daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old July 30th, 2007, 07:29 PM   #1
Squibb
irgendetwas

Squibb's Avatar

Likes (Received): 2353

Fotos de Francisco Beltrão - PR

Este é meu primeiro post com fotos de uma cidade. Espero que gostem, embora saibam de antemão que a qualidade das fotos não é 100%. Porém, são todas fotos minhas, com excessão da segunda que é de um amigo meu.

Francisco Beltrão fica no sudoeste do Paraná (-26,1 -53,2 alt 600m), possui uma população de 71 mil habitantes e um Pib de 677 mi (2004). O idh de 2000 era 0,791 sendo o 36° do Paraná. Na verdade a década de 90 foi a nossa década perdida na cidade, situação que agora está sendo rapidamente revertida. Graças em boa parte ao agronegócio o PIB da cidade cresceu mais de 7% ao ano entre 2000 e 2004. Na microrregião de beltrão a média ficou em 9,5% a.a.. Tanto que fazem cinco anos que a cidade figura na lista das cinco que proporcionalmente mais geram empregos formais no Paraná, liderou três ou quatro anos a lista. A construção civil por exemplo, se considerarmos como 100 pontos base dez/02, chegou a 80 pontos base quatro meses depois e hoje está em torno dos 190 pontos base, portanto 90% maior que há 53 meses atrás.

Boa parte desse desenvolvimento repentino tá associado à Sadia que tem uma unidade industrial no município e ampliou bastante sua capacidade recentemente com um investimento de 40 milhoes (8% do pib da cidade), e que mantém além de 2 mil empregos diretos, muitos outros indiretos através dos mil aviários espalhados pela cidade, e pelos vários camioneiros que dependem dela.

Outro setor que vem se destacando é a educação superior. Em 1997 a cidade contava com apenas uma universidade e quatro cursos. Hoje existem 2 universidades e uma faculdade de direito, com mais de 20 cursos as duas e para breve será instalada um pequeno campus da UTFPR e outro grande campus da UNISEP.

Na saúde, que é entre os três componentes do IDH no qual mais padece a cidade, também existe uma boa perspectiva de melhora, principalmente com a construção do hospital regional a meio caminho entre beltrão e Marmeleiro (cidade de 15 mil habitantes a 4 km de beltrão), com a ampliação do hospital são francisco e reformas da policlinica. Além de uma coisa sensacional, que o prefeito fez por aqui, que foi reformar todas as unidades de saude dos bairros. Foram uns 30 postos de saúde que foram reformados.

Para o futuro próximo a expectativa é boa, dada a inauguração da casa de custódia que vai gerar 250 empregos de +- 2500 reais por mes. Quem mora em cidade pequena-média, sabe que são poucos os empregos que pagam essa quantia.

A cidade vive um ciclo de prosperidade muito bom, em parte até mesmo exagerado. Embora não seja muito verticalizada, existem uma quantidade muito grande de prédios de 3, 4 ou 5 pisos. E hoje existem algumas partes da cidade que parecem o Kuweit. Perto da Unioeste existem uns 5 ou seis pequenos prédios destes em construção. No bairro N Sra aparecida, que é um bairro de classe média alta, existem quadras onde chegam a ser três, quatro prédios desses sendo construídos ao mesmo tempo. Um boom da c. civil sem precedentes na história do município.

AGORA, chega de blablabla e vamos as fotos que é o que interessa.

[01] Visão Panoramica do Centro da Cidade. Tava frio demais esse dia, uns 5°C acho. A esquerda a parte central, a direita o N. Sra. Aparecida, melhor bairro da cidade (não moro lá só pra avisar )

[02] Foto melancólica de uma tarde de verão, 3 anos atrás. Essa foto tá rodada aqui no scc. Reparem no grande número de pequenos prédios.

[3] Aqui é a avenida principal, em sua metade acima do Calçadão.

[4] Aqui um look do Centro, com a Unioeste no primeiro plano.

[5] Uma rua no centro da cidade. Notem a o espaço porto a direita superior. É uma torre da Igreja em Construção há 8 anos, que deve ter 100 metros quando estiver pronta. Atualmente está com 75 +-.

[6] Este é um novo Hotel, muito Grande para o porte da cidade. Ultimamente há um problema de falta de vagas na cidade. Muitos hotéis ampliaram, e este está sendo construído, pelo aspecto será um 3-4 estrelas.

[7] Esta é a prefeitura, construída 7 anos atrás. Não é uma obra prima, mas conserva certo aspecto moderno, por dentro e por fora.

[8] Esta é uma escola pública nova. Simplesmente fantástica por ser pública. Melhor que muita escola particular da cidade.

[9] Este é o prédio da Maqgil, uma loja de móveis. Não representa nada especial. Apenas o pus pois gosto da arquitetura dele. Foi inaugurado em 1996.

[10] Praça central da cidade. Este calçadão não sei precisar bem, mas creio ter uns 20 anos. Divide a Avenida em 2 pedaços. O de cima ficou prejudicado comercialmente, o debaixo é a parte comercial mais forte e mais nobre da cidade. No centro os lotes de 944 m² custam mais de meio milhão de reais atualmente, um disparate devido ao boom da construção civil.

[11] Moinho Ajuricaba, prédio abandonado há muitos anos, que está em reformas e serão 42 kitnets para os estudantes de fora, fica numa área próxima às três instituições superiores.

[12] Visão do Início (ou final) da Avenida Júlio Assis Cavalheiro. No primeiro plano a direita a UNIPAR, a esquerda o SESC, ao fundo o Centro.

[13] Rua União da Vitória, um dos pedaços que mais desenvolve-se no município, devido a proximidade com as universidades.

[14] Geada às margens do Rio Lonqueador, às 8 e meia da manhã (isso que não era um dia de frio espetacular nem nada, imaginem o que sofremos aqui no interior do Paraná esse mês de Julho).

[15] Outra imagem da Av. J. Assis, um pouco a frente da Unipar.

[16] Avenida Júlio Assis abaixo do Calçadão. Este é o pedaço comercial mais nobre da cidade, embora seja uma área antiga.

[17] Igreja Matriz, quadrada mas bonita.

[18] Rua ao lado da Igreja. Há 7 anos atrás não existiam metade destes prédios

[19] Este é um bairro humilde da cidade. Chama-se São Francisco.

[20] Este é o Marrecas. Aqui existia uma fabrica da Coca Cola há uns 10 anos. A fabrica fechou e no lugar abriu a Latco, que faz leite. Se algum de vcs já tomou deste leite, ele provavelmente foi feito aui

[21] Pra finalizar mais uma foto do Centro da Cidade, do alto do Morro do Cristo (nós também temos um cristo redentor, nem coloco foto pq cristo é tudo igual).

Mais fotos de Beltrão phttp://www.panoramio.com/map/?user=3...&k=1&a=1&tab=2

Eu também criei há alguns meses um blog da cidade, e estou ainda aprendendo a mexer, mas já postei algumas notícias lá.
http://beltrao.wordpress.com

Espero que aproveitem conhecer mais esta cidade do interior do Paraná. Não foi um post obra prima, mas sendo que é meu primeiro estou satisfeito. No final do ano espero fazer um segundo post com fotos melhor trabalhadas e melhor tiradas.

Last edited by Squibb; October 26th, 2007 at 11:56 PM. Reason: Redação menos ofensiva :)
Squibb no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 30th, 2007, 07:38 PM   #2
ricardohaab
BlankID

ricardohaab's Avatar

Likes (Received): 0

legal, nao conheco francisco beltrao

essa igreja é esquisita em hehehe
tem mais fotos dela?
ricardohaab no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2007, 07:45 PM   #3
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Likes (Received): 199

Bem legal a cidade! A parte mais central tem uma aparência muito boa, passa um "ar" de prosperidade! O que eu acho incrível é que há MUITA gente dessa região de Francisco Beltrão, Pato Branco, Cascavel, Toledo, etc estudando aqui em Pelotas... Se fosse perto, mas não... É BEM longe... Acho que é porque tem muitos gaúchos aí, sei lá... Enfim, heheh... Valeu pelas fotos!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2007, 07:46 PM   #4
Squibb
irgendetwas

Squibb's Avatar

Tenho sim, nessa foto aérea de Beltrão ela tá do lado da torre, a foto não é minha

Nessa outra meio atravessada uma perspectiva dela com a torre.
Old July 30th, 2007, 07:50 PM   #5
gdevivas
BANNED

Likes (Received): 0

Tem um ar de tranquilidade e placidez..
Parabens pelo thread.
gdevivas no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2007, 07:53 PM   #6
Squibb
irgendetwas

Squibb's Avatar

edit

Last edited by Squibb; November 22nd, 2010 at 08:21 PM.
Old July 30th, 2007, 08:22 PM   #7
juniorzzi
on my way to the OR trail

juniorzzi's Avatar

Likes (Received): 1032

Poww
nem parece que soh tem essa população!!!
Parabens pelo thread!!
Bela cidade!!!!!
juniorzzi no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2007, 08:30 PM   #8
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 289

Cidade muito simpática, bastante prédios e MUITAS ÁRVORES... isto é importantíssimo!! Valeu pelas fotos!!
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2007, 08:38 PM   #9
WinoSoul
Affe

WinoSoul's Avatar

Likes (Received): 6

Bem desenvolvida pra o tamanho da população! Gostei muito!
Old July 30th, 2007, 09:06 PM   #10
odilsons
Registered User

odilsons's Avatar

Likes (Received): 1

Castanhal aqui no Pará tem o dobro da população e não tem tantos edifícios quanto Francisco Beltrão. Parabéns pelo thread!
odilsons no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2007, 09:24 PM   #11
Aririto
E.M.

Aririto's Avatar

Likes (Received): 705

Belas fotos Squibb!
Não conheço Beltrão tbm, mas achei linda! ruas limpas, bem organizada..Adorei aquele comercial da foto 10 e a última foto tbm ficou ótima!
Acho que já tomei esse leite "Lacto" mas não é o dos mais baratos hhehe
Gostei mto do thread, parabéns!
Old July 30th, 2007, 10:16 PM   #12
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1114

XICO BELTRÃO!
A região sudoeste do PR é show de bola!
Aquele comercia da foto 10?? !!! Queria ele até em Maringá...
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 30th, 2007, 10:17 PM   #13
Fernando
Registered User

Likes (Received): 389

Cidade agradável. Só deu medo a rodovia para chegar lá, bastante sinuosa.
Fernando no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2007, 10:21 PM   #14
Squibb
irgendetwas

Squibb's Avatar

O comercial da foto dez tem 16 anos já. Mas continua o melhor da cidade, que sofre de um certo apagão arquitetural para prédios comerciais. Algo como, não se fazem mais prédios como antigamente!

Hoje em dia preferem investir em 3 prédios de 4 pisos do que em um de 12. Mas o futuro será melhor. Existem muitos lotes grandes nessa área central. Só continuam desabitados pois os preços quadruplicaram nos últimos anos, e hoje passam dos 5 mil/m2, beirando até 10 mil em algumas áreas. Coisa sem noção.

Obrigado a todos que gostoram do thread, fico muito feliz pelo calor humano aqui do fórum.
Old July 31st, 2007, 02:17 AM   #15
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 1840

Muito legais suas fotos! Francisco Beltrão tá com um skyline muito bom para sua população! Algumas fotos me deram a impressão de ser Rio do Sul/SC , não sei porque.

Só achei o IDH um pouco baixo, achei que seria acima de 0,800..

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2007, 02:38 AM   #16
Squibb
irgendetwas

Squibb's Avatar

Kelsen

O IDH sofre de algum processo desconhecido. De fato o sudoeste do Paraná tem a melhor expectativa do estado. A maioria dos municipios tem expectativas superiores aos 70 anos. Mas beltrao aparece com apenas 67 anos. Isso derrubou brutalmente o IDH-Saude.

IDH-Renda = 0,729
IDH-Longevidade= 0,727
IDH-Educação= 0,918

Creio que isso tenha a ver com o fato de beltrao ter a maior taxa de acidentes de transito do parana. dos 399 apenas 5 tem taxa de obito por esta causa superior a 100/100 mil hab. Nossa cidade é lider absoluta, com 134/100 mil.

Como a população da cidade é 70 mil, são então uns 100 óbitos anuais. Como a maior parte das vitimas são jovens, isso derruba a expectativa de vida, que é um dos componentes mais fundamentais no IDH-Longevidade.

Do ponto de vista clinico, os serviços médicos são muito bons. Praticamente não existem filas nos postos de saúde. Todos os postos da cidade foram reformados nos últimos sete anos. Foi criado um centro de atendimento 24 hrs, que eu mesmo já fui lá várias vezes e nunca vi filas, serviço aparentemente eficiente (nunca usei sistema público na verdade).

E na parte de hospitais, os dois maiores foram ampliados/reformados, além de estar sendo construído um mega-hospital entre beltrao e marmeleiro.

E isso é um problema brasileiro né. Morrem 30 mil pessoas no transito todo ano. E tantos outros ficam com seqüelas.

Coisas desse país que ainda não entrou totalmente no mundo civilizado.
Old August 1st, 2007, 08:37 PM   #17
DEBAREMBAR
BIXUBES

DEBAREMBAR's Avatar

Likes (Received): 68

Como se desenvolveu essa Cidade, jah esta pau a pau com Pato Branco ?

Old August 1st, 2007, 08:45 PM   #18
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 619

Ahhh, essas cidades do interior do Paraná são mesmo incríveis.

Gostei da imponência de algumas construções.

Parabéns!
caco está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 2nd, 2007, 12:38 AM   #19
Squibb
irgendetwas

Squibb's Avatar

DEBAREMBAR

hehe, boa a piadinha, mas Pato Branco tá numa situação delicada. Tempos atrás passou na tv que lá e mais meia dúzia de prefeituras da região tavam diminuindo horário de atendimento pra economziar com agua, luz, cafezinho, papel e telefone, para terem noção do ponto que chegaram as finanças por lá. Gosto muito de PB, tanto que sempre preciso ir lá aproveito para dar uma olhada na cidade. Foi um local que desenvolveu a jato na década de 90. Só que a última vez que passei lá confirmei o que por dados já era perceptível, a cidade parou de crescer como vinha vindo.

Quando fui em 2002 lá parecia o Kuwait de tantas obras. Prédios de 10 pisos eram erguidos um ao lado do outro. Na última vez que passei lá, andei a cidade toda e praticamente não se ve mais obras. O PIB de lá também cresceu pouco mais de 3% entre 2000 e 2004, contra os mais de 7% de beltrão e os 9% da região toda.

É um município que sempre teve mais cara de cidade que beltrão, mas que tá parado de um tipo, que se as cosias não voltarem a andar logo, vão perder esse posto pra nós.
Old August 2nd, 2007, 02:27 AM   #20
Vhb
là je me vais

Vhb's Avatar

Likes (Received): 434

pqp quanto predio,imaginava que era igual marialva
Nossa amada Maringá.
Vhb no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
paraná