daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average. Display Modes
Old February 11th, 2010, 07:09 PM   #81
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

Likes (Received): 11

RDC --> Rail Diesel Car

Achei interessente, realmente há diferença com VLT, nada que uma googlada não resolva.

Runaway Train, running right off the track
xcleitonx no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 12th, 2010, 06:01 AM   #82
Seven.
Registered User

Likes (Received): 46

Desculpem minha ignorância.... Porem morei por 2 anos em Vancouver - Canada, e por lá o sistema de transporte funciona muito bem!! La existe o que chamamos de Skytrain!!!! Gostaria de saber se isto e metro ou VLT??
Digo que era ótimo, muito eficaz!!!
Seven. no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2010, 12:45 PM   #83
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

Likes (Received): 23

É um metrô leve de motor linear.
http://en.wikipedia.org/wiki/Linear_motor

Os carros do metrô são o Advanced Rapid Transit da Bombardier.
http://www.bombardier.com/en/transpo...01260d8000a648

EduPR no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2010, 09:46 PM   #84
igo1911
iGO M.D.

igo1911's Avatar

Likes (Received): 0

Como monorail? monotrilho.
igo1911 no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2010, 09:48 PM   #85
mhtm
Rail technical

mhtm's Avatar

Likes (Received): 234

Não, a estrutura dele é parecida com um VLT/metro pesado, só que pelas dimensões dele a plataforma em que ele está montado é menor. percebe-se que há um trilho ao extremo inferior dele, pela foto.

2013 - Ano de Joel!
mhtm no está en línea   Reply With Quote
Old March 21st, 2010, 06:46 AM   #86
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

Pessoal, vocês poderiam ajudar a dar uma enriquecida no conteúdo desse tópico.

Fiquem à vontade para postar algumas coisas mais técnicas, curiosidades, novidades tecnológicas sobre transporte ferroviário, etc.

Já que o tópico está fixo, ele poderia ser mais informativo, mais atualizado.

Fica a sugestão.
Old April 20th, 2010, 02:45 PM   #87
Enzo
What?

Likes (Received): 757

Pessoal, tive a oportunidade de usar o metro de São Paulo nesse último final de semana, e algo que me chamou a atenção foi a falta de maquinas self-service para compra de tickets/passagens, ontem de novo usei o transporte e tive de enfrentar uma fila enorme para conseguir comprar meu ticket, por quê será que elas são inexistentes nas estações? O forista EricoWilliams citou o lobby dos sindicatos, mas sera que exite outros motivos também?

Eu acredito que seria muito bom se o sistema contasse com essas maquinas, com certeza ajudaria e muito e ainda traria uma economia para o metro.
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2010, 05:22 PM   #88
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

Você se refere às ticket machines?

Eu já tive pensando se seria viável implantar no Brasil, IMHO, acho que não tem essa de "o povo aqui não é civilizado pra isso", acho que ninguém iria deixar um meliante pular as catracas e entrar sem o bilhete.
Old April 20th, 2010, 06:39 PM   #89
Enzo
What?

Likes (Received): 757

Estou me referindo a essas maquinas sim, elas são comuns na Europa e EUA, e a funçao delas seria só a venda do bilhete, a fiscalizaão das catracas e trens ficaria por conta dos humanos.

Ah, eu acho o povo civilizado sim, os bandidos que não são. O que impediria um meliante de pular a catraca hoje?

image hosted on flickr
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old May 1st, 2010, 11:49 PM   #90
Lro A C
Registered User

Lro A C's Avatar

Likes (Received): 76

Há alguns anos vi 3 caras pulando a catraca da Estação Carandiru na cara dura.
Lro A C no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2010, 03:44 PM   #91
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by EduPR View Post

Você se refere às ticket machines?

Eu já tive pensando se seria viável implantar no Brasil, IMHO, acho que não tem essa de "o povo aqui não é civilizado pra isso", acho que ninguém iria deixar um meliante pular as catracas e entrar sem o bilhete.
Não é só no Brasil. Quando morei em Londres, observava que em estações "críticas", havia um reforço na segurança e fiscais controlando os "gaiatos" que tentassem passar sem pagar passagem. Várias vezes vi os guardas abordá-los e mandarem voltar.
O mesmo dentro dos ônibus com gente que não encostava o cartão para descontar a passagem. O fiscal aborda a pessoa, pede o cartão, se não o mostra, no próximo ponto, desce com o fiscal e é lavrado o alto de infração. Se não pagar a multa no momento, vai para delegacia de polícia onde é feito o boletim de ocorrência e a queixa. Em fim o cara é processado.

No final das contas é melhor pagar, se esqueceu, ou quis dar uma de esperto, pagar a multa.
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2010, 01:48 AM   #92
Suburbanist
SPQR

Suburbanist's Avatar

Likes (Received): 1083

Dúvida técnica - acionamento AMV em trams

Um das características básicas de um "tram", segundo já li por aí, e que o distingue de outros sistemas ferroviários é o fato de que o operador é que aciona os AMV (aparelhos de mudança de via) diretamente do veículo.

Que tipo de comunicação e como esta ocorre para permitir tais acionamentos?
Old May 10th, 2010, 03:54 AM   #93
Landerson Egg
landrail

Landerson Egg's Avatar

Likes (Received): 97

É impossível isso.
Landerson Egg no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2010, 05:13 AM   #94
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Nem é impossível não. Parece que alguns sistemas antigos utilizam isso, mas também não sei muito para dizer como operavam.

edit: vi que vários sistemas utilizam isso. Deve ser tão normal quanto "bifurcações" em redes aéreas de trólebus.

Last edited by Tiago Costa; May 10th, 2010 at 05:18 AM.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2010, 08:00 PM   #95
Landerson Egg
landrail

Landerson Egg's Avatar

Likes (Received): 97

Não, não é o operador que aciona o AMV, é o propio rodeiro que faz a rota, na ALL existe o AMV de mola, sem interferência do maquinista e do CCO.
No bonde Santa Teresa próximo ao largo do frança tem um travessão, veja:

Landerson Egg no está en línea   Reply With Quote
Old May 11th, 2010, 01:18 AM   #96
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Landerson Egg View Post
Não, não é o operador que aciona o AMV, é o propio rodeiro que faz a rota, na ALL existe o AMV de mola, sem interferência do maquinista e do CCO.
Existem sim AMVs acionados por operadores de bondes. Em linhas com desvios triplos, como é que três bondes passam, um para cada lado, sem nenhuma escolha do operador ? Veja os sites dos equipamentos para acionamento remoto desses AMVs.
Old May 12th, 2010, 04:53 AM   #97
rfavero
Rômulo

rfavero's Avatar

Likes (Received): 53

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
Existem sim AMVs acionados por operadores de bondes. Em linhas com desvios triplos, como é que três bondes passam, um para cada lado, sem nenhuma escolha do operador ? Veja os sites dos equipamentos para acionamento remoto desses AMVs.
O AMV mola, pelo que eu sei é um AMV passivo, usado em locais remotos para cruzamento de composições e na saída de um desvio para a linha principal (quando a composição vem em sentido contrário na linha principal ela passa reto, quando ela vem do desvio para esta linha ela apenas "cai" na linha principal, já que o próprio peso da composição é suficiente para abrir a agulha e encostá-la no outro trilho permitindo que a composição passe. Quando a composição termina de passar ela volta a posição normal (aberta para a linha principal, fechada para o desvio).

Este vídeo acho que mostra como funciona

Link Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=dbBbpzjN4lQ

Como dá para notar o trem que vem do desvio para a linha principal "cai" nesta empurrando com seu peso a agulha para a posição aberta. Se um trem viesse em sentido contrário ele passaria reto pelo AMV, já que este estaria fechado para entrar no desvio.

Quanto ao sistema de bondes eu também sempre fui curioso para saber. Uma explicação que ouvi não me lembro onde dizia que antes do AMV, existia um trecho da catenária que possibilitava "receber" (não sei se este é o termo certo) um comando elétrico do motorneiro quando o pantógrafo passava por ele. Este comando seria o acionamento de uma alavanca ou botão e este abria ou fechava o AMV a sua frente. O trólebus seria semelhante, algo como acelerar ou frear neste trecho.

Os mais entendidos fiquem a vontade para corrigir, faz tanto tempo que ouvi isso que posso ter viajado na maionese.
rfavero no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2010, 05:14 AM   #98
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Sim, AMVs de mola são passivos. O que acontece é que nem todos os AMVs de bondes são de mola. Alguns são comuns mesmo, e não são acionados por CCO, principalmente porque alguns sistemas não têm CCO.
Old May 13th, 2010, 01:39 AM   #99
Suburbanist
SPQR

Suburbanist's Avatar

Likes (Received): 1083

Uma possibilidade teórica (téorica digo, especulativa minha) é a de que parte do segmento da cantenária seja parcialmente isolada e que algum comando interno ative algum tipo de relé na cantenária que então daria comando ao AMV, explicando as "faíscas" que normalmente aparecem em cantenárias de trams mais antigos. Mas acho meio "viagem" essa possibilidade.
Old May 13th, 2010, 02:03 AM   #100
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Não é viagem. Os trólebus fazem isso em trechos de desvio de rede. A forma com que o motorista acelera ou freia logo antes dos desvios é que controla as chaves de mudança. Os sistemas mais antigos provavelmente eram assim. Mas existem sistemas eletrônicos telecomandados hoje em dia.

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules