daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools Display Modes
Old October 18th, 2007, 05:20 AM   #1
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Likes (Received): 2

PARQUES de CURITIBA - Exemplo no cuidado dos espaços públicos - Fotos Outubro/2007

Há duas semanas passei um final de semana em Curitiba, a ESPETACULAR capital do emergente PARANÁ!

Gostei muito da cidade. Tanto que pretendo voltar no feriado de finados.

Bem, eu fiquei realmente ansioso em postar estas fotos o quanto antes, já que eu realmente fiquei impressionado de como uma cidade brasileira com 3 milhões de habitantes pode apresentar espaços públicos tão bem cuidados, calçadas bem conservadas e padronizadas e asfaltos perfeitos. Peço desculpas nas poucas informações esclarecendo as fotos.

Ah, e aguardem as PARTES 2 e 3!

Mas bem, vamos às fotos. Começando com o PARQUE BARIGUI, que possui vistas lindas, inclusive do skyline do Ecoville:
1 - Área total: 1,4 milhão de metros quadrados. Área do lago: 230 mil metros quadrados.

2 -

3 -

4 -

5 -

6 -

7 -

8 -

9 -

10 -

11 -

12 -

13 -

14 -BOSQUE DO PAPA: O Bosque foi criado em homenagem ao Papa João Paulo II, e sedia o Memorial da Imigração Polonesa. O bosque possui uma saída para o gramado posterior do Museu Oscar Niemeyer.

15 -

16 -

17 - Colado ao Bosque do Papa, o CENTRO CÍVICO e o MUSEU OSCAR NIEMEYER:

18 -

19 -

20 - PALÁCIO IGUAÇU - Dá-lhe Requião - Eterno governador do PR!! (Me desculpem, post meu sempre tem dessas

21 - MUSEU OSCAR NIEMEYER

22 -

23 -

24 -

25 - O PARQUE TANGUÁ é um dos principais parques da cidade de Curitiba e está localizado na região norte da cidade. Foi fundado em 1996 e construído onde existiam duas pedreiras.
Ocupa uma área de 235 mil metros quadrados de um antigo conjunto de pedreiras desativadas. Inaugurado em 1996, o parque garante a preservação da bacia Norte do Rio Barigüi, bem próximo à sua nascente, no município de Almirante Tamandaré. Possui dois lagos e um túnel artificial, pelo qual os visitantes podem passar de barco. É dotado ainda de ancoradouro, ciclovia, pista de cooper, lanchonete e dois estacionamentos para carros.

26 -

27 -

28 -

29 -

30 -

31 - A UNILIVRE foi inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau. Posteriormente, foi declarada de "Utilidade Pública" por lei municipal (1993) e estadual (1996). Está encravada no Bosque Zaninelli, que possui 37 mil m². No local, havia uma pedreira explorada pela família Zaninelli, desativada em 1983. A sede da Unilivre é basicamente uma torre de madeira que integra-se ao meio ambiente. Foi construída com troncos de eucalipto (vigas e pilares) e complementada com embuia, cambará, cedro e vidro. Uma rampa em espiral dá acesso a salas de aula, escritório e um mirante de 25m. É um projeto do arquiteto Domingos Bongestabs, que também assina o projeto da Ópera de Arame.

32 -

33 -

34 -

35 -

36 - Por fim, a ÓPERA DE ARAME. Tentei pegar uns ângulos diferentes.

37 -

38 -

39 -

40 -

Estes são apenas alguns parques da cidade. Ainda tem o Jardim Botânico, o Bosque alemão, a Praça Japão (lindíssima), o Parque Sã Lourenço (demais), etc. Pretendo fotografá-los numa próxima viagem.
Eduhaus no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 18th, 2007, 05:35 AM   #2
marcovsk
Registered User

marcovsk's Avatar

Likes (Received): 57

não da pra ver nem um papel de bala no chão :O

Curitiba nesse aspecto se parece um pouco com Maringá, ou vice-versa, o que realmente suja as ruas são folhas de arvóres e afins..
marcovsk no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 07:10 AM   #3
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 3

Simplesmente fenomenal

Um parque mais belo que o outro amei a foto 28 até coloquei como papel de parede!!!! Curitiba é uma cidade que amo sem ao menos conhecê-la, linda demais.
Luiz no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 07:12 AM   #4
Thiago Braga Freire
Registered User

Likes (Received): 8

Pôxa Eduhaus!!! Outro thread incrível! Curitiba é realmente uma linda cidade. Estive lá várias vezes, tive a oportunidade de pegar a "Jardineira" e fazer passeios por estes lugares que tão bem mostraste!

Bah guri, mas tu viajas hein!!!??? Que legal, tô esperando tuas respostas lá no thread de Ijuí principalmente para saber por quê tu tanto andas por este país!!! É hobby? Trabalho? Turismo? Super interessante e quem sai ganhando somos nós aqui do fórum!

O Parque Barigüi é lindo demais! Pegaste um dia ótimo o que deixou as imagens ainda mais belas! As fotos 2 e 7 foram as que mais gostei do parque!!! Perfeitas!

O Bosque do Papa é interessante! Parece até cenário de contos infantis, como o "João e Maria" e o seu bosque tão famoso!!! Tudo bem organizado, bem cuidado, e as flores tão belas!!!

No Centro Cívico algo que acho interessante e bem diferente aqui de Belo Horizonte: não há muito movimento, né? Pelo menos foi o que percebi das vezes que estive no Centro Cívico de Curitiba e é o que também percebo em tuas fotos! E olha que das vezes que fui não era final de semana!!! Aqui em BH o Palácio da Liberdade (Sede do Governo Estadual), a Prefeitura e a Assembléia Legislativa ficam em locais bem movimentados!!! Bem diferente!

O Palácio Iguaçú é interessante mas sinceramente não o acho bonito! Destaco a sua suntuosidade que é o que mais me chama a atenção! Gostei do ângulo da foto!

O Museu Oscar Niemeyer é demais! Irreverente e dum tamanho.......!!!!! Bem grande mesmo! Curitiba sem dúvida precisava de um espaço como este! Dentro do "Olho" é uma sensação única, pelo menos foi o que eu senti!!! Gostei da foto 21 e a foto 22 ficou ótima!

Do Parque Tanguá adorei as fotos 25, 26, 28 e 30!!! Este é um dos parques que mais gosto da Capital Paranaense! Estar lá em cima, vendo aquela paisagem toda com o pôr do sol lá em frente é uma sensação tão "próxima de Deus" que sempre que vejo fotos deste parque vem a emoção!!! Gostei demais!!!

A Universidade Livre do Meio Ambiente é um dos locais que ainda não pude conhecer mas acredito que deve ser super interessante! Gostei das fotos, em especial a 33 (que quantidade de tons de verde!!!), 34 e 35!

Da Ópera de Arame interessante se tivesses tirado uma foto logo quando se acessa à travessia por cima do lago! Assim terias pegado o "conjunto" como um todo o que seria bom para os que não conhecem terem uma melhor noção da beleza da arquitetura em geral! Das fotos postadas deste local gostei mais da 38 e 39!

A última foto sabes o que é, né? Pedreira Paulo Leminski (não sei se é assim que se escreve), é um local para shows e possui este nome em homenagem ao grande poeta de Curitiba que tinha o mesmo nome!!! (Me parece que ele já é falecido!)

Um poema dele: "Aqui nesta pedra eu sentei para ver o mar,
o mar não parou para ser olhado,
foi mar prá tudo quanto é lado."

Belo thread, mais uma vez!!! Esperarei pelos outros!!! Valeu, um abraço!!!

Last edited by Thiago Braga Freire; October 18th, 2007 at 07:23 AM.
Thiago Braga Freire no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 08:52 AM   #5
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 154

Belas fotos, realmente os parques de Curitiba são lindos, eu diria que o paisagismo da cidade no geral é acima da média para uma capital, incluindo no paisagismo o mobiliário urbano que é de muito bom gosto( luminárias, lixeiras, estações de ônibus, tubos , revistarias e quiosques abusando do aço e do vidro), é uma cidade monumental, minha única reclamação´são as calçadas...elas são péssimas...hehehe....bah eu terminava o dia com as pernas muídas por causa daquele paralelepípedo, ele dá um efeito legal, é super resistente, mas muito desconfortável pra caminhar, mas no geral eu gostei bastante da cidade, meu bairro preferido claro é o Batel, foi o que mais me lembrou POA, misturando belos e modernos edificios e lojas com antigas casas super charmosas....e morri de inveja do centro, claro que além da educação do povo, o planejamento urbano e a topografia da cidade contribuiram para um centro menos claustrofóbico, com ruas be largas.Outra coisa que percebi é a prioridade dada ao pedestre pois as calçadas são super largas o que também contribui para um transito de pessoas mais fluído.Enfim...gostei muito, em breve vou postar fotos das minhas viagens.Agora o que não dá pra comparar é a quantidade de gente q ocupam os parques de POA e CTba...aqui ia ter gente se tapeando pra arranjar seu lugarzinho ao sol pra tomar um mate com os amigos...hehehe...mesmo sendo mais atirados nossos parques.Abraço.
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 09:10 AM   #6
damiao
Crítico de arte suína.

damiao's Avatar

Likes (Received): 6

mandou muito bem edu, suas fotos estão muito boas!!
damiao no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 09:12 AM   #7
damiao
Crítico de arte suína.

damiao's Avatar

Quote:
Originally Posted by RVpoa View Post
é uma cidade monumental, minha única reclamação´são as calçadas...elas são péssimas...hehehe.....
bem observado, minha namorada quando morou em curitiba vivia reclamando de dores e indo no sapateiro direto... os paralelepipedos sao bonitos até, mas pra andar é terrível!!
damiao no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 12:48 PM   #8
NassauJr
BANNED

Likes (Received): 0

Deslumbrante!!!! Linda cidade e que qualidade de vida!!! Incrível!!
Parabéns, foi o melhor thread de Curitiba que já vi.
NassauJr no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 12:57 PM   #9
Rafael_BH
Registered User

Rafael_BH's Avatar

Likes (Received): 4

Belíssimos!!!
E suas fotos tb ficaram muito boas!! Curitiba parece ser uma cidade arrojada, é a próxima capital do Brasil que quero conhecer!
Rafael_BH no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 01:13 PM   #10
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 676

Nossa Eduardo, tu te superaste agora!

Curitiba é espetacular, seus parques são de causar inveja para qualquer um!

Vou comentar um a um.

Parque Barigui

O mais agradável. Sempre passo horas nele quando vou a Curitiba; fico hospedado na casa da minha tia, que mora junto ao parque.

Bosque do Papa

Um dos mais bonitos. Extremamente tranqüilo e agradável. A natureza é exuberante!

Centro Cívico

Um dos maiores patrimônios arquitetônicos do Brasil. O conjunto de prédios é surpreendente. Um dos meus lugares preferidos na capital paranaense.

Parque Tanguá

Imbatível! Sem dívidas o mais impressionante! Poucos parques urbanos no Brasil são parecidos com ele. Algo único no país! Porém acho um tanto bregas algumas construções do parque, como o mirante.

Unilivre

É de tirar o fôlego! Literalmente! A subida até o topo do morro é cansativa, mas vale todo o esforço. Este é um dos lugares mais bonitos da cidade. Aquela pedreira com o lago é simplesmente fantástica!

Ópera de Arame

Um dos cartões postais do Brasil! Meu lugar preferido em Curitiba! O prédio é fantástico e a natureza idem! Tem um certo ar europeu que cativa qualquer um!

Edu, parabéns pelo thread!

Só não digo que ficou perfeito pois faltou o Jardim Botânico.

FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 03:05 PM   #11
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 309

Excelente thread... sempre que visitei os parques públicos de Curitiba ficava admirado. Como pode ser público e tão bonito e bem cuidado?? Um mistério!
Quanto as calçadas de Curitiba, é o que o damiao observou mesmo. Elas até são bonitas, mas dão uma dor de cabeça para os curitibanos. Não é muito incomum você ver pessoas caírem andando nas calçadas. Especialmente mulheres de saltos. Eu já vi uma cair!

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DA AVENIDA COLOMBO COM A IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO MODAL DE TRANSPORTE PÚBLICO:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1331181

Last edited by Pé Vermelho; October 18th, 2007 at 03:16 PM.
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 03:10 PM   #12
FredBH
_-_

FredBH's Avatar

Likes (Received): 20

que parques maravilhosos! Curitiba deve ser uma cidade espetacular! Finalmente vou conhecer, ano que vem!
a impressão que as fotos passam é de qualidade de vida.. muito agradáveis esses espaços públicos..
Mesmo com o céu nublado na maioria das fotos, elas ficaram excelentes!

Vou aguardar pelas partes 2 e 3, assim como até hoje eu espero pela parte 3 do de Santiago..
FredBH no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 03:14 PM   #13
rogerio de tarso
Registered User

JÓIA

CURITIBA É REALMENTE UMA LINDA CIDADE
rogerio de tarso no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 03:35 PM   #14
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Likes (Received): 28

Os parques de Curitiba são muito lindos mesmo, dignos de causarem uma pontada de inveja, heheh... Desses aí só não conheci o Barigüi... Muito, muito bonito, super bem cuidado, com o gramado bem aparadinho... Muito bom ver essas casas ao redor do parque, bem "abertas" (têm grades, mas igual ficam bem "à mostra")... Só não curto aqueles prédios ao fundo, são muito feios... Gostei da guria de vermelho no canto direito da foto 12! =P Pena aquele "projeto de marginal" (hahah, que horror) com uma camiseta do Corinthians (é Corinthians, né?! =S)... Tinha que ter alguma coisa pra estragar! ;D

Esse Bosque do Papa é muito bonitinho! O Centro Cívico é bem legal, gosto dos prédios, principalmente os modernistas! O Museu é bem legal também, é muito bom pra uma cidade ter uma obra dessas, sendo bonita ou não; é sempre um ícone! O Parque Tanguá e a Ópera de Arame são bem bonitos, mas o que mais me impressionou foi a UNILIVRE, achei muito interessante; me lembro que, quando eu a visitei, os espanhóis, que tinham vindo pra cá de intercâmbio e depois foram pra Curitiba, adoraram!

Enfim... As fotos ficaram muito boas! To esperando pelas outras!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 03:49 PM   #15
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 584

A cidade é impecável!!! Não vi uma foto que tenha algo que eu não tenha gostado! Que maravilha de thread!!!
רסיפה, ערש היהדות באמריקה
Mascate no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 03:57 PM   #16
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 405

Curitiba é um show de cidade, as fotos estão maravilhosas.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 04:07 PM   #17
IMPÉRIO-BR
BANNED

Edu, não preciso nem falar q vc e o Gutooo dão um show ao fazerem thread, praticamente os mais esperados.

ADOREI!
IMPÉRIO-BR no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 06:14 PM   #18
itabirinha-MG
Itabirinha-MG

itabirinha-MG's Avatar

Likes (Received): 2

Dificil escolher qual e o parque mais bonitos sao todos muito bonito....Mas esse " Opera de Arame " que lugar ....Excepcional seu thread
itabirinha-MG no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2007, 06:16 PM   #19
motense
Ilha do amor

motense's Avatar

Likes (Received): 58

Rapaz eu particulamente sou um babão de Curitiba

esse bosque do papa é fantastico

Old October 18th, 2007, 07:54 PM   #20
snowb
Registered User

snowb's Avatar

Curitiba tem as suas areas verdes muito bem cuidadas...e me parce uma cidade agradavel de se morar.
snowb no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules