daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools Display Modes
Old September 18th, 2007, 04:57 AM   #41
Xitao de Ituiutaba
Registered User

Xitao de Ituiutaba's Avatar

Likes (Received): 7

Olha, só pra constar, Ituiutaba é, segundo a revista Gazeta Mercantil a cidade de número 86 melhor pra se investir no Brasil. É um ranking anual que ela faz. Segue um pequeno POST dos centro de Ituiutaba, Patos e Araguari. Não consegui boas fotos na net, mas dá pra ter uma boa noção, pois as fotos estão bem semelhantes às cidades hoje. Comparem.

Centro de Araguari

Centro de Patos de Minas

Centro de Ituiutaba
Xitao de Ituiutaba no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 18th, 2007, 05:08 AM   #42
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 99

Quote:
Originally Posted by Xitao de Ituiutaba View Post
Olha, só pra constar...
Centro de Ituiutaba
Essa foto de Ituiutaba lembra vagamente a cidade de Rio Claro, no Interior de SP.
Nessa comparação das 03 cidades acima, Ituiutaba tem um visual mais bonito que as outras duas cidades.
ulilopes no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2007, 05:09 AM   #43
lucasluzmg
Registered User

lucasluzmg's Avatar

Likes (Received): 46

Quote:
Bom, pessoal, fiquei uns dias sem entrar. Bom, gostei de ver que o debate acerca da região rendeu.
Bom, muita gente falou coisa baseada em dados e outros baseadas em "bairrismos" sim, por Patos e Araguari.
Bruno, TV VITORIOSA É SIM DE ITUIUTABA, independentemente de se fazer programas em Uberlândia ou não. Existe a CONCESSÃO da TV em Ituiutaba. Isso não muda. A emissora é lá e pronto, gostem os uberlandenses ou não.
Já "AS" Usinas, o CEFET, ampliação do Frigorífico Bertin, UFU, etc... não são projetos.
• A UFU já fez o vestibular e contratou os professores, parece que as aulas começaram. É fato. Investimento FEDERAL.
• O Frigorífico Bertin ampliou e, hoje, emprega 2.000 pessoas. É fato.
• Saiu em notícias em todo estado: O CEFET começa a ser construído em fevereiro e em agosto começam as aulas. Investimento federal do PAC. Isso é fato.
• A usina Santa Elisa tá implantando DUAS e não UMA usina em Ituiutaba, com investimento total de U$ 600,000. Ela já emprega 700 pessoas no plantio e 300 estão fazendo curso em Sertãozinho-SP para área administrativa. Ou seja, mesmo antes da colheita, moagem e produção ela já emprega 1.000 pessoas. No mais, o curso SUCROALCOOLEIRO começou pela FEIT. Isso é fato.
• Dois condomínios horizontais estão sendo implantados na cidade: Residencial DRUMONDD (pra quem conhece a cidade fica no "Capão da Lagoa" e o Residencial BURITIS, saída para a Germinal, com vendas pela Laila Imóveis e Transa. Outro conjunto de casas com mais de 450 casas foi lançado. Jardim Europa. Quem se interessar, tem uma faixa enorme na fachada da CEF com financiamento 100%. Três edifícios estão começando. Olha os endereços: Rua 24, no centro, Rua 16 esq. com a 9, Av 17 esq. com 18. O da 16 é da Conprel. Os outro me parecem que são de uma construtora de Uberaba. Isso é fato, não projetos.
• A Prefeitura abriu licitação para construção da nova praça Getúlio Vargas. Isso também é fato.
• Quando eu disse que Ituiutaba foi uma das 3 cidades que mais geraram empregos nos últimos 6 meses, inclusive mais que Uberaba, isso é fato no jornais até de Uberaba.

Essa é uma matéria do Jornal do Pontal do dia 29/05/2007:
Terça-feira, 29/5/2007 21:04:00
Construção civil registra 150% de aumento no pedido de alvarás em Ituiutaba

A construção civil é considerada o termômetro da economia. Quando há aquecimento no setor, outros acabam pegando carona. Em Ituiutaba, só nos primeiros QUATRO MESES deste ano, o número de pedidos alvarás de construção aumentou 150% em relação ao mesmo período de 2006.
Dilson Pereira é dono de uma loja de materiais de construção. De março para abril, registrou crescimento de 10% nas vendas e, para este mês, espera mais lucros. E o otimismo do empresário tem fundamento. Só nos quatro primeiros meses deste ano foram construídas cerca de 400 CASAS em Ituiutaba, quase TRÊS por dia. Número bem acima que o do ano passado.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, a vinda de uma Universidade Federal e de usinas de álcool e açúcar para a região impulsionou o mercado imobiliário. Quem trabalha com prestação de serviço, como o pedreiro Wellington Amâncio, comemora o bom momento.

Agora, me desculpem, concordo com o fato da população de Patos ser maior, mas comparar eu posso SIM. O PIB é muito próximo (deveria ser bem maior em Patos talvez, não é?). Vamos esperar o novo levantamento.
Putz, Xitão, a imobiliaria chama TRANSA Imoveis? haihaaihaihaa
lucasluzmg no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2007, 05:11 AM   #44
lucasluzmg
Registered User

lucasluzmg's Avatar

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post
Essa foto de Ituiutaba lembra vagamente a cidade de Rio Claro, no Interior de SP.
Nessa comparação das 03 cidades acima, Ituiutaba tem um visual mais bonito que as outras duas cidades.
Se nao me engano, Ituiutaba é planejada assim como Nova Ponte, tambem no TM.
Old September 18th, 2007, 05:20 AM   #45
Xitao de Ituiutaba
Registered User

Xitao de Ituiutaba's Avatar

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by lucasluzmg View Post
Putz, Xitão, a imobiliaria chama TRANSA Imoveis? haihaaihaihaa
rsrs...
É antiga. Na época acho que não tinha muito essa duplicidade de sentido... rsrs... povo maldoso... rs
Xitao de Ituiutaba no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2007, 05:32 AM   #46
damiao
Crítico de arte suína.

damiao's Avatar

Likes (Received): 5

em geral os predios nao são uma maravilha, parecem bem antigos, mas formam um skyline bem legal!!
damiao no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2007, 02:11 PM   #47
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Likes (Received): 234

Conheço bem essa região e na qualidade de ex-residente tenho algumas considerações:

1) ITUIUTABA X ARAGUARI - A meu ver, Araguari (terra de minha mãe) e muito embora bonita e bem-cuidada, é dependente de Uberlândia e quase que uma extensão desta, seu crescimento sempre estará ligado ao de Uberlândia e região. Já Ituitutaba é uma cidade independente, com vida e cultura própria e maiores chances de ir adiante e se desenvolver de modo autônomo.

2) ITUIUTABA X PATOS DE MINAS - Não há discussão sobre o tema, Patos de Minas é hoje um exemplo de qualidade de vida na região e provavelmente será um pólo de crescimento no nível de Uberaba em pouco tempo. Patos é indiscutivelmente superior a Ituiutaba economicamente falando, uma visita às duas cidades é suficiente para atestar isso.

OBS: ARAXÁ, PATOS, SÃO GOTARDO E REGIÃO NÃO É TRIÂNGULO MINEIRO E SIM ALTO PARANAÍBA, A DIFERENÇA DE RELEVO, CULTURAL E MESMO DE SOTAQUE É GRANDE...
Lucianors no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2007, 03:07 PM   #48
Triangulense
Civilização entre rios.

Triangulense's Avatar

Likes (Received): 14

Quote:
Originally Posted by Lucianors View Post
Conheço bem essa região e na qualidade de ex-residente tenho algumas considerações:

1) ITUIUTABA X ARAGUARI - A meu ver, Araguari (terra de minha mãe) e muito embora bonita e bem-cuidada, é dependente de Uberlândia e quase que uma extensão desta, seu crescimento sempre estará ligado ao de Uberlândia e região. Já Ituitutaba é uma cidade independente, com vida e cultura própria e maiores chances de ir adiante e se desenvolver de modo autônomo.

2) ITUIUTABA X PATOS DE MINAS - Não há discussão sobre o tema, Patos de Minas é hoje um exemplo de qualidade de vida na região e provavelmente será um pólo de crescimento no nível de Uberaba em pouco tempo. Patos é indiscutivelmente superior a Ituiutaba economicamente falando, uma visita às duas cidades é suficiente para atestar isso.

