daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old October 9th, 2007, 06:45 PM   #1
André
Geografia

André's Avatar

Likes (Received): 181

Lightbulb Calçadas portenhas - simples, bonitas e funcionais

Tirei fotos de algumas calçadas da região central de Buenos Aires para discutir aqui o porquê da dificuldade paulistana de fazer calçadas...

Já que as fabricantes de pisos e a prefeitura paulistana historicamente não tem o mínimo senso de como fazer uma calçada simples, de fácil manutenção, e bonita, deveriam então criar uma "estatal de calçadas" e seguir o exemplo de nossos vizinhos (quero dizer seguir o exemplo copiando os modelos de calçada), que tem o nível sócio-econômico mais ou menos parecido com o nosso, mas que em matéria de bom-gosto está num nível bem mais avançado.

É claro que não é a cidade inteira que tem as calçadas bonitas e lisinhas, mas é incomparável o tanto de quadras que se caminha por aqui com uma boa padronização (ou variação de apenas uns 5 modelos diferentes) e as de Sampa, onde jogam cimento em plena região central e deixam assim mesmo.. E a estética da cidade que se dane.. A própria prefeitura, ultimamente (nos últimos 7 anos - ou seja, é endêmico mesmo... Entra prefeito e sai prefeito - ou prefeita - e o acabamento porco continua..), ao adaptar as guias que seguem faixas de pedestres para deficientes físicas tem esculachado com o serviço mal-feito... Colocam a estrutura amarela bonitinha e ao lado jogam cimento com um acabamento horrível.. Aqui o acabamento é todo feito em amarelo.

Aqui estão as fotos:

1. Primeiras fotos: concreto

2. Detalhes fazem a diferença.

3. As novas calçadas da Paulista provavelmente serão mais ou menos assim..

4. Acho que esse tipo de calçada funciona bem para lugares onde não passam tantos cabos subterrâneos. Mas no caso da Paulista, a manutenção disso... Quero só ver..

5. Blocos, simples e sóbrios. E prefiro as guias não-pintadas, mas em amarelo acho melhor que as nossas branco-cinza-branco-cinza.

6. Blocos - fácil manutenção

7. Blocos - bem acacado..

8. Blocos com detalhes

9. Se dependesse de mim esse seria o padrão em Sampa. Inclusive para a Paulista.

10. Outro modelo

11. Essa também serviria muito bem pra Sampa:

12. Aqui, o prometido: as novas calçadas da Avenida 9 de Julio. Será IMPOSSÍVEL que se fabrique algo assim simples e bonito pra Sampa???

13. Até mesmo quando sujo, esse modelo de calçada, não agride visualmente:

14. 9 de Julio também. Essas partes feitas de concreto ficam nas partes de menor movimento.

15. Detalhe do acesso para deficientes bem acabado e feito em branco para não tirar a harmonia do conjunto

16. Geral de um dos canteiros.

Esse thread deveria ser mandado à prefeitura junto a uma só questão: PORQUÊ COMPLICAR???

Sponsored Links

Old October 9th, 2007, 07:05 PM   #2
CanudosWar
Troublemaker

CanudosWar's Avatar

Likes (Received): 1

mas envie mesmo
não vai ter a chance de dizer que não tentou ajudar

belo thread,buenos aires como sempre...
Old October 9th, 2007, 07:07 PM   #3
Evandro
Traffic Ticket Industry

Evandro's Avatar

Likes (Received): 474

Perfeito, Andre!!!

MANDE ESTE THREAD PARA A PREFEITURA PAULISTANA E PARA O KASSAB. Buenos Aires não é nenhuma Tokyo.

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro no está en línea   Reply With Quote
Old October 10th, 2007, 12:10 AM   #4
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 1743

Uma beleza!
Realmente, são bem melhores...mas ainda tenho preferência pelas pedras portuguesas, mas se não puder ser, que sejam essas!
Old October 10th, 2007, 01:16 AM   #5
jose lucio
Registered User

Likes (Received): 0

MUito bem! Envie para o Matarazzo, acho que ele tem mais a ver com isso.
jose lucio no está en línea   Reply With Quote
Old October 10th, 2007, 01:23 AM   #6
IMPÉRIO-BR
BANNED

Likes (Received): 18

O pedem ter certeza , a calçada de SP deve ter custado mais cara q esa de BA...tudo no Brasil é caro e feio.

Last edited by IMPÉRIO-BR; October 10th, 2007 at 02:43 AM.
IMPÉRIO-BR no está en línea   Reply With Quote
Old October 10th, 2007, 01:31 AM   #7
neosoux
Registered User

neosoux's Avatar

Likes (Received): 5

Andre, otima iniciativa!
Eu tb compartilho da sua revolta sobre a incompetencia paulista(ou ate brasileira, com excecoes) em fazer calcadas. Pq o problema nao eh apenas com o paulistano, mas se torna maior por se tratar de uma cidade global, com a importancia que tem... Eh INACREDITAVEL!!!! Estava andando pelos jardins nesse final de semana... E eh vergonhoso!
Vc mostrou belos exemplos, q sem maioires custos ou esforcos, poderiam ser colocados em pratica. Belas calcadas...
E, no caso de SP, acho q as pedras portuguesas devem ser substituidas mesmo. Mas soh se for por algo q nao vai ficar todo emporcalhado em pouco tempo, ou nao muito feio.
neosoux no está en línea   Reply With Quote
Old October 10th, 2007, 04:54 AM   #8
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Likes (Received): 390

Ótimo Thread André!

Aliás fiquei feliz em ver Buenos Aires bastante limpa (confesso que achei a cidade bem suja na última vez que fui).

As calçadas da 9 de julho (brancas) tb me pareceram meio que sujas.

Fato é que o conjunto todo do Centro com estas calçadas padronizadas deve ficar muito bonito e espero que as obras na 9 de julho avancem mais rápido. O que continua lamentável é o estado das calçadas do entorno da Praça do Congresso.

Valeu e mantenha a gente atualizado das notícias daí.
Eduhaus no está en línea   Reply With Quote
Old October 10th, 2007, 05:04 AM   #9
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Mas essas calçadas novas da 9 de Julio nada mais são que aquele piso do desenho do Estado de SP que existe a SP a muitos anos!!

Minha rua mesmo está cheio deles:

Gostei dos pisos das fotos 6, 7 e 8
Old October 10th, 2007, 05:34 AM   #10
André
Geografia

André's Avatar

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
Mas essas calçadas novas da 9 de Julio nada mais são que aquele piso do desenho do Estado de SP que existe a SP a muitos anos!!

Rafael.. A qualidade é MUITO diferente.. Essa da 9 de Julio tem a superfície com polimento. A de São Paulo é áspera.. Além disso a profundidade (em mms) dos detalhes dessa que vc comparou, em Buenos Aires, deve ter no mínimo um centímetro a mais.. Mas o que a diferencia totalmente é o polimento, que dá um acabamento incomparável com as de SP.
Old October 10th, 2007, 05:36 AM   #11
André
Geografia

André's Avatar

Quote:
Originally Posted by IMPÉRIO-BR View Post
O pedem ter certeza , a calçada de SP deve ter custado mais cara q esa de BA...tudo no Brasil é caro e feio.
É bem por aí.. No Brasil as coisas são mais caras e mais feias em geral.. É só olhar a relação entre o custo de vida e a beleza, segurança e etc entre SP e Buenos Aires para comprovar isso
Old October 10th, 2007, 05:42 AM   #12
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 1109

Quote:
Originally Posted by RRC View Post

Esse piso de SP é um arremedo ao piso postado pelo André, piso que tambem se ve aqui no sul mas sem o desenho do estado de SP, só na frente das agencias do banespa existiam dessas por aqui....hehehe....mas ja nao se ve mais....essa calça de BsAs ela nao é opaca, ela tem um brilho e as dimensoes do quadriculado é maior, tornando mais marcante o padrao do piso.
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old October 10th, 2007, 05:46 AM   #13
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 1109

Quote:
Originally Posted by Eduhaus View Post
Ótimo Thread André!

Aliás fiquei feliz em ver Buenos Aires bastante limpa (confesso que achei a cidade bem suja na última vez que fui).

As calçadas da 9 de julho (brancas) tb me pareceram meio que sujas.

Fato é que o conjunto todo do Centro com estas calçadas padronizadas deve ficar muito bonito e espero que as obras na 9 de julho avancem mais rápido. O que continua lamentável é o estado das calçadas do entorno da Praça do Congresso.

Valeu e mantenha a gente atualizado das notícias daí.
Também voltei com essa mesma impressao em novembro do ano passado qdo fui pela última vez, espero que a cidade esteja mais limpa, aqui no centrao até é normal ver mais sujeira, pelo numero de pessoas que circulam q é muito grande, mas em bairros nobres e até bairros de classe media e baixa por aqui costuma ser limpinho.Mas essas mudanças urbanas as vezes geram mudança de comportamento tbem...assim espero pq a cidade é linda e nao merece ser tratada como um cesto de lixo.
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old October 10th, 2007, 04:18 PM   #14
Astronauta
45TR0N4UT4

Astronauta's Avatar

Que pena, nota-se que na Argentina não se vende chicletes...

[chicletes, chiclé, goma de mascar, buble gum, como preferir]
Old October 10th, 2007, 06:46 PM   #15
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 8

Essa foto 14 está parecendo aqui em Brasília o Setor Comercial Sul, rsrsrs.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2007, 05:01 PM   #16
Inconfidente
World Class User

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 3488

Ah, o cimento se não tiver deformidades é muito bom.
O que eu fiquei impressionado foi com as calçadas de Washington, lá eles colocaram uma calçada que se curva com o crescimento das raízes das árvores ao invés de quebrar. Não me lembro qual era a fórmula do material, mas acho que levava borracha ou algo maleável.
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2007, 05:25 PM   #17
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 64

O mais engraçado é que são calçadas super simples, muitas somente de cimento. O que pesa é o acabamento final. Aqui em SP tudo é feito de qualquer jeito e as pressas. Por mais que o material seja bom nunca fica legal. É muito dificil eu achar uma calçada bonita por aqui. Abriram uma Besni aqui perto de casa e colocaram uma calçada linda. Depois tiro fotos pra vcs verem. Se eu pudesse escolher, escolheria ela como padrão pra SP.

Parabéns a Buenos Aires.
Old October 12th, 2007, 05:39 PM   #18
Inconfidente
World Class User

Inconfidente's Avatar

Por mim cimento já tá bom. Se quiser algum luxo, coloca algum material rústico que lembre granito vermelho sem polimento.
Old October 13th, 2007, 02:19 AM   #19
Astronauta
45TR0N4UT4

Astronauta's Avatar

Concretão ou blocos intertravados iguais aos da Praça Sete em Belo Horizonte são excelentes. Eu não sei porque a PBH insiste nas pedrinhas portuguesas na reurbanização do Centro: algumas já soltaram!!!
Adicionar corantes à massa do concreto também dá um resultado agradável.
Old October 13th, 2007, 03:21 AM   #20
Inconfidente
World Class User

Inconfidente's Avatar

Pois é um corante vermelho disfarça até sujeira de terra mesmo.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules