daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old July 8th, 2007, 10:03 PM   #41
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Likes (Received): 1079

Em Porto Velho existem duas empresas que operam no transporte urbano: A Rio Madeira e a Três Marias

Já no transporte intermunicipal, há duas grandes empresas: a Real Norte atua em rotas provenientes do oeste rondoniense, e a Eucatur atua em rotas provenientes do leste do Estado.

Eucatur homenageando Porto Velho:

Real Norte:

Last edited by Rondon; July 8th, 2007 at 10:10 PM.
Rondon no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 11th, 2007, 10:10 PM   #42
Penna Arthur
BANNED

Likes (Received): 0

Aqui em Uberlândia o transporte urbano é regulamentado pela prefeitura e somente duas empresas fazem o transporte, a Transcol com 60% das linhas e a Auto Viação Triângulo com 40% das linhas, todas regulamentadas pela licitação, e esse ano a prefeitura começou a fazer a licitação, onde abriria vagas para 3 empresas, só que havia fraudes na licitação, houve favorecimento das empresas citadas acima, e as outras denunciaram. Esta parado na justiça.

Aqui é monopólio total, ou voce paga R$ 1,90, ou anda a pé, porque não pode existir outro tipo de transporte público, é proibido pela legislação municipal!

Homenagem da Transcol ao aniversário de Uberlândia, grande drama, Monopólio total

ônibus da Auto Viação Triângulo novos circulando no corredor da João Naves

Last edited by Penna Arthur; July 11th, 2007 at 10:21 PM.
Penna Arthur no está en línea   Reply With Quote
Old July 18th, 2007, 04:24 PM   #43
cmmatos
Registered User

Likes (Received): 0

Em Feira de Santana - Ba, há uns anos atrás haviam várias empresas de ônibus coletivos. As principais eram a Transul e a Autounida. De um ano e meio pra cá a PMFSA fez nova licitação, implantou um sistema moderno de Transporte de Massa contendo Estações de Transbordo e vias exclusivas. O serviço passou a ser oferecido por apenas 3 empresas a Santíssimo, do Rio; a Praça 12, de Minas e a Princesinha que é local.

Vale ressaltar que com o novo sistema de Transporte Coletivo, mesmo com menos empresas, o serviço está incomparavelmente melhor. Conta com maior número de veículos e mais novos também.

Valeu!
cmmatos no está en línea   Reply With Quote
Old July 20th, 2007, 03:14 AM   #44
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 19

Viação Forte
104 - Jurunas - Marambaia
487 - Guanabara - Felipe Patroni
548 - Marambaia - Ver-o-peso
754 - Jd. Sideral - Ver-o-peso
795 - Cabanagem - Pres. Vargas
878 - Icoaraci - Cidade Nova
900 - Cidade Nova 4 - Ver-o-peso
901 - Cidade Nova 5 - Ver-o-peso
902 - Cidade Novs 6 - Pres. Vargas
903 - Paar - São Bráz
904 - Cidade Nova 8 - Pres. Vargas
905 - Guajará - São Bráz
906 - Guajará - Ver-o-peso
907 - Paar - Ver-o-peso
911 - Icuí - Ver-o-peso
912 - Castanheira - Iguatemi (Micro ônibus refrigerado)
930 - Icuí - Pres. Vargas
932 - Cidade Nova - Unama Alcindo Cacela
960 - Jaderlândia - Felipe Patroni
962 - Jaderlândia - Pres. Vargas
964 - Jaderlândia - Ver-o-peso
985 - 40 Horas - Ver-o-peso
986 - Jibóia Branca - Ver-o-peso
987 - 40 Horas - São Bráz
999 - Curuçambá - UFPA
xxx - Cidade Nova - Marituba
xxx - Saré - 40 Horas

Transurb (empresa pertencente a mesma familia)
104 - Jurunas - Marambaia
305 - UFPA - Icoaraci
319 - Terra Firme - Ver-o-peso
320 - Tamoios
321 - UFPA - Cidade Nova 6

Last edited by CH; July 20th, 2007 at 06:04 PM.
CH no está en línea   Reply With Quote
Old July 20th, 2007, 05:32 AM   #45
som942
Rumo ao fim do mundo!

som942's Avatar

Likes (Received): 2

São tantas emoções!
som942 no está en línea   Reply With Quote
Old July 20th, 2007, 02:38 PM   #46
Honda Power
Registered User

Honda Power's Avatar

Likes (Received): 324

Quote:
Originally Posted by Alanvinicius View Post
Bom em Sampa temos
Municipal: Grupo Ruas (dono das VIP's), Grupo Belarmino (concessionário da área 2 Sambaíba), Grupo Saraiva (mega grupo dono da Santa Brigida concessionário de 99% área 1, da Viação Caieras Municipal e Urubupungá em Osasco e Nossa Cidade) e o grupo Himalaia (dono da área 4);
Intermunicipal RM: Grupo Belarmino e Grupo Saraiva (Urubupungá e Caieras Intermunicipal);
Intermunicipal outras: Cometa, 1001, Caprioli, Expresso Brasileiro etc.

Já em Uberlãndia é um monopólio puro!

Municipal: Auto Viação TRIÂNGULO e VIAÇÂO TRANSCOL
Intermunicipal: Grupo Nacional Expresso (incluindo as empresas Nacional expresso, expresso araguari e Viação ROTAS).
Qual é a área que mais tem ônibus em SP? Eu sei que a Sambaíba tem três garagens, mas a Himalaia tem uma porrada de ônibus também.

Dúvidas sobre ônibus:
Pra que serve aqueles ônibus municipais de três eixos, como o que a Himalaia usa de vez em quando na linha Cid. Tiradentes<>Paraíso?

Todas as companhias possuem articulados? (A Sambaíba trouxe uma linha aqui pra perto de onde eu moro! A antiga 106A Imirim<>Itaim virou Santana<>Itaim e só opera com articulado!)
E os bi-articulados, quais empresas possuem?

Só mais um ponto: Aqueles ônibus com piso baixo central (Millennium, acho que é o nome), eles possuem suspensão a ar auto-regulável? Sempre que eu pego eles tenho a sensação de que quando eles encostam na guia, inclinam em direção à calçada, por causa do desnível, depois "levantam" de novo).

Só mais uma questão: os bi-articulados possuem motores no último "carro", como nos articulados? E eles são mesmo maiores (25 metros) do que os de Curitiba?
Honda Power está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 20th, 2007, 04:25 PM   #47
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 887

Quote:
Originally Posted by Honda_Power View Post
Dúvidas sobre ônibus:
Pra que serve aqueles ônibus municipais de três eixos, como o que a Himalaia usa de vez em quando na linha Cid. Tiradentes<>Paraíso?
Um ônibus rodoviário de três eixos (até mesmo quatro, como alguns double-deckers) é feito para suportar um peso maior, uma estrutura maior e justificar um motor mais potente (de 320cv a 450cv) para levar esse peso a mais. Em um ônibus urbano talvez seja a mesma coisa...

Quote:
Só mais um ponto: Aqueles ônibus com piso baixo central (Millennium, acho que é o nome), eles possuem suspensão a ar auto-regulável? Sempre que eu pego eles tenho a sensação de que quando eles encostam na guia, inclinam em direção à calçada, por causa do desnível, depois "levantam" de novo).
Alguns têm mesmo esse sistema, mas os mais baratos e comuns, não. Não é toda cidade que tem condições para pisos-baixos (sejam eles centrais ou central-frontais)...

Quote:
Só mais uma questão: os bi-articulados possuem motores no último "carro", como nos articulados? E eles são mesmo maiores (25 metros) do que os de Curitiba?
Nunca vi bi-articulados com motor traseiro. Os bi-articulados que já vi rodar geralmente são Volvo, uma empresa que se notabilizou por fazer motores centrais (entre-eixos). Na região de Campinas, os únicos articulados com motor traseiro são os Caio Alpha MB O-400 UPA da Ouro Verde, que fazem linhas metropolitanas Campinas - Sumaré. Se houver bi-articulados com motor traseiro, são com certeza MB ou Scania.
Old August 22nd, 2007, 11:05 PM   #48
Honda Power
Registered User

Honda Power's Avatar

Likes (Received): 324

Desculpa ressucitar aqui, mas achei a foto do ônibus de três eixos:
http://www.railbuss.com/fotos/displa...bum=10&pos=208

Neste site tem mais foto deste ônibus e de outros do país.
Honda Power está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 22nd, 2007, 11:58 PM   #49
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 29

Em São Bernardo do Campo, o tranporte coletivo municipal é de concessão da empresa SBCtrans, formada pela Viação ABC e por mais uma que eu não me recordo, substituiu o péssimo sistema público de transportes municipalizado, as tarifas sobem mais, mas a qualidade é condizente. Os itinerários é que deixam a desejar, e a ausência de integração também.

No transporte intermunicipal, figura o cartel controlado pela Viação Riacho Grande, e mais a Triângulo, Imigrantes, todas do mesmo grupo. Péssimo transporte, péssima frequência, péssimos veículos, tarifas caríssimas.

O Destaque positivo é a Metra com o Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara.

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2007, 12:13 AM   #50
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 1437

Quem comanda Juazeiro e Petrolina é a JOALINA: www.joalina.com.br.
É a única de Juazeiro e a maior disparada de Petrolina, que tem mais duas empresas, a Vale do Sol e a Menina Morena, que "fingem" concorrer com a toda-poderosa Joalina, que monopoliza o transporte público das duas cidades há mais de 50 anos.
Old August 23rd, 2007, 01:15 AM   #51
banzo
Banzo

banzo's Avatar

Likes (Received): 452

Quem monopoliza o transporte público coletivo em Patos de Minas é a Viação Pássaro Branco (a sede inclusive se situa à rua de cima da casa da minha avó).
www.passarobranco.com.br/
banzo no está en línea   Reply With Quote
Old May 11th, 2008, 09:49 PM   #52
Kleber_Barueri
Registered User

Kleber_Barueri's Avatar

Likes (Received): 1

Infelizmente na minha cidade (Barueri) a empresa Benfica é quem tem o monopólio dos transportes municipais.
Kleber_Barueri no está en línea   Reply With Quote
Old May 11th, 2008, 10:30 PM   #53
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 5732

Na cidade de Alumínio (SP), operam três empresas:

1) Viação Cometa, que é a única que opera a rota São Paulo-Sorocaba. Há uns anos atrás, funcionou um sistema de lotação (com veículos IVECO Daily) entre SP e Sorocaba, mas a Cometa não gostou e denunciou à ARTESP, que fechou a empresa. Até pouco tempo atrás, havia alguns piratas fazendo esta rota em carros particulares, mas eles estão sendo "caçados";

2) Viação Nossa Senhora da Ponte, de Sorocaba. Uma das piores empresas de ônibus do Estado, vive "à beira da falência", seus atrasos são vergonhosos, não investe em renovação da frota e seus funcionários são mal-humorados. Há fortes indícios que Belarlmino Marta (da VB-Sambaíba) irá comprar esta empresa, que não terá muito tempo de vida;

3) Viação São Roque, de São Roque (SP). Uma boa empresa; o único defeito é que ela só tem carros com motor dianteiro e pequenos.

Já nas linhas urbanas, o domínio é da Jundiá, de Serra Negra (SP), cujo dono é a família Chedid, dona também da Fênix e da Metrópolis. Compra carro novo todo ano, mas a manutenção...

Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old May 11th, 2008, 10:35 PM   #54
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 5732

Quote:
Originally Posted by Honda Power View Post
Dúvidas sobre ônibus:

1) O ônibus urbano de três eixos, cujo modelo é o Scania K270, possui o terceiro eixo para auxiliar nas manobras, pois se trata de um ônibus grande (15 metros). O terceiro eixo é direcional nas curvas e se movimenta juntamente com o eixo dianteiro, ao mexer no volante.

2) Os carros de piso baixo possui sistema de suspensão que se rebaixam para pegar os passageiros, mediante e eliminação do ar dentro das bolsas da suspensão. Este sistema se chama "ajoelhamento". Os carros comuns, com suspensão de caminhão, não possuem este sistema.

3) Não existem biarticulados com motor traseiro puro. Mas, o Phileas, ônibus biarticulado híbrido que opera na Holanda, possui toda a motorização na traseira, mas são os motores elétricos em cada roda que movimentam o carro.

Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old May 11th, 2008, 10:48 PM   #55
EZE
Mimimi!

EZE's Avatar

[Municipal] TCPP - Dizem que a outra empresa que atua na cidade (PrudenExpress) são os mesmos donos, mas ambas as empresas desmentem...

[Interminucipal de curta distância] Jandaia - Cobre cerca de 80% das cidade entorno de Prudente...

[intermunicipal de longa distância] Andorinha - Domina completamente, a Motta era concorrente, mas os Constantino compraram a Motta gerando um quase monopólio (quase por causa de outras empresas que atuam na cidade)...

[Interestadual] Mescla um pouco, temos a Andorinha, Motta, Gracia, Eucatur, Princesa dos Campos...
EZE no está en línea   Reply With Quote
Old May 11th, 2008, 11:29 PM   #56
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Bom, em São José do Rio Preto o transporte público é feito há mais de 50 anos pela Circular Santa Luzia, uma empresa que presta péssimos serviços à população. Os ônibus são ótimos, mas os itinerários e os intervalos são muito ruins. Ao invés de a empresa construir vários terminais pela cidade, ela mantém até hoje somente um terminal. E nas linhas com demanda menor, ela simplesmente coloca intervalos gigantes (40-70 minutos), ao invés de colocar mais veículos, como microônibus, por exemplo, ela deixa apenas um ônibus grande fazendo o trajeto. Fora que ela faz campanha com os usuários e com os vereadores, para impedir outras empresas de operarem em Rio Preto. Uma lástima.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2008, 03:13 AM   #57
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Likes (Received): 417

Quote:
Originally Posted by Kleber_Barueri View Post
Infelizmente na minha cidade (Barueri) a empresa Benfica é quem tem o monopólio dos transportes municipais.
Se aí em Barueri vc acha ruim, imagina aqui em Itapevi, onde essa empresa trabalha com o "resto" dos sucatões para servir a população, fora a demora...

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2008, 04:48 AM   #58
xcleitonx
Registered User

xcleitonx's Avatar

Likes (Received): 97

O Monopólio da minha cidade era da Riacho Grande, porém por problemas com a Receita Federal ela não pode operar na cidade, então o dono criou uma empresa com outro nome "Viação Imigrantes" e ela praticamente digo em todos os sentidos é a mesma empresa, só no nome que não, não sei há quanto tempo opera mas que me lembre desde que me conheço por gente, tenho 23 anos atualmente. Essa empresa opera junto com a estatal ETCD (Empresa de Transportes Coletivos de Diadema).
xcleitonx no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2008, 05:22 AM   #59
mqts
BANNED

Likes (Received): 3

Bom, em São Paulo todos sabem que não há monopólio. Mas na região da cidade onde moro (Pirituba), quase todas as linhas são da Viação Santa Brígida, chamada às vezes de "Santa Rígida".

Ela presta bons serviços, os veículos tem uma manutenção ótima, e quase não participa de greves e paralisações. Inclusive, na última que teve (semana passada), os únicos três terminais em operação dos 28 existentes tem mais da metade das linhas operadas por ela e por cooperativas.

Completando, ela faz parte de um grupo de empresas que incluem outras 2: Urubupungá e Cidade de Caieiras, ambas operam na região metropolitana de SP.
mqts no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2008, 05:31 AM   #60
ionhollfman
Fepasão Loses !

ionhollfman's Avatar

Likes (Received): 177

Na minha cidade (Carapicuíba) são:

1 - Del Rey (Sede Cararapicuíba, 128 Carros - idade média 3,8 anos.) Domina uns 70% das linhas.
2 - ETT. Carapicuíba (Sede Carapicuíba, ISO 9001:2000)
3 - Himalaia (a mesma dos trólebus de SP -- A sede era em carapicuíba antes de ser comprada pela viação Osasco).

No geral os ônibus são bem novos, mas não tem AC, e as linhas têm uma péssima distribuição, a maioria percorre vias principais.

É integrado com o BOM.

Tais empresas exercem um forte poder político e são financiadoras de campanhas -- tanto assumidamente quanto não.
Segue abaixo decreto de aumento de tarifas.

Last edited by ionhollfman; May 12th, 2008 at 05:42 AM.
ionhollfman no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules