|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 13
|
Aeroporto de Curitiba trabalha no limite, segundo Infraero
Infraero: aeroporto de Curitiba trabalha no limite
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, ficará responsável pelas conexões dos vôos para a região Sul do Brasil, conforme determinação do Conselho de Aviação Civil (Conac). A medida foi tomada para desafogar o tráfego no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Porém, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o aeroporto, afirma que o Afonso Pena já opera no limite durante os horários de pico. O terminal de passageiros do aeroporto também já ultrapassou a capacidade máxima. Ainda de acordo com informações da Infraero, o local comporta 3,5 milhões de pessoas ao ano e, em 2006, passaram pelo local cerca de 32.234 pessoas a mais. O limite extrapolou ainda mais este ano, já que o movimento no aeroporto é 10% maior que o registrado no primeiro semestre do ano passado. Um levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aponta que, até 2010, devem passar pelo Afonso Pena aproximadamente 4,5 milhões de passageiros por ano - 1 milhão a mais do que comporta a estrutura. O estudo, no entanto, ainda não leva em conta as novas conexões que serão feitas. A Infraero adiantou que só pretende reformar o terminal de passageiros depois de ampliar a pista, o que deve levar pelo menos 3 anos. A construção do atual terminal começou em 1991 e foi concluída em 1996. Desde então, o local recebeu apenas pequenos reparos. Os corredores de embarque e desembarque e as salas de espera também deverão ser expandidas. O Aeroporto Internacional Afonso Pena possui uma pista principal com 2.215 m de comprimento e 45 m de largura. O pátio de manobras conta com 19 posições de estacionamento de aeronaves, seis delas servidas por pontes de embarque e desembarque junto ao terminal. A pista secundária possui 1,8 mil m de comprimento por 45 m de largura e é mais utilizada em decolagens, quando as condições de vento são mais favoráveis. Fonte: Terra |
|
|
|
|
|
#2 |
|
BlankID
Likes (Received): 0
|
eu moro em lugar alto e da saca da de casa, apesar de longe, posso ver os avioes se posicionando pra pouso no afonso pena. Em horarios de pico vejo ate 5 avioes ao mesmo tempo se preparando pra pousar. Fico impressionado com o intervalo entre pousos e decolagens a cada vez que isso acontece
Minhas fotos de Curitiba Ecoville - Merces - Centro - Bigorilho Centro de Curitiba Serra do mar - Caminho do Itupava - Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá / Paraná 1-Goiás-GO 2-Goiânia-GO 3-Brasília-DF |
|
|
|
|
|
#3 |
|
BANNED
Likes (Received): 1
|
Além disso, ele fecha mais que o dobro de vezes do Salgado Filho, de Porto Alegre, devido a neblina!
Eu mesmo já fiz escalas em outros aeroportos (Congonhas, inclusive) por que o Afonso Pena estava fechado ... isso é super comum... como ele vai ser hub assim ? . |
|
|
|
|
|
#4 |
|
Annoying Moderator
|
^ Modernizando?
|
|
|
#5 |
|
Crucismogiensis
Likes (Received): 67
|
Uma pergunta: há tecnologia disponível (no exterior) para que um aeroporto nunca feche por motivo de visibilidade (nevoeiro)?
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
Registered User
|
Pois é, sei que eu achei a sala de embarque do Afonso Pena é muito pequeno pra movimentação, não é muito maior que aeroportos de porte menor, como Campo Grande/MS (ehehe, os que conheço!)
Esperamos que melhorem os equipamentos mesmo, as vezes vejo da janela do meu apto vários avioões sobrevoando Ctba pq tem neblina na região do aeroporto! Complicado! |
|
|
|
|
|
#7 |
|
Registered User
Likes (Received): 87
|
Será implantado o ILS3 mesmo:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopov...html?id=683014 E também está prevista a expansão da pista, e depois (coisa que com sorte, levará 2 anos) aumento do terminal. |
|
|
|
|
|
#8 | |
|
Registered User
Likes (Received): 1
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
Registered User
|
Beleza colocarem o ILS Cat III, mas de que vai adiantar.. Nenhuma empresa nacional tem aviões e tripulantes homologados para isso.. A TAM possui alguns com Cat II e a GOL só Cat I, e sem a homologação, quando estiver operando Cat III ninguém vai poder pousar do mesmo jeito..
Olhem o site screenair.com: 17:53 Curitiba passa a CAT II 18:26 TRIP5508 alterna Londrina 18:23 ONE6385 alterna Campinas 18:22 TAM3331 alterna Londrina Todo mundo alternando quando opera Cat II, imagino o III. Sem contar que a manutenção é muito cara, e sendo Brasil já dá pra saber o que acontece.. Operando Cat II, Cat I ao invés de III por falta de manutenção.. A ampliação dessa pista que já demorou demais.. 747 da Cargolux tendo que parar em 2200m de pista, com mil e uma restrições de peso.. Sem contar que a suposta ampliação que parece estar em licitação vai ampliar para 2590m, que ainda sim mantém muitas restrições para os cargueiros, visto que Ctba está a 1000m acima do nível do mar.. Vôo cargueiro é uma mina de ouro, e dezenas de empresas já pronunciaram que gostariam de operar aqui, mas devido às condições do aero, desistiram.. Uma pena mesmo. Last edited by Kléston; August 7th, 2007 at 02:04 AM. |
|
|
|
|
|
#10 | |
|
Registered User
Likes (Received): 2
|
Quote:
Uma pena mesmo. A pista de Curitiba está segurando o desenvolvimento da cidade e do estado, pois por aquí existe demanda para vôos internacionais de pax (visto que a TAP desejava fazer seu HUB em Curitiba mas não deu por falta de condições técnicas, pista, terminal, pátio, etc.) e para carga nem se fala, se a pista fosse mais longa aumentaria no mínimo três vezes o movimento. E temos um ministro do planejamento que diz ser paranaense e não agiliza as coisas. Sem contar a Infrazero, sem comentários, falta de interesse total em Curitiba. |
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Registered User
|
Esse negócio de Hub do sul eu não entendi, Joinville e Navegantes, Londrina e Maringá vão direto pra Guarulhos agora, Floripa e Poá não muda, continua em Congonhas, então os Vôos são distribuídos pra onde?
Ah, e demorou pra terminarem a reforma que nunca começaram da pista! E a área de espera pra embarque do Afonso Pena é Muito pequeno pro movimento! Eu mesmo já esperei vôo lá em pé! |
|
|
|
|
|
#12 | |
|
Registered User
Likes (Received): 164
|
Quote:
|