daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old August 21st, 2007, 11:39 PM   #1
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 648

CAMPINAS | Centro | Algumas poucas fotos, minhas e garimpadas (+ um brinde)

Este thread é em comemoração ao meu 2000° post , mas como não tenho podido fazer muitas fotos novas por aí nos últimos tempos, terei de utilizar fotos minhas e garimpadas na internet.
Sei que talvez faltará unidade ao thread, mas certamente a qualidade (seja fotográfica, seja dos objetos fotografados) das fotografias não deixará a desejar!

Este thread é sobre o Centro de Campinas. Na verdade, não mostra muito do que há nessa área, cheia de coisas belas, assim como de todos os problemas presentes nas regiões centrais de todas as grandes cidades brasileiras. Sem mais, vamos às fotos:

Primeiro as minhas

01- A região da Prefeitura (o prédio com as brises) ao anoitecer

02- O Jockey Club Campineiro (tem o elevador mais antigo da cidade, de 1920) e a vibração noturna. Aquela estátua é o monumento-túmulo em homenagem ao compositor Carlos Gomes (1836-1896).

03- O Jockey de manhã.

04- O Edifício Prudência, do final dos anos 40, com a sua beleza comprometida pelos caixotes de A/C...

05- Praça Bento Quirino (cf. fotos 01/02), com a feirinha de quinta e sexta. Nessa praça está o Marco Zero, com a marcação do lugar onde se ergueu a capelinha quando da fundação da cidade, em 1774

Fotos garimpadas na internet, sem autoria mencionada

06- A torre da Catedral de N. S. da Conceição, asfixiada entre os prédios

07- A sempre bela Praça Carlos Gomes

08- Mais prédios do Centro

09- Largo do Rosário (coração político da cidade) e ao fundo, o Fórum
[I]

Fotos garimpadas no Flickr. Sem autorização, mas com citação do fotógrafo

10- Centro Empresarial Conceição, provavelmente o maior edifício da cidade, com + ou - 105m - Foto de Ascauri

11- Largo do Pará (está em reforma, com vistas à revitalização da região) - Foto de Locutorrj

12- Solar do Visconde de Indaiatuba, foi um bingo até outro dia e sofreu um sério incêndio em 1994, do qual só restou a fachada - Foto de Ascauri

13- Rua Coronel Rodovalho, um beco praticamente sem movimento algum - Foto de Wdalc

14- Rua Lidgerwood, ex-fábrica de mesmo nome, atual Museu da Cidade. Foto de locutorrj

BRINDE: Túnel da Vila Industrial by flickr. Fotos: locutorrj

Trata-se de um túnel que passa sob o antigo complexo ferroviário da Cia. Paulista/FEPASA, ligando o Centro à Vila Industrial. Ele encurta em mais de 10 minutos o percurso entre esse bairro e o centro, cada um de um lado da linha. Tornou-se muito perigoso com o passar do tempo. No final dos anos 90 foi fechado por estar completamente depredado e inundado. Foi reformado em 2003 e atualmente dispõe de dois guardas - um em cada ponta - das 06:00 às 23:00.

15- Entrada da Vila Industrial, vemos acima o escudo da "Companhia Paulista" (CP) e a data de conclusão: 1918

16- Acesso por escadas do lado da Vila Industrial

17- O túnel tem aproximadamente 150m de comprimento...

Sponsored Links

Old August 21st, 2007, 11:52 PM   #2
Andre_RP
1978

Andre_RP's Avatar

Likes (Received): 988

Parabéns meu amigo!!

O thread que faltava no SSC: o centro desta grande cidade, referência nacional e internacional, exemplo de um Brasil que deu certo!

Gostei de ver que algumas regiões de CPS passam por revitalização, como o largo do pará e recentemente a Rua 13 de maio, espero que este processo continue abrangendo todo o grande centro da cidade!

Parabéns pelo thread e pelos 2000 posts!

Last edited by Andre_RP; August 22nd, 2007 at 03:30 AM.
Andre_RP no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2007, 01:18 AM   #3
WinoSoul
Affe

WinoSoul's Avatar

Likes (Received): 6

Ótimas fotos!
Old August 22nd, 2007, 02:59 AM   #4
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 8

grande thread, fabius! parabéns pelo 2000 post e por mais esse registro de sua bela e próspera cidade!
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2007, 03:13 AM   #5
odilsons
Registered User

odilsons's Avatar

Likes (Received): 1

Parabéns Fabius_Br pelos 2000 post! Campinas é uma linda cidade e importante pólo econômico e cultural do interior paulista.
odilsons no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2007, 03:32 AM   #6
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 28

Que fotos lindas! Esse túnel sempre me lembra um abrigo anti-aéreo, e já me disseram que ele poderia ser utilizado para isso (e foi em 1932, parece).

A Lidgerwood tem um prédio muito bonito, essa região tem tudo para melhorar mesmo.

Não sabia que estavam revitalizando o Largo do Pará.

Eu realmente amo Campinas, cidade belíssima.

Valeu Fabius!

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2007, 04:04 AM   #7
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 1941

Grande thread, Campinas é uma cidade com pinta de capital, capital desenvolvida.
Cerrado está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 22nd, 2007, 04:25 AM   #8
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Likes (Received): 884

Lindo thread! Conseguiu fazer uma bela compilação de muitas das principais atrações, edifícios e áreas do centro de Campinas!

Em relação as fotos eu desconhecia a existência desse túnel, putz. Sinto-me envergonhado agora, huahuahuahuahua! Mas até que ele guarda uma "boa" aparência. O Heilig, se o vir, provavelmente dirá que pertence à chancelaria! Também desconhecia a reforma do largo do Pará. As praças do centro até que estão bem conservadas, isso em Campinas deu certo.

Gostei das tuas fotos, a foto noturna do Jockey ficou sensacional! Aposto que uma frontal dele durante a noite ficaria ótima. Só não sei como está a região durante a noite para circular.

Ah, se não se incomoda, gostaria de colaborar com seu thread, em breve, com algumas fotos da 13 maio e da catedral.

Valeu Fabio!

Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
bs.eduardo no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2007, 12:35 PM   #9
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Obrigado pelos elogios e pelos parabéns de todos!

Quote:
Originally Posted by ViajanteRP View Post
Parabéns meu amigo!!

O thread que faltava no SSC: o centro desta grande cidade, referência nacional e internacional, exemplo de um Brasil que deu certo!

Gostei de ver que algumas regiões de CPS passam por revitalização, como o largo do pará e recentemente a Rua 13 de maio, espero que este processo continue abrangendo todo o grande centro da cidade!

Parabéns pelo thread e pelos 2000 posts!
É verdade, faltavam umas fotos do Centro, embora ele seja bem maior que tudo o que mostrei aqui, mera amostra!
O processo de revitalização é bem lento e muito circunscrito a determinadas regiões. Infelizmente, às vezes, por não se cuidar socialmente do entorno, é só reformar para degradar de novo. Mas os esforços estão surtindo resultado.

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Que fotos lindas! Esse túnel sempre me lembra um abrigo anti-aéreo, e já me disseram que ele poderia ser utilizado para isso (e foi em 1932, parece).

A Lidgerwood tem um prédio muito bonito, essa região tem tudo para melhorar mesmo.

Não sabia que estavam revitalizando o Largo do Pará.

Eu realmente amo Campinas, cidade belíssima.

Valeu Fabius!
É verdade, alguns pontos da cidade foram bombardeada pelos "vermelhinhos" de Vargas em 1932, notavelmente no entorno da Estação. Esse túnel fica a uns 4 a 6 metros de profundidade e tem alguns orifícios (com uns 40cm de diâmetro) no teto para ventilação.

No mais, realmente é muito bonita a cidade, embora precise de uma visão mais coordenada e efetiva para ficar ainda melhor .

Quote:
Originally Posted by bs.eduardo View Post

Lindo thread! Conseguiu fazer uma bela compilação de muitas das principais atrações, edifícios e áreas do centro de Campinas!

Em relação as fotos eu desconhecia a existência desse túnel, putz. Sinto-me envergonhado agora, huahuahuahuahua! Mas até que ele guarda uma "boa" aparência. O Heilig, se o vir, provavelmente dirá que pertence à chancelaria! Também desconhecia a reforma do largo do Pará. As praças do centro até que estão bem conservadas, isso em Campinas deu certo.

Gostei das tuas fotos, a foto noturna do Jockey ficou sensacional! Aposto que uma frontal dele durante a noite ficaria ótima. Só não sei como está a região durante a noite para circular.

Ah, se não se incomoda, gostaria de colaborar com seu thread, em breve, com algumas fotos da 13 maio e da catedral.
Valeu Fabio!
Que é isso, a gente faz o que pode!

Esse túnel é bonitinho mesmo, nem precisa se envergonhar, pouca gente conhece mesmo. Para ter uma idéia, a embocadura dele no Centro está no prédio da estação quase no início da Andrade Neves, ninguém repara; a outra embocadura fica numa rua tranqüilíssima e sem movimento algum na Vila Industrial. Ninguém olha! Sempre soube desse túnel, mas achava que ele tivesse sido fechado em definitivo, só conheci em 2004. E ficou uma beleza!

Quote:
Originally Posted by Fortal View Post
grande thread, fabius! parabéns pelo 2000 post e por mais esse registro de sua bela e próspera cidade!
Não seja por isso!

Quote:
Originally Posted by odilsons View Post
Parabéns Fabius_Br pelos 2000 post! Campinas é uma linda cidade e importante pólo econômico e cultural do interior paulista.
Concordo! É uma cidade sui generis: mesmo sendo interior, tem muitas coisas de capitais, uma energia toda vibrante....

Quote:
Originally Posted by cerrado View Post
Grande thread, Campinas é uma cidade com pinta de capital, capital desenvolvida.
Pinta de capital tem mesmo; estrutura para isso são outros 500 , pois a falta de planejamento sobrecarregou umas regiões, deixando outras ociosas...
Old August 22nd, 2007, 10:52 PM   #10
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 2697

Parabéns pelos 2,020 posts Campinas é uma grande cidade do interior paulista. Gostei do Jockey Club Campineiro (tem o elevador mais antigo da cidade, de 1920). Fiquei com vontade de conhecer o elevador, adoro tudo que é muito antigo e pioneiro.
Adorei a foto07, belíssima praça, Praça Carlos Gomes.
Interessante a Vila Industrial e o túnel.
Vlw, Fabius!
Thina no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2007, 03:38 PM   #11
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Parabéns pelos 2,020 posts Campinas é uma grande cidade do interior paulista. Gostei do Jockey Club Campineiro (tem o elevador mais antigo da cidade, de 1920). Fiquei com vontade de conhecer o elevador, adoro tudo que é muito antigo e pioneiro.
Adorei a foto07, belíssima praça, Praça Carlos Gomes.
Interessante a Vila Industrial e o túnel.
Vlw, Fabius!
Obrigado pela lembrança, Thina!
É um elevador daqueles de porta pantográfica, todo em ferro e dourado...uma coisa linda! Reportagem: http://www.cafe.agr.br/index.php?tipo=ler&mat=11640.
Uma pena não haver fotos nela!
A praça Carlos Gomes é muito bonita mesmo, embora haja um discreto ponto de prostituição ali durante o dia, nada que torne o lugar perigoso.
O túnel realmente está bem agora, mas antes não...
Old August 23rd, 2007, 04:07 PM   #12
JOÃO CEZAR
Registered User

JOÃO CEZAR's Avatar

Likes (Received): 0

Gostaria de ver umas fotos do Cambui, tem uns prédios interessantes
parabens pelas fotos
JOÃO CEZAR no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2007, 04:18 PM   #13
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by JOÃO CEZAR View Post
Gostaria de ver umas fotos do Cambui, tem uns prédios interessantes
parabens pelas fotos
Obrigado!

O povo quer mesmo é luxo!
Querem ver o bairro mais vibrante e agitado de CPS, o Cambuí! O Cambuí é tão grande que precisaria fazer uns dois threads para cobri-lo todo. Mas realmente, tem uns prédios lindos lá...principalmente na Maria Monteiro, na Júlio de Mesquita e na região do Tênis Clube.

Neste thread tem algumas fotos do Cambuí:
*O início do bairro, próximo ao Laurão:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=432825

Mas infelizmente um outro thread muito bom, na região do Centro de Convivência, não é mais hospedado pelo Imageshack...
Old August 23rd, 2007, 04:50 PM   #14
JOÃO CEZAR
Registered User

JOÃO CEZAR's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fabius_BR View Post
Obrigado!

O povo quer mesmo é luxo!
Querem ver o bairro mais vibrante e agitado de CPS, o Cambuí! O Cambuí é tão grande que precisaria fazer uns dois threads para cobri-lo todo. Mas realmente, tem uns prédios lindos lá...principalmente na Maria Monteiro, na Júlio de Mesquita e na região do Tênis Clube.

Neste thread tem algumas fotos do Cambuí:
*O início do bairro, próximo ao Laurão:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=432825

Mas infelizmente um outro thread muito bom, na região do Centro de Convivência, não é mais hospedado pelo Imageshack...
Faz tempo q não vou pra Campinas. Lembro da região nobre do Cambui, com muito prédio fino. Bela região. Quem não gosta de ver coisa bonita??
Old August 23rd, 2007, 06:06 PM   #15
Luckylucky
Honeste Pugnavimus

Luckylucky's Avatar

Likes (Received): 1

Recordações essas fotos me trazem de quando morei ai, a praça Bento Quirino, o Largo do Rosário, passava por eles todos os dias, muito show o Jokey club, aliás, muito Show Campinas!
Belo thread!
E reforçando o pedido do João Cezar, queremos fotos do Cambuí!
Luckylucky no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2007, 09:53 PM   #16
DEBAREMBAR
BIXUBES

DEBAREMBAR's Avatar

Likes (Received): 82

O thread está excelente, parabéns pelo nr 2.000!

Old August 23rd, 2007, 10:37 PM   #17
cesar bertolino
BANNED

Likes (Received): 2

muito bom ! este túnel é muito imteressante , eu não sabia que ele existia ,FABIUS BR quando tiver tempo nos mostre mais desta cidade tão importante para todos nós , parabéns!!!!!
cesar bertolino no está en línea   Reply With Quote
Old August 24th, 2007, 12:49 AM   #18
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by JOÃO CEZAR View Post
Faz tempo q não vou pra Campinas. Lembro da região nobre do Cambui, com muito prédio fino. Bela região. Quem não gosta de ver coisa bonita??
Todo mundo gosta, inclusive eu mesmo!
É que o Cambuí é grande demais, nem sei por onde começar, mas tenho que fazê-lo...eu o farei, mas não prometo nada, pois é bom fazer isso em feriados ou domingos, a cidade está vazia, mais tranqüila .

Quote:
Originally Posted by Luckylucky View Post
Recordações essas fotos me trazem de quando morei ai, a praça Bento Quirino, o Largo do Rosário, passava por eles todos os dias, muito show o Jokey club, aliás, muito Show Campinas!
Belo thread!
E reforçando o pedido do João Cezar, queremos fotos do Cambuí!
Campinas é bonita, mas cresceu demais, por isso desperta sensações opostas e contraditórias nas pessoas. Mas eu amo esta cidade!
Quanto ao Cambuí, será feito! Só não sei quando!

Quote:
Originally Posted by DEBAREMBAR View Post
O thread está excelente, parabéns pelo nr 2.000!

Obrigado!

Quote:
Originally Posted by cesar bertolino View Post
muito bom ! este túnel é muito imteressante , eu não sabia que ele existia ,FABIUS BR quando tiver tempo nos mostre mais desta cidade tão importante para todos nós , parabéns!!!!!
É o que eu pretendo fazer, pois Campinas tem poucos threads para a sua importância...
Old August 24th, 2007, 01:49 AM   #19
JOÃO CEZAR
Registered User

JOÃO CEZAR's Avatar

[QUOTE=Fabius_BR;14953966]Todo mundo gosta, inclusive eu mesmo!
É que o Cambuí é grande demais, nem sei por onde começar, mas tenho que fazê-lo...eu o farei, mas não prometo nada, pois é bom fazer isso em feriados ou domingos, a cidade está vazia, mais tranqüila .

Campinas é bonita, mas cresceu demais, por isso desperta sensações opostas e contraditórias nas pessoas. Mas eu amo esta cidade!
Quanto ao Cambuí, será feito! Só não sei quando!

Caso não faça Cambuí, vou ai e faço é brincadeira !! É que não quero voltar aquela discussão, lembra do interior de SP, mas Campinas não tem prá ninguém, é muito boa.
Old August 25th, 2007, 02:49 AM   #20
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 11

Parabens pelos 2000 posts!!!!!!!!!!

Parabéns tb pelo thread excelente, vc conseguiu mostrar que o centro não é só degradação e que tb tem suas belezas e sua história!!!

Lembrete: Há algum tempo (de 2004 a 2006) Campinas tinha muitos threads por conta do grande número de campineiros no SSC hj só tem o Fabius que parece não ter tanto tempo para fazer threads por isso que hj Campinas raramente aparece com novas fotos.
Luiz no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules