daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 14 votes, 4.43 average.
Old September 7th, 2008, 11:22 PM   #121
Vítor Dias
Venda Nova Futebol Clube

Vítor Dias's Avatar

Likes (Received): 5

Lembremos todos que a BHTrans ainda está segurando a integração total de muitas linhas às estações Vilarinho e José Cândido exatamente pela falta de capacidade do sistema ferroviário de absorver a demanda das linhas alimentadoras.
:: Santa Luzia, MG: Sede ::

Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar.
Vítor Dias no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 7th, 2008, 11:24 PM   #122
Inconfidente
Upon Thames

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 2426

Ou seja, precisamos de mais trens e mais linhas, nenhuma novidade até aí.
Old September 7th, 2008, 11:25 PM   #123
Inconfidente
Upon Thames

Inconfidente's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Chega a ser tosco.

O metrô lotado por causa de intervalos grandes e traçado péssimo, que concentra a maior parte dos desembarques na estação central. E ainda acham que EU estou levando um tapa na cara por isso!

É tão difícil comparar com outros sistemas, ver que o número de passageiros por km e por estação do metrô de BH é baixo?? Que trem lotado é uma piada, quando ainda há muitíssima margem para redução de intervalo? Que o traçado ruim piora ainda mais, pois só vai entrando gente, já que o único ponto relevante de atração de passageiros é a estação central?

Então tá... Se eu tivesse raciocínio de ameba talvez eu ficasse impactado com a notícia, e acharia que "provaram o contrário".
Quem falou em você? Deixa de ser convencido, Bruno!
Old September 7th, 2008, 11:27 PM   #124
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 5280

Chega a ser tosco.

O metrô lotado por causa de intervalos grandes e traçado péssimo, que concentra a maior parte dos desembarques na estação central. E ainda acham que EU estou levando um tapa na cara por isso!

É tão difícil comparar com outros sistemas, ver que o número de passageiros por km e por estação do metrô de BH é baixo?? Que trem lotado é uma piada, quando ainda há muitíssima margem para redução de intervalo? Que o traçado ruim piora ainda mais, pois só vai entrando gente, já que praticamente o único ponto relevante de atração de passageiros (para desembarque) é a estação central?

Então tá... Se eu tivesse raciocínio de ameba talvez eu ficasse impactado com a notícia, e acharia que "provaram o contrário".
Old September 7th, 2008, 11:40 PM   #125
Landerson Egg
Vitória a Minas

Landerson Egg's Avatar

Likes (Received): 662

Quote:
Chega a ser tosco.

É tão difícil comparar com outros sistemas, ver que o número de passageiros por km e por estação do metrô de BH é baixo?? Que trem lotado é uma piada, quando ainda há muitíssima margem para redução de intervalo? Que o traçado ruim piora ainda mais, pois só vai entrando gente, já que praticamente o único ponto relevante de atração de passageiros (para desembarque) é a estação central?

Pois é Bruno, não é tão facíl assim reduzir os intervalos, não é só comprar trens não , tem melhorar o sistema de sinalização e a estação Vilarinho ainda está em obras.
O tapa na cara foi para pessoas que diziam que o metrô de BH não serviria para nada que erá um grande desperdício de dinheiro público..etc...

E o que você espera de um metrô de superfície????Um metrô na Afonso Pena???E o relevo da sua cidade que ajuda muito????
Todo mundo sabe que o melhor é um metrô subterrâneo oferece mais mobilidade, mas falta encarar a cidade como a terceira maior do país a sétima maior da América latina, pô, 5 milhões de habitantes.

Novas locomotivas para as ferrovias brasileiras
Landerson Egg no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2008, 11:51 PM   #126
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by Landerson Egg View Post
Pois é Bruno, não é tão facíl assim reduzir os intervalos, não é só comprar trens não , tem melhorar o sistema de sinalização e a estação Vilarinho ainda está em obras.
O tapa na cara foi para pessoas que diziam que o metrô de BH não serviria para nada que erá um grande desperdício de dinheiro público..etc...

E o que você espera de um metrô de superfície????Um metrô na Afonso Pena???E o relevo da sua cidade que ajuda muito????
Todo mundo sabe que o melhor é um metrô subterrâneo oferece mais mobilidade, mas falta encarar a cidade como a terceira maior do país a sétima maior da América latina, pô, 5 milhões de habitantes.
Sim, é isso mesmo que você disse. (Grifado)
O metrô está ficando lotado não porque é super utilizado, demandado e bem planejado. Ele está assim porque os intervalos são grandes, faltam trens, e muitas vezes nem podem solucionar isso, por falta de sinalização e outros equipamentos de segurança, que permitiriam os trens andarem mais próximos e mais rápido. Talvez a estrutura esteja no limite da capacidade, mas está no limite porque é uma estrutura ruim. Em extensão e número de estações, é um metrô grande. Grande, de trens lentos, e demorados. Aí lota mesmo. Basta olhar as fotos do thread, a maioria das estações às moscas.
Old September 8th, 2008, 12:05 AM   #127
Landerson Egg
Vitória a Minas

Landerson Egg's Avatar

Quote:
Sim, é isso mesmo que você disse. (Grifado)
O metrô está ficando lotado não porque é super utilizado, demandado e bem planejado. Ele está assim porque os intervalos são grandes, faltam trens, e muitas vezes nem podem solucionar isso, por falta de sinalização e outros equipamentos de segurança, que permitiriam os trens andarem mais próximos e mais rápido. Talvez a estrutura esteja no limite da capacidade, mas está no limite porque é uma estrutura ruim. Em extensão e número de estações, é um metrô grande. Grande, de trens lentos, e demorados. Aí lota mesmo. Basta olhar as fotos do thread, a maioria das estações às moscas.
Bruno a estrutura está longe do limite de capacidade, os trens podem operar em mais carros, em um limite de 8 carros ( as estações tem mais que o dobro do tamanho dos trens) é normal que de agora em diante os trens comecem a crescer de 4 para 6 carros e depois para 8 carros.
Tiramos as fotos fora do horário de pico, isso me deixa encomodado pois o metrô é usado por necessidade (pessoas que não tem outra forma de chegar ao trabalho) e não por simples opção como nos vales dos picos.

Old September 8th, 2008, 12:13 AM   #128
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Opa, mais uma razão para não ter "tapa na cara".

Os trens operam com 4 carros... Estranho seria se não lotasse.
Old September 8th, 2008, 12:14 AM   #129
Inconfidente
Upon Thames

Inconfidente's Avatar

Quote:
Basta olhar as fotos do thread, a maioria das estações às moscas.
Eu estive lá, mesmo porque fui eu mesmo quem tirei a maioria das fotos, então posso falar que você não sabe o que está falando. Você não vê muita gente nas plataformas porque eu tirava as fotos logo quando saia do trem, as pessoas que estavam na plataforma entravam no trem antes de eu tirar as fotos, ora bolas. É uma questão de lógica. Além disso, evitava tirar fotos de pessoas, então sempre pegava um ângulo em que não tivesse ninguém, às vezes não tinha jeito, mas fazia o máximo possível.
Old September 8th, 2008, 12:31 AM   #130
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Bruno a estrutura está longe do limite de capacidade, os trens podem operar em mais carros, em um limite de 8 carros ( as estações tem mais que o dobro do tamanho dos trens) é normal que de agora em diante os trens comecem a crescer de 4 para 6 carros e depois para 8 carros.
Tiramos as fotos fora do horário de pico, isso me deixa encomodado pois o metrô é usado por necessidade (pessoas que não tem outra forma de chegar ao trabalho) e não por simples opção como nos vales dos picos.
Além disso, o intervalo pode ser reduzido para 3 minutos (o mínimo que a sinalização atual permite), ou seja, 180 segundos, apenas comprando mais trens, e a sinalização pode ser modernizada. Falando com uma representante da CBTU que estava presente na Metroferr (uma mini-feira da 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária), ela me disse que a STU/BH (empresa cujo nome fantasia é Metrô-BH) está estudando a possibilidade de instalarem a sinalização de blocos móveis, que permitiria a redução de intervalos para menos de 100 segundos. Só que em se falando de CBTU, não é muito animador pensar em investimentos. Mas ainda tenho esperança de que com a PPP que o governo estadual está pensando em lançar, a situação mude. Vamos ver, né?
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old September 8th, 2008, 12:44 AM   #131
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fred_ View Post
Eu estive lá, mesmo porque fui eu mesmo quem tirei a maioria das fotos, então posso falar que você não sabe o que está falando. Você não vê muita gente nas plataformas porque eu tirava as fotos logo quando saia do trem, as pessoas que estavam na plataforma entravam no trem antes de eu tirar as fotos, ora bolas. É uma questão de lógica. Além disso, evitava tirar fotos de pessoas, então sempre pegava um ângulo em que não tivesse ninguém, às vezes não tinha jeito, mas fazia o máximo possível.
Então tá... Apesar dos intervalos enormes, pelo jeito deu sempre coincidência dos trens dos dois sentidos passarem ao mesmo tempo, e você tirar fotos logo depois. Porque as plataformas dos dois sentidos estão vazias. Em várias fotos aparecem ao mesmo tempo as plataformas dos dois sentidos. Uma dá para você controlar, esperar o trem. Mas e o outro lado? Esperou até 12 minutos (hahaha) até o trem passar do lado de lá, sem a que você está encher?

Cinco pessoas espalhadas na plataforma oposta não é exatamente o que considero normal num sistema eficiente.
Quote:

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
Além disso, o intervalo pode ser reduzido para 3 minutos (o mínimo que a sinalização atual permite), ou seja, 180 segundos, apenas comprando mais trens, e a sinalização pode ser modernizada. Falando com uma representante da CBTU que estava presente na Metroferr (uma mini-feira da 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária), ela me disse que a STU/BH (empresa cujo nome fantasia é Metrô-BH) está estudando a possibilidade de instalarem a sinalização de blocos móveis, que permitiria a redução de intervalos para menos de 100 segundos. Só que em se falando de CBTU, não é muito animador pensar em investimentos. Mas ainda tenho esperança de que com a PPP que o governo estadual está pensando em lançar, a situação mude. Vamos ver, né?
Pois é. Mais uma mostra de que o sistema é sub-utilizado. Lotar os carros porque as composições operam com metade dos vagões, em grandes intervalos, é fácil. Estão simplesmente disponibilizando um número de carros que deixe os trens lotados. Um metrô do tamanho do de BH deveria transportar muito mais gente.
Old September 8th, 2008, 01:28 AM   #132
Inconfidente
Upon Thames

Inconfidente's Avatar

Quote:
Então tá... Apesar dos intervalos enormes, pelo jeito deu sempre coincidência dos trens dos dois sentidos passarem ao mesmo tempo, e você tirar fotos logo depois. Porque as plataformas dos dois sentidos estão vazias. Em várias fotos aparecem ao mesmo tempo as plataformas dos dois sentidos. Uma dá para você controlar, esperar o trem. Mas e o outro lado? Esperou até 12 minutos (hahaha) até o trem passar do lado de lá, sem a que você está encher?

Cinco pessoas espalhadas na plataforma oposta não é exatamente o que considero normal num sistema eficiente.
Olha as horas no relógio. Se essa estação fosse na Praça Sete, não teria gente esse povaréu que você quer, ainda mais com intervalo do Metrô.

Aliás, querer comparar a demanda de um metrô de uma cidade de 10mi com uma de 2.5mi, quatro vezes menor, já é no mínimo loucura, falta bom-senso no seu raciciocínio, deveria ter parado de quotar seus posts quando você começou a comparar com metrô de SP. Seus posts não fazem sentido algum.

Se você não concorda comigo conversa com o Tiago Costa daí de SP, que usa o Metrô de SP e conhece o Metrô de BH muito melhor do que você. Porque pelo jeito, o conhecimento do sistema que você tem são fotos que EU postei!

Enfim, não vou mais entrar em uma discussão non-sense com você de novo.
Old September 8th, 2008, 01:41 AM   #133
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Bruno, até no Metrô-SP você encontra plataformas vazias, enquanto os trens não chegam:

1 - Estação Vergueiro

2 - Estação Vila Mariana

E olha que essas estações estão bem longe de terem um baixo movimento.

Sobre a utilização do Metrô-BH, só agora que ele atingiu sua capacidade máxima, e não estou dizendo que ele não era subutilizado antes. E mesmo em São Paulo, existem linhas que estão lotadas e não estão utilizando a capacidade máxima, como acontece com a Linha 2 do Metrô-SP, cujo intervalo entre os trens no pico é de 150 segundos, quando poderia de ser de 100 segundos, se existissem mais trens. A questão mais importante é que agora investimentos no Metrô-BH fazem muito sentido, enquanto que quando o número de passageiros diários era menor que 100.000 os políticos tinham muito receio em investir em um sistema que carregava poucos passageiros. Agora, é só investir e pronto, a Linha 1 do Metrô-BH vai ter espaço para aumento de oferta de lugares, como é o caso da Linha 2 do Metrô-SP (e também das linhas 1 e 3, que juntamente com a Linha 2 receberão um novo sistema de sinalização, que permitirá os intervalos de 80 segundos que você falou que o Metrô-SP tem, mas na verdade ainda não tem). Mas não é só isso que deve ser feito em BH. As linhas 2 e 3 são fundamentais para que a rede de transportes atenda às necessidades da cidade. Além disso, eu pessoalmente acredito que outros corredores de transporte com menos demanda que os eixos que serão atendidos pelas linhas projetadas também devem ganhar corredores de ônibus ou de VLTs, dependendo da demanda.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old September 8th, 2008, 01:42 AM   #134
Landerson Egg
Vitória a Minas

Landerson Egg's Avatar

É facil quotar uma foto de estação com pouca ou nenhuma integração as 11:00 da manhã, agorra veja as fotos da estação Eldorado, Lagoinha,Vilarinho, Central ou melhor, olhe as fotos no link da minha assinatura!!!

Old September 8th, 2008, 01:50 AM   #135
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fred_ View Post
Olha as horas no relógio. Se essa estação fosse na Praça Sete, não teria gente esse povaréu que você quer, ainda mais com intervalo do Metrô.
Mmmm... Por esse comentário deu para sentir como você "entende" da coisa.
Que outros metrôs do mundo você conhece para falar isso??? Em quantos outros sistemas de metrô você já pôs os pés, na sua vida? É claro que as estações não ficam super cheias fora do horário de pico. Mas daí ao movimento das estações de BH, há uma boaaaa distância.

Quote:
Aliás, querer comparar a demanda de um metrô de uma cidade de 10mi com uma de 2.5mi, quatro vezes menor, já é no mínimo loucura, falta bom-senso no seu raciciocínio, deveria ter parado de quotar seus posts quando você começou a comparar com metrô de SP. Seus posts não fazem sentido algum.
Está falando sério??
Por que você não utiliza o metrô? Porque não passa perto da sua casa, não é? É assim em qualquer lugar. O tamanho da rede e o número de estações é muito mais importante do que a população da cidade. Cada estação tem uma área de influência. Digamos, ela atrai pessoas num raio de 700 metros da estação. Ou seja, o que importa é que a área de influência da rede de BH é entre metade e um terço da rede paulista. Se a população de Nova Lima é 70 mil ou 700 mil, não muda o público alvo do metrô.

Pensando em integrações de ônibus com algumas estações, que aí sim seria algo mais proporcional à população. Proporcional. Não 20 vezes menor. É exatamente a falta de comparação que te deixa deslumbrado com esse metrô de BH. Claro que não dá para comparar perfeitamente, mas achar tudo bem e normal, por isso...

Quote:
Se você não concorda comigo conversa com o Tiago Costa daí de SP, que usa o Metrô de SP e conhece o Metrô de BH muito melhor do que você. Porque pelo jeito, o conhecimento do sistema que você tem são fotos que EU postei!
Não, eu já andei de metrô pelo mesmo motivo que você. Somente a passeio. Mas acho que o problema não é conhecer o metrô de BH, o problema é você pisar em algum outro metrô do mundo, antes de ficar estourando fogos para esses vagões lotados daí.
Old September 8th, 2008, 01:56 AM   #136
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
É facil quotar uma foto de estação com pouca ou nenhuma integração as 11:00 da manhã, agorra veja as fotos da estação Eldorado, Lagoinha,Vilarinho, Central ou melhor, olhe as fotos no link da minha assinatura!!!
Podia ter quotado 80% das fotos do thread. Mas isso não vem ao caso, fotos podem não dizer nada, mesmo. Então por que não utilizar os números?? É o que falo desde o começo. Pegue o número de passageiros e divida pelo número de estações ou pela extensão da linha. Vai dar um público médio por estação. E aí??

As estações que você citou eu sei que enchem. Desde o começo falei de duas estações no centro que atraem passageiros (Central e Lagoinha) e no resto, as estações "de canto", Vilarinho e Eldorado, também enchem. O resto, pelo traçado ruim (não necessariamente evitáve), fica subutilizado.
Old September 8th, 2008, 02:00 AM   #137
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
Bruno, até no Metrô-SP você encontra plataformas vazias, enquanto os trens não chegam:

1 - Estação Vergueiro
Tiago, eu estou morando em São Paulo e passo por essa estação Vergueiro diariamente, nos mais diversos horários.

Arranjar fotos vazias ou cheias, seja da Vergueiro ou da Sé, seja da Central-BH ou Horto, é fácil, é só ir no horário certo. A minha questão não é comparar fotos. Eu quero bom-senso, a verdade. Quem passa nessa linha sabe que a coisa é beeeeem diferente do que se encontra nas estações de BH.
Old September 8th, 2008, 02:20 AM   #138
Landerson Egg
Vitória a Minas

Landerson Egg's Avatar

Quote:
Podia ter quotado 80% das fotos do thread. Mas isso não vem ao caso, fotos podem não dizer nada, mesmo. Então por que não utilizar os números?? É o que falo desde o começo. Pegue o número de passageiros e divida pelo número de estações ou pela extensão da linha. Vai dar um público médio por estação. E aí??

As estações que você citou eu sei que enchem. Desde o começo falei de duas estações no centro que atraem passageiros (Central e Lagoinha) e no resto, as estações "de canto", Vilarinho e Eldorado, também enchem. O resto, pelo traçado ruim (não necessariamente evitáve), fica subutilizado.
Bruno eu morei em Contagem a menos de 500 metros da estação Eldorado e sabe por que ninguém usava o metrô, simples, a concorrência entre o ônibus e o metrô, e nessa concorrência o ônibus bairro/centro ganhava disparado por que os ônibus que faziam integração eram e são em grande parte linhas deficitárias, em muitos locais também não tem integração, a estação floramar é uma delas, conheço gente que mora no bairro tem necessidade do transporte coletivo mas não tem integração para chegar a estação mas o ônibus que liga o bairro ao centro direto passa na porta, e aí??? qual a população vai preferir????.

Old September 8th, 2008, 02:46 AM   #139
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Ônibus. O que torna o metrô... sub-utilizado!

Como falei, transporta pouco para a sua área de influência. Você mesmo deu seu exemplo, mesmo estando a só 500 metros. Enfim, são várias pequenas e grandes razões que somadas resultam num metrô que é, sim, sub-utilizado.
Old September 8th, 2008, 03:03 AM   #140
Danzin
Danielz - xdanielz

Likes (Received): 10

Uso o metro BH diariamente a 2 anos, e o movimento nas estações vem aumentando consideravelmente a olhos vistos, mesmo na Horto que é onde eu pego e uma das que eu acho q sao mais paradas. Quebra um galhão pra mim, nem quero me imaginar usando onibus todos os dias de novo... enfim, nao é o ideal o sistema do metro, ta todo mundo sabe disso e ja entendeu, ja chega né. Mas acima de tudo ele funciona, não da maneira como imaginavam que seria mas adaptações estão sendo feitas e acho que se pode lançar mao de artifícios pra aumentar o uso, e o segredo é a integração mesmo.

Last edited by Danzin; September 8th, 2008 at 03:14 AM.
Danzin no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
belo horizonte, metro, metrô belo horizonte

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules