|
|
| daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one |
|
|
|
|
#1 |
|
Jockey Club Campineiro
|
Campinas | Nova Campinas | Um bairro-jardim horizontalizado e original
Hoje finalmente resolvi mostrar mais um bairro campineiro: a Nova Campinas.
Este bairro é mais um dos bairros-jardim espalhados pelo Brasil, baseados no conceito de garden city: "com muitas árvores, um traçado urbano de amplas avenidas, que privilegia praças, onde os imóveis têm recuo significativo e sem edifícios.". Assim como os Jardins Europa e América, em São Paulo, a Nova Campinas é completamente arborizada, cheia de casas de alto padrão, com a diferença de ter uns poucos palacetes e ter sido loteado na década de 1940. Ele fica na região leste de Campinas, vizinho ao Cambuí. O bairro também é surpreendente: na sua região leste, mais distante do Centro: há casas de classe média, bem mais simples que os casarões predominantes no bairro. O bairro está em processo de tombamento, mas este foi paralisado em 2005, para ser reavaliado. Isto infelizmente atrapalha muito a vida dos moradores, que nada podem fazer em seus imóveis sem a autorização do Condepacc. Existem numerosas discussões, sobretudo se o bairro deve continuar com o limite de 10m de altura (ou três pavimentos) ou se deve ser permitida a verticalização. Tirem vocês as suas conclusões. Fui tirar essas fotos de manhãzinha achando que ia encontrar um bairro decadente ou estagnado, mas na verdade, ele continua vivo, ainda que com muitos imóveis à venda e um guarda em cada esquina (bairros abertos deste nível infelizmente sofrem com a violência). Para quem gosta de asfalto liso, boa parte das ruas do bairro estão em excelente estado para o padrão brasileiro de asfaltamento. Eu me diverti muito, espero que vocês também se divirtam! Comentem! ![]() Um novo thread sobre outro bairro também muito agradável, também com fotos tiradas hoje, será colocado quando eu completar o meu 3000º post. Aguardem! ![]() Dados da Nova Campinas: Área: 1,02km² Comprimento (máx.): 1106m Largura (máx.): 1198m População: 5.341 hab. (pelo Censo de 2000) Latitude: 22°54'08" S Longitude: 47°02'30" O Altimetria: de 655m (Via Norte Sul) a 715m (Av. Moraes Salles próx. Ventura Mall) Faixas de CEP: 13092-100 a 13092-195 Mapa da Nova Campinas ![]() 01-Para chegarmos à Nova Campinas, vou começar com uma foto de outro thread - Av. Carlos Stevenson, ainda no Cambuí ![]() 02-Nascer do dia no início do bairro ![]() 03-Praça na Avenida Carlos Stevenson ![]() 04-R. Antonio A. Camargo ![]() 05-Skyline do Cambuí ![]() 06-Skyline da região do Bosque dos Jequitibás ![]() 07-Igreja de Santa Rita de Cássia ![]() Acho que é bom ir mostrando as casas e as ruas do bairro! ![]() 08-Que tal uma casa com pórtico? ![]() 09-R. Dr. José Ferreira de Camargo ![]() 10-Belo estilo ![]() 11-Há várias casas neste bairro querendo ser inglesas! ![]() ![]() 12-As calçadas geralmente são bem-cuidadas ![]() 13-As árvores... ![]() 14-Rua típica do bairro ![]() 15- ![]() 16- 17-Casarão de esquina ![]() 18-Muros verdes são sempre lindos! ![]() 19-Arborização! ![]() 20-Outra casa interessante! ![]() 21-Um palacete! ![]() ![]() 22-Casa interessante ![]() 23-Calçada tomada pelas plantas! ![]() 24-Avenida Jesuíno Marcondes Machado ![]() 25-Asfalto impecável! ![]() ![]() 26-Mais uma! ![]() 27-Deve ter sido uma das primeiras casas do bairro! ![]() ![]() 28-Os comércios estão ocupando o lugar das residências nas avenidas do bairro ![]() Voltemos às casas... ![]() 29-Modernosa ![]() 30-Bem antiga ![]() 31-Estilosa... ![]() 32-Adoro esse estilo! ![]() 33-Legal a casa, mas esse tipo de telhado era comum em casas dos anos 80. Mas acumula pombos... ![]() ![]() 34-Mais uma rua do bairro ![]() 35-Tijolinhos e pedras! ![]() 36-Telhado chapeuzinho ![]() 37-Neocolonial, hoje é escritório de advocacia ![]() 38-Av. Dr. Hermas Braga ![]() 39-Modernidade... ![]() 40-Ao fundo, a Avenida Moraes Salles e uma torre d'água da SANASA ![]() 41-Avenida Moraes Salles, caminho para Sousas, SJC, Atibaia, BH, RJ... ![]() 42-Ventura Mall, o ponto mais alto do bairro ![]() 43-Início da Avenida Jesuíno Marcondes Machado ![]() 44-Grande declive da Avenida Moraes Salles, com o comércio do bairro, skyline ao fundo... ![]() 45-Casa estilosa ![]() Aqui a parte menos conhecida da Nova Campinas, em poucas fotos: 46-Av. Carlos Stevenson, já no seu final ![]() 47-Rua Augusto César de Andrade ![]() 48-Skyline do Paineiras, já próximo ao Shopping Iguatemi ![]() 49-Uma senhora me interpelou durante o meu passeio, perguntando: "do que o senhor está tirando foto?". Aí expliquei o que faço aqui no SSC e ela disse: "então tire uma foto de minha casa!". Fica o registro! ![]() 50-Mais casas dessa parte menos característica da Nova Campinas! ![]() Foto final: 51-Praça Mário de Andrade ![]() 52-Via Norte-Sul, acesso ao bairro ![]() 53-Córrego Proença/Anhumas ![]() OFF-TOPIC: Viaduto São Paulo, popularmente conhecido por Laurão, concluído em 1974. Essa é a chegada a Campinas por quem vem da D. Pedro I (SP-065)
CAMPINAS, a maior cidade do interior brasileiro. Sede da Região Metropolitana de Campinas. 235 anos, mais de 1 milhão de habitantes. Centro de referência nacional. Conheça os tópicos feitos por mim - bairros de Campinas e sobre outras cidades http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=659488
Last edited by Fabius_; October 8th, 2007 at 06:28 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
APUCARANA/JANDAIA DO SUL
|
Belas fotos ! Acho que o Bairro deveria permanecer como está, a verticalização acarretaria na destruição dos jardins e nas características da região. O vizinho Cambuí, verticalizado, tem uma vista muito bonita !
|
|
|
#3 | |
|
Jockey Club Campineiro
|
Quote:
![]() É verdade, o Cambuí tem uma belíssima vista desse lado. Por isso tirei as fotos de manhã, à tarde não ficaria tão boa a vista.
CAMPINAS, a maior cidade do interior brasileiro. Sede da Região Metropolitana de Campinas. 235 anos, mais de 1 milhão de habitantes. Centro de referência nacional. Conheça os tópicos feitos por mim - bairros de Campinas e sobre outras cidades http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=659488
|
|
|
|
|
|
|
#4 |
|
Pé Vermelho
|
Nossa, mas um grande trabalho! Me pareceu um bairro bem agradável! Campinas é... Campinas...
![]() Pelo visto em algumas ruas parece que o pessoal da prefeitura recapeou bem rescentemente! A rua 14 tb precisa um pouquinho desse trato, mas nada que fuja muito da realidade das cidades brasileiras, especialmente das grandes! Gostei muito do bairro, e as casas tem uma boa diversidade, vários estilos arquitetônicos!
|
|
|
#5 | |
|
Jockey Club Campineiro
|
Quote:
![]() O bairro é realmente agradável, mas ninguém que more nele pode prescindir de segurança, um problema muito grave ainda em Campinas. Sim, a PMC tem recapeado vias em toda a cidade desde 2005. fiquei até surpreso de ver como havia tantas ruas recapeadas dentro do bairro! Provavelmente eles estão querendo mostrar serviço também para quem paga os altos IPTUs! ![]() A variedade arquitetônica é muito boa mesmo...como a maioria dos bairros campineiros! Isso só não existe em muitos condomínios fechados e de casas populares. No mais, é uma saudável competição para ver quem mais se destaca!
|
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
Registered User
|
Parabéns pelo thread, Fabius.
Imagino o trabalhão que deu para fazer. O bairro é muito charmoso e bonito, tem casas lindas, uma arborização boa, enfim, deve ser bem agradável de morar. |
|
|
|
|
|
#7 |
|
www.fotolog.com/pelotasrs
|
Vou ser sincero...
![]() Apesar do bairro ter uma aparência bastante agradável, ser bem arborizado e, no geral, a conservação do asfalto das ruas e das avenidas ser muito boa, eu não gostei das casas, não... Pra falar a verdade, eu achei a grande maioria meio feia e algumas até bastante cafonas... =S Bom, vou comentar pegando algumas fotos como exemplo: 07. Muito feia esse igreja! 08. Breguérrima... 10 e 11. Cafonas! 12. Calçada é o que menos tem nessa foto, heheh... Tipo, o jardinzinho tá bonitinho, mas por onde as pessoas passam? 13. Podre, podre, podre, podre, podre!!! 18. O muro tá legal, mas aqueles "beiraizinhos" tão horrendos... 27. Beeem feia... 29. Dessa eu gostei! 30. Hmmm, não sei, não posso afirmar com certeza, mas essa casa me parece um tanto fake... 32. Eu gosto desse revestimento, mas acho que o resultado final não ficou bom... Essas luminárias da entrada, por exemplo, achei meio cafoninhas... E esses pilares e os frisos do telhado deixaram a casa um tanto brega... Bom, e também não gostei das aberturas... 35. Gostei até dessa casa, mas acho que ficou meio poluída, com "excesso de informação"... Esses pilares revestidos de pedras não ficaram legais, diria até um tanto forçados... E essa parte à esquerda não ficou bem com essa disposição dos tijolos... 36. Fake... E esse muro, apesar das trepadeiras, tá horrível, esse portãozinho tá muuuito bagaceiro... 39. Essa foi a que eu mais gostei!!! Enfim, espero que tu não me leve a mal por causa das críticas que eu fiz... Mas o thread tá bom, bem completo... É isso! Valeu pelas fotos! É sempre bom ver fotos da "cidade-irmã"!
My Webshots Gallery 1 - Feat. Belo Horizonte, Buenos Aires, Lima, Montevideo, Rio de Janeiro, Santiago, São Paulo and Vancouver! My Webshots Gallery 2 - Feat. Alegrete, Antônio Prado, Bagé, Bento Gonçalves, Blumenau, Canela, Colonia del Sacramento, Flores da Cunha, Florianópolis, Gramado, Itajaí, Itapema, Jaguarão, Joinville, Nova Petrópolis, Ouro Preto, Pomerode, Punta del Este, Rio Grande, Valparaíso and Viña del Mar! My Webshots Gallery 3 - Feat. Porto Alegre! My Webshots Gallery 4 - Feat. Pelotas! |
|
|
|
|
|
#8 | ||
|
Jockey Club Campineiro
|
Quote:
Também acho, esse bairro é muito bom mesmo... Trabalho até dá, mas é gratificante: só não me dá mais trabalho porque uso um esquema que comigo funciona! Vou descrevê-lo! ![]() Primeiro, eu jogo as fotos no Picasa, corrijo alguns defeitos, salvo. Depois abro o Notepad e jogo algumas informações. Vou olhando foto por foto no Picasa e imaginando a melhor seqüência (neste é a normal, mas às vezes é invertida) e vou colocando embaixo dos textos as fotos com os números da máquina (p.ex. 100_1511 vira 1511). Aí vou para o Photobucket e lanço as fotos na seqüência que eu fiz inicialmente, usando o Bulk Upload, que carrega até 100 fotos. Aí depois é só botar "all", para ver todas as fotos e depois ir colando de trás pra frente todos os links. Isso pronto, é só colocar um título e postar! ![]() Quote:
![]() ![]() ![]() O teu estilo (entre o de outros foristas que vejo os posts aqui no SSC BR) é bem crítico-analítico, por isso sei que não é nada pessoal, mas apenas uma análise de alguém que conhece o métier. Nada posso fazer quanto ao estilo do bairro, que é esse mesmo !Na verdade, a maioria das construções de alto padrão em Campinas são desse jeito. Se formos ver o quanto é fake ou não no Brasil, quase nada se salva...tudo imita algum estilo importado... 12: Olha, não conheço a realidade de outras cidades, mas em Campinas ninguém se importa em andar nas calçadas onde elas não estão, o povo só anda onde o trânsito é intenso. No mais, é pela rua mesmo. Ainda mais nesse bairro, cuja maioria das ruas tem pouquíssimo movimento. Eu mesmo só andei em calçada nas avenidas, justamente porque é tranqüilo .
|
||
|
|
|
|
|
#9 | |
|
antiVittaria antiGranito
|
Gostei do bairro, exceto por algumas casas, como essa que é "provavelmente a mais antiga do bairro", e certamente a mais baranga.
![]() Gostei em especial da casa Vittariana e da foto nº 39. Quote:
aff, que crueldade!
|
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Montani Semper Liberti
|
Não dá nem pra comentar. Muito bom, asfalto liso, ruas arborizadas, diversidade arquitetônica, etc. A única coisa que eu posso implicar é a guia das calçadas que é pintada pela metade, intercalando trechos pintados e não-pintados. Valeu pelas fotos, Fabius!
|
|
|
|
|
|
#11 | |
|
Jockey Club Campineiro
|
Quote:
![]() Fico contente que tenha gostado! Quanto à pintura intercalada das guias, isso é o padrão campineiro (suponho que a Prefeitura faça assim para economizar tinta).
|
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Montani Semper Liberti
|
Padrão paulista, pelo que pude perceber é assim também na capital. Ou estou errado?
|
|
|
|
|
|
#13 | |
|
Jockey Club Campineiro
|
Quote:
Mas é capaz de ser assim também...a única diferença é que Campinas ainda não tem Lei Cidade Limpa (a última foto mostra bem isso) .
|
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
E = mc2
|
|
|
|
|
|
|
#15 |
|
Montani Semper Liberti
|
Aqui em Minas temos três opções:- Guias de pedra, antigas. - Guias de concreto pintadas de branco. - Guias de concreto sem qualquer tratamento.
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Registered User
|
Nossa Fabius agradeço mesmo por ter aceitado minha sugestão há algumas semanas atrás, na verdade eu tinha muita vontade de ver novamente esse excelente bairro e vc matou essa vontade. Valeu mesmo!!!!! Bom vamos aos comentários: 03- pracinha simples porém muito bonitinha 07- gostei da igreja apesar de esquisita 08- amei essa casa 11- linda casa e estranho não ter muros, o dono deve ser cuca fresca em relação a segurança 14- parece que a rua é bem afastada parecendo uma estradinha rural, talvez pelo mato intenso, e precisa de recapeamento pois tá bem esburacada nesse ponto 17- gostei da casa e das pedras no muro 18- lindissima casa, bom gosto e estilo é tudo 19- uma das coisas que mais me faz gostar desse bairro é isso: arborização intensa 24/25/26- capricho no asfalto da avenida 32- tb adorei essa casa 36- muito charmosa esse telhado "chapéuzinho" 42- muito chique esse Ventura Mall No geral o bairro é muito bem organizado com as ruas e avenida bem cuidadas tanto o asfalto quanto os canteiros centrais, a aparente tranquilidade otimo para sentar embaixo de uma das árvores para relaxar, os moradores estão de parabéns mesmo pois demonstra que eles tb fazem sua parte para manter tudo organizado e vc tb Fabius, parabéns por mostrar esse lindo lugar da metropole campineira!!! Parabéns!!!!!!! |
|
|
|
|
|
#17 | |
|
Jockey Club Campineiro
|
Quote:
Eu estava meio assim não querendo, mas acordei cedinho e fui lá tirar essas fotos todas! 03-Não é bem uma praça, é uma ilha de trânsito no meio da com umas coisinhas no meio; 07-É, Campinas tem igrejas muito mais bonitas, e nem falo da Catedral, que é a mais bonita de todas; 11-Realmente, lá há mais casas assim do que se imagina...; Sim, esse é um bairro legal de mostrar por causa dessa pose que o bairro tem...vamos ver se ele será conservado como está! ![]() Como disse, no meu 3000° post vou mostrar um bairro que é parecido com este...
|
|
|
|
|
|
|
#18 | |
|
Pacem quae sera tamen
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
Registered User
|
Puxa Fabius! parabéns pelo thread! o bairro é muito bom, agradável, simpático, tranquilo(aparentemente) e bem arborizado, gostei muito mais dele mas muito mesmo do que o Cambuí! deu até vontade de mroar ai ehehe(olha que modestia parte moro em um bairro legal) mas esse ai está muito bonito, as casas estao muito bonitas, ruas bem conservadas, gostei de tudo!
|
|
|
|
|
|
#20 | |
|
Jockey Club Campineiro
|
Quote:
![]() Mais que o Cambuí, é? É verdade, a conservação da Nova Campinas me impressionou, eu que nasci e vivi toda a minha vida aqui também fiquei muito contente com a conservação do bairro!
|
|
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|