|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#21 |
|
Civilização entre rios.
Likes (Received): 14
|
Maiores economias do Triângulo
Ituiutaba representa, de acordo com os dados mais atuais do IBGE (2004), a 6ª economia do Triângulo.
De acordo com tais dados, 3 cidades da região têm Pib superior a 1 bi. Patos e Araguari estão com "um pé" no clube. Cidade................................PIB (x1000 R$ - IBGE 2004) 1 - Uberlândia......................7.904.609 2 - Uberaba.........................3.981.918 3 - Araxá............................1.102.390 4 - Patos de Minas..................988.154 5 - Araguari...........................942.066 6 - Ituiutaba..........................832.654 7 - Araporã............................709.558 8 - Fronteira...........................627.701 9 - Patrocínio..........................610.765 Interessante lembrar que Araporã e Fronteira, cidades com populações menores que 10 mil habitantes, representam respectivamente a sétima e oitava economias do Triângulo. Isso se deve à presença, nessas cidades, de gigantescas usinas de álcool, bem com usinas hidrelétricas e clubes náuticos. Araporã tem extrativismo mineral e Fronteira recebeu uma fábrica de baterias para automóveis, sem contar as indústrias menores. Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatist...2004/tab01.pdf Bônus: Foto da hidrelétrica de Marimbondo, em Fronteira:http://www.panoramio.com/photo/528757
"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso." ( Joseph Joubert ) Last edited by Triangulense; September 12th, 2007 at 12:43 AM. |
|
|
|
|
|
#22 | |
|
Civilização entre rios.
|
Quote:
Depois a emissora foi comprada pelo senador Wellinton Salgado, que a transferiu para Uberlândia e passou a denomina-la TV Vitoriosa. Não é isso?
|
|
|
|
#23 |
|
Banzo
Likes (Received): 90
|
Eu ja falei em outro thread,gostei da cidade.
O que atrapalha eh o calor que faz por essas bandas. |
|
|
|
|
|
#24 |
|
Registered User
Likes (Received): 7
|
Savio, é isso mesmo. Mas a emissora continua sendo em Ituiutaba, bem como o canal 7 da Rede Globo, extinta TV Pontal, com sede em Ituiutaba que transmite sinal da Globo para Uberaba.
Quanto ao PIB, esses números são de 2004, quando ainda não existiam inúmeros investimentos em Ituiutaba. No primeiro semestre de 2007, respectivamente, Uerlândia, Araxá e Ituiutaba foram as cidades que mais geraram empregos no Triângulo. Patos também se destaca, mas não tenho os números. Essa informação obtive em um jornal de Uberaba. |
|
|
|
|
|
#25 | |
|
Civilização entre rios.
|
Quote:
Tem certeza que a sede da emissora hoje não está em Uberlândia? No Centro aqui de Udi, perto da Praça Clarimundo Carneiro, tem um prédio da TV Vitoriosa, com muitos veículos da emissora estacionados lá. Sempre pensei que a sede da emissora fosse naquele local.
|
|
|
|
#26 |
|
Aglomerado Urbano Caipira
Likes (Received): 105
|
Legal a cidade!!! Ruas limpas!
Já ouvi falar algo a respeito da "Grande UAI!" no Triãngulo Mineiro! Seria um área geográfica compostas pelas cidades de Uberlândia, Araguari e Ituiutaba... Existe mesmo essa "Grande UAI"? |
|
|
|
|
|
#27 | |||||
|
Registered User
Likes (Received): 22
|
Mto bom rever a cidade depois de tanto tempo; pelas fotos do centro q foram postadas, me pareceu q continua a mesma coisa; como ja disseram, apertado e bastante movimentado. Fico feliz em saber q terminaram a construcao do predio q tem um mini shopping, aquela obra ficou parada por mto tempo; gostei tb de saber q a cidade tem se prosperado!
Quote:
Quote:
Ja Araguari mesmo estando tao proxima a Udi, nao esta estagnada, apesar q desconheco qq maior desenvolvimento nos ultimos anos na cidade. Quote:
Vc esta se referindo a dados nao oficiais, pois dados oficiais sao os lancados pelo IBGE e vc se refere a dados de empresas locais e mesmo assim, populacao flutuante nao conta mesmo na contagem da populacao; Ituiutaba nao eh a unica cidade q recebe populacao flutuante, se formos considerar a populacao flutuante de Patos de Minas q eh a principal cidade de toda uma regiao, os numeros seriam bem maiores q os 16k de Ituiutaba, digo o mesmo pra Araguari! Quote:
Quote:
. Dizer q nao existe superioridade de Patos sobre Ituiutaba eh demais, ou entao vc nao conhece Patos de Minas!!! A cidade eh considerada uma 'mini capital' na regiao dela, a economia da cidade eh forte, mto forte; a infra-estrutura de Patos de Minas eh de dar inveja a mtas cidades bem maiores q ela em qq Estado brasileiro, enormes e modernas avenidas, excelentes hospitais; atracao de estudantes universitarios de toda a regiao, um shopping center de bom tamanho pra uma cidade de 130k, a FENAMILHO eh mto maior q a EXPOPEC (mas a EXPOPEC eh mto boa... ); um comercio mto amplo e mto forte; nao vou nem citar o movimento e a qtdade de lojas na Major Gote e as ruas do centro sao beeem mais amplas!!! E mais, vc ja reparou como a cidade cresceu desde o entrocamento do posto Patao ate o inicio da cidade??? Sao cerca de 5km de crescimento, margeando ate a entrada da cidade com uma avenida de 4 pistas de rolamento; alguns bairros se expandiram alem das margens da pista! Olha; sou fan, das cidades do Triangulo Mineiro, todas elas e Ituiutaba tenho um carinho especial; mas comparar Patos de Minas com Ituiutaba nao eh certo; as diferencas sao gdes e nitidas.....pra quem conhece as duas cidades!
|
|
|
|
#28 |
|
Banzo
|
Concordo integralmente com o Bruno,e gostaria de convidar-te Xitao a fazer um passeio de carro,bicicleta ou a pe por Patos de Minas e ver dados referentes a consumo,renda,saude,educaçao.Qto aos dados do IBGE,sao preliminares ainda.
|
|
|
|
|
|
#29 |
|
Teresina is cool!
Likes (Received): 0
|
Estive em Ituiutaba há cerca de 10 anos para uma festa de casamento. Nesta época eu morava em SP capital e a cidade mudou tanto que não lembro de exatamente nada! Procurei a igreja que parece ser a única coisa de que tenho vaga lembrança e não está em nenhuma foto. Vc poderia postar uma foto do adro da igreja? Imagino que aquela tenha sido a igreja matriz. Lembro também que havia muitas casas bonitas, inclusive a casa da minha amiga.
|
|
|
|
|
|
#30 | |
|
Civilização entre rios.
|
Quote:
Eu nasci aqui e nunca ouvi essa referência.
|
|
|
|
#31 | |
|
Civilização entre rios.
|
Quote:
|
|
|
|
#32 |
|
BANNED
|
A programação da TV Vitoriosa é toda de Uberlândia, todos os programas locais, apenas o Bate Bola que é feito em Ituiutaba no sabado.
|
|
|
|
|
|
#33 |
|
Banzo
|
|
|
|
|
|
|
#34 |
|
Banzo
|
Savio,vc conhece Patos pessoalmente?
Pelo visto vc eh do Triangulo tbm... |
|
|
|
|
|
#35 | |
|
Civilização entre rios.
|
Quote:
![]() Tem várias pessoas do Triângulo aqui. Fazendo uma lista dos que me lembro atualmente, temos: Maldonado - UDI Bruno-NJ - UDI Lucasluzmg - UDI Sbarbosa - UDI saviodepaulasouza - UDI (de segunda a sexta); Campina Verde (nos finais de semana) Olimac - UDI (já participou bastante mas faz tempo que não posta nada) EFGoyaz (esse aparece raramente) - Araguari Angola (raro aparecer também) - URA Brunoad - URA XitaoItuiutaba - Ituiutaba banzo - Patos de Minas
|
|
|
|
#36 | |
|
antiVittaria antiGranito
|
Gostei do dinamismo econômico da cidade, mas prá ser honesto achei esses calçadões bem feios, com uma poluição visual estrondosa. A casa da penúltima foto e as áreas mais residenciais, ao contrário, já parecem bem melhores.
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#37 |
|
Civilização entre rios.
|
Eu acho que Ituiutaba já tinha esse mesmo skyline há 20 anos atrás. De lá pra cá pouca coisa mudou. Essa é a razão dos prédios visivelmente defasados.Essa cidade (e maioria das cidades do Pontal) permaneceu fortemente estagnada nas duas últimas décadas, fruto principalmente dos seguintes fatores: 1 - Decadência do plantio do arroz, que já foi o principal produto agrícola das cercanias. 2 - "Dinastia" de grupos políticos pouco atuantes em termos de canalização de investimentos! 3 - Conformismo da população. Quantas vezes já vi ituiutabano dizer: "Mais desenvolvimento pra que?... Ituiutaba já é muito desenvolvida e está ótima do jeito que está!" Afff... ![]() Mas é fato que nos últimos anos Ituiutaba e cercanias estão vendo a luz no fim do túnel, e descobrindo uma nova vocação, agora como produtora de etanol... Vamos ver no que vai dar. E claro, é muito bom ver que parte das velhas oligarquias políticas retrógradas do Pontal estão se "aposentando", dando lugar a novas lideranças com mentalidade um mínimo mais desenvolvimentistas. Mesmo com a estagnação, Ituiutaba tem hoje o 3º melhor IDH do Triângulo, 15º melhor de Minas e 254º do país. Fico imaginando qual o posicionamento da cidade na época do período áureo do arroz, quando transpirava progresso. Meu pai morava em Ituiutaba nessa época, ele tinha uma oficina de parte elétrica de veículos. Ele me conta que dinheiro na cidade fluia que nem água... foi a época da vida dele em que mais ganhou dinheiro. IDH (MG) 1 - Poços de Caldas (MG)...0,841 2 - Belo Horizonte (MG)...0,839 3 - São Lourenço (MG)...0,839 4 - Uberaba (MG)...0,834 5 - Divinópolis (MG)...0,831 6 - Timóteo (MG)...0,831 7 - Uberlândia (MG)...0,830 8 - Alfenas (MG)...0,829 9 - Juiz de Fora (MG)...0,828 10 - Pouso Alegre (MG)...0,826 11 - Varginha (MG)...0,824 12 - Itaúna (MG)...0,823 13 - Nova Lima (MG)...0,821 14 - Lavras (MG)...0,819 15 - Ituiutaba (MG)...0,818
"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso." ( Joseph Joubert ) Last edited by Triangulense; September 18th, 2007 at 12:28 AM. |
|
|
|
|
|
#38 | |
|
eu mess
Likes (Received): 40
|
Sbarbosa = nascido e formado em Udi, criado em Ura, estabelecido em BSB ahhehaha
Quote:
|
|
|
|
#39 |
|
Registered User
Likes (Received): 7
|
Bom, pessoal, fiquei uns dias sem entrar. Bom, gostei de ver que o debate acerca da região rendeu.
Bom, muita gente falou coisa baseada em dados e outros baseadas em "bairrismos" sim, por Patos e Araguari. Bruno, TV VITORIOSA É SIM DE ITUIUTABA, independentemente de se fazer programas em Uberlândia ou não. Existe a CONCESSÃO da TV em Ituiutaba. Isso não muda. A emissora é lá e pronto, gostem os uberlandenses ou não. Já "AS" Usinas, o CEFET, ampliação do Frigorífico Bertin, UFU, etc... não são projetos. • A UFU já fez o vestibular e contratou os professores, parece que as aulas começaram. É fato. Investimento FEDERAL. • O Frigorífico Bertin ampliou e, hoje, emprega 2.000 pessoas. É fato. • Saiu em notícias em todo estado: O CEFET começa a ser construído em fevereiro e em agosto começam as aulas. Investimento federal do PAC. Isso é fato. • A usina Santa Elisa tá implantando DUAS e não UMA usina em Ituiutaba, com investimento total de U$ 600,000. Ela já emprega 700 pessoas no plantio e 300 estão fazendo curso em Sertãozinho-SP para área administrativa. Ou seja, mesmo antes da colheita, moagem e produção ela já emprega 1.000 pessoas. No mais, o curso SUCROALCOOLEIRO começou pela FEIT. Isso é fato. • Dois condomínios horizontais estão sendo implantados na cidade: Residencial DRUMONDD (pra quem conhece a cidade fica no "Capão da Lagoa" e o Residencial BURITIS, saída para a Germinal, com vendas pela Laila Imóveis e Transa. Outro conjunto de casas com mais de 450 casas foi lançado. Jardim Europa. Quem se interessar, tem uma faixa enorme na fachada da CEF com financiamento 100%. Três edifícios estão começando. Olha os endereços: Rua 24, no centro, Rua 16 esq. com a 9, Av 17 esq. com 18. O da 16 é da Conprel. Os outro me parecem que são de uma construtora de Uberaba. Isso é fato, não projetos. • A Prefeitura abriu licitação para construção da nova praça Getúlio Vargas. Isso também é fato. • Quando eu disse que Ituiutaba foi uma das 3 cidades que mais geraram empregos nos últimos 6 meses, inclusive mais que Uberaba, isso é fato no jornais até de Uberaba. Essa é uma matéria do Jornal do Pontal do dia 29/05/2007: Terça-feira, 29/5/2007 21:04:00 Construção civil registra 150% de aumento no pedido de alvarás em Ituiutaba A construção civil é considerada o termômetro da economia. Quando há aquecimento no setor, outros acabam pegando carona. Em Ituiutaba, só nos primeiros QUATRO MESES deste ano, o número de pedidos alvarás de construção aumentou 150% em relação ao mesmo período de 2006. Dilson Pereira é dono de uma loja de materiais de construção. De março para abril, registrou crescimento de 10% nas vendas e, para este mês, espera mais lucros. E o otimismo do empresário tem fundamento. Só nos quatro primeiros meses deste ano foram construídas cerca de 400 CASAS em Ituiutaba, quase TRÊS por dia. Número bem acima que o do ano passado. De acordo com a Secretaria de Planejamento, a vinda de uma Universidade Federal e de usinas de álcool e açúcar para a região impulsionou o mercado imobiliário. Quem trabalha com prestação de serviço, como o pedreiro Wellington Amâncio, comemora o bom momento. Agora, me desculpem, concordo com o fato da população de Patos ser maior, mas comparar eu posso SIM. O PIB é muito próximo (deveria ser bem maior em Patos talvez, não é?). Vamos esperar o novo levantamento. Last edited by Xitao de Ituiutaba; September 18th, 2007 at 03:41 AM. |
|
|
|
|
|
#40 |
|
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
|
muito legal essa cidade...
aqui tem é muita casa que não tem calçada...agora imgina terreno baldio!! Valeu |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| ituiutaba, minas gerais |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|