemas de transporte (isso em questão de classificação apenas). De resto, o conteúdo é perfeito.
Old July 27th, 2009, 10:41 PM   #57
Bonde São Paulo
Registered User

Bonde São Paulo's Avatar

Likes (Received): 0

Realmente, o conteúdo é muito bom. Um detalhe que poderia ser melhorado: há contradições no slide comparativo entre VLT, Light Rail e Pré-Metrô. A capacidade de passageiros por hora é maior no VLT. E a distância entre estações de 300 a 500 metros para o VLT não é regra, nem de longe! Aliás, colocar paradas com estas distâncias é reduzir muito a velocidade das composições.

Eu afirmo que o VLT pode, sim, ser implantando em um centro urbano com São Paulo. As ruas já estão saturadas com automóveis. O espaço precisa ser ocupado pelo transporte público, e não pelo individual. E uma linha de bonde não ocupa mais espaço do que um corredor de ônibus.

Creio que a causa da morte prematura de projetos de VLT é justamente a proposta de substituir o transporte em ônibus por trilhos. Que empresa de ônibus quer ver sua $fonte$ secar?

Será que alguém tem informações sobre sistemas de tram com pagamento de tarifa na plataforma? Porque validar o bilhete dentro do veículo é muito bom - na Europa. No Brasil, terra da malandragem, multidões viajariam sem pagar passagem...
Old July 27th, 2009, 11:26 PM   #58
superkyo
Registered User

superkyo's Avatar

Likes (Received): 72

SOROCABA precisa de BRTs....
Old July 28th, 2009, 01:02 AM   #59
wanderson aju
Registered User

wanderson aju's Avatar

Likes (Received): 1

Boaa !!!

Valeu !!
wanderson aju no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2009, 01:34 AM   #60
inf3rno
O inferno é logo ali...

inf3rno's Avatar

Likes (Received): 16

Quote:
Originally Posted by superkyo View Post
SOROCABA precisa de BRTs....
Pelo tamanho da cidade e por sua população, sem dúvida. Eu até ando pensando nisso há um certo tempo, mas aí vem a dúvida: qual seria a linha que ele poderia fazer?

P.S.: se tiver a resposta, melhor fazê-la via PM, para não desvirtuar o assunto do tópico.
inf3rno no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules