daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old September 5th, 2007, 03:13 PM   #1
cesar bertolino
BANNED

Likes (Received): 2

Cidades que encolhem!

Cidades que encolhem
Censo mostra que nove municípios perderam habitantes em sete anos

Nove cidades da região de Rio Preto estão menores. Os resultados da Contagem da População do IBGE, que fez o levantamento em municípios com até 170 mil habitantes, mostram que elas fizeram o caminho inverso e, em vez de ganhar, perderam moradores.

A proporção nos cem municípios da região pesquisados é de que a cada dez que se desenvolvem, um encolhe.

É o caso de cidades como Adolfo, Icém, Fernandópolis e Neves Paulista, que tiveram redução de até 3% na quantidade de pessoas ao longo de sete anos.

Os motivos que explicam a saída das pessoas é a busca por oportunidades em grandes centros. “Famílias inteiras se mudam para dar escola boa aos filhos e tentar trabalho em outra cidade”, diz a socióloga Eliza Mota, de Icém.

É o caso do agrônomo Flávio Benatti que se mudou de Adolfo para Rio Preto em janeiro, com a mulher, Victória, e os três filhos. “Tomamos a decisão pela falta de perspectivas.

As crianças precisam de opção, de fazer um esporte, um curso de línguas”, diz ele que trabalha em Adolfo e se divide entre as duas cidades.

A família ainda está em fase de adaptação, mas a mudança já fez efeito. “Tem opções de lazer, de cultura... ”

Fernandópolis contesta e insiste na recontagem
A Prefeitura de Fernandópolis vai entrar com recurso no IBGE para pedir a recontagem da população.

A população caiu de 61.164 em 2000 para 59.759, 1.888 pessoas a menos. A administração discorda dos números.

“Nosso histórico é de aumento na construção civil, de empregos com carteira assinada, como pode diminuir?”, alega o diretor municipal de Desenvolvimento, Milton Leão.

Rio Preto ajuda vizinhas a crescer, afirma diretora
Das cem cidades da região que tiveram a população contada pelo IBGE, 90 cresceram.
Entre estas, algumas surpreenderam.

Caso de Guapiaçu, por exemplo, que teve aumento populacional de 15%.

As vizinhas de Rio Preto, Mirassol e Bady Bassit também apresentaram crescimento. A proximidade é o principal fator de atração de novos moradores, segundo a diretora do Departamento de Planejamento da prefeitura de Mirassol, Edileila Imbernom.

A prova está no aumento de condomínios e loteamentos. Nos últimos cinco anos, pelo menos oito condomínios e conjuntos residenciais foram construídos em Mirassol, como os Villages, que tem três anos. “O perfil é de pessoas que trabalham em Rio Preto e moram aqui”, diz ela.

fonte: bom dia Rio Preto
cesar bertolino no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 5th, 2007, 03:22 PM   #2
cesar bertolino
BANNED

este censo vai dar muito o que falar ainda . várias cidades estão entrando com recurso no IBGE para a recontagem da população , pois cidades importantes tiveram diminuição na população , lembrando que isto não é estimativa e sim o censo oficial do IBGE .....
Old September 5th, 2007, 04:55 PM   #3
felaio lelsa
BANNED

Likes (Received): 1

como ficamos sem o censo para cidades acima de 170 ka , então a solução para não ficarmos chupando dedo, são os dados do tse atualizados do numero de eleitores dos maiores municípios!

http://www.tse.gov.br/internet/index.html (NESTA HOME PAGE você verá todos os municípios do país)

felaio lelsa no está en línea   Reply With Quote
Old September 6th, 2007, 06:21 AM   #4
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 948

Nova Roma do Sul, cidade natal do meu pai encravada na Serra Gaúcha, tinha 5 mil habitantes nas décadas de 50/60, mas hoje possui apenas 3 mil.
caco no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2007, 03:16 AM   #5
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Registro Municipal

O trabalho do IBGE, visando a contagem populacional, seria muito facilitado caso as cidades brasileiras adotassem o modelo seguido por países como Alemanha ou Japão: nesses países, quando você se muda para uma cidade, você é obrigado a se registrar na prefeitura da mesma.

Por exemplo, caso eu queira me mudar de Jundiaí para São Paulo, eu teria que primeiro dar baixa no meu registro na prefeitura de Jundiaí, para então ir até a prefeitura de SP, munido de documentos que comprovem minha mudança, efetuar a minha inscrição na Paulicéia.

Não sei exatamente quais as consequências de não-registro no Japão, mas na Alemanha, sem o "Anmeldung" (registro na cidade), você não pode, entre outras coisas, abrir conta em banco!

Acho salutar uma medida semelhante no Brasil: poderia ajudar na organização dos centros urbanos!
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2007, 04:11 AM   #6
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ar-Nimruzîr View Post
O trabalho do IBGE, visando a contagem populacional, seria muito facilitado caso as cidades brasileiras adotassem o modelo seguido por países como Alemanha ou Japão: nesses países, quando você se muda para uma cidade, você é obrigado a se registrar na prefeitura da mesma.

Por exemplo, caso eu queira me mudar de Jundiaí para São Paulo, eu teria que primeiro dar baixa no meu registro na prefeitura de Jundiaí, para então ir até a prefeitura de SP, munido de documentos que comprovem minha mudança, efetuar a minha inscrição na Paulicéia.

Não sei exatamente quais as consequências de não-registro no Japão, mas na Alemanha, sem o "Anmeldung" (registro na cidade), você não pode, entre outras coisas, abrir conta em banco!

Acho salutar uma medida semelhante no Brasil: poderia ajudar na organização dos centros urbanos!
A idéia é ótima mesmo, mas acho que só funcionária melhor nas cidades mais estruturadas. O brasil é famoso por sua burocracia, imagina a lentidão que poderia ser pra dar baixa numa cidade sem a minima condição de estrutura?
Old September 7th, 2007, 04:36 AM   #7
motense
Ilha do amor

motense's Avatar

Likes (Received): 334

a camara municipal de São Luis tá só esperando sai os dados oficiais pra entrar com ação judicial

Lula e seu bando devem está rindo a toa pq com a diminuição do numero de hab nas cidades a liberação do fundo de participação dos municipios tb é reduzido... ai se tem uma "sobra" que ninquem sabe pra onde vai.

O IBGE não aceita que são luis tenha mais de 1 milhao de hab nem a pau, até o presidente da instituição veio a são luis tentar se explicar.
o que todo mundo ve é que há outros interesses nisso já que quando uma cidade passa da casa de 1 milhao recebe automaticamente 20 milhoes mensais a mais no fundo de participação.

alias 90% das cidades maranhenses diminuiram de populaçao

não há pq dizer que há uma diferença entre censo e pespectiva, até pq a pespectiva se pauta em criterios como número de nascimentos e etc.
o problema está no metodo utilizado pelo IBGE, que apesar da tecnologia nova utilizada, não vem sendo eficaz.

é ridiculo alguem querer fazer com que se aceita tal diminuição nas cidades brasileiras quando se ve o contrario no dia a dia

eita bando de pilantra.
Old September 7th, 2007, 05:43 AM   #8
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Likes (Received): 116

A população de Feira de Santana deve ser bem jovem pq a cidade,que tem 530 mil habitantes(creio eu),tem menos eleitores que Niterói e São João de Meriti,com 470 mil e 450 mil habitantes respectivamente.
para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Carlos Drummond de Andrade
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2007, 04:48 PM   #9
Maldonado
Registered User

Maldonado's Avatar

Likes (Received): 352

Ás vezes não é nem isso. Cidades como Feira de Santana tem muito imigrante que não muda o título de lugar ou que demoram anos pra fazer isso. Sempre aconteceu muito isso por aqui em Uberlândia também, que tem mais da metade da população vinda de fora. Nas últimas duas eleições o TRE fez campanhas pras pessoas transferirem o título pra cidade, o que fez crescer muito o número de eleitores.
Old September 7th, 2007, 08:35 PM   #10
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Likes (Received): 116

Mas a distorção é bem grande.Uma cidade com mais de 530 mil habitantes ter tantos eleitores a menos em cidades com populações consideravelmente menores.Talvez isso deva-se ao fato de S.J. de Meriti e Niterói terem tido taxas irrisíveis de expansão populacional nos últimos anos.
para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Carlos Drummond de Andrade
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old September 8th, 2007, 05:26 AM   #11
jpaulo_001
BANNED

Likes (Received): 0

O melhor exemplo de cidade que encolhe é o de Detroit nos US, que encolheu pela crise automotiva.
jpaulo_001 no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2007, 06:22 PM   #12
cmmatos
Registered User

Quote:
Originally Posted by Maldonado View Post
Ás vezes não é nem isso. Cidades como Feira de Santana tem muito imigrante que não muda o título de lugar ou que demoram anos pra fazer isso. Sempre aconteceu muito isso por aqui em Uberlândia também, que tem mais da metade da população vinda de fora. Nas últimas duas eleições o TRE fez campanhas pras pessoas transferirem o título pra cidade, o que fez crescer muito o número de eleitores.
Maldonado, tanto vc quanto o Feranado fizeram considerações interessantes. Veja bem, FSA realmente tem uma pupulação jovem bastante grande. Entretanto, a imigração sempre foi alta no município. Feira, na verdade surgiu do encontro de boiadeiros de fora que pela região passavam e paravam para pernoitar e dar água para os animais, já que a região é bastante rica em aguadas, lagoas, minações e nascentes.
Quando eu fiz meu primário e ginásio, cerca de 80 por cento dos alunos eram de fora e vinha para FSA estudar, outras pessoas vem em busca de trabalho. A cidade, com seu grande potencial econômico, atrai muita gente de outros lugares em busca de melhores dias e muitos destes realmente não transferem o título.

Nos últimos anos a cidade teve um aumento demografico muito grande. Em 1970 ela só tinha 130 mil hab e era menor que Campina Grande Bb que na mesma ocasião tinha 170 mil hab. Pela última informação divulgada pelo Ibge são mais de 535 mil hab (2006).

Até os últimos dados FSA era a 15ª maior cidade do interior do Brasil.

Valeu!

Last edited by cmmatos; September 9th, 2007 at 06:33 PM.
cmmatos no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2007, 02:34 PM   #13
cesar bertolino
BANNED

faz algum tempo que coloquei um tema aqui no forum perguntando: você confia no IBGE ?gente é claro que existe manipulação sobre estes dados , mesmo que os RESULTADOS ainda não estejam concluídos em sua totalidade , HÁ SIM interesses políticos entre outros ....... muita gente que trabalhou como recensenador em algum censo do IBGE acha o trabalho fantástico ! claro que sim !!!! não são estas pessoas que desenvolvem a base de estudos , as metodologias , para as pesquisas, até na faculdade já se fala sobre a idéia de que há sim erros neste repartimento do governo federal que tem sim falhas graves em sua maneira de agir , se analizarmos os últimos resultados muitas cidades diminuíram de tamanho (população) sim !!verdade ou interesse político ??será que é a estagnação da população brasileira sozinha que tem contribuído para isto ou existe imcopetência mesmo por parte do IBGE????
Old September 10th, 2007, 04:37 PM   #14
cmmatos
Registered User

Quote:
Originally Posted by cesar bertolino View Post
faz algum tempo que coloquei um tema aqui no forum perguntando: você confia no IBGE ?gente é claro que existe manipulação sobre estes dados , mesmo que os RESULTADOS ainda não estejam concluídos em sua totalidade , HÁ SIM interesses políticos entre outros ....... muita gente que trabalhou como recensenador em algum censo do IBGE acha o trabalho fantástico ! claro que sim !!!! não são estas pessoas que desenvolvem a base de estudos , as metodologias , para as pesquisas, até na faculdade já se fala sobre a idéia de que há sim erros neste repartimento do governo federal que tem sim falhas graves em sua maneira de agir , se analizarmos os últimos resultados muitas cidades diminuíram de tamanho (população) sim !!verdade ou interesse político ??será que é a estagnação da população brasileira sozinha que tem contribuído para isto ou existe imcopetência mesmo por parte do IBGE????
cesar, não nos esqueçamos que as atualizações que o Ibge faz anualmente são realizada usando coeficientes obtidos no ultimo censo. Portanto, se num longo período houver uma mudança na linha de desenvolvimento populacional da cidade tanto para cima como para baixo, haverá distorção e quando for realizado um novo censo isso será constatado. Sei que realmente ocorrem erros. Entretanto, eles não ocorrem em um só lugar. Termina ficando uma coisa pela outra. Recordo-me que no último censo, eu ouvi o comentário que várias pessoas não foram entrevistadas em Feira de Santana-Ba. Isso saiu até em jornal local. Portanto, se prejudica, com certeza não é só a este ou aquele município.

Valeu. Um abrç!
cmmatos no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2007, 05:45 PM   #15
cesar bertolino
BANNED

Quote:
Originally Posted by cmmatos View Post
cesar, não nos esqueçamos que as atualizações que o Ibge faz anualmente são realizada usando coeficientes obtidos no ultimo censo. Portanto, se num longo período houver uma mudança na linha de desenvolvimento populacional da cidade tanto para cima como para baixo, haverá distorção e quando for realizado um novo censo isso será constatado. Sei que realmente ocorrem erros. Entretanto, eles não ocorrem em um só lugar. Termina ficando uma coisa pela outra. Recordo-me que no último censo, eu ouvi o comentário que várias pessoas não foram entrevistadas em Feira de Santana-Ba. Isso saiu até em jornal local. Portanto, se prejudica, com certeza não é só a este ou aquele município.

Valeu. Um abrç!
concordo com você ,mas temos que levar em consideração que isto não é apenas estimativas e sim o censo oficial do IBGE , mas isto afeta realmente todo o país ,e que tem política no meio isso tem !! abraços
Old September 11th, 2007, 03:49 PM   #16
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 948

Quote:
Originally Posted by jpaulo_001 View Post
O melhor exemplo de cidade que encolhe é o de Detroit nos US, que encolheu pela crise automotiva.
No começo do ano vi uma série de fotos de Detroit, mostrando partes da cidade totalmente fantasmas, com edifícios imensos totalmente abandonados e já caindo aos pedaços por falta de manutenção.
caco no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules