daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools
Old September 23rd, 2007, 04:46 AM   #1
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 386

Com cara de interior - Bairro Santa Terezinha - Santo André/SP

Santo André - SP
Bairro Santa Terezinha

Para aqueles que não conhecem Santo andré ainda, eu recomendo ver os threads já criados por outros foristas:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=416537
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=450281
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=519226
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=250803

Para os que já conhecem e pensam que, por estar conurbada com São Paulo a cidade é totalmente urbana, aqui vou mostrar um lado mais interiorano de Santo André: o Bairro Santa Terezinha.

É um bairro com ares de cidade pequena, onde todo o comércio se concentra em apenas uma rua principal a Alameda Vieira de Carvalho.

Não há muitos prédios, eles estão mais nos bairros vizinhos

As ruas de dentro do bairro são pavimentadas ainda por paralelepipedos e todas começam a partir da Praça Rui Barbosa (centro do círculo no mapa) ou circundam-na.

O bairro possui infra estrutura completa para quase tudo. Você só precisa ir ao centro se quiser algo mais "chique", como por exemplo, ir ao cinema.

Há várias agencias de bancos, um posto de serviços da Prefeitura, hospitais próximos, supermercados, etc.

Há diversas linhas municipais com destino ao centro de Santo André ou outros bairros.
Há também muitas linhas intermunicipais, com destino à São Caetano e Zona Leste de São Paulo.
Fica Próximo à Estação Prefeito Saladino (linha D da CPTM) que tem um Terminal Urbano integrado.
Do outro lado da linha do trem, já no Bairro Campestre, fica o TERSA - Terminal Rodoviário Santo André, com ônibus intermunicipais e interestaduais.

Feitas as apresentações, vamos às fotos. Eu não lembro o nome das ruas agora, são todas bem parecidas, então pode ser meio repetitivo.

FOTOS:

1- Uma das muitas pracinhas logo na entrada do bairro, a partir da Av. dos Estados

2- Alameda Martins Fontes principal entrada para quem vem da Av. dos Estados.

3- Praça Rui Barbosa

4- idem

5- Alameda São Bernardo

6- Santuário de Santa Terezinha na praça Rui Barbosa

7- Alameda Vieira de Carvalho, principal rua do bairro

8- Um movimento que pode ser comparado às ruas do centro de Santo André

9- Mas é só andar um quarteirão para dentro...

10- E você percebe como o bairro é calmo

11-

12- Vocês podem perceber que há muitos carros nas ruas....

13- É porque as casas são antigas, são pequenas e muitas nem tem garagem. Como essas:

14- Outras não tem carro nenhum

15- Algumas casinhas

16-

17- Adoro essas casinhas coladas, cada uma de uma cor.

18- No fim da Al. Vieira de Carvalho, no cruzamento com a Av. Varsóvia

19- Um pouco mais à frente, prédio da antiga CTBC (Acho que funciona aí alguma filial da Telefonica)

20- E ao lado a entrada da Chácara (parque) Pignatari

21- Algumas fotos do parque

22-

23-

24- Nesse parque funciona a EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística

25- De frente

26- E de lado

27- A Avenida dos Estados (sentido São Caetano/São Paulo-centro)

28- Sentido Mauá/São Paulo-São Mateus

29- SESI "Theobaldo de Nigris" (conhecido como "Sesão", por ser o maior, com campos, piscinas e um teatro)fica do lado da Estação Prefeito Saladino

30- idem

31- Terminal urbano Prefeito Saladino

32- Mais de perto

33- Estação Ferroviária

34-

35- TERSA - Terminal Rodoviário Santo André (já no bairro Campestre)

É isso, espero que tenham gostado desse bairro simples, porém bonito da minha cidade. Não é o bairro que moro, mas tenho muitos amigos que moram aí e não trocariam por nada.

Comments please

Last edited by lipe_andreense; September 26th, 2007 at 05:07 AM.
lipe_andreense no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 23rd, 2007, 06:03 PM   #2
F3rNaNd0
Registered User

F3rNaNd0's Avatar

Likes (Received): 1

Adorei o bairro e principalmente o parque. Vlw por postar e parabéns pelo thread.
F3rNaNd0 no está en línea   Reply With Quote
Old September 23rd, 2007, 06:13 PM   #3
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 948

Uma graça de bairro...
Adoro esse clima pacato em meio à agitação, assim como o planejamento com ruas saindo de uma praça circular central.
Parabéns pelo thread!
Old September 23rd, 2007, 06:23 PM   #4
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Quote:
Originally Posted by F3rNaNd0 View Post
Adorei o bairro e principalmente o parque. Vlw por postar e parabéns pelo thread.
obrigado, ainda não tinha conhecido esse parque, é mesmo bem agradável

Quote:
Originally Posted by Fabius_BR View Post
Uma graça de bairro...
Adoro esse clima pacato em meio à agitação, assim como o planejamento com ruas saindo de uma praça circular central.
Parabéns pelo thread!
o planejamento do bairro é mesmo muito bom. obrigado pelo comentário
Old September 23rd, 2007, 10:41 PM   #5
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 891

Parece Interior mesmo: praças limpas e sem indigentes, poucas pichações, etc...
Até o terminal rodoviário da Vila Campestre lembra rodoviárias de cidades do Interior... rsss
ulilopes no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2007, 07:22 PM   #6
Dott
cives totius mundi

Dott's Avatar

Likes (Received): 3

muito bom ! muito agradável o local e cara de interior mesmo !
E o que aconteceu com a CTBC ? tenho alguns cartões telefônicos com esta a sigla !!!
Dott no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2007, 01:46 AM   #7
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Quote:
Originally Posted by Dott View Post
muito bom ! muito agradável o local e cara de interior mesmo !
obrigado pelo comentário

Quote:
E o que aconteceu com a CTBC ? tenho alguns cartões telefônicos com esta a sigla !!!
foi comprada pela Telefonica, durante a privatização dos serviços de telefonia. Até pouco tempo, o prédio central, no centro de Santo André, ainda tinha um enorme logo da CTBC na lateral.
Old September 25th, 2007, 04:26 AM   #8
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 29

Como é bom ver o ABC no SSC!

Gosto do Santa Terezinha, ele, assim como alguns outros bairros, guarda uma particularidade de Santo André, as ruas calçadas com essas placas de concreto que não são nem lajotas, nem paralelepípedos, eu nunca vi isso em outro lugar que não fosse Santo André.

A Chácara Pignatari é um lugar muito bonito, a família teve vários empreendimentos na cidade, inclusive a fábrica dos famosos CAP4 - Paulistinha, um dos aviões mais populares já fabricados.

Valeu Felipe, muito boas as fotos!

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2007, 04:28 AM   #9
TêAgá

TêAgá's Avatar

Ah, e que saudades da CTBC, tínhamos até a nossa própria Companhia Telefônica!

Lembro bem do letreiro na sede, em Santo André, dos orelhões (amarelos com ficha, e prateados com cartão) e do tradicional disquinho telefônico nas laterais.

As primeiras contas da Telefonica, vinham com um Companhia Telefônica da Borda do Campo embaixo.

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
Old September 25th, 2007, 04:37 AM   #10
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 795

Adorei o tópico Felipe e as fotos saíram muito boas.

Achei esse bairro bem parecido com alguns aqui de Mogi das Cruzes, com suas casinhas geminadas e que ainda preservam o pavimento de paralelepípedo.

Achei bonite também esse terminal rodoviário de Santo André.

Só achei uma pena o piso da calçada da Alameda São Bernardo estar tão mal cuidado (foto ), pois essas plastilhas dão uns aspecto muito bom.

Na foto 19 é possível ver que infelizmente Santo André sofre com o problema do excesso de fiação aérea.

Nessa mesma foto, é bom constatar que eles mantiveram a inscrição na fachada da extinta CTBC, assim como um prédio aqui em Mogi, que ainda sustenta o nome da companhia bem como aquele símbolo do antigo "teclado" redondo dos aparelhos telefônicos.
caco no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2007, 04:40 AM   #11
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Ah, e que saudades da CTBC, tínhamos até a nossa própria Companhia Telefônica!

Lembro bem do letreiro na sede, em Santo André, dos orelhões (amarelos com ficha, e prateados com cartão) e do tradicional disquinho telefônico nas laterais.

As primeiras contas da Telefonica, vinham com um Companhia Telefônica da Borda do Campo embaixo.
A CTBC operava aqui em Mogi das Cruzes também.

Aqui perto de casa acho que ainda há um orelhão da CTBC (acho que esqueceram de trocar). Se eu lembrar vou lá tirar uma foto dele.
Old September 25th, 2007, 04:40 AM   #12
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

obrigado !
em algumas ruas ainda há calçamento de paralelepipedo mesmo, em outras é essa lajota/placa, que é muito melhor, principalmente para se passar de carro ou bike.
algumas ruas internas já têm asfalto mas essas aí são mais charmosas.
Old September 25th, 2007, 04:52 AM   #13
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Quote:
Originally Posted by cacobianchi View Post
Adorei o tópico Felipe e as fotos saíram muito boas.

Achei esse bairro bem parecido com alguns aqui de Mogi das Cruzes, com suas casinhas geminadas e que ainda preservam o pavimento de paralelepípedo.

Achei bonite também esse terminal rodoviário de Santo André.

Só achei uma pena o piso da calçada da Alameda São Bernardo estar tão mal cuidado (foto ), pois essas plastilhas dão uns aspecto muito bom.
esse calçamento ja tem um tempinho, e infelizmente não é muito bem cuidado pela prefeitura.

Quote:
Na foto 19 é possível ver que infelizmente Santo André sofre com o problema do excesso de fiação aérea.

Nessa mesma foto, é bom constatar que eles mantiveram a inscrição na fachada da extinta CTBC, assim como um prédio aqui em Mogi, que ainda sustenta o nome da companhia bem como aquele símbolo do antigo "teclado" redondo dos aparelhos telefônicos.
Quote:

Aqui perto de casa acho que ainda há um orelhão da CTBC (acho que esqueceram de trocar). Se eu lembrar vou lá tirar uma foto dele.
Não lembro muito da CTBC, não é da minha época. Mas sei que meu avô pagou uma fortuna pela linha que eu tenho hoje, e foi um dos primeiros a ter telefone aqui no bairro.

e obrigado pelo comentário!
Old September 25th, 2007, 05:00 AM   #14
TêAgá

TêAgá's Avatar

Quote:

Lá no sítio em que eu costumo acampar, ainda tem um, novinho, e da última fase da CTBC!

Old September 25th, 2007, 05:01 AM   #15
TêAgá

TêAgá's Avatar

Quote:
Também acho uma baita sacanagem!

Old September 26th, 2007, 04:32 AM   #16
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

na verdade, há outras pracinhas e ruas fechadas, que estão em péssimo estado, assim como essa.
acho q o serviço foi mal executado nessa alameda, porque não há movimento significativo que explique o estado em que ela se encontra.
Old September 26th, 2007, 04:55 AM   #17
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Lá no sítio em que eu costumo acampar, ainda tem um, novinho, e da última fase da CTBC!
Fui hoje verificar o orelhão da CTBC que eu havia citado acima e, para a nossa decepção, constatei que ele já havia sido trocado pelo da Telefônica.
Old September 26th, 2007, 05:18 AM   #18
ncjrsa
I bet you got me wrong...

ncjrsa's Avatar

Likes (Received): 105

Ah que legal ver Santa Terezinha no SSC!!

Acho tão curioso o fato de que quem mora do lado Oeste da cidade raramente se comunica com o Leste! Quando criança lembro perfeitamente que toda ida ao lado Leste era como uma "viagem", eu ficava ansioso....era tudo tão diferente pra mim....os bairros, as linhas de ônibus....era uma ansiedade comparável à de uma criança na véspera de ir ao Playcenter! Juro que até hoje não entendo o porque disso!

Se eu não me engano, é em Santa Terezinha que há uma vila muito pequenina, praticamente idêntica a Vila Mansueto na Vila Assunção. Se não for lá é muito próxima, talvez no Pq. das Nações.

Quanto a CTBC....nossa! lembro que compramos nossa linha pelo Plano de Expansão! Antes disso tinhamos tel alugado!
ncjrsa no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2007, 05:47 AM   #19
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Likes (Received): 1

o thread está ótimo mas... a maioria das fotos estão longe de ter cara deinterior
gostei muito desse lugar!!
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2008, 09:25 PM   #20
marcioddf
Livre terra querida...

marcioddf's Avatar

Likes (Received): 0

Talking

Parabéns pelo thread... as fotos estão ótimas... Não me canso de procurar fotos de Santo André aqui no SCC...Abraços.
marcioddf no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules