daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Reply

Thread Tools
Old August 7th, 2007, 07:49 PM   #1
SallesNeto@RR
Eu amo viver-te, Roraima

SallesNeto@RR's Avatar

Likes (Received): 643

Nova Seleção boa-vistense

Opa! Lá venho eu de novo com mais fotos dessa linda cidade, Boa Vista! Essas fotos foram selecionadas pela net, uma nova seleção de inéditas

Depois vou lançar mais um thread, a SUPER-SELEÇÃO, com fotos de threads meus e do Jamba [espero que não se importe João, não vou pedir antecipado :P], fiquem no aguardo!

COMENTEM por favor. Vamos às fotos!:

[1] Vista área do Centro, rio Branco e Praia Grande. Esta se forma na estiagem, na ilha de São Sebastião; mais além está o paraná do Surrão, braço do Branco, que não aparece na imagem

[2] Orla Taumanam aérea, massaaaaa; foi divulgado que serão construídas as plataformas III e IV até o fim do ano (início das obras), à propósito , ficará na área hoje ocupada pela pequena comunidade pobre ribeirinha, Beiral, até pouco tempo considerada favela

[3] Aérea parcial do Vélia Coutinho

[4] Vista parcial da avenida Ene Garcez, em 2003(4?). Hoje toda a área vazia já foi ocupada pelas belas Praças das Artes, I e II

[5] Fonte na praça das Águas, elas vibram conforme a música (clássica, sinfonia) que toca em caixas integradas aos bancos

[6] Outra aérea

[7] Outra aérea inédita da Orla

[8] Aérea do Parque Anauá inédita I

[9] Outra visão aérea do maior parque turístico-poli-esportivo da região Norte

[10] Ponte dos Macuxis, ângulo novo; ela tem 1.100m [fica num trecho mais fino do rio, hehe]

[11] Antiga Intendência, hoje centro de informações turísticas, no Centro Velho, às margens do Branco

[12] Ângulo massa (!!!) da praça do Centro Cívico

[13] Outro ângulo da praça [já mandei uma idêntica, só que noturna]

[14] Catedral Cristo Redentor

[15] Palácio da Justiça

[16] Uma casa-avião [ou avião-casa?], na área central. Apareceu no Fantástico!

[17] Monumento aos Garimpeiros, Centro Cívico

[18] Feira do Passarão, na periferia; é a segunda principal

[19] Avenida das Guianas, próximo à Rodoviária Internacional de Boa Vista

[20] Praça Virtual, recém-inaugurada; essa arquitetura é única no Brasil, sabiam?

[21] Portal do Milênio e mais

[22] Pôr do Sol na avenida Ataíde Teive, na extrema periferia de Boa Vista, bairro Jardim Equatorial ou Nova Canaã (não consegui identificar direito). É a maior da cidade, uns 15 a 20km. Nasce no Centro, atravessando o igarapé da Mecejana, como mão única sentido Periferia—Centro e segue assim até o bairro Cambará, no meio de sua extensão. Dali para frente é de mão dupla. Tem grande concentração comercial varejista e abriga agências bancárias, hospitais, escolas, estádios de futebol, ginásios, dentre outros. Ela termina nas margens do igarapé Caranã

É isso, então! espero que tenham gostado... e comentem!
SallesNeto@RR no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 7th, 2007, 08:51 PM   #2
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2400

É realmente uma cidade muito bonita e planejada.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2007, 09:02 PM   #3
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Likes (Received): 1

belas fotos...só não me conformo com a falta de predios...bota esse povo pra construir minha gente!
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2007, 09:08 PM   #4
DEBAREMBAR
BIXUBES

DEBAREMBAR's Avatar

Likes (Received): 96

Uma beleza de Cidade companheiro, e não é só Boa Vista que vem deslumbrando, o seu trabalho também !

Old August 7th, 2007, 09:26 PM   #5
Inconfidente
Upon Thames

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 2570

Gostei muito do Portal do Milênio e da cidade em si. Quem projetou-a?
Valeu pelas fotos!
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2007, 10:31 PM   #6
Lukas Baiano

Lukas Baiano's Avatar

Likes (Received): 387

Muitas praças e parques, avenidas largas!!!
Bem planejada!
Deve ser agradável de morar!
Lukas Baiano no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2007, 12:52 AM   #7
SallesNeto@RR
Eu amo viver-te, Roraima

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lukas Baiano View Post
Muitas praças e parques, avenidas largas!!!
Bem planejada!
Deve ser agradável de morar!
É ótimo! Tipo... hemisfério norte, véi, sou de primeiro mundo...
Old August 8th, 2007, 12:53 AM   #8
SallesNeto@RR
Eu amo viver-te, Roraima

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by DEBAREMBAR View Post
Uma beleza de Cidade companheiro, e não é só Boa Vista que vem deslumbrando, o seu trabalho também !

Valeu Debarembar! Realmente estou a adorar o SSC, em apenas dois meses já sinto-me em casa. Falo!
Old August 8th, 2007, 12:57 AM   #9
Leo_Mauritsstad
Exortum est in tenebris

Leo_Mauritsstad's Avatar

Likes (Received): 5

Boa Vista tem um urbanismo, pelo menos no que diz respeito ao desenho das pistas, invejável a nível de Norte/Nordeste e até Brasil. Valeu pelas fotos!
Old August 8th, 2007, 01:05 AM   #10
SallesNeto@RR
Eu amo viver-te, Roraima

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by Inconfidente View Post
Gostei muito do Portal do Milênio e da cidade em si. Quem projetou-a?
Valeu pelas fotos!
Valeu!
Vou contar-te um pouco da história da cidade... ela nasceu de uma fazenda de gado fundada no século XIX, em 1830, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães, e depois foi elevada à freguesia portuguesa; sua posição privilegiada (nas margens do rio Branco e a 32km do Forte São Joaquim, a fortaleza portuguesa de defesa do território) permitiu que crescesse, ao contrário da maioria das demais freguesias. A vila em 1887 tinha cerca de 1000 habitantes não-indígenas.

Outros fatores mais tarde impulsionaram a cidade, como a abertura da "picada" até Manaus (hoje a BR 174). Na década de '40, com a criação do território federal do Rio Branco, tornou-se capital. O então governador, Ene Garcez, decidiu que a cidade que, até então não passava de algumas ruas sinuosas e sem formato definido, ganharia um plano urbano. Contratou Darci Aleixo Deregusson que, em alusão às ruas de Paris, desenhou esse lindíssimo e charmosíssimo projeto, com formato radial, lembrando um leque.

"As áreas mais antigas de Boa Vista (localizadas em especial às margens do rio Branco, no baixo Centro) possuem uma arquitetura característica do estilo do final do século XIX e início do século XX: o neoclássico, inspirado nas formas romanas e gregas da antigüidade. Um exemplo de obra pertencente a este estilo é a Prelazia. Foi construída em 1907 e funcionou como um hospital assistido por monges beneditinos, entre 1924 e 1944. Na década de 1950 (em 1950) tornou-se a sede do governo estadual." (Wikipédia, "Boa Vista (Roraima)")

Mais informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Boa_Vis...#Hist.C3.B3ria e http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Roraima ; ambos artigos são de minha autoria.

Old August 8th, 2007, 01:11 AM   #11
SallesNeto@RR
Eu amo viver-te, Roraima

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by BrunoInteriorano View Post
belas fotos...só não me conformo com a falta de predios...bota esse povo pra construir minha gente!
'Quela coisa que já disse, cara; vou explicar novamente, com algumas coisas que não tinha mencionado:
Dos anos '80 até 1997 havia uma lei que impedia edificações médias e/ou altas na cidade, com o objetivo de expandí-la horizontalmente — acabou se expandindo muuuuuuito, de uma ponta a outra, em linha reta, chega-se a 35km, 40km, talvez até mais [do Conjunto Cidadão ao extremo Caçari (no delta do rio Cauamé com o rio Branco)].
Outra: é alto o custo de material aqui. O barro disponível na natureza local, por exemplo, não é bom, precisa-se reforçá-lo com outras areias para obter-se algo seguro; outros materiais têm que vir de fora pois só agora surgiu mercado para tal, etc. etc...
O lençol freático local também é muito denso, o que força a construção de alvenarias mais resistentes — e caras.

Mas, de fato, a verticalização vem tarde. Mas vem com força total
Old August 8th, 2007, 01:12 AM   #12
SallesNeto@RR
Eu amo viver-te, Roraima

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by Leo_Mauritsstad View Post
Boa Vista tem um urbanismo, pelo menos no que diz respeito ao desenho das pistas, invejável a nível de Norte/Nordeste e até Brasil. Valeu pelas fotos!
Para mim nós só perdemos pra Brasília!
Old August 8th, 2007, 04:37 AM   #13
JpnMed
JpnMed

JpnMed's Avatar

Likes (Received): 35

Bom thread!!! Cidade bem arrumada e bem cuidada! Só que analisando seu último comentário acho que, BVB além de não ganhar de Brasilía, também não ganha de Palmas, não sei é o que penso! Pq tirando as áreas principais e mais próximas ao leque o resto do projeto urbanístico da cidade cai no padrão de outras cidades e capitais boas, só que sem um traçado e planejamento homogêneo de todo perímetro urbano, o que é mais singular à BSB e Palmas.
JpnMed no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2007, 04:58 AM   #14
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 3

muito interessante a cidade vista do alto ! lembra uma mandala !
Gostei da cidade !
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2007, 05:30 AM   #15
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 447

Linda Cidade, gostei muito...... Boa Vista tem tudo p/ ser uma grande cidade com avenidas extensas e largas, ótimo planejamento urbano, parabens!
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2007, 01:37 PM   #16
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 1164

As avenidas largas me impressionaram, e gostei muito desse Portal do Milênio. O plano de ruas da cidade é muito interessante, mas fiquei com uma dúvida: Salles, existe algum bairro próximo do outro lado do rio? E se existir, ele também é planejado? Ótimo thread!
Old August 8th, 2007, 02:15 PM   #17
JoPaM
BANNED

Likes (Received): 1

interessante a cidade,quando a cidade crescer vai se tornar mais bonitinha d que já é
JoPaM no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2007, 02:24 PM   #18
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Likes (Received): 108

Gostei muito!! A 6ª foto lembra PVH!

sdçs..
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2007, 07:37 PM   #19
SallesNeto@RR
Eu amo viver-te, Roraima

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by JpnMed View Post
Bom thread!!! Cidade bem arrumada e bem cuidada! Só que analisando seu último comentário acho que, BVB além de não ganhar de Brasilía, também não ganha de Palmas, não sei é o que penso! Pq tirando as áreas principais e mais próximas ao leque o resto do projeto urbanístico da cidade cai no padrão de outras cidades e capitais boas, só que sem um traçado e planejamento homogêneo de todo perímetro urbano, o que é mais singular à BSB e Palmas.
Bom, isso é verdade. Embora seja organizada e mantenha vias largas, bem sinalizadas e arborizadas, a planta da periferia não segue o leque do Centro, na verdade tem o formato quadriculado.

Mesmo assim, acho o plano da área central de BVB melhor que o de Palmas; na verdade acho o da capital tocantinense meio bobinho... [não se irritem palmenses, vossa cidade é lindíssima]. Obrigado pelo comentário, falo!
Old August 8th, 2007, 07:53 PM   #20
SallesNeto@RR
Eu amo viver-te, Roraima

SallesNeto@RR's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fabius_BR View Post
As avenidas largas me impressionaram, e gostei muito desse Portal do Milênio. O plano de ruas da cidade é muito interessante, mas fiquei com uma dúvida: Salles, existe algum bairro próximo do outro lado do rio? E se existir, ele também é planejado? Ótimo thread!
Do outro lado do rio não é mais Boa Vista, mas o município do Cantá. Existe o 'Cidade Santa Cecília', de iniciativa privada, com formato padrão (quadriculado).

Mas não faz tanto sucesso... o município do Cantá não tem condições de asfaltas as ruas do bairro, por exemplo, somente abrir as vias e iluminá-las. Outro ponto a se considerar é que o bairro fica a uma distância razoável de BVB [1,2km de ponte+ ~1,5km de estrada] e que, à noite, o trânsito é um tanto perigoso na BR que dá acesso. A sede do Cantá fica a 30km de BVB e tem umas 5 000 pessoas.
Acho que nos próximos anos cresceremos para:
↑ Norte: acima do igarapé Caranã, no bairro "Cidade Satélite", está havendo forte crescimento urbano e o melhor: DE FORMA ORDENADA, a infra-estrutura está acompanhando o crescimento. Ali é muito bom por não ser área de lagos [alagável] e por nos aproximar de Alto Alegre, município de 30 mil habitantes, 80km a norte de BVB, acesso pela RR-205, asfaltada.
→ Leste: a área nobre não tem mais para onde crescer, está esmagada entre a vasta área do Aeroporto, o rio Branco e o rio Cauamé (afluente do Branco, corta a cidade a leste); creio que vamos passar a habitar a margem direita do Cauamé em pouco tempo.
← Oeste (rumo à Manaus): continuará crescendo infelizmente. É uma área pobre, em região de lagos e igarapés, próximo ao aterro e às lagos de tratamento de esgoto. Com os 54 milhões investidos no Contorno Oeste (Anel Viário) da BR 174, os dois novos viadutos, a nova ponte e a duplicação de uns 7km de pista vão (e já estão) impulsionar o crescimento nessa área.

Espero que tenha te respondido à altura ! Falo!

Reply

Thread Tools

Posting Rules