search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 23rd, 2007, 01:21 AM   #1
odilsons
Registered User

odilsons's Avatar

Likes (Received): 1

Pedalando e fotografando Belém do Pará

A cidade de Belém do Pará sempre foi conhecida pelos seus grandes contrastes e intenso exotismo. Infelizmente porém, tais características são ainda desconhecidas pela maior parte da população do país. Este desconhecimento se deve, em grande parte, ao crescimento do Brasil em direção especialmente à Região Sudeste, que se tornou o maior pólo socioeconômico-político e religioso da cultura nacional, seguida de perto pelas Regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.
A cidade de Belém começou com a ocupação da foz do rio Pará, com a construção do Forte do Presépio e da primeira capela, em 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco . Localizado na confluência do rio Guamá com a Baia de Guarajá, O Forte do Presépio foi tombado pelo IPHAN em 1962 e se tornou um ponto turístico da cidade.
Belém, popularmente conhecida como cidade das mangueiras - pela abundância de mangueiras em suas ruas , é a capital e maior cidade do Estado do Pará, segunda maior cidade da Amazônia brasileira. Históricamente constituiu-se na principal via de entrada na região devido à sua privilegiada localização geográfica, na foz do rio Amazonas e no extremo Norte da malha rodoviária brasileira, através da BR 316 (Nordeste), BR 010 (Belém Brasilia) e PA 150 (Alça Viara) está ultima que liga Belém ao Sul e Sudeste do Pará. O que a faz ser conhecida como o Portal da Amazônia.

Nosso passeio de bicicleta começou no km 2 da Br 316, onde moro e se estendeu até o Centro Histórico de Belém passando por vários bairros.

Vamos as fotos desse penúltimo domingo das férias de julho, tranqüilo para se pedalar e fotografar, sem a trânsito louco da cidade:
1 - Complexo Viário do Entroncamento - Bairro da Marambaia

2 - Pedalamos pela ciclovia de 6 km dessa avenida - Almirante Barroso

3 - 1º Comando Aéreo Regional - Bairro do Souza

4 - Confluência da Av Almirante Barroso com Júlio César

5 - Av Júlio César com Brigadeiro Protásio Lopes

6 - Av Júlio César - liga a Av Almirante Barroso ao Aeroporto de Val-de-Cans

7 - Av Júlio César - Paralelo e a esquerda da avenida fica o Aeroporto Júlio César

8 - Av Brigadeiro Protásio Lopes

9 - Av Brigadeiro Protásio Lopes

10 - Hangar Centro de Convenções da Amazônia - Bairro do Marco

11 - Hangar Centro de Convenções da Amazônia

12 - Hangar Centro de Convenções da Amazônia

13 - Hangar Centro de Convenções da Amazônia

14 - Hangar Centro de Convenções da Amazônia

15 - Av Duque da Caxias

16 - Av Duque da Caxias

17 - Av Duque da Caxias

18 - Av Duque da Caxias

19 - Av Duque da Caxias - ao fundo a Igreja de Fátima

20 - Tv Curuzu - Bairro de Fátima

21 - Tv Curuzu

22 - Rua Boaventura - Bairro de São Braz

23 - Rua Quatorze de Abril com Governador José Malcher - Yamada Plaza

24 - Solar Antique - Bairro de São Braz

25 - Gradil da Parque da Residência

26 - Av Magalhães Barata

27 - Colégio Gentil Bitencourt - Bairro de Nazaré

28 - Av Magalhães Barata

29

30 - Av Governador José Malcher com Generalíssimo Deodoro

31 - Av Governador José Malcher com Generalíssimo Deodoro - Museu da UFPA

32 - Av Governador José Malcher

33 - Tv Joaquim Nambuco

34 - Av Nazaré

35 - Av Nazaré

36 - Tv Rui Barbosa

37 - Av Assis de Vasconcelos - Bairro do Comércio

38 - Av Assis de Vasconcelos

39 - Av Assis de Vasconcelos com Gaspar Viana - Quartel da Polícia Militar

40 - Praça Waldemar Henrique

41 - Praça Waldemar Henrique

42 - Av Boulervard Castilhos França - Estação das Docas a esquerda

43 - Prédio na Praça das Mercês

44 - Praça das Mercês

45 - Av João Alfredo

46 - Av João Alfredo

47 - Av João Alfredo

48 - Av João Alfredo

49 - Bairro da Cidade Velha - Instituto Histórico e Geográfico do Pará

50 - Capela de São João Batista

51 - Tv Joaquim Távora

52 - Praça da Arsenal de Marinha - ao fundo o Comando do 4º Distrito Naval

53 - Rua dos Mundurucus - Bairro de Batista Campos

54 - Rua dos Mundurucus

55 - Rua dos Mundurucus - Bairro da Cremação

56 - Rua dos Mundurucus

57 - Rua dos Mundurucus - Bairro da Cremação

58 - Instituto Evandro Chagas no Bairro de São Braz

Espero que tenham gostado do passeio pela cidade de Belém. Desde já agradeço a todos que comentarem esse thread ou simplesmente olharem as fotos.

Last edited by odilsons; July 23rd, 2007 at 01:59 AM.
odilsons no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old July 23rd, 2007, 02:25 AM   #2
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 8822

Belo thread, Belém tem muitas casas bonitas e ruas bastante arborizadas.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2007, 02:33 AM   #3
D'Neto
-

D'Neto's Avatar

Likes (Received): 990

Belas fotos, odilsons! Valeu!
D'Neto no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2007, 03:16 AM   #4
CH
Registered User

CH's Avatar

Likes (Received): 227

Parabéns Odilsons!!
Ótimo passeio e ótimo registro!!!
O Complexo do Entroncamento e o Monumento da Cabanagem na foto 1 tá bem legal, até que enfim a grama foi aparada e o laguinho parece que estava sendo limpado.
A Duque de Caxias tá show de bola, senti falta de mais fotos de lá, e poderias até dado um pulo na Pedro Miranda Acho muito bonito o túnel de mangueiras nas três vias da avenida.
A 32 é a sede do IESAM se não me engano né??
Queria ter ido no centro histórico no final de semana pra ter feito meu ultimo thread, é mais tranquilo, sem carros...mas não tive tempo, teve que ser no meio da semana mesmo.
Uma coisa que me chamou atenção no Hangar, que eu vi na primeira semana de Julho, foi a mata de várzea que eles construíram lá, ficou muito bonito.
O Empresarial da foto 55 já tá quase pronto, tá bem legal ele.
Bem que tu poderias ter tirado uma foto da frente do Iguatemi né nos domingos tbm é melhor!!
HUAUHUHAHUAUHAUHHUA
Bem, melhor parar, se não vou ficar cobrando aqui....hehehehehhe
Belo Trabalho!
Parabéns!!!
Old July 23rd, 2007, 03:13 PM   #5
odilsons
Registered User

odilsons's Avatar

Quote:
Originally Posted by CH View Post
Parabéns Odilsons!!
Ótimo passeio e ótimo registro!!!
O Complexo do Entroncamento e o Monumento da Cabanagem na foto 1 tá bem legal, até que enfim a grama foi aparada e o laguinho parece que estava sendo limpado.
A Duque de Caxias tá show de bola, senti falta de mais fotos de lá, e poderias até dado um pulo na Pedro Miranda Acho muito bonito o túnel de mangueiras nas três vias da avenida.
A 32 é a sede do IESAM se não me engano né??
Queria ter ido no centro histórico no final de semana pra ter feito meu ultimo thread, é mais tranquilo, sem carros...mas não tive tempo, teve que ser no meio da semana mesmo.
Uma coisa que me chamou atenção no Hangar, que eu vi na primeira semana de Julho, foi a mata de várzea que eles construíram lá, ficou muito bonito.
O Empresarial da foto 55 já tá quase pronto, tá bem legal ele.
Bem que tu poderias ter tirado uma foto da frente do Iguatemi né nos domingos tbm é melhor!!
HUAUHUHAHUAUHAUHHUA
Bem, melhor parar, se não vou ficar cobrando aqui....hehehehehhe
Belo Trabalho!
Parabéns!!!
Eu aproveitei para tirar fotos do entroncamento porque vi que recentemente grama havia sido aparada e estavam fazendo uma limpeza no local.
A foto 32 é realmente o IESAN.
O prédio comercial da foto 55 aparece também na foto 29 tirada do estacionamento do Mc Donald que fica atrás da igreja de Nazaré. Ele esta quase pronto e está ficando muito bonito.
Minha máquina só comporta 60 fotos. Para chegar até São Braz tirando fotos tive que apagar outras, sobretudo do Entroncamento. Como moro perto volto lá para tirar as fotos que eu apaguei. E tenho que aproveitar o momento pois ele foi recentemente limpo pela prefeitura.
Bem que nós dois poderíamos (num domingo) sair pedalando e fotografando a cidade juntos. Como você mora na Cidade Nova e eu perto do Atacado Ponto Certo na Br, vc viria pedalando até o Ponto Certo e daqui a gente seguiria até o Centro da cidade. Tá feito o convite.
Umas fotos da Av Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, que eu tirei pedalando há um mês atrás com o meu filho:

Old July 23rd, 2007, 03:37 PM   #6
Pinhate
Registered User

gostei muito dessas construções históricas, a cidade parece ser muito agradável!
ficou ótimo vlw!
Pinhate no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2007, 04:11 PM   #7
João Paulo
Vitória/Vila Velha-Brazil

João Paulo's Avatar

Likes (Received): 71

Que belo acervo de patrimônio histórico...
João Paulo no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2007, 04:57 PM   #8
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Likes (Received): 218

otimas fotos Odilsons
Old July 23rd, 2007, 05:49 PM   #9
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Likes (Received): 196

Como assim "Governo de Roraima" na foto 34?

No mais, belíssimo thread de Belém!

sdçs..
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2007, 06:39 PM   #10
Dan Silva
Registered User

Dan Silva's Avatar

Likes (Received): 8

Algumas pessoas dizem que Belém é uma cidade suja. Não consigo ver isso nessas fotos e em nenhum outro thread que já postaram aqui. O que eu vejo é uma cidade arborizada, com avenidas largas e bem cuidadas, belos casarões e prédios muito bonitos.
Dan Silva no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2007, 09:50 PM   #11
odilsons
Registered User

odilsons's Avatar

Quote:
Originally Posted by AmazoN-MaN View Post
Como assim "Governo de Roraima" na foto 34?

No mais, belíssimo thread de Belém!

sdçs..
A foto 34 é a Casa dos Estudante do Estado de Roraima que fica num local privilegiado de Belém. Essa casa pertence ao governo de Roraima, se eu não me engano, há mais de 40 anos. Muitos estudantes de Roraima vinham estudar em Belém, na UFPA, UFRA e UEPA, que são a mais antigas universidades do Pará. É lógico que na atualidade esse fluxo de estudantes deve ter diminuído, com o crescimento dos cursos superiores em Roraima. Obrigado pelos comentários.

Quote:
Originally Posted by Dan Silva View Post
Algumas pessoas dizem que Belém é uma cidade suja. Não consigo ver isso nessas fotos e em nenhum outro thread que já postaram aqui. O que eu vejo é uma cidade arborizada, com avenidas largas e bem cuidadas, belos casarões e prédios muito bonitos.
Realmente Belém tem locais muito sujos devido a grande concentração de ambulantes e de pessoas circulando e também pela falta de lixeiras nesses locais. Em frente aos dois maiores Shoppings da cidade, na Av Pte Vargas, João Alfredo, Santo Antônio, Ver-o-peso e feiras da cidade, entre outros locais, a sujeira impera.Obrigado pelos comentários.

Nossos agradecimentos também ao Tarcísio, João Paulo e Belcity.

Last edited by odilsons; July 23rd, 2007 at 10:11 PM.
Old July 23rd, 2007, 10:11 PM   #12
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 1609

O passeio rendeu belas fotos, o casario de Belém é lindo e a Cidade bem simpática e arborizada.
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2007, 10:23 PM   #13
NassauJr
BANNED

Likes (Received): 2

Que belezura! A cada dia descubro o que Belém tem; fiquei satisfeitíssimo com esse Thread; as fotos estão muito legais! Os casarões antigos são muito bonitos! Parabéns!
NassauJr no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2007, 02:29 AM   #14
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Likes (Received): 2506

Muito legal.

Belém é uma das cidades brasileiras que quero conhecer o quanto antes.

Acho que deve ter uma mistura de culturas, é a porta da Amazônia, cidade moderna, tudo junto... É uma pena ainda não fazer parte do circuito turístico nacional. Parece que nós brasilerios só queremos praia...
observador_bh está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 24th, 2007, 02:36 AM   #15
Alexandre Lima
BANNED

Likes (Received): 5

Ótimas fotos.

Belém é mesmo sensacional!!!
Parabéns aos belemitas!!
Alexandre Lima no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2007, 07:22 PM   #16
odilsons
Registered User

odilsons's Avatar

Quote:
Originally Posted by Gmata View Post
Muito legal.

Belém é uma das cidades brasileiras que quero conhecer o quanto antes.

Acho que deve ter uma mistura de culturas, é a porta da Amazônia, cidade moderna, tudo junto... É uma pena ainda não fazer parte do circuito turístico nacional. Parece que nós brasilerios só queremos praia...
Obrigado Gmata pelos comentários! Realmente Belém tem uma mistura de culturas de origem portuguesa, africana e indígena, que influenciam na gastronomia, na música, no artesanato, na pintura e até na fabricação de jóias do nosso pólo joalheiro. Também temos uma variedade muito grandes de frutas de sabores os mais exóticos possíveis. Venha a Belém que você vai se sentir muito bem. Em Belém temos praias de água doce nas ilhas de Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba. As duas primeiras com acesso pela estrada ou de barco e a última, somente por barco. A ilha mais próxima é a de Outeiro (30 km do Centro da cidade por estrada) e a mais afastada é Mosqueiro (70 km por estrada passando por quatro municípios da Grande Belém)
Old July 26th, 2007, 06:37 PM   #17
CH
Registered User

CH's Avatar

Likes (Received): 227

Quote:
Originally Posted by odilsons View Post
Eu aproveitei para tirar fotos do entroncamento porque vi que recentemente grama havia sido aparada e estavam fazendo uma limpeza no local.
A foto 32 é realmente o IESAN.
O prédio comercial da foto 55 aparece também na foto 29 tirada do estacionamento do Mc Donald que fica atrás da igreja de Nazaré. Ele esta quase pronto e está ficando muito bonito.
Minha máquina só comporta 60 fotos. Para chegar até São Braz tirando fotos tive que apagar outras, sobretudo do Entroncamento. Como moro perto volto lá para tirar as fotos que eu apaguei. E tenho que aproveitar o momento pois ele foi recentemente limpo pela prefeitura.
Bem que nós dois poderíamos (num domingo) sair pedalando e fotografando a cidade juntos. Como você mora na Cidade Nova e eu perto do Atacado Ponto Certo na Br, vc viria pedalando até o Ponto Certo e daqui a gente seguiria até o Centro da cidade. Tá feito o convite.
Umas fotos da Av Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, que eu tirei pedalando há um mês atrás com o meu filho:
Opa, legal!!!
Sou doido pra sair pedalando pela cidade, nunca fiz isso.
Agora só preciso comprar uma bike nova, a minha não chega nem no entroncamento.
Vou ver se compro uma, como não vou tá em Agosto aqui em Belém, a partir de Setembro vou ver se compro uma pra mim.
Valeu pelo convite, pra mim blz!
Old July 26th, 2007, 10:53 PM   #18
flaino
Paid'égua! 10 pra ti!

flaino's Avatar

Likes (Received): 92

A verdadeira metropole da amazonia.
Old July 27th, 2007, 12:54 AM   #19
Raffa85
Registered User

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by Dan Silva View Post

Sim, poderia ser mais limpa e bem cuidada. É uma pena que patrimônios tão lindos como a praça Batista Campos e Praça da República deixem a desejar na conservação. Tb acho um absurdo a prefeitura permitir que os camêlos continuem se amontoando na Presidente Vargas, intupindo as calçadas de porcarias, e tudo isso do ladinho do Hilton. Deve ser no mínimo brochante um turista chegar e se deparar com aquilo. A praça do relógio (próxima ao Ver-o-peso) que foi reformada há poucos anos atrás já está feia novamente, com grama alta, pichações e mendigo pisando e deitando na grama, uma pena.

Acho que está faltando as autoridades imporem moral nessas pessoas que parecem bichos selvagens que acabaram de ser soltos e destroem tudo o que vêem pela frente. Não pode deixar fazer o que querem e pronto.

Quanto as avenidas largas não é bem assim, talvez seja impressão das fotos.

Mas apesar dos pesares, Belém é uma cidade muito interessante para se viver e visitar, tem uma cultura riquíssima, ótima culinária, uma noite muito boa (eu achei melhor do que a do Rio e de Fortaleza por exemplo)e muito verde. É uma cidade no mínimo diferente das outras capitais brasileiras. Mas é claro, está longe de ser um exemplo de perfeição.
Raffa85 no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2007, 03:23 AM   #20
odilsons
Registered User

odilsons's Avatar

Quote:
Originally Posted by CH View Post
Opa, legal!!!
Sou doido pra sair pedalando pela cidade, nunca fiz isso.
Agora só preciso comprar uma bike nova, a minha não chega nem no entroncamento.
Vou ver se compro uma, como não vou tá em Agosto aqui em Belém, a partir de Setembro vou ver se compro uma pra mim.
Valeu pelo convite, pra mim blz!
A minha bike é velha (mais de 7 anos) mas faço uma manutenção dela constante e nunca me deixou pelo caminho. Todos os domingos (com algumas exceções) eu pedalo com ela até o centro da cidade, que perfazem mais de 30 km. Já fui alguma vezes a Icoaraci e até próximo da ponte da Alça Viária. Não cheguei a ponte porque o pneu da bike do meu filho furou. Quando estiveres equipado, me comunica, para a gente pedalar e fotografar juntos tanto Belém quanto Ananindeua. Um abraço.

Quote:
Originally Posted by flaino View Post
A verdadeira metropole da amazonia.
Obrigado flaino pelos comentários!

[QUOTE=Raffa85;14468555]

Valeu Raffa85! Belém precisa ser melhor cuidada pela Prefeitura, mas os ambulantes e a população precisam fazer a sua parte para manter a cidade limpa. Os ambulante vende seus produtos como água, refrigerante, suco, côco, etc e a maioria não possuem lixeiras. Em muitos locais da cidade Prefeitura não colocou lixeiras. E o povo, que não ama essa cidade, continua jogando o lixo na rua. Muito lixo é jogado dos ônibus nas ruas da cidade.

Last edited by odilsons; July 27th, 2007 at 03:40 AM.

Reply

Thread Tools

Posting Rules