|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina |
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#21 |
|
Baiano sim senhor!
Likes (Received): 548
|
Muito simpática , e para não fugir a regra das cidades gaúchas, bem verticalizada para o tamanho.
|
|
|
|
|
|
#22 |
|
...
Likes (Received): 2
|
Obrigado a todos pelos comentários! Depois eu respondo com mais detalhes...
De fato Ijuí é (deve ser) parecida com as cidades dos Oestes catarinense e paranaense, começando pelo solo "vermelho", etc. |
|
|
|
|
|
#23 |
|
Registered User
Likes (Received): 88
|
Uma das coisas que eu acho interessante em muitas cidades gauchas é o fato de a igreja Luterana estar sempre proxima da principal igreja Catolica na praça central.
|
|
|
|
|
|
#24 |
|
Taking On The World
Likes (Received): 551
|
|
|
|
|
|
|
#25 |
|
BANNED
Likes (Received): 0
|
Conhecí essa cidade, é bonita e próspera....estilo gaúcha mesmo...alguém tem fotos de Cruz Alta, Carazinho, Santa Cruz do Sul ?
|
|
|
|
|
|
#26 | |
|
Registered User
Likes (Received): 871
|
Quote:
As igrejas luteranas ficam longe da Catedral e da região central. Até hoje não entendi o porquê disto. |
|
|
|
|
|
|
#27 |
|
Rodrigo!
Likes (Received): 91
|
Bonita a Cidade, os prédios são bonitos e a maioria são novos... o comércio e as casas tbm são de muito bom gosto.
Parabens |
|
|
|
|
|
#28 |
|
Registered User
|
Simples: a Catedral foi instalada na fundação da cidade. As Igrejas Luteranas vieram depois, com os imigrantes, e geralmente são reconstruções das pequenas igrejas pobres e primitivas, muitas vezes em outros lugares. Aí já não tinha mais espaço na praça central.
|
|
|
|
|
|
#29 |
|
Registered User
|
Talvez seja por isso, mas Osório é um ovo, não precisavam ser tão longes do Centro! Apesar de ser de origem açoriana, a parte luterana da população não é pequena. Mesmo assim os templos ficam próximos à avenidas movimentadas.
|
|
|
|
|
|
#30 | |
|
...
|
Quote:
Estes luteranos de Osório são da IECLB ou da IELB? |
|
|
|
|
|
|
#31 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#32 |
|
...
|
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, fundada essencialmente por alemães emigrados da Alemanha. (São a maioria, fundaram a Rede SINODAL de educação, etc)
IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil, fundada por emigrantes alemães vindos dos EUA, mais especificamentes do Missouri. (Minoria, se estabeleceram em Canoas principalmente e fundaram, entre outras, a ULBRA, mais alguns colégios tradicionais na RM de POA, possuem muitos adeptos na comunidade luterana dos pomeranos na região de São Lourenço do Sul e Pelotas). |
|
|
|
|
|
#33 |
|
Dias lotados...
Likes (Received): 283
|
Aqui me Joaçba existem ambas! E ficam um pouco longe do centro.
|
|
|
#34 |
|
Registered User
|
Acho que tem as duas. Existem duas igrejas luteranas de tamanho considerável em Osório. ![]() Desconhecia estas diferenças. |
|
|
|
|
|
#35 | |
|
Registered User
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#36 |
|
Registered User
|
Eu sou membro da IECLB!
|
|
|
|
|
|
#37 |
|
...
|
Bah, fiquei devendo alguns comentários. É bom ter um sábado disponível para o ócio..hehee
Agradeço a todos os comentários e a paciência de aguardar a resposta ![]() Bruno CTba: Sim, é verticalizada, mas tem cidades no interior do RS que são mais. Talvez pq Ijuí tenha muita área para a construção de residências. Mas a cidade tem se verticalizado bastante de uns 3 anos para cá.. Potiguar: Não é das mais prósperas do interiro do RS, mas pode ser considerada próspera sim. Ao menos está longe da estagnação de outras da fronteira ou mesmo de algumas daquela região - Cruz Alta, Palmeira das Missões, São Luiz Gonzaga, etc. RVPOA: Catuípe é? hehee..tinah um colega que era daí, ele imitava sempre o programa que tinha na Rádio Águas Claras de Catuípe..hehe...Ijuí é a cidade-pólo daquela região...ele dizia...mas tb dizia que Ijuí e a região não tinham mais a prosperidade de outrora...tu é um pé vermelho então? Achei que fosse DE Bagé!
|
|
|
|
|
|
#38 |
|
Registered User
|
Dúvida - Ijuí, Cruz Alta, Santa Rosa, Santo Ângelo
Eu comparei os dados do Censo de 2000 e de 2007, e para a minha surpresa todas essas cidades apresentaram declínio populacional:
--------- 2007 ---- 2000 --- Cresc.(%) Ijuí -- 76.739 -- 78.500 -- (-2,2%) Santo Ângelo -- 73.800 -- 76.700 -- (-3,8%) Santa Rosa -- 64.113 -- 65.000 -- (-1,4%) Cruz Alta -- 63.450 -- 71.300 -- (-11,0%) Essa não é uma das regiões mais ricas do RS? Essa região, juntamente com Passo Fundo, Erechim e Frederico Westphalen, não é o centro agrícola do RS? Eu sei que o estado tem enfrentado uma certa estagnação, mas eu pensei que essa região tinha sido relativamente preservada. Sobre Cruz Alta, a queda é tão brusca que me fez pensar que algum distrito tinha sido emancipado, mas não achei nenhum município novo na região. |
|
|
|
|
|
#39 |
|
Registered User
|
![]() Alguém do Rio Grande? |
|
|
|
|
|
#40 |
|
Registered User
Likes (Received): 3
|
Essa não é, nem de longe, a região mais rica do Estado. Das que vc mencionou, Santa Rosa e Ijuí são razoavelmente desenvolvidas, mas Santo Ângelo e Cruz Alta são cidades pobres.
Ns verdade, a região Noroeste do RS é a terceira mais pobre, atrás da Campanha e do Litoral. Isso explica o declinio da população. |
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|