daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old September 14th, 2007, 09:20 PM   #1
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 939

Campinas | Cambuí | Requinte, sofisticação e diversificação no Interior

Caros colegas: cumprindo a uma promessa que fiz há alguns dias a alguns foristas, aqui estão as fotos do Cambuí, o bairro verticalizado mais chique de Campinas (que certa vez recebeu até uma referência do lendário Borini, comparando-o a Lourdes - não é o caso ). Colado ao Centro, o Cambuí oferece praticamente todos os serviços estéticos, médicos, gastronômicos e culturais de qualquer bairro de alto padrão no Brasil. Certamente é uma vitrine do loosho de Campinas . Só não fotografei carros de luxo porque não estava com a máquina pronta quando vi um Porsche conversível , Mas não dá nada!
Esse bairro é muito grande, por isso, as fotos que estão aqui não mostram nem metade do bairro, priorizei a região verticalizada do Cambuí. É muita coisa, por isso vai aqui apenas um extrato das melhores fotos. Mesmo sendo um bairro rico, ele tem uma fiação aérea muito feia, e até mesmo umas casinhas bem simples - como os bairros grandes em geral, que costumam ter de tudo ! Quero também me desculpar pelo céu estourado em algumas fotos, mas às vezes o melhor ângulo era aquele mesmo, eu não tinha opção. Bom, sem mais delongas, vamos às fotos do bairro!

Dados do Cambuí:

Área: 1,91km²
Comprimento (máx.): 1966m
Largura (máx.): 1378m
População: 24.895 hab. (pelo Censo de 2000)
Latitude: 22°53'37" S
Longitude: 47°03'10" O
Altimetria: de 650m (córrego da Av. Orozimbo Maia) a 691m (Av. Júlio de Mesquita, próx. Moraes Salles)
Faixas de CEP: 13024-000 a 13025-357

01-Mapa do Bairro

Vamos começar pelo Centro de Convivência, o complexo com um teatro interno (para 500 pessoas), semi-subterrâneo e o Teatro de Arena (aproximadamente 2000 pessoas), mais uma galeria de exposições, projetado pelo arquiteto Fábio Penteado e concluído em 1975, localizado na Praça Imprensa Fluminense:

02-Entrada do Teatro.

03-Visão lateral da entrada

04-Teatro de Arena

05-Rua São Pedro

06-Rua Conceição

07-Início da Avenida Júlio de Mesquita

08-Rua Conceição

09-Rua Conceição (ao fundo é possível ver a Catedral de N.S. da conceição)

10-Rua Antônio Cezarino

11-Rua General Osório, indo para o Centro. O prédio verde é o Acapulco, típico representante da arquitetura modernista, concluído por volta de 1959

12-Ubatuba e Ilhabela, velhos representantes dos espaçosos apartamentos dos anos 70

13-Outro lado da Praça Imprensa Fluminense

14-Jardim na Rua Antônio Cezarino

15-Avenida Benjamin Constant, indo para o Centro

16-Movimento na Rua Coronel Quirino

17-Reparem na nova fiação (na parte de cima) que a CPFL está fazendo. Continua feia, mas toma menos espaço...

18-Avenida Júlio de Mesquita

19-Agitação no City Bar, muito bons os bolinhos de bacalhau

20-Também na Avenida Júlio de Mesquita, mas lá em baixo

21-Prédios grandes!

22-Rua Guilherme da Silva

23-Rua Severo Penteado, hotel Tryp Meliá

24-Síntese do Cambuí: prédios residênciais e casas transformadas em comércio

25-Rua Coronel Quirino

26-Rua General Osório

27-Mais comércios

28-Rua General Osório x Rua Maria Monteiro

29-Acho que esses dois são os prédios mais loosho em Campinas: o St. Peter (esq.) e o San Francisco (dir.). São esteticamente lindos e caríssimos.

30-Rua Maria Monteiro

31-Rua Coronel Quirino

32-Rua Joaquim Novaes

33-Mais prédios

34-tranqüilidade...

35-Prédios da Cel. Quirino

36-Rua Barreto Leme

37-Rua coronel Quirino

38-A bela Figueira do Cambuí!

39-Hotel Vitória, já na Norte-Sul

40-Hannover Tower, espelhadinho na Norte-Sul

41-Avenida Carlos Stevenson, rumo à Nova Campinas

42-Rua José Pires Neto

43-Mais um prédio diferente

44-Rua General Osório

45-comércios

46-Travessa Álvares de Azevedo

47-Rua coronel Quirino, próxima ao Bosque

48-Rua São Pedro

49-Rua Pedro de Magalhães

50-Largo Santa Cruz, um dos três campinhos que deram origem à cidade

51-Rua Olavo Bilac

52-Rua Santa Cruz

53-Uma bela casa!

54-Belos prédios

55-Prédios na Rua Coronel Siva Telles

56-densidade na arborização e na verticalização na maior parte do bairro

57-Rua Santos Dumont

58-Igreja de Nossa Senhora das Dores

59-Rua Maria Monteiro, em frente à igreja

60-Clube Regatas

61-Imediações do clube

62-Na parte mais distante do bairro, predominam as casas, mas começam a pipocar prédios

63-idem, mas aqui eles já são mais antiguinhos...

64-Rua dos Alecrins, passando um ônibus da linha 382 (Cambuí - São Bernardo)

65-Comercialzinho estiloso

66-Praça

67-final da Rua Maria Monteiro

68-Residenciais bonitos. O da esquerda é um loosho: que eu saiba, está entre os pouquíssimos residenciais em Campinas com elevador panorâmico

69-mais tranqüilidade

70-Rua dos Bandeirantes, micro adaptado na linha 381 (Shopping Iguatemi - Shop. Parque D.Pedro)

71-Comércios

72-Um prédio diferente (é residencial)

É isto...comentem! Os comentários são o maior estímulo para eu continuar postando...

Last edited by Fabius_; July 18th, 2009 at 10:22 PM.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 14th, 2007, 09:53 PM   #2
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Likes (Received): 552

Ótimas as fotos.
Este bairro é muito bonito!

O engraçado é que quando conheci o Cambuí, no final da década de 80, ele "dava um banho" em qualquer bairro de BH.
Hoje ele fica na média dos daqui e para trás de alguns, como Lourdes e Belvedere.
Acho que nos últimos 20 anos o nível da construção em BH evoluiu acima da média das outras cidades.
Os mais velhos devem saber do que estou falando.
observador_bh no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2007, 09:59 PM   #3
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 2363

Muito legal seu thread! Eu nunca tinha visto tantas imagens de Campinas, bastante densa, hein? Gostei demais dos edifícios das fotos 29 e 40.

Parabéns, Fabius!!
רסיפה, ערש היהדות באמריקה
Mascate no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2007, 10:01 PM   #4
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 2

Adorei as casas do Cambui, principalmente nas fotos 24, 25, 45 e 53.

O prédio de tijolinhos da foto 33 é bastante interessante, mas acho que tem alguma coisa meio brega nele. De qualquer modo, é muito melhor do que os prédios medíocres usuais que a gente vê Brasil afora.

Quanto aos prédios, confesso que as 1ªs fotos me passaram uma imagem péssima ( ) A foto 10 é apavorante. Mas conforme fui vendo a seqüência a coisa foi melhorando, em especial na foto 29, 31, 35, 54 e 55.
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2007, 10:08 PM   #5
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1400

Adorei o lugar!

O St. Peter é excelente, mas o que eu mais gostei foi o Hannover Tower, com um design muito interessante. Gostaria de ver mais detalhes dele, se possível.

Parabéns pelo thread, as fotos estão ótimas!

FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2007, 10:09 PM   #6
cesar bertolino
BANNED

Likes (Received): 2

Fabius br este bairro do cambuí é um luxo mesmo! se depender de mim você tera bastante estímulo para postar , este bairro me lembra muito a chácara urbana aqui de jundiaí , estilo de comércio , prédios clínicas ....claro que o cambuí é muito maior , é só uma comparação .gostei muito das fotos, você mostra muito bem esta exelente cidade que é CAMPINAS PARABÉNS!!!!
cesar bertolino no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2007, 10:18 PM   #7
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Agradeço coletivamente aos parabéns! As fotos podiam ter ficado um pouquinho melhores, mas eu as tirei hoje mesmo, justamente para dar o tom de novidade! Obrigado pelas avaliações de todos!

Quote:
Originally Posted by Gmata View Post
Ótimas as fotos.
Este bairro é muito bonito!

O engraçado é que quando conheci o Cambuí, no final da década de 80, ele "dava um banho" em qualquer bairro de BH.
Hoje ele fica na média dos daqui e para trás de alguns, como Lourdes e Belvedere.
Acho que nos últimos 20 anos o nível da construção em BH evoluiu acima da média das outras cidades.
Os mais velhos devem saber do que estou falando.
Quer dizer que a BH de antigamente não era tão theresiana assim?
É mesmo, que bom que BH evoluiu tanto assim! Infelizmente, em Campinas, as coisas não têm melhorado muito na questão do urbanismo. Os predinhos mais novos do Cambuí são neos sem graça.

Quote:
Originally Posted by Alfenim View Post
Muito legal seu thread! Eu nunca tinha visto tantas imagens de Campinas, bastante densa, hein? Gostei demais dos edifícios das fotos 29 e 40.

Parabéns, Fabius!!
É Alfenim, é uma impressão normal pensar que Campinas - por ser interior - tem poucos prédios, mas na verdade já vivemos a verticalização antes de algumas capitais, ainda nos anos 60 e 70.

No St. Peter (29-E) eu já entrei, são uns 350m², gigantesco! Ele e boa parte dos prédios vizinhos são do início dos anos 90. A Hannover Tower é desta década já.

Quote:
Originally Posted by Menino de Sampa View Post
Adorei as casas do Cambui, principalmente nas fotos 24, 25, 45 e 53.

O prédio de tijolinhos da foto 33 é bastante interessante, mas acho que tem alguma coisa meio brega nele. De qualquer modo, é muito melhor do que os prédios medíocres usuais que a gente vê Brasil afora.

Quanto aos prédios, confesso que as 1ªs fotos me passaram uma imagem péssima ( ) A foto 10 é apavorante. Mas conforme fui vendo a seqüência a coisa foi melhorando, em especial na foto 29, 31, 35, 54 e 55.
Na verdade, havia muito mais casas no Cambuí, mas boa parte delas foi abaixo ou ficou desfigurada por causa dos comércios. Boa parte deles desfigura o imóvel: só os das fotos citadas foram conservados.
Esse prédio de tijolinhos fica meio escondido, é brega, talvez por ser laranja, mas pelo menos já transcendeu a condição de bloquinho!
A Antônio Cezarino (foto 10) é muito feia nesse trecho, os prédios se bloqueiam e não pegam sol, o comércio é meio fraco (muitas lojas fechadas), esse trecho é meio Cambuí, meio Centro - se você não sabe, Campinas não tem delimitações de bairros definidas por lei (PoA é um exemplo nisso), o que dificulta qualificações.

As fotos 29,31,35,54,55 são de regiões mais estabilizadas, comércio mais pujante, mais chiques, mais interessantes, no Cambuí propriamente dito.
Old September 14th, 2007, 10:21 PM   #8
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1478

belo trabalho cara...
o bairro me pareceu muito agradável...
Campinas é show de bola!
Muitas ruas de paralelepipedo!
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 14th, 2007, 10:32 PM   #9
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by FlicKlings View Post
Adorei o lugar!

O St. Peter é excelente, mas o que eu mais gostei foi o Hannover Tower, com um design muito interessante. Gostaria de ver mais detalhes dele, se possível.

Parabéns pelo thread, as fotos estão ótimas!

Pô, se eu soubesse que vocês iam gostar desse prédio, teria tirado umas fotos melhores dele. Ele é baixinho mas é estiloso!
Obrigado mesmo!

Quote:
Originally Posted by cesar bertolino View Post
Fabius br este bairro do cambuí é um luxo mesmo! se depender de mim você tera bastante estímulo para postar , este bairro me lembra muito a chácara urbana aqui de jundiaí , estilo de comércio , prédios clínicas ....claro que o cambuí é muito maior , é só uma comparação .gostei muito das fotos, você mostra muito bem esta exelente cidade que é CAMPINAS PARABÉNS!!!!
Ótimo, vou postar mais agora, dá para conciliar com as minhas obrigações na faculdade, é só tirar fotos de fim-de-semana e pouco a pouco ir mostrando Campinas aqui no SSC, cidade que nem tem aparecido muito até agora!

Se já tiver tirado foto desse bairro de Jundiaí e colocado aqui é só passar o link, será com muito gosto que vou ver! Jundiaí é uma cidade muito boa .

Quote:
Originally Posted by pevermelho View Post
belo trabalho cara...
o bairro me pareceu muito agradável...
Campinas é show de bola!
Muitas ruas de paralelepipedo!
As ruas de paralelepípedo são comuns ali porque o Cambuí surgiu ainda no século XIX (um dos primeiros bairros da cidade, ainda sob o nome de Cambuhysal), sua ocupação é muito antiga, nele há muitas histórias. O requinte veio depois...

O Cambuí, o Bosque e o Proença ainda têm ruas assim. Uma parte das ruas de paralelepípedo do Centro foi asfaltada, o que é horrendo, pois cria umas crateras depois, não há pavimentação que dê jeito.

Last edited by Fabius_; September 14th, 2007 at 10:38 PM.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2007, 11:19 PM   #10
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Likes (Received): 1

valeu1 belo thread...mais imagens de uma das melhores cidades do Brasil!! gostei dos predios da foto 68, chegam até a ser engraçados
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2007, 11:27 PM   #11
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1478

quando vi as ruas de paralelepípedos achei que se tratava de um bairro antigo. Achei bem legal o contraste entre o moderno e o rústico!
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 15th, 2007, 01:02 AM   #12
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by BrunoInteriorano View Post
valeu1 belo thread...mais imagens de uma das melhores cidades do Brasil!! gostei dos predios da foto 68, chegam até a ser engraçados
Porque eles são bem coloridos, né? Destoa bastante do estilo sóbrio, muito comum por estas bandas...

Quote:
Originally Posted by pevermelho View Post
quando vi as ruas de paralelepípedos achei que se tratava de um bairro antigo. Achei bem legal o contraste entre o moderno e o rústico!
Pra mim, isso era tão normal que eu nem reparava...mas agora que v. falou, estou reparando nesse contraste! É impressionante!
Old September 15th, 2007, 01:36 AM   #13
Observador_SJC
etc

Observador_SJC's Avatar

Likes (Received): 521

Confesso que no início pensei "Este bairro é muito melhor pessoalmente"
Mas as fotos do meio e as últimas mostraram bem o que é o Cambuí, parabéns!
Observador_SJC no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2007, 01:42 AM   #14
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Observador_SJC View Post
Confesso que no início pensei "Este bairro é muito melhor pessoalmente"
Mas as fotos do meio e as últimas mostraram bem o que é o Cambuí, parabéns!
Montar um thread leva 2 a 3 horas, no meu caso. Talvez a sua impressão não tenha sido tão boa justamente por eu ter começado pelo Centro de Convivência. É sempre complicado fazer uma escolha da melhor seqüência das fotos...
Mas fico feliz que tenha gostado!
Old September 15th, 2007, 01:51 AM   #15
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 29

O Cambuí não é o meu bairro preferido em Campinas, mas é lindo, sempre gostei muito das casas. Vi fotos do Largo Santa Cruz, meus familiares habitaram uma casa por muitos anos na Rua Santa Cruz, ela ainda existe, mas está acabadona. Meus outros parentes viviam á época na Rua Major Sólon. (avó, padrinho, bisavô)

Só não gostei dos ônibus! Onde estão as andorinhas?

Valeu Fabio, ficou espetacular!

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2007, 02:07 AM   #16
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
O Cambuí não é o meu bairro preferido em Campinas, mas é lindo, sempre gostei muito das casas. Vi fotos do Largo Santa Cruz, meus familiares habitaram uma casa por muitos anos na Rua Santa Cruz, ela ainda existe, mas está acabadona. Meus outros parentes viviam á época na Rua Major Sólon. (avó, padrinho, bisavô)

Só não gostei dos ônibus! Onde estão as andorinhas?

Valeu Fabio, ficou espetacular!

Que bom que v. gostou, Thiago, mas qual é o seu bairro favorito em Campinas? Fiquei curioso...quanto à região da Rua Santa Cruz, mais para baixo, há muitos terrenos baldios, é uma parte que ainda não foi ocupada como deveria.... A Major Sólon eu deixei de fora, mas ali também tem uns prédios interessantes...o Cambuí é cruel de retratar,sempre vai faltar alguma coisa...

Pô, modéstia à parte, acho essa uma das melhores pinturas de ônibus no Brasil. É mais criativa que a de São Paulo, na qual ela foi inspirada, embora só tenha 4 cores, 2 delas azuis.
Quanto ao ônibus, é um Caio Apache Vip Podium (quer dizer, tem portas do lado esquerdo também, mas não há previsão de instalação dos corredores à esquerda) MB OF-1722 2005. Ou seja, um caminhônibus mais bonitinho.
Na foto 64, v. vê a andorinha, ela é aquela figura grandona...
Old September 15th, 2007, 04:36 AM   #17
Andre_RP
Registered User

Andre_RP's Avatar

Likes (Received): 1055

Um thread à altura deste bairro que é um loosho!

O bucolismo em algumas partes, misturado ao modernismo e requinte, são um charme mesmo! Lembra bastante a região do Higienópolis/Boulevard daqui de Ribeirão.

O Cambuí muito bem mostrado pelo Fabius, como nunca havia visto antes no SSC!
Andre_RP no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2007, 05:06 AM   #18
Alexandre SP
Registered User

Likes (Received): 104

NOSSA, QUANTA SAUDADE DO CAMBUÍ. MINHAS FÉRIAS ESCOLARES DE JULHO ERAM SEMPRE EM CAMPINAS, NO CAMBUÍ. ISSO HÁ 30 ANOS. VALEU, MUITO OBRIGADO...
Alexandre SP no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2007, 12:58 PM   #19
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by ViajanteRP View Post
Um thread à altura deste bairro que é um loosho!

O bucolismo em algumas partes, misturado ao modernismo e requinte, são um charme mesmo! Lembra bastante a região do Higienópolis/Boulevard daqui de Ribeirão.

O Cambuí muito bem mostrado pelo Fabius, como nunca havia visto antes no SSC!
Valeu pela citação, Viajante!
Na verdade, como a maioria das fotos é de ontem, não pude ser muito seletivo, mas fiz o que pude para mostrar tudo o que era mais interessante...e ainda ficou muita coisa de fora!

Quote:
Originally Posted by Alexandre SP View Post
NOSSA, QUANTA SAUDADE DO CAMBUÍ. MINHAS FÉRIAS ESCOLARES DE JULHO ERAM SEMPRE EM CAMPINAS, NO CAMBUÍ. ISSO HÁ 30 ANOS. VALEU, MUITO OBRIGADO...
Disponha! Não vi muitas fotos do Cambuí há 30 anos. A maioria das que conheço é dos anos 50 pra trás (com casinhas humildes e os casarões da Júlio de Mesquita, o bonde...). Mas se conheço a lógica do desenvolvimento em CPS, o Cambuí ainda era predominantemente residencial e horizontal, com poucos prédios depois da Júlio de Mesquita...
Old September 15th, 2007, 01:08 PM   #20
JoPaM
BANNED

Likes (Received): 1

adorei o bairro
com uma otima urbanização
varias misturas arquitetonicas
verde,alguns predios bem interessantes
a maioria muito ruim,mas isso é normal
gostei muito
vle por mostrar
JoPaM no está en línea   Reply With Quote