daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte

Reply

Thread Tools
Old November 27th, 2007, 01:22 PM   #1
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2789

[Rio] Teleférico vai ligar 23 favelas

A segunda etapa do PAC

Complexo da Penha será unido ao conjunto do Alemão por teleférico que atenderá 23 favelas. Favela do Jacarezinho também deverá ser beneficiada pelo programa do governo federal

Alfredo Junqueira

Rio - Mais duas comunidades carentes e reféns da violência na cidade do Rio vão passar por reformas amplas de reurbanização, saneamento e acessibilidade. O Complexo da Penha e a Favela do Jacarezinho, ambos na Zona Norte, devem ser incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A principal obra prevista é a construção de um teleférico no Complexo da Penha. Ele vai ligar a estação de trem do bairro ao Parque da Misericórdia. Neste local, também ficará a estação final do teleférico que vai ser construído no Complexo do Alemão — com recursos já garantidos pelo PAC.

Com isso, as 23 favelas das duas comunidades terão sistema de transporte integrado.
As intervenções no Complexo da Penha estão orçadas em R$ 400 milhões. Ainda não há previsão sobre o volume de investimentos necessários para as reformas no Jacarezinho. A inclusão do Complexo da Penha e do Jacarezinho no PAC está nos planos do governador Sérgio Cabral, que deve tratar do assunto durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Pavão-Pavãozinho, sexta-feira. O governo do Rio vai buscar financiamento no Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O objetivo do governo do estado é criar uma espécie de cadastro de reserva de projetos para o PAC. São duas as apostas: uma segunda fase de investimentos sob a rubrica do PAC ou a possibilidade de outros estados não iniciarem as obras até a data-limite imposta pelo presidente Lula para o começo dos trabalhos, dia 28 de fevereiro. Caso isso ocorra, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, já avisou que os recursos serão transferidos para outras iniciativas.

“Queremos estar prontos se isso vier a acontecer. Vamos buscar recursos para reurbanizar o maior número possível de comunidades do Rio”, afirmou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, que está desenvolvendo os projetos para a Penha e o Jacarezinho.

CONVÊNIO COM A UERJ

O governo fechou convênio de R$ 1,5 milhão com a Uerj, para a elaboração dos novos projetos. Os principais focos serão saneamento, alargamento e ampliação de vias, recuperação ambiental e construção de áreas de lazer. Os trabalhos serão coordenados pela Empresa de Obras Pública do Estado do Rio de Janeiro (Emop).

O PAC já prevê investimentos no Alemão, com R$ 495 milhões; no Complexo de Manguinhos, R$ 235 milhões; Rocinha, R$ 110 milhões; em comunidades da Bacia dos rios Iguaçu e Sarapuí, na Baixada Fluminense, R$ 75 milhões; Pavão-Pavãozinho-Cantagalo, R$ 35,3 milhões; Jardim Catarina 2, em São Gonçalo, R$ 26 milhões; e Morro do Preventório, em Niterói, R$ 22 milhões.

Providência será toda ocupada

A Secretaria de Segurança Pública do Rio está planejando para breve operações de ocupação no Morro da Providência, no Centro, para dar cobertura à chegada do Exército Brasileiro à favela. Quem garante é o próprio secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. “O Exército tem obras planejadas a serem feitas no Morro da Providência. Então nós vamos proporcionar segurança para a Engenharia do Exército proceder as obras”, disse Beltrame.

As Forças Armadas subirão o morro para dar apoio aos engenheiros do Instituto Militar de Engenharia e técnicos que trabalharão no projeto Cimento Social, desenvolvido com apoio da Universidade de São Paulo (USP). O projeto, custeado com verbas do governo federal, consiste no revestimento de algumas casas e até na construção de novos muros com uma argamassa especial, mais resistente, capaz de evitar que tiros de fuzil ultrapassem as paredes, a fim de impedir que balas perdidas atinjam moradores.

Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/a_s...pac_136986.asp
Vinicius no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 27th, 2007, 01:24 PM   #2
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

PM mapeia áreas perigosas

Madalena Romeo

Rio - A Polícia Militar já tem um plano caso seja preciso intervenção nas comunidades que receberão as obras do PAC. A informação foi dada ontem pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que não divulgou detalhes. Ele estima que seriam necessários de dois mil a três mil homens (7,5% do efetivo da PM) para ocupar os morros do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana e Ipanema.

As localidades serão as primeiras a receber obras, que começam sexta-feira, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A PM mapeou as áreas mais perigosas do complexo na Zona Sul. Porém, o secretário estadual de Obras e vice-governador, Luiz Fernando Pezão, nega que a polícia ocupará os morros durante as obras ou a visita do presidente. Beltrame afirmou ontem que não foi informado oficialmente da vinda de Lula.

A cerimônia de inauguração das obras acontecerá no prédio do Criança Esperança, na Rua Alberto de Campos 12, em Ipanema. O projeto, de R$ 35,3 milhões, mudará a cara do local. As casas que necessitarem de melhorias sanitárias também terão suas fachadas recuperadas. Artistas locais serão responsáveis por dar cores mais vivas às moradias.

A comunidade também ganhará uma avenida principal de dois quilômetros que cortará a favela de ponta a ponta. “A nova via será transversal à Rua Saint Roman e vai facilitar a entrada de serviços públicos, como a coleta de lixo”, conta o subsecretário de projetos de urbanização da Secretaria Estadual de Obras, Vicente Loureiro.

A obra começa com a construção de um condomínio de apartamentos populares para o reassentamento de 206 famílias desalojadas para a abertura de novas ruas. O acesso à comunidade pela Rua Sá Ferreira também ganhará jardins e canteiros floridos, além de bancos e mesas. E uma escada rolante substituirá a escadaria que liga as ruas Sá Ferreira e Saint Roman. O projeto inclui a construção de elevador ligando a estação de metrô da Praça General Osório ao Cantagalo. Serão duas cabines com capacidade para 30 pessoas. No térreo, será aberto shopping social com prestação de serviços. A previsão é que toda a obra fique pronta em 18 meses.

Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/pm_...sas_136987.asp
Old November 27th, 2007, 02:11 PM   #3
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Likes (Received): 51

Ué. Mas o teleférico do Alemão não seria integrado à estação de Bonsucesso da Supervia ?

Ótimas notícias mesmo assim. Mais estações de teleférico !

Eu sempre me perco quando vejo fotos de satélite... A estação vermelha mais à direita é no morro do Adeus, certo ? E ela está ligada a uma estação no Itararé ? Legal, mas o teleférico passaria por cima ou viaduto da estrada do Itararé ? Po... Se for assim vai ficar super interessante passar por ali.

Last edited by renanfsouza; November 27th, 2007 at 02:18 PM.
renanfsouza no está en línea   Reply With Quote
Old November 27th, 2007, 02:16 PM   #4
Dourado
FABRICATI DIEM, PVNC

Dourado's Avatar

Likes (Received): 123

Ah, esquenta não, daqui a pouco vão ligar também com o do Cantagalo e depois com o do Pão de Açúcar também.
Old November 27th, 2007, 02:22 PM   #5
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Quando isso ficar pronto a gente podia formar um bonde pra ir lá bater fotos e fazer uns vídeos. Sozinho eu não vou nem me pagando.

O Alemão é um dos únicos lugares que eu realmente sinto medo.
Old November 27th, 2007, 02:34 PM   #6
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Renan, eu também gostaria de fazer esse passeio, mas também tenho um certo receio. Se bem que de dentro das cabines eu acho que será bem seguro fazê-lo. O problema é se nós fossemos nos aventurar pelos complexos. Mas se eu ainda estiver no Rio, eu topo ir lá.

Mas de qualquer forma é uma excelente notícia. Não teria sentido urbanizar o Complexo do Alemão sem urbanizar o complexo vizinho: o da Penha. E também excelente as notícias do começo das obras no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo e da inclusão do Jacarezinho nas obras do PAC.
Old November 27th, 2007, 02:48 PM   #7
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Vai se mudar ? Ixe... Perderemos um grande forista no Rio...

Mas se for pra ir lá eu queria mesmo era tirar foto de cada uma das estações e tal. Mas sei lá... Vai que a bandidagem cisma que a gente é repórter, sei lá...
Old November 27th, 2007, 03:58 PM   #8
jp_city
BANNED

Likes (Received): 1

São Paulo devia fazer o mesmo com Paraisopolis e Heliopolis.
Finalmente o governo vai urbanizar a Favela, fizeram o mesmo em Bogotá na colômbia e deu super certo.
jp_city no está en línea   Reply With Quote
Old November 27th, 2007, 05:59 PM   #9
ionhollfman
Fepasão Loses !

ionhollfman's Avatar

Likes (Received): 177

Que ótimo.
Mas eu não subo nisso ai não rssrsr
ionhollfman no está en línea   Reply With Quote
Old November 27th, 2007, 09:43 PM   #10
'rational crazy'
BANNED

Location: In a clinic for crazy people in Belo Horizonte - Brazil
Likes (Received): 1

Quanta falta de criatividade e que imitação de Bogotá!
'rational crazy' no está en línea   Reply With Quote
Old November 28th, 2007, 12:13 AM   #11
Patrick-RJ
A volta do malandro

Patrick-RJ's Avatar

Likes (Received): 21

Ué, pra que inventar se já existe um caso de sucesso que podemos copiar? Nesses assuntos, quanto menos querer inventar, melhor.
Patrick-RJ no está en línea   Reply With Quote
Old November 28th, 2007, 12:38 AM   #12
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Concordo.
Old November 28th, 2007, 04:33 AM   #13
muckie
Registered User

muckie's Avatar

Likes (Received): 605

400 milhoes dava pra contruir casa, com transporte integrado, para toda essa gente
eh o brizolismo na veia

nao tou falando que os projetos sao ruins, pelo contrario... apenas acho que eh um pouco mau gasto... poderiam, por exemplo, gastar melhor e atender mais numeros de favelas... ou... investir em outras coisas carentes na cidade.... nao concentrado em 5 favelas... o pac do rio se resume a transportes e favelas... oh well

depois reclamamos que nao temos verba
muckie no está en línea   Reply With Quote
Old November 28th, 2007, 04:38 PM   #14
Dreh
Registered User

Dreh's Avatar

Likes (Received): 17

Interessante. É o primeiro passo para uma urbanização realmente eficaz. O projeto é muito bacana.
Agora vai ser engraçado: O que vai ter de turista pendurado sobre as favelas falando! Oh my god, it's fantastic! Brazil is amazing! huahauahuahuaauh
Dreh no está en línea   Reply With Quote
Old November 28th, 2007, 04:45 PM   #15
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Likes (Received): 114

Que coisa escrota...
Se querem combater a violência e o caos urbano do Rio,a melhor coisa a se fazer é,só de início,varrer do mapa todas as favelas medonhas da Zona Sul.Enfeiam um dos cartões postais mais bonitos do mundo.Urbanização de favela pendurada na pirambeira é tacar perfume na merda.
Só as favelas horizontais de grande porte(Maré,Rio das Pedras,..) e as gigantes(Alemão e Rocinha) devem receber um projeto amplo e bem feito de reestruturação urbana.As demais,Cantagalo,Cerro Corá,Pavão Pavãozinho,Tabajaras...NA CHON!
para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Carlos Drummond de Andrade
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old November 28th, 2007, 04:58 PM   #16
samba_man
Espaço Para Publicidade

samba_man's Avatar

Likes (Received): 6286

Quote:
Originally Posted by Fernando_Brasil View Post
Que coisa escrota...
Se querem combater a violência e o caos urbano do Rio,a melhor coisa a se fazer é,só de início,varrer do mapa todas as favelas medonhas da Zona Sul.Enfeiam um dos cartões postais mais bonitos do mundo.Urbanização de favela pendurada na pirambeira é tacar perfume na merda.
Só as favelas horizontais de grande porte(Maré,Rio das Pedras,..) e as gigantes(Alemão e Rocinha) devem receber um projeto amplo e bem feito de reestruturação urbana.As demais,Cantagalo,Cerro Corá,Pavão Pavãozinho,Tabajaras...NA CHON!
Concordo...vamos reflorestar as encostas e tirar as favelas de lá da zona sul....e as casas de ricos que são irregulares nas encostas, tbm devem ir NA CHON!

Não podemos ter dois pesos e duas medidas! O que estiver irregular FORA!
Old November 28th, 2007, 11:22 PM   #17
zeh
Feliz Natal

zeh's Avatar

Quote:
Originally Posted by 'rational crazy' View Post
Quanta falta de criatividade e que imitação de Bogotá!
trem, metrô, ônibus também são imitações
Old November 29th, 2007, 12:42 AM   #18
neosoux
Registered User

neosoux's Avatar

Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by renanfsouza View Post
Quando isso ficar pronto a gente podia formar um bonde pra ir lá bater fotos e fazer uns vídeos. Sozinho eu não vou nem me pagando.

O Alemão é um dos únicos lugares que eu realmente sinto medo.
Eu também tenho muito interesse em conhecer!!! Mas tambem tenho medo... po, aquela área é barra pessadíssima... Mas se quiser, é só marcar que eu vou...
neosoux no está en línea   Reply With Quote
Old November 29th, 2007, 12:42 AM   #19
neosoux
Registered User

neosoux's Avatar

Quote:
Originally Posted by Patrick-RJ View Post

Ué, pra que inventar se já existe um caso de sucesso que podemos copiar? Nesses assuntos, quanto menos querer inventar, melhor.
concordo [2]
Old November 29th, 2007, 12:45 AM   #20
neosoux
Registered User

neosoux's Avatar

Ah, e notícias excelentes!!! Nem acredito que incluiram mais favelas ainda...
Po, são 5 favelas... Mas o que importa é o número da população favelada que vai ser atendida... E como tem umas megas favelas no meio... Qual vai ser a população?? Mais de 1/3 da população favelada da cidade???

Reply

Thread Tools

Posting Rules