daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old October 19th, 2007, 10:04 PM   #1
Vinicius
SSC Brasil
 
Vinicius's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Rio de Janeiro
Posts: 16,676
Likes (Received): 2881

Descoberta de sítio arqueológico em igreja do Rio surpreende

Os vestígios contam a história da cidade antes mesmo da sua fundação, em 1565. Local se transformará em museu.

Um sítio arqueológico com vestígios históricos anteriores à fundação do Rio de Janeiro foi encontrado no Centro da cidade nesta quarta-feira (17). A descoberta surpreendeu até os técnicos que trabalham na obra de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, na Rua Sete de Setembro com Primeiro de Março.

Restos de uma fortificação feita de taipa de pilão, uma técnica de origem européia que utiliza uma espécie de fôrma de madeira recheada de argamassa de cal para fixar toras de madeira, uma machadinha rudimentar feita de pedras, vestígios de uma fogueira indígena e cerca de 30 esqueletos foram encontrados no complexo da igreja.


A foto mostra vestígios de uma fortaleza que pode ser do início do século XVI (Foto: Divulgação)

“O conhecimento que se tem da história da cidade é através de registros. A importância desse achado é que ele confirma isso tudo. É a primeira vez que temos um material que confirma tudo que tem documentado”, explica o secretário de patrimônio do município, André Zambelli. Ele acredita que os vestígios são do início do século XVI, pouco antes da fundação do Rio, em 1565. A data, no entanto, precisa ser confirmada por exames laboratoriais.

Segundo o superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Fernando Andrade, o local ganhou uma importância por causa do número de construções encontradas ali. Por isso, foi decidido que a região será o primeiro museu sitio arqueológico do Rio de Janeiro. A visitação ao público será aberta em março de 2008, data prevista para o trabalho de restauração da igreja terminar.


Técnicos e arqueólogos trabalham no sítio arqueológico no Centro do Rio (Foto: Divulgação)

A fortificação, também chamada de paliçada, teria sido erguida para evitar invasões e o roubo de cargas, muito comum naquela época. Por essa hipótese, os índios seriam usados pelos portugueses ou pelos franceses para o trabalho de defesa.

“A Baía de Guanabara sempre foi muito boa para os barcos. Por isso, talvez, a localização dessa fortificação”, diz André.

Vários indícios de ocupações diferentes também foram revelados nas escavações, que começaram em março de 2007. Bases de três colunas toscanas e trechos com lajota vermelha, provavelmente do século XVIII, são algumas delas.

“É a descoberta arqueológica mais importante já feita no estado. Elas servem para ajudar a contar a História da cidade. A capela da Nossa Senhora do Ó, do século XVII, é a primeira ocupação que temos conhecimento nesta área. Com os restos da fortaleza encontrados temos então indícios de ocupação antes mesmo desta capela. Seriam dos primeiros portugueses que ocuparam a cidade, em 1504, para comercializar mercadorias”, conta Carlos Fernando.

Visita ao Sítio

Antes de se tornar oficialmente um museu, a Igreja mantém um programa especial de visitas guiadas. O agendamento deve ser feito previamente e o grupo não pode ultrapassar 40 pessoas que irão acompanhar os trabalhos e ainda conhecer a exposição educativa que foi montada no local. A visita dura cerca de 40 minutos. A exposição mostra detalhes do trabalho de restauro, como a limpeza e a higienização das obras de arte, a recuperação de pinturas e douramentos e as muitas técnicas utilizadas. Também destaca o trabalho dos arqueólogos e as descobertas das escavações realizadas na igreja. Para fazer a visita é importante que os interessados estejam com roupas confortáveis, de preferência calça e tênis.

Segunda a sexta, das 10h às 17h. Informações: 21-8176-4182, com Ingrid.


Um grande número de crânios foi encontrado no sítio arqueológico (Foto: Divulgação)

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,...URPREENDE.html.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old October 19th, 2007, 10:08 PM   #2
zeh
Feliz Natal
 
zeh's Avatar
 
Join Date: May 2004
Location: La isla bonita
Posts: 13,913

essa regiao da cidade é rica em tesouros subterraneos
__________________
█║▌│█│║▌║││█║▌║▌
zeh no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 11:40 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu