|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Privatização da Infraero - uma debate necessário
Acho extremamente necessário a imediata privatização da infraero. Para mim essa é a única solução para a crise aérea.
A infraero é um antro de corrupção e ineficiência, como a grande maioria das estatais brasileiras. Acho esse debate de suma importância. _________________ Criador da Infraero, Delfim quer privatização da estatal "Uma das coisas de que eu mais me arrependo na vida foi ter criado esse Frankenstein chamado Infraero." A frase é de Delfim Netto, que, na época da criação da Infraero, no final de 1972, em plena ditadura militar, ocupava o cargo de todo-poderoso ministro da Fazenda no governo Emílio Garrastazu Médici."Eu cometi muitos erros na vida, mas a Infraero foi um dos maiores", afirma Delfim. A reportagem é de Guilherme Barros e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 19-07-2007. Segundo ele, a decisão de criar a Infraero foi tomada a partir da promessa feita pelos militares de alta patente do Ministério da Aeronáutica de que ela funcionaria como um órgão para regular o setor e que não teria mais de 600 funcionários. Hoje, a Infraero administra 67 aeroportos, 81 unidades de apoio à navegação aérea e 32 terminais de logística e possui cerca de 10.500 funcionários diretos (sem contar os terceirizados). "Nunca pensei que a Infraero fosse adquirir o tamanho que adquiriu e nunca imaginei também que fosse prestar tão mau serviço em um prazo tão pequeno", afirma. Delfim diz que a única solução para resolver os problemas da aviação no país é a privatização da Infraero. Ele acha que o governo deveria dividir a Infraero em diversos pedaços e fazer uma concorrência internacional para privatizar a estatal, a exemplo do que ocorreu na venda da Telebrás em 1998. Delfim Netto afirma que a atuação das empresas que comprarem a Infraero seria fiscalizada pelo órgão regulador, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), como ocorre nos setores de telecomunicações e de energia, que são regulados respectivamente por Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Se ocorrerem falhas, a Anac aplicará multas e sanções. "O nome do jogo é competição. As empresas iriam disputar entre si para fazer com o que o seu aeroporto seja o mais bem atendido", afirma. Delfim diz que até o acidente de terça com o avião da TAM em Congonhas ainda ainda era possível sonhar com uma solução para a crise aérea do país, mas hoje afirma não ter a menor esperança enquanto a Infraero continuar nas mãos do Estado. "O problema é que eles não levam a sério o usuário. Ninguém é responsável por coisa nenhuma. A Infraero só existe para ela mesma, e o passageiro que se arrebente", diz. Ele afirma que esse acidente merece uma manifestação feroz de indignação da sociedade e um inquérito exemplar da Polícia Federal. "A responsabilidade tem que ser apurada." Para Delfim, se não houver uma investigação séria e transparente, o país corre o risco de perder todas as esperanças em matéria de vôo. "O Brasil está destruindo as esperanças de termos energia, estradas e portos e, agora, chegou ao paroxismo de destruir o transporte aéreo", afirma. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Спасибо!
Likes (Received): 18
|
putz, certissimo living sp e o delfim tambem!! PRIVATIZAÇAO JA!!! aquilo é um antro de corrupcao e ineficiencia. A anac tinha que ser estritamente TECNICA, por aqui so tem filho da puta que nao sabe nada de aviacao, nao sabe a diferenca entre aileron e flap. E ainda é corrupta!!! FORA ZUANAZZI, ABREU E PEREIRA!!!
|
|
|
|
|
|
#3 |
|
Registered User
|
Sou Totalmente a Favor de Privatizações!
Na Minha opinião pouquissimos setores deveriam ser Estatais, e Aviação não é um deles... Se mais pessoas pensassem assim quem sabe haveria uma manifestação nacional exigindo uma Privatização ou no mínimo uma mudança drástica? Eu iria! |
|
|
|
|
|
#4 | |
|
Спасибо!
Likes (Received): 18
|
vou repetir um post que acabei de fazer...
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
Registered User
Likes (Received): 181
|
Em outro tópico bem antigo, aqui mesmo no Infra, e muito antes de ocorrer o acidente da TAM, eu já falava que essa empresa deveria ser privatizada. Volto a defender até mesmo a privatização dos aeroportos.
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
Rumo ao fim do mundo!
Likes (Received): 2
|
Também sou a favor da privatização. Talvez se os aeroportos fossem privatizados para empresas de grupos diferentes, ia gerar uma concorrenicia positiva, pois elas iam tentar atrais os passageiros e as companias para os seus aeroportos, especialmente em cidades como sao paulo rio e bh
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
Brasil-Belindia é aqui
Likes (Received): 543
|
A Infraero não deve ser privatizada.
A estatal deve passar por reformas administrativas que garantam uma independência administrativa, financeira, política e técnica. Devemos lutar para que as estatais se tornem eficientes, livres de indicações políticas, para que proporcionassem ao povo o retorno dos seus impostos revertidos em serviços de qualidade. Além disso é um setor de interesse público, então nunca será privatizado. Se ficarmos com idéia de privatizar todos os órgãos do governo que não funcionam direito, iríamos privatizar até a presidência da república. Privatizar é admitir a falta de capacidade do governo e do povo de administrar a manutenção do interesse coletivo. |
|
|
|
|
|
#8 |
|
Registered User
Likes (Received): 181
|
A privatização é bem-vinda exatamente onde o governo demonstra incopetência de gestão. E a Infraero está inserida nesse grupo. A questão não é privatizar totalmente. Poderiam até abrir o capital para participação privada, tornando-a uma empresa de economia mista, colocando, por exemplo, uns 49% de participação privada. 51% ainda poderia ser do Governo, só que a Infraero teria que responder principalmente para esses acionistas donos dos 49%, com eficiência operacional, qualidade dos serviços, e etc. Ou seja, se tornaria uma empresa bem melhor, e não o cabide de empregos que é atualmente.
O mesmo vale para a ANAC. Deveriam tirar os apadrinhados políticos parasitas que estão lé e colocar gente que entenda de gestão de transporte aéreo. Aí as coisas poderiam começar a mudar para melhor. |
|
|
|
|
|
#9 |
|
Registered User
|
Ramos,
na teoria seu argumento é válido. Não sou contra a coisa pública em si. Sou TOTALMENTE contra a coisa pública no Brasil. Infelizmente não podemos achar que o problema da ineficiência e corrupção do setor publico seja algo simples de se fazer. Não é, independente do governo que estiver no poder as estatais nunca serão eficiente, pois são lá que os governos loteiam os cargos entre partidos para que eles possam encher seus bolsos (uma vergonha mas é assim que funciona). Precisamos sim de um estado menor, regulador. Privatização já. |
|
|
|
|
|
#10 |
|
Registered User
Likes (Received): 19
|
Não adianta privatizar sem controle efetivo da qualidade dos serviços prestado pelo estado... se a Infraero for privatizada, o concessionário vai responder à ANAC. Com os depoimentos dos atuais manés que tem na ANAC, a perspectiva de deixar sob controle deles não me anima nem um pouco.
Acho que dentro da duração do governo Lula é melhor não privatizar a Infraero; depois, no próximo governo *e* após o término dos atuais mandatos da diretoria da ANAC, pode ser interessante retomar a idéia. |
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|