|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#61 |
|
eu mess
Likes (Received): 40
|
^pode até ser. Mas hoje o que se chama Alto Paranaíba é muito mais parecido e articulado com o Triângulo que com o restante do Estado. Ainda, como disse, foram ocupadas num mesmo momento histórico, o mesmo processo, são a mesma região. A diferenciação entre algumas cidades da região se deram em função de uma maior ligação com São Paulo ou o isolamento. Independente de estar mais a oeste - Triângulo strictu sensu - ou mais a leste - Triângulo latu sensu. Nova Ponte, Carmo do Paranaíba, Monte Carmelo, Sacramento, Serra do Salitre estão no Alto Paranaíba (pela divisão oficial), mas lá usa-se o r retroflexo típico das áreas mais a oeste. Em Uberlândia e Uberaba, a oeste, tem muita gente que usa o r aspirado, mais comum a leste. R acha até quem alterne, sem perceber, as 2 formas. Como explciar? Eu prefiro entender o Triângulo Como toda essa região. Sa serra da Canastra ao Pontal, do rio Grande ao Paranaíba.
|
|
|
#62 |
|
Na metrópole mineira
Likes (Received): 250
|
O problema é que o alto paranaíba e os municípios citado por vcs (Monte Carmelo etc), localizam-se em áreas muito próximas ao triângulo, o que faz com seja normal uma maior aproximação com o mesmo. Agora, na maior parte do Alto Paranaíba, regiões como a de Patos, Araxá, São Gotardo, não vejo muita semelhança não. Araxá poderia muito bem ser uma cidade do sul de Minas, como foi aqui comentado, São Gotardo lembra muito o Centro-Oeste do estado. Quem já pegou a estrada que liga Coromandel a Patrocínio, entrecortada por lavouras de café e morros ou quem já viajou de Araxá a Ibiá não pode falar que há semelhança com o triângulo. Tenho amigos em Araxá que inclusive citam e teimam em dizer que têm mais contato com BH do que Uberlândia. Pra mim triângulo e Alto Paranaiba são completamente distintos, mas respeito qualquer opinião contrária, lógico. Um prima minha de Uberlândia diz algo interessante e pra mim conclusivo: que quando passa Perdizes, rumo a BH, ou Monte Carmelo, rumo a Patos, tem a sensação de estar finalmente entrando em Minas Gerais.
|
|
|
|
|
|
#63 |
|
Civilização entre rios.
Likes (Received): 14
|
Então fica assim....
A porção do Alto Paranaíba mais a oeste se parece com Uberlândia/Uberaba, e a porção mais a leste se parece mais com Belo Horizonte na questão do sotaque. Pode ser? Na questão do relevo, o Alto Paranaíba (seja no leste, seja no oeste) se parece muito mais com o Triângulo do que com qualquer outro lugar do Estado. Na economia, mais uma vez o Alto Paranaíba não tem diferença com o Triângulo, pois em ambos o carro chefe na maioria das cidades é o agro-negócio. Araxá, que sobrevive da mineração/turismo, é uma exceção. Ps: Araxá de forma alguma poderia se parecer com cidade do Sul de Minas, pois não tem nada que a faça parecer com tal. Nem o sotaque nem o relevo são parecidos.
"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso." ( Joseph Joubert ) Last edited by Triangulense; September 21st, 2007 at 03:53 PM. |
|
|
|
|
|
#64 |
|
Na metrópole mineira
|
Olha Sávio, respeito muitíssimo sua opinião, mas falar que o relevo do alto paranaíba é mais parecido com o do triângulo revela um certo desconhecimento "in loco". Sugiro que conheça ou revisite essas regiões que citei, todas elas, a diferença é visível meu caro. Eu mesmo conheço sua Campina Verde, já passei vários carnavais lá (nos bons tempos), não tem nada a ver com o Alto Paranaíba, o que acho estranho é que a diferença salta aos olhos, não é algo imperceptível, de Patrocínio/Araxá a leste é só montanha e é a maior porção do Alto Paranaíba. Quanto a Araxá não se parecer com o sul de minas, sugiro que visite Pouso Alegre e Poços de Caldas, daí me fale. Um grande abraço.
|
|
|
|
|
|
#65 |
|
Registered User
Likes (Received): 53
|
Putz, respeito a opniao de todos, mas pra mim...Patos esta completamente pro Triangulo (Patos - Uberlandia) assim como Araxá ta pra Divinopolis e Uberaba...nao tem nada de Sul de Minas ae e muito menos acho que ninguem (tirando regiao de Divinopolis e casos extremos) utilize "serviços" e influencias da regiao central do Estado...alias, é só ver a é so ver a divisao da Rede Integraçao , e se, realmente tivesse TANTA diferença cultural, fisica ou sei la qual outro quesito, a ponto de nao esta contida na funçao, nao seria divida de tal maneira...
www.megaminas.com |
|
|
|
|
|
#66 |
|
Na metrópole mineira
|
E como explicar que Divinópolis é abrangida pela Rede Integração, de Uberlândia, embora não tenha contato algum com o triângulo e ligação muito forte com BH ??? (em Divinópolis o pessoal sequer sabe pra que lado é Uberlândia!!!)
Last edited by Lucianors; September 21st, 2007 at 05:03 PM. |
|
|
|
|
|
#67 | |
|
Civilização entre rios.
Likes (Received): 14
|
Quote:
Em Pouso Alegre e Poços de Caldas, estive nessas cidades em 1996, a caminho de Santa Rita do Sapucaí para prestar vestibular para engenharia eletrônica no Inatel. Poderíamos discutir exaustivamente nossas impressões particulares sobre as localidades em questão. Mas como uma imagem fala mais que mil palavras, vou deixar os threads dos locais em questão para qualquer um tirar suas próprias conclusões. Poços de Caldas http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=202074 Araxá http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=334933 Patos de Minas http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=435478 Por falar em Pouso Alegre, tá aí uma cidade que merecia um thread por aqui. Quanto á Araxá ter uma suposta maior ligação com BH do que com Uberaba/Uberlândia no que diz respeito a comércio/serviços, isso só é verdade se o pessoal de Araxá gostar mesmo de gastar gasolina. Distâncias em Km: Araxá - Uberaba 108Km Araxá - Uberlândia 176 Km Araxá - BH 375 Km Fonte: http://www.araxa.mg.gov.br/aspectos.asp
|
|
|
|
#68 |
|
Registered User
|
haiahaiha tava vendo as fotos do Grande Hotel em Araxa e tem um "dito popular" que fala que o Newtao (Newton Cardoso) quando foi governador, mandou pegar "emprestado" um daqueles lustres majestosos do Hotel...
Ate hj, nada do lustre. |
|
|
|
|
|
#69 |
|
Na metrópole mineira
|
Valeu Sávio, bonitas as fotos. Acho correta sua posição, cada um de nós tem um pensamento e me parece que este thread está se tornando uma vitrine para impressões pessoais, eu com a minha você com a sua, convictos em nossa certeza, mas sem chegar a consenso algum. É como eu tentar te covencer que o Cruzeiro é o melhor time do Brasil (o que é verdade...brincadeira), vai de encontro a convicções pessoais e não tenho direito de impor nada a ninguém.
Last edited by Lucianors; September 21st, 2007 at 06:36 PM. |
|
|
|
|
|
#70 |
|
Banzo
Likes (Received): 93
|
Esse dito minha mae jura de pes juntos q eh verdadeiro.Assim como ha o boato de q ele deu um queijo pra cada deputado que n aprovasse a emancipacao do Triangulo,em 1988.
|
|
|
|
|
|
#71 | |
|
Varginha/UDI/BH
Likes (Received): 2
|
Gostei muito dos comentários.. concordo com uns e outros...
Achei muito legal saber que vai ter UFU em Ituiutaba.... me formei lá... e não sabia que estavam construindo um campus por lá!! Agora quanto a este comentário.. que parece ninguem sabe do que se trata...é o seguinte: Quote:
Isso aí é uma brincadeira megalomaníaca de Uberlândia... na verdade o UAI é Uberaba, Araguari e Ituiutaba. E a comparação é com o ABC de São Paulo. Uberlândia sendo em Minas não tem ABC... tem UAI.... cidades que orbitam em torno de Uberlândia.
|
|
|
|
#72 |
|
Registered User
|
![]() haiahaiahiaha essa é boa, e nunca tinha ouvido ps. CUIDADO COM O PENNA HEIN? SE ELE FICA SABENDO DESSA...ESTAMOS FERRADOS! |
|
|
|
|
|
#73 |
|
eu mess
Likes (Received): 40
|
Já que não chegamos a consenso, cada um fique com a sua opiniao e pronto, ahheha
|
|
|
#74 |
|
BANNED
Likes (Received): 0
|
sempre tem que ter um trouxa pra encher o saco!
|
|
|
|
|
|
#75 |
|
Registered User
Likes (Received): 22
|
Q isso cara; depois de 3 meses vc ressuscita o thread pra dizer isso???Reli TODOS os posts desse thread pra ver se seu comentario fazia alguma logica (mesmo q fizesse, vc nao tem o direito de 'falar' assim) e nao encontrei nada q fizesse sentido ao seu comentario!
|
|
|
#76 |
|
Urbano
|
nossa
deviam fazer aquilo das calçadas aqui tb hahahahhaa pelo menos n fica aquela tranqueira, mato, e calçadas horríveis |
|
|
|
|
|
#77 |
|
Urbano
|
mas gostei, muito linda!
|
|
|
|
|
|
#78 |
|
BANNED
|
Cidade boa e desenvolvida. Parabéns pelo Thread!
|
|
|
|
|
|
#79 |
|
Registered User
Likes (Received): 7
|
Ouvi dizer que estão planejando um grande shopping pra Ituiutaba. Alguém tem mais notícias?
|
|
|
|
|
|
#80 |
|
Registered User
|
Shopping em ITBA!? Grande não pode ser..... deve ser alguma coisinha agradável; mas não grande!
|
![]() |
| Tags |
| ituiutaba, minas gerais |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|