daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old July 23rd, 2010, 10:51 PM   #81
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Likes (Received): 596

Quote:
Originally Posted by GIM View Post
Bem tiradas fotos dessa maravilha que é a Serra da Piedade e simpáticas casas de Caeté e Sabará.Valeu!!
Mas devemos ficar vigilante pois essa região é rica em minério de ferro e se bobearmos pedem e conseguem licensa para minerar na Serra da Piedade e....adeus Serra da Piedade vai todinha despedaçada, de navio, para fornos de siderugicas na China
A Serra é tombada, é uma unidade de presrevação.

Mas as mineradoras já estão ciscando nos arredores, que a meu ver, também devem ser preservados.

Vejam esta notícia:

http://www.serradoespinhaco.com.br/d...od_destaque=32
observador_bh no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 23rd, 2010, 11:00 PM   #82
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Vejam que foto mais linda!

Créditos: www.serradoespinhaco.com.br

Nem parece que se está em uma RM com 5 milhões de habitantes.
Old July 24th, 2010, 04:59 PM   #83
FredBH
_-_

FredBH's Avatar

Likes (Received): 71

^ Eu tb fui lá dia 17!!! hahahaha
só que fui beeem rápido, nem fotografei direito.. tinha um compromisso em Caeté e decidi passar lá antes.

PS1: A Serra da Piedade não faz parte da Serra do Espinhaço!
PS2: Vou por minha fotos no thread que eu fiz recentemente

Last edited by FredBH; July 24th, 2010 at 05:05 PM.
FredBH no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2010, 05:40 PM   #84
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Quote:
Originally Posted by FredBH View Post

PS1: A Serra da Piedade não faz parte da Serra do Espinhaço!

Como assim???

Não é o que encontro em toda a biografia que leio.

Morei e estudei em Caeté e sempre dizem que a Serra da Piedade faz parte do maciço do espinhaço, que, como o próprio nome diz, não é uma serra única.

Começa na Serra de Ouro branco, se bifurca para um lado para o Itacolomi, Caraça, etc e para o outro lado, Serra da Moeda, do Curral, Piedade. Na altura de Nova União, onde o Espinhaço fica bem baixo, quase some, tudo se encontre e vira uma coisa só.
Daí segue para o Cipó. na altura de Diamantina se alarga.

Depois diminui.

Já na Bahia se bifurca e fica bem largo. Na Chapada Diamantina várias Serras compõe o espinhaço.

Neste site tem um amap que da para ter uma boa idéia:

http://www.serradoespinhaco.com.br/turismo
Old July 25th, 2010, 08:04 PM   #85
FredBH
_-_

FredBH's Avatar

^Geologicamente falando! O contexto geológico é distinto, são eventos diferentes..
Na Serra da Piedade (Quadrilátero Ferrífero) você encontra rochas do Supergrupo Minas e Rio das Velhas..

Já no Espinhaço a estratigrafia é outra, com rochas do supergrupo Espinhaço.

A formação dessas rochas se deram em ambientes e tempo diferentes.. As do QF tem idade Arquena/Paleoproterozóica e as do Espinhaço, Meso/Neoproterozóica (quase 1 bilhão de anos de diferença!).

De acordo com aquele mapa, acredito que o Espinhaço iria até Ipoema.

Last edited by FredBH; July 25th, 2010 at 09:58 PM.
Old July 26th, 2010, 01:26 AM   #86
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Quote:
^Geologicamente falando! O contexto geológico é distinto, são eventos diferentes..
Na Serra da Piedade (Quadrilátero Ferrífero) você encontra rochas do Supergrupo Minas e Rio das Velhas..

Já no Espinhaço a estratigrafia é outra, com rochas do supergrupo Espinhaço.

A formação dessas rochas se deram em ambientes e tempo diferentes.. As do QF tem idade Arquena/Paleoproterozóica e as do Espinhaço, Meso/Neoproterozóica (quase 1 bilhão de anos de diferença!).

De acordo com aquele mapa, acredito que o Espinhaço iria até Ipoema.

Bom, não sou geólogo, não tenho como argumentar tecnicamente.

Mas, depois do seu post, fiz inúmeros consultas e todas, sem excessão, citaram a Serra da Piedade como parte do Maciço do Espinhaço, inclusivo algumas publicações do IGC da UFMG.
Old July 26th, 2010, 04:28 AM   #87
FredBH
_-_

FredBH's Avatar

^ Olha, sem dúvidas, geologicamente, o Quadrilátero Ferrífero NÃO faz parte do Espinhaço. Você não vai achar nenhum artigo de geologia que fale isso. A não ser da época do Eschwege, precursor dos estudos geológicos.
Se a geografia ou geomorfologia inclui e sai falando isso por ai, indevidamente diga-se de passagem, é outra história!

Inclusive, fiz uma pesquisa rápida por causa do seu post. Olha um trecho de um artigo da Geografia

Podemos entender a expressão “Serra do Espinhaço”, ainda, como uma espécie de marca de fantasia, o que inclusive cai bem quando consideramos a crescente popularização do termo. Essa idéia parece, no nosso entender, estar na base da recente delimitação do que passou a ser concebido e conhecido como “Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço” (RBSE). De forte apelo de marketing, que lança a Cadeia do Espinhaço enquanto importante patrimônio ecossistêmico a ser olhado e cuidado com o carinho que merece, a RBSE acabou por englobar mais espaços ao Espinhaço mineiro. Este foi, especialmente, o caso de todo o Quadrilátero Ferrífero, o que resgata de alguma forma as idéias originais de Eschwege e Derby. Embora um “pecado geológico”, trata-se mais da materialização espacial de uma, boa, idéia conservacionista – quanto mais áreas estiverem incorporadas a nossa RBSE, mais chances teremos de proteger nossa biota.

Ou seja, por alguns interesses, acha-se interessante chamar essas regiões de Serra do Espinhaço, mas a história geológica de uma de outra não tem nada a ver!!

Last edited by FredBH; July 26th, 2010 at 04:34 AM.
Old July 26th, 2010, 01:11 PM   #88
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Quote:
^ Olha, sem dúvidas, geologicamente, o Quadrilátero Ferrífero NÃO faz parte do Espinhaço. Você não vai achar nenhum artigo de geologia que fale isso. A não ser da época do Eschwege, precursor dos estudos geológicos.
Se a geografia ou geomorfologia inclui e sai falando isso por ai, indevidamente diga-se de passagem, é outra história!

Inclusive, fiz uma pesquisa rápida por causa do seu post. Olha um trecho de um artigo da Geografia

Podemos entender a expressão “Serra do Espinhaço”, ainda, como uma espécie de marca de fantasia, o que inclusive cai bem quando consideramos a crescente popularização do termo. Essa idéia parece, no nosso entender, estar na base da recente delimitação do que passou a ser concebido e conhecido como “Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço” (RBSE). De forte apelo de marketing, que lança a Cadeia do Espinhaço enquanto importante patrimônio ecossistêmico a ser olhado e cuidado com o carinho que merece, a RBSE acabou por englobar mais espaços ao Espinhaço mineiro. Este foi, especialmente, o caso de todo o Quadrilátero Ferrífero, o que resgata de alguma forma as idéias originais de Eschwege e Derby. Embora um “pecado geológico”, trata-se mais da materialização espacial de uma, boa, idéia conservacionista – quanto mais áreas estiverem incorporadas a nossa RBSE, mais chances teremos de proteger nossa biota.

Ou seja, por alguns interesses, acha-se interessante chamar essas regiões de Serra do Espinhaço, mas a história geológica de uma de outra não tem nada a ver!!

Ok.

Agora ficou claro para mim.

A inclusão do Quadrilátero no Espinhaço se dá por uma questão cultural/histórica e não geológica.

Obrigado pelo esclarecimento!
Old July 27th, 2010, 03:32 AM   #89
FredBH
_-_

FredBH's Avatar

^ bom, não sei se pareceu arrogante meus comentários.
Não condeno de forma alguma essa atitude, pois sou a favor da proteção e conservação do meio ambiente, ainda mais dessa região tão bonita de Minas!
Old July 27th, 2010, 01:29 PM   #90
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Quote:
^ bom, não sei se pareceu arrogante meus comentários.
Não condeno de forma alguma essa atitude, pois sou a favor da proteção e conservação do meio ambiente, ainda mais dessa região tão bonita de Minas!

De maneira alguma.
Foi um ótimo esclarecimento

Até porque, em qualquer site, guia turístico e em vários livros se lê que o Quadrilátero faz parte do Espinhaço.
Mesmo na escola se aprende isso (ao menos no meu tempo). rsrs

Imagino que isso venha lá de trás e é daquelas coisas que, mesmo depois se entendendo o contrário, contina a ser dito, por uma espécie de conveniência histórico-cultural.
Old July 30th, 2010, 12:30 AM   #91
andremezabarba
André

andremezabarba's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by observador_bh View Post
A Serra é tombada, é uma unidade de presrevação.

Mas as mineradoras já estão ciscando nos arredores, que a meu ver, também devem ser preservados.

Vejam esta notícia:

http://www.serradoespinhaco.com.br/d...od_destaque=32
E como as mineradoras estão ciscando, estava procurando uma foto pra ilustrar a cicatriz deixada na Serra da Piedade pela Brumafer, e achei este texto:
http://www.capaoxaviervivo.org.br/aguaemprimeiro.htm

além disso, também já conhecia este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=tysdPMecXRk
que enconteri um tempo atrás no blog do MTB-BH

Last edited by andremezabarba; July 30th, 2010 at 12:38 AM.
andremezabarba no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2011, 07:07 PM   #92
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Dando um up, já que tenho um carinho por Caeté, onde residi por 14 anos na infância e início da adolescência.

Agora, depois de anos afastado da cidade, estou pensando em construir uma casa de campo pelas bandas de lá.

Devagar. Primeiro conseguir um terreno. Estou em dúvida entre uma chácara no condomínio Quintas da Serra, que fica aos pés da Serra (foto 24) ou algo dentro da cidade mesmo, quem sabe no bairro Europeu, onde morei.

Andei vendo terrenos em Quintas da Serra por R$70 mil. Não estou no momento ideal para ter essa despesa, mas estou com medo de que, com a duplicação iminente da BR-381 (estou sentindo que em 2012 sairá mesmo) e o início do Projeto Apolo, da Vale, que será em parte no município de Caeté, os preços por lá disparem. (já tem muita gente na cidade investindo em imóveis, até construindo pequenos edifícios de apartamento para aluguel)

Quem tem experiência imobiliária, o que me recomenda?
Old November 18th, 2011, 04:59 AM   #93
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 8390

Quote:
Originally Posted by observador_bh View Post
Dando um up, já que tenho um carinho por Caeté, onde residi por 14 anos na infância e início da adolescência.

Agora, depois de anos afastado da cidade, estou pensando em construir uma casa de campo pelas bandas de lá.

Devagar. Primeiro conseguir um terreno. Estou em dúvida entre uma chácara no condomínio Quintas da Serra, que fica aos pés da Serra (foto 24) ou algo dentro da cidade mesmo, quem sabe no bairro Europeu, onde morei.

Andei vendo terrenos em Quintas da Serra por R$70 mil. Não estou no momento ideal para ter essa despesa, mas estou com medo de que, com a duplicação iminente da BR-381 (estou sentindo que em 2012 sairá mesmo) e o início do Projeto Apolo, da Vale, que será em parte no município de Caeté, os preços por lá disparem. (já tem muita gente na cidade investindo em imóveis, até construindo pequenos edifícios de apartamento para aluguel)

Quem tem experiência imobiliária, o que me recomenda?
Que compre! Investir em imóvel, quase sempre, é ótimo negócio. É preciso arriscar, ainda mais nessas condições. Se eu não tivesse feito isso em 2005, e já pulado de dois apartamentos (sentido figurado rs), nunca teria comprado o que comprei hoje, pois a valorização nesse período foi muito grande, mais que qualquer investimento. Com terrenos não é diferente (embora a tendência seja valorizar menos do que nos últimos anos, alguma vai haver). Pelo que vi, a onda agora é a RMBH.

Last edited by CharlesZSBH; November 18th, 2011 at 05:05 AM.
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old January 5th, 2012, 04:46 AM   #94
Cris Alves
Registered User

Likes (Received): 0

oi bruno, gostei de mais de sue post, joguei no google serra da piedade como chegar e deu esse blog q nem conhecia, o que mais me deixou perplexa é o fato de que e outra amiga minha tambem comemoramos o niver no mesmo dia que o seu , estou mesmo surpresa rsrsr, bom se oce tiver fim de ir com minha turma, nao vai dr muita gente mas o pessoal e de boaça. o nome do evento é acampe e olhe os astros, meu nome no face é cris alves, e msn escrevepracris @hotmail.com .

cheiro no olho é parabens pelo seu post me ajudou pra caramba kkkkkkkkkkkk
Cris Alves no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
belo horizonte

Thread Tools

Posting Rules