OBS: ARAXÁ, PATOS, SÃO GOTARDO E REGIÃO NÃO É TRIÂNGULO MINEIRO E SIM ALTO PARANAÍBA, A DIFERENÇA DE RELEVO, CULTURAL E MESMO DE SOTAQUE É GRANDE...
Diferença cultural??
Mas é verdade que em Patos de Minas e em Araxá as pessoas não puxam o R (R caipira) como mais para o oeste. Porém, na maior parte do Alto Paranaíba, especialmente nas cidades mais próximas a Uberlândia e Uberaba, não há diferença nenhuma de sotaque. Eu tenho vários amigos de Monte Carmelo e de Carmo do Paranaíba e não vejo qualquer diferença de sotaque neles. Normalmente, quando falamos em Triângulo Mineiro, é fazendo referencia à mesorregião (macrorregião do Triângulo Mineiro + macrorregião do Alto Paranaíba), já que o nível de integraçao entre as cidades é tão grande que tudo é considerado uma coisa só.
Old September 19th, 2007, 04:23 AM   #49
Vargas
Registered User

Likes (Received): 21

Quote:
Olha, só pra constar, Ituiutaba é, segundo a revista Gazeta Mercantil a cidade de número 86 melhor pra se investir no Brasil. É um ranking anual que ela faz. Segue um pequeno POST dos centro de Ituiutaba, Patos e Araguari. Não consegui boas fotos na net, mas dá pra ter uma boa noção, pois as fotos estão bem semelhantes às cidades hoje. Comparem.

Centro de Araguari

Centro de Patos de Minas

Centro de Ituiutaba
O skyline de Ituiutaba eh interessante, talvez seja sim o 3o melhor do Triangulo; mas essa densidade da cidade se formou nos tempos em q o municipio ia de 'vento em popa' com o cultivo do arroz.....isso nao chegou nos anos 90, tanto q o unico predio 'alto' e novo na cidade eh aquele amarelo q tem um mini shopping, desconheco outro maior q 7 andares recem construido na cidade!

Ai vai um foto melhor e mais recente do centro de Patos de Minas.....

Pra mim (quem conheco mto bem Patos de Minas e Ituiutaba), nao tenho a menor duvida de q Patos eh a 3a cidade do Triangulo em desenvolvimento geral.

Quote:

Entre Ituiutaba e Araguari....gosto disparado mais de Ituiutaba; uma cidade com mto mais opcoes no comercio, mais e melhores (bem melhores) universidades, vida noturna mto mais agitada, mto....mas mto mais arborizada e com melhores avenidas (infra-estrutura em geral)! Araguari eh uma filial de Uberlandia ...

Entre Ituiutaba e Patos, concordo plenamente com vc Luciano....menos qdo vc disse q sera um polo de crescimento ao nivel de Uberaba........essa esta 'anos luz' a frente de Patos!

A parte q esta em negrito ta completamente sem nocao!!!! Conheco o Alto Paranaiba melhor q Udi, Patos ou Ituiutaba; cresci em Sao Gotardo (meus pais e minha avo ainda vivem la) e conheco mto bem Carmo do Paranaiba, Ibia, Rio Paranaiba, Lagoa Formosa etc.. e nao existe diferenca entre a regiao nem no relevo, cultura e mto menos no sotaque; nao existe diferenca absolutamente nenhuma, eh ate mesmo dificil de se perceber qdo se esta no Alto Paranaiba ou no Triangulo; a unica regiao menos plana do Alto Paranaiba fica na divisao de aguas do rio Sao Francisco e rio Paranaiba (entre os municipios de Rio Paranaiba e Carmo do Paranaiba)...o resto eh planicie e planalto!

Brasil: >> Serra da Canastra >> Alto Paranaiba >> São Gotardo, Minas >> Goiânia >> Ouro Preto e Mariana
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Old September 19th, 2007, 03:17 PM   #50
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Likes (Received): 40

o Alto Paranaíba é uma região de planejamento do Estado de Minas Gerais, assim como o Triângulo Mineiro.

Já no IBGE, não existe essa divisão. Existe a mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que coincide, aproximadamente, com os limites das 2 regiões de planejamento.

De fato, não existe razão para esta oposição entre Triângulo/ Alto Paranaíba, tendo em vista que o processo de ocupação foi único, e, com uma ou outra exceção, seus municípios fazem parte da mesma rede urbana.

Li em algum lugar, não me lembro onde, na época que fazia minha monografia na graduação, que a divisão da região em 2 foi uma das formas de partir a região e enfrquecer o movimento emancipacionista.

O sotaque é bem uniforme, com o cantado típico que entoa as falas dos triangulinos, com uma variação nítida: mais a oeste se utiliza o R retroflexado e mais a leste, predomina o uso do R aspirado. O que não impede que no "Carmo", no extremo leste se utilize o R retroflexo mais comum a oeste, assim como em Sacramento ou Nova Ponte, que, pela divisão em regiões de planejamento de MG, estão no Alto Paranaíba. POr outro lado, a oeste, é comum ter gente que alterne entre os 2 r's.

Isto pode ser explicado pelo processo de ocupação da região. Ocupou-se a partir do leste, da diáspora dos mineiros após a decadência paulatina da economia mineradora e do esgotamento das terras no centro de Minas.
O Triângulo (incluindo A.P.) foi ocupado nesse processo. Posteriormente, a chegada de ferrovias a partir de São Paulo e estradas de terra pra Goiás e Mato Grosso, manteve-se maior contato com estas regiões e bem menor com o restante de Minas, o que explica a diferenciação do sotaque, tendendo mais para a variante paulista. Localidades mais integradas com as ferrovias paulistas ou sob maior dependência delas, seus habitantes tenderam a usar mais o r retroflexo; já em localidades que se mantiveram mais isoladas ou mantiveram maior contato com Minas, prevaleceu o r aspirado.

Quanto ao relevo há sim uma certa diferença, mas que não é rígida quanto a divisão proposta pelo governo de Minas. Embora a leste o relevo tenda a ser mais amorreado e a oeste mais plano, as chapadas e chapadões estão presentes em toda a região, assim como tem também relevos mais ondulados.

Quote:
Originally Posted by Bruno-NJ View Post
O skyline de Ituiutaba eh interessante, talvez seja sim o 3o melhor do Triangulo; mas essa densidade da cidade se formou nos tempos em q o municipio ia de 'vento em popa' com o cultivo do arroz.....isso nao chegou nos anos 90, tanto q o unico predio 'alto' e novo na cidade eh aquele amarelo q tem um mini shopping, desconheco outro maior q 7 andares recem construido na cidade!

Ai vai um foto melhor e mais recente do centro de Patos de Minas.....

Pra mim (quem conheco mto bem Patos de Minas e Ituiutaba), nao tenho a menor duvida de q Patos eh a 3a cidade do Triangulo em desenvolvimento geral.

Entre Ituiutaba e Araguari....gosto disparado mais de Ituiutaba; uma cidade com mto mais opcoes no comercio, mais e melhores (bem melhores) universidades, vida noturna mto mais agitada, mto....mas mto mais arborizada e com melhores avenidas (infra-estrutura em geral)! Araguari eh uma filial de Uberlandia ...

Entre Ituiutaba e Patos, concordo plenamente com vc Luciano....menos qdo vc disse q sera um polo de crescimento ao nivel de Uberaba........essa esta 'anos luz' a frente de Patos!

A parte q esta em negrito ta completamente sem nocao!!!! Conheco o Alto Paranaiba melhor q Udi, Patos ou Ituiutaba; cresci em Sao Gotardo (meus pais e minha avo ainda vivem la) e conheco mto bem Carmo do Paranaiba, Ibia, Rio Paranaiba, Lagoa Formosa etc.. e nao existe diferenca entre a regiao nem no relevo, cultura e mto menos no sotaque; nao existe diferenca absolutamente nenhuma, eh ate mesmo dificil de se perceber qdo se esta no Alto Paranaiba ou no Triangulo; a unica regiao menos plana do Alto Paranaiba fica na divisao de aguas do rio Sao Francisco e rio Paranaiba (entre os municipios de Rio Paranaiba e Carmo do Paranaiba)...o resto eh planicie e planalto!
Old September 19th, 2007, 05:34 PM   #51
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Não concordo, toda minha família é de Coromandel-MG, morei em Uberlândia e sempre viajei muito pelo pontal (região de Ituiutaba). Quando se pega cidades como Patrocínio, Ibiá e Araxá e as compara com Canápolis, Iturama ou Frutal, por exemplo, a impressão que tenho é de estar em dois estados diferentes. Quanto ao sotaque, é muito diferente, em Coromandel tenho a sensação que o pessoal fala como em Belo Horzonte e no Prata, como em Uberlândia. Reitero, triângulo e alto paranaíba são regiões distintas, o contrário é como afirmar que a região central (BH) é igual ao centro-oeste (Divinópolis), que o sul de minas (Varginha) é idêntico à zona da mata (Ubá) ou que o norte (Montes Claros) é igual ao Jequitinhoha (Teófilo Otoni). Todas estas regiões, apesar de muito próximas, são completamente diferentes umas das outras.

Last edited by Lucianors; September 19th, 2007 at 05:45 PM.
Old September 19th, 2007, 06:04 PM   #52
Triangulense
Civilização entre rios.

Triangulense's Avatar

Quote:
Não concordo, toda minha família é de Coromandel-MG, morei em Uberlândia e sempre viajei muito pelo pontal (região de Ituiutaba). Quando se pega cidades como Patrocínio, Ibiá e Araxá e as compara com Canápolis, Iturama ou Frutal, por exemplo, a impressão que tenho é de estar em dois estados diferentes. Quanto ao sotaque, é muito diferente, em Coromandel tenho a sensação que o pessoal fala como em Belo Horzonte e no Prata, como em Uberlândia. Reitero, triângulo e alto paranaíba são regiões distintas, o contrário é como afirmar que a região central (BH) é igual ao centro-oeste (Divinópolis), que o sul de minas (Varginha) é idêntico à zona da mata (Ubá) ou que o norte (Montes Claros) é igual ao Jequitinhoha (Teófilo Otoni). Todas estas regiões, apesar de muito próximas, são completamente diferentes umas das outras.
Mas em Carmo do Paranaíba e Monte Carmelo, que são cidades do Alto Paranaíba, o pessoal fala igual em Uberlândia.
Old September 19th, 2007, 07:57 PM   #53
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Sim, e isso revela a falta de uniformidade entre as duas regiões, pois já em Abadia dos Dourados/Coromandel o sotaque é muito diferente, mais ao estilo de BH, com o "r" mais arrastado, e olha que de Monte Carmelo para o Coró deve ter uns 70 Km apenas. Quando se leva em conta topografia as diferenças se acentuam, fala que Araxá se parece com uma cidade do triângulo, não mesmo !!!
Old September 20th, 2007, 01:02 AM   #54
banzo
Banzo

banzo's Avatar

Likes (Received): 86

Patos se parece com o Triangulo na economia,Araxá nem isso,apesar do seu grande PIB,que faz a cidade se parecer mais com uma cidade do Sul de Minas (economia baseada em extracao mineral,turismo e industria de transformação).
Uma regiao tbm agricola por vocação eh o noroeste do Estado,principalmente as cidades de Unai e João Pinheiro,que conheço bem.
banzo no está en línea   Reply With Quote
Old September 20th, 2007, 01:27 AM   #55
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Pra quem não se lembra (acho difícil), o Penna (sim, ele ainda existe), andou copiando trechos do debate daqui e colocando na comunidade de Uberlãndia.

Mesmo longe do fórum, sem poder postar, ele não abandona aqui.

Criaaantsa!
Old September 20th, 2007, 01:30 AM   #56
sbarbosa
eu mess

sbarbosa's Avatar

Região associa-se a integração, interdependência, interrelação, não necessariamente a uniformidade e homogeneidade.

Quote:
Sim, e isso revela a falta de uniformidade entre as duas regiões, pois já em Abadia dos Dourados/Coromandel o sotaque é muito diferente, mais ao estilo de BH, com o "r" mais arrastado, e olha que de Monte Carmelo para o Coró deve ter uns 70 Km apenas. Quando se leva em conta topografia as diferenças se acentuam, fala que Araxá se parece com uma cidade do triângulo, não mesmo !!!
Old September 20th, 2007, 02:28 AM   #57
lucasluzmg
Registered User

lucasluzmg's Avatar

Cuidado com o Penna hein???? agora ele cola as msg e as coloca no orkut!
fim da picada...
Old September 20th, 2007, 06:36 PM   #58
banzo
Banzo

banzo's Avatar

Likes (Received): 86

Hahaha
Tenham paciencia...Um dia ele larga essa vida.
banzo no está en línea   Reply With Quote
Old September 20th, 2007, 07:15 PM   #59
Triangulense
Civilização entre rios.

Triangulense's Avatar

Mas a questão é...
Não se pode dizer categoricamente que o Alto Paranaíba é diferente do Triângulo.
A região apenas tem ALGUMAS cidades diferentes do Triângulo e só.

O Alto Paranaíba é zona de transição entre Triângulo e Minas, certo?
Old September 20th, 2007, 07:21 PM   #60
Triangulense
Civilização entre rios.

Triangulense's Avatar

Quote:
Originally Posted by banzo View Post
Patos se parece com o Triangulo na economia,Araxá nem isso,apesar do seu grande PIB,que faz a cidade se parecer mais com uma cidade do Sul de Minas (economia baseada em extracao mineral,turismo e industria de transformação).
Uma regiao tbm agricola por vocação eh o noroeste do Estado,principalmente as cidades de Unai e João Pinheiro,que conheço bem.
Araxá não pode se parecer com cidade do Sul do Estado porque faltam as montanhas.
E creio que Araxá seja uma das poucas cidades da mesorregião cuja base econômica seja a mineração/turismo.

Reply

Tags
ituiutaba, minas gerais

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